Chiquinho do Saae diz que Dilma mentiu e já prejudicou os codoenses

O presidente da Câmara, Chiquinho do Saae, criticou a Marcha em Defesa dos Municípios, movimento de prefeitos brasileiros que ocorre de 25 a 28 de maio em Brasília.

Saae disse que recebeu um convite, mas não se disporia a sair de Codó por esta razão, unicamente por estar envergonhado e decepcionado com  Dilma Rousseff.

Disse que a presidenta mentiu para o povo brasileiro e que os cortes no orçamento atingiram vários setores citando, em Codó, o programa MAIS EDUCAÇÃO, o Luz Para Todos (que disse nunca ter visto um poste enfiado no governo do PT/Dilma) e o Minha Casa, Minha Vida.

“O que vai adiantar esses prefeitos que vão viajar daqui pra Brasília que tão saindo hoje de madrugada, inclusive o prefeito Zito, que vão prefeitos do Brasil inteiro? fazer o quê em Brasília se ela já cortou tanto no orçamento? isso é uma vergonha pro nosso país”

“Eu apoiei a presidente Dilma aqui, que fica aqui o meu repúdio, eu nunca esperei, eu não gosto de usar acho que essa palavra é muito pejorativa, mas ela mentiu pra população brasileira, ela enganou o povo brasileiro. Nós fomos enganados. Hoje nós fomos convidados aqui pra essa marcha, nós vamos fazer o quê em Brasília, gente? Se ela já anunciou o corte no orçamento de ponta a ponta”

“Acabou, praticamente, com todos os programas porque aqui, o MAIS EDUCAÇÃO, esse tá parado eu não sei se ainda volta, né pastor Max?, esse ano é muito difícil. Minha Casa, Minha Vida estagnou, Luz Para Todos no governo da Dilma eu não conheço um porte enfiado, aqui”, completou

TAPA-BURACOS: Novela da MA-026 terá novo capítulo

A novela iniciada este ano depois de uma mal sucedida operação tapa-buracos na MA-026 teve novo capítulo ontem, 25, na Câmara.

O vereador Pedro Belo foi o protagonista. Explicou, após ouvir o secretário estadual Cleiton Noleto, que tudo deu errado porque a empresa que estava realizando a operação era de alguém que acabou envolvido na operação da Polícia Civil contra a agiotagem no Maranhão.

O contrato venceu e o serviço não chegou a metade do esperado.

“A empresa que tava fazendo esse trabalho, ela tinha um contrato que ia até o mês de março e, por ventura, o dono dessa empresa ficou envolvido naquela operação agiotagem e o contrato dele com o Estado venceu, então como ele tinha contrato, ele tava na operação tapa-buraco”, disse

A SOLUÇÃO

A solução, segundo o parlamentar, será abrir uma nova licitação e, só então, será reiniciada a novela Tapa-Buracos da MA-026.

“Está se abrindo agora uma nova licitação para que uma nova empresa que ganhar esse processo licitatório vir fazer esse serviço de manutenção da MA-026, então acredito que num prazo bem curto esta operação tapa-buraco seja concluído”, disse pedindo paciência aos que trafegam por ali

DINHEIRO DO SAMU – Maria Paz queima governo de Dino para defender o de Zito

Depois de citar o vereador Carrim Construção (PSDB) como denunciante de atrasos de até 3 meses no pagamento do SAMU, a vereadora Maria Paz (PV) saiu em defesa do município de Codó jogando a culpa para cima do Governo do Estado, mesmo admitindo o problema.

“Nós sabemos que tem funcionário que ganha um salário e depende exclusivamente daquele salário, já pensou passa um mês não recebe, passa 2 não recebe, passa 3 não recebe. Como é que um pai de família vai poder sustentar seu filho, se ele passa dois, três, quatro meses?”, questionou

A DEFESA

A vereadora esqueceu que agora também está ligada ao governo de Flávio Dino, e lembrando que quando o marido Cláudio Paz era secretário de saúde também existia o problema do atraso no repasse, defendeu Zito Rolim.

“Tem que dizer porque a prefeitura não tá pagando ele, porque o município tem a parcela de contribuição dele, ele tem a contribuição dele, na hora em que o Estado manda, imediatamente a parcela já está depositada”

“Mas a gente tem que chegar aqui nessa Tribuna e falar quem realmente e por quê tá acontecendo isso”, concluiu

Chaguinha se defende de acusação espalhada via WhatsApp

O vereador Chaguinha da Câmara defendeu-se de uma acusação espalhada via whatsApp de que estaria atuando para liberar Coutinho, jovem de 20 anos, preso e indiciado por três assassinatos recentes em Codó.

“Liberar o acusado Coutinho, do bairro São Francisco, acusado da morte daqueles dois no Espaço Fama e da morte daquele jovem que foi encontrado ali nas imediações do campo Parque Eldorado (…) Eu me preocupei porque várias pessoas me mandaram mensagem naquele momento preocupado se realmente o vereador Chaguinha iria prestar esse trabalho sujo”, iniciou

Disse que jamais se prestaria ‘à uma barbaridade dessas” e mandou um recado à quem teria espalhado a notícia na rede social, pessoa esta que chamou de ‘elemento’.

“Eu quