Veja como foi a caminhada de Biné Figueiredo ontem na TRIZIDELA

Fotografias  publicadas nas redes sociais por aliados e eleitores mostram como foi a caminhada de Biné Figueiredo e Themis Araújo ontem, 29, na Trizidela. Confira.

Fotografias divulgadas pelo marketing do candidato no whatsApp

Fotografias divulgadas pelo marketing do candidato no whatsApp

Nagib e Ricardo Torres participam de motocada que comemorou liderança em pesquisa

Mais uma vez foi confirmada, por meio de pesquisa de opinião, a liderança de Francisco Nagib para prefeitura de Codó.

Para comemorar e agradecer a população codoense o resultado da sua 2º liderança na pesquisa, o candidato a prefeito Francisco Nagib, o candidato a vice, Ricardo Torres, o prefeito Zito e toda caravana, decidiram chamar os amigos de Codó para a Motocada Relâmpago pelas rua de Codó está confirmado a Vitória do 12.

Fotos de Nilton Messias

Fotos de Nilton Messias

Material produzido por equipe de campanha do candidato

TSE defere força federal para mais 7 municípios do Maranhão

Na noite desta quinta-feira, os ministros Henrique Neves e Luciana Lóssio aprovaram, ad referendum do Plenário, o envio de tropas da federais para outros nove municípios: Tabatinga e Beruri, no Amazonas; São Luís, São José de Ribamar, Vitorino Freire, Santa Inês, São Domingos do Maranhão, Paço do Luminar e Raposa, no Maranhão.

Com a decisão, soma em 52 o número de municípios maranhenses que receberão tropas federais durante as eleições 2016.

__________________________________________________

TRE-MA – Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão
ASCOM – Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Ministério Público pede interdição da carceragem da Delegacia de Polícia de COROATÁ

O Ministério Público do Maranhão ajuizou, em 31 de agosto, Ação Civil Pública (ACP) pedindo à Justiça que determine a imediata interdição da carceragem da Delegacia de Polícia Civil. A ação é assinada pelo titular da 1ª Promotoria de Justiça de Coroatá, Luís Samarone Batalha Carvalho.

A Promotoria requer, ainda, que os eventuais presos sejam transferidos, no prazo de 10 dias, para a Unidade Prisional de Ressocialização (URP) de Coroatá e o Estado do Maranhão seja impedido de recolher qualquer detento na delegacia. Também foi pedida a designação, no prazo de 30 dias, de um escrivão de carreira para trabalhar na delegacia.

O MPMA solicitou, ainda, à Justiça que obrigue o Estado do Maranhão a providenciar, no prazo de 60 dias, reformas na sede da delegacia, adequando-a às determinações da Lei de Execuções Penais (nº 7.210/84), ou, no mesmo prazo, seja alugado novo prédio para funcionamento da unidade policial. Também foi requerida a instalação, em 60 dias, do segundo distrito policial em Coroatá.

NOMEAÇÕES

Caso não seja implantado o 2º Distrito Policial, a Promotoria de Justiça requer que o Estado do Maranhão seja obrigado, no prazo de 60 dias, a lotar e manter um delegado de carreira, um escrivão e cinco investigadores na atual delegacia até a implantação da segunda unidade.

INSTALAÇÕES

Samarone destaca que a delegacia tem instalações precárias e não apresenta as mínimas condições necessárias, sejam estruturais, sejam higiênico-sanitárias, sejam de contigente, a um pleno desenvolvimento das atividades.

Do final do ano passado até agora ocorreram sucessivas fugas, todas a demonstrar a fragilidade de suas instalações, e, o que é pior, a colocar em risco a vida e saúde de todos que ali trabalham bem como dos que lá eventualmente são recolhidos”, afirmou, na ACP, Samarone.

Redação: CCOM-MPMA

OUÇA – Major Hudson fala sobre como será o trabalho da PM na eleição

No próximo domingo espera-se que mais de 65 mil codoenses saiam de suas casas para irem votar. É um número enorme de pessoas circulando e isso demanda maior cuidado por parte dos órgãos de segurança.

Major Hudson Carneiro

Major Hudson Carneiro

“Porque tem as pessoas que não sabem se comportar dentro de um política, as vezes se comportam de maneira até agressiva  por isso é importante a segurança está presente pra evitar esse clima de rivalidade”, explicou Manoel da Graça Oliveira Sousa, taxista.

O Tribunal Superior Eleitoral autorizou envio de força federal para 45 municípios maranhenses.

Na área  do 17º Batalhão duas cidades estão na lista das que receberão este reforço – Codó e Coroatá (aqui no Leste tem ainda Coelho Neto). O número de quantos homens serão  enviados ainda não se sabe ainda, mas eles se somarão ao esquema já definido pela Polícia Militar.

De acordo com o comandante do batalhão, major Hudson Carneiro, para aumentar o efetivo todas as folgas  dos policiais serão suspensas. O quantitativo dará prioridade aos locais mais movimentados de votação na cidade e também na zona rural de Codó, Timbiras, Coroatá e Peritoró.

 “Alguns policiais ficarão em escolas, dependendo da  região da quantidade de escolas (…) como tem muitas escolas o que a gente vai fazer também? A gente vai colocar tanto as viaturas ajudando, como as motos também ajudando no perímetro dessas escolas (…) No caso da zona rural que é um pouco mais afastado, a gente, dentro do possível, vamos colocar policial naquele local”, disse

O notícia de um policiamento ostensivo anima aos eleitores por causa dos ânimos entre grupos políticos rivais que tendem à ir contra a tranquilidade que a maioria espera de cada eleição, é como pensa o lavrador Antonio Francisco Sousa.

“Tem que ter porque aí as pessoas já temem mais em fazer qualquer baderna, baixaria, isso deve acontecer por consequência dos motivos políticos, então é bom ter, com certeza”, frisou

 

Pedro Belo sobre educação em debate realizado na UFMA

Um debate foi realizado no último dia 27 de setembro, no auditório da UFMA, por iniciativa de várias entidades de classe. Participaram apenas os candidatos a prefeito PEDRO BELO, CHIQUINHO e Prof. Rafael.

O vídeo abaixo mostra um dos momentos de Pedro falando sobre educação.

MARANHÃO está entre os 12 Estados com ataques criminosos contra candidatos

A morte do candidato a prefeito de Itumbiara, em Goiás, atingido por tiros durante uma carreata de campanha, é apenas mais um dos crimes cometidos contra políticos do país.

Um levantamento feito pelo G1 mostra que em ao menos 12 estados houve casos semelhantes, e a polícia investiga a suspeita de motivação política em tentativas de assassinatos e ataques a casas e carros de candidatos.

Confira abaixo os casos:

José Gomes da Rocha (PTB) fazia uma carreata em Itumbiara, onde disputava a eleição para a prefeitura, quando foi atingido por tiros nesta quarta-feira (28). Ele foi socorrido, mas morreu no hospital. Os disparos também atingiram o vice-governador do estado, José Eliton (PSDB), que participava do ato político. Ele está internado na UTI, e o estado de saúde é regular. O suspeito foi morto por seguranças do governo. A polícia ainda apura a motivação do crime.

No Rio, 13 pessoas envolvidas com política foram assassinadas entre novembro de 2015 e agosto deste ano.

Em setembro, houve dois casos com motivações políticas.

O mais recente é a morte do Marcos Falcon, presidente da escola de samba Portela e candidato a vereador. Ele foi assassinado nesta terça-feira (26), quando dois homens encapuzados e armados  entraram no comitê de campanha do candidato, atiraram nele e saíram. Outras pessoas no comitê que não se feriram. Uma das linhas de investigação inclui a suspeita de motivação política.

Em Japeri, na Baixada Fluminense, André Luís de Oliveira Cristino, o Andrezinho, candidato a prefeito da cidade, foi alvo de um ataque a tiros no início da madrugada da última sexta-feira (23). Ele estava voltando para casa em seu carro, quando um outro veículo veio no sentido contrário e o fechou. Quatro homens armados atiraram contra o carro do candidato.

No Rio Grande do Sul, a Polícia Civil deflagrou uma operação para combater crimes durante o período eleitoal em quatro cidades do Norte do estado: Cristal do Sul, Rodeio Bonito, Frederico Westphalen e em Seberi. Entre os crimes investigados durante a campanha eleitoral na região, estão tentativas de homicídios, incêndios criminosos, ameaças e danos, por exemplo.

Na noite da última segunda-feira (26), um candidato à Prefeitura de Cristal do Sul sofreu uma tentativa de homicídio na cidade de Rodeio Bonito. A polícia acredita que o crime tenha sido motivado por disputas políticas.

Em Mariano Moro, o carro do Armando Vendrame (PTB), candidato  a prefeito da cidade, foi atingido com 10 tiros na noite desta terça-feira (27). Ele escapou ileso. A polícia apura a motivação do crime.

Na cidade de Bom Progresso, quatro foram presas em uma briga que teria motivação política.

Em Braga, os candidatos a prefeito e vice tiveram o carro atingido por tiros na noite da última sexta (23). Hermes Ienerich e Antonio Ribeiro da Silva não se feriram e a Polícia Civil investiga a tentativa de homicídio e a motivação do crime.

O candidato à Prefeitura de Campo Bom, Francisco dos Santos (PMDB) foi abordado por um homem armado e teve o carro incendiado na noite de domingo (18). Para a polícia, trata-se de uma ameaça ou assalto à mão armada.


Bahia
O carro do candidato à reeleição de Presidente Tancredo Neves, baixo sul da Bahia, Valdemir de Jesus Mota (PV), o Balbino Mota, foi alvo de tiros na noite de quarta-feira (28), segundo a Polícia Militar.

Ninguém foi baleado na ação. Balbino teve uma lesão no peito por conta do impacto dentro carro e foi levado para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Ainda não há informações sobre os autores e a motivação do suposto ataque.


Ceará
No interior do estado, em Senador Pompeu, um policial candidato a vereador foi morto a tiros. Claudio Nogueira disputava uma vaga de vereador na cidade de Quixeramobim. Para a polícia, trata-se de uma execução, já que nenhum objeto foi levado. A motivação do crime ainda não está clara.

O candidato a vereador de Aiuaba José Almir de Sousa foi assassinado após um comício na zona rural do município, na noite de sábado (24); horas depois, de acordo com a Polícia Militar, o filho dele matou a tiros o suspeito de atirar contra o candidato. A polícia investiga a motivação do crime e trabalha com hipótese de divergências política.


Maranhão
Um candidato a vice-prefeito em Olho-d’Água das Cunhãs (MA), município localizado a 287 km de distância de São Luís, sobreviveu a um atentado na madrugada desta quinta-feira (29). Ele voltava de um comício quando suspeitos atiraram contra seu automóvel. Ninguém ficou ferido.

Na última quinta-feira (22), quatro suspeitos invadiram a residência de um candidato ao cargo de prefeito em Icatu (MA), município localizado a 115 km de São Luís, no norte do Maranhão. Eles foram presos.

A polícia apura as motivações dos crimes.


Minas Gerais
O prefeito de Minas Novas (MG), e candidato à reeleição Gilberto Gomes de Sousa (PPS), foi vítima de um atentado nessa quarta-feira (28) na zona rural do município. O carro em que ele estava foi atingido por vários tiros quando passava entre as Comunidades de Baixa-Quente e Pimenteira. Ninguém ficou ferido. De acordo com informações do boletim de ocorrência, seis disparos atingiram o automóvel.

A casa do candidato a prefeito em Sousa, no Sertão paraibano, Fábio Tyrone (PSB), foi atingida por tiros por volta de 1h desta segunda-feira (19). De acordo com as primeiras informações da Polícia Militar, dois homens em uma motocicleta se aproximaram da residência e atiraram várias vezes. Ninguém ficou ferido. Não há indícios de tentativa de assalto e até o momento a PM acredita que tenha sido um ataque, mas ainda apura a ligação com a política.


Pernambuco
Em Camutanga, a casa do prefeito candidato à reeleição pelo PSB foi alvo de tiros. Os disparos foram feitos por motoqueiros. Não houve feridos, e ninguém foi preso. A polícia apura a motivação do ataque.


Rio Grande do Norte
O vereador e candidato à reeleição Manoel Clementino do Carmo (PMDB), de 56 anos, foi assassinado a tiros na noite desta segunda-feira (26) durante um evento político em Serrinha dos Pintos, cidade distante cerca de 367 quilômetros de Natal. A motivação do crime é investigada.


Santa Catarina
O candidato a prefeito de Santa Cecília, na Serra catarinense, teve o carro atingido por tirosna madrugada desta quarta (28). Um automóvel teria parado ao lado do veículo de João Rodoger, do PSD, e um homem encapuzado teria descido. Ele se deitou no banco do automóvel e não ficou ferido.

Em Guarujá, litoral de São Paulo, a Polícia Civil investiga uma possível motivação política naexecução do candidato a vereador Cerciran dos Santos Alves, conhecido como Celso do Transporte, na última quarta-feira (24).

O candidato foi morto em uma rua do bairro Jardim Esperança, próximo ao comércio onde trabalhava. Criminosos passaram em um carro atirando e, após o veículo da vítima colidir com um muro, eles desceram do carro e efetuaram mais disparos, totalizando cerca de 30 tiros.

Em Araçoiaba da Serra, a casa do prefeito da cidade foi atingida por bombas na noite desta quarta-feira (28). Duas pessoas foram presas em flagrante por jogarem os explosivos na garagem da casa do candidato, no centro da cidade. Ninguém ficou ferido.

Segundo informações da polícia, há alguns dias o candidato registrou boletim de ocorrência por ameaça de autoria desconhecida. Na ocorrência, ele afirma ter recebido uma ligação de um homem que ameaçou ele e sua família e ordenou que ele abandonasse a campanha.

G1 Brasil

Dr. Antonio Borba e Neguinho das Flores farão comício hoje em Timbiras

Dr. Antonio Borba fará comício hoje à noite em Timbiras. Veja o convite.img-20160929-wa0157

Chiquinho do PP e Biné Figueiredo farão CAMINHADAS nesta quinta-feira

Chiquinho do Saae fará caminhada nesta quinta-feira, 29, com concentração na praça Casé Almeida, na rua Rio Grande do Norte, a partir das 16h.img-20160929-wa0112

Biné Figueiredo e Themis Araújo também estará nas ruas. A concentração será na praça da TRIZIDELA, hoje, a partir das 17h. O marketing da campanha intitulou-a de ‘CAMINHADA DA VITÓRIA’.

DATA M3 aponta liderança de Nagib e mostra nível de rejeição dos candidatos a prefeito

A pesquisa realizada pela DATA M3 – Pesquisa de Mercado e de Opinião Pública,  entre os dias 16 e 17 de setembro,  ouviu 350 pessoas. A margem de confiança é estimada em 95% e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Click para ampliar o tamanho

Click para ampliar o tamanho

Foi registrada no TSE sob o número MA-05217/2016.

NA INDUZIDA – A pergunta foi: SE A ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE CODÓ FOSSE HOJE , EM QUAL DESSES CANDIDATOS O SENHOR(A) VOTARIA?

  • FRANCISCO NAGIB – 40,7%
  • BINÉ FIGUEIREDO -30,2%

PEDRO BELO – 10,3%

CHIQUINHO – 2,3%

  • PROF. RAFAEL – 2,3%
  • NENHUM DELES – 7,4%
  • NÃO SABE/NÃO RESPONDEU – 6,8%nagib-1

A DATA MÉRITA também questionou sobre a rejeição dos candidatos a prefeito, assim perguntando: SE A ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE CODÓ FOSSE HOJE, EM QUAL DESSES CANDIDATOS OS SENHOR (A) NÃO VOTARIA?

  • BINÉ FIGUEIREDO – 28,5%
  • FRANCISCO NAGIB – 25,4%

CHIQUINHO – 18,2%

PROF. RAFAEL – 10,00%

  • PEDRO BELO – 6,8%
  • PODERIA VOTAR EM TODOS – 4,3%
  • NÃO SABE/NÃO RESPONDEU – 6,8%

Esta mesma pesquisa também fez perguntas sobre candidatos a vereador.

(Atualizada às 11h24min para correção do nome da empresa realizadora da pesquisa. Não se trata da DATA MERITA, como publicamos inicialmente por engano, mas da DATA M3).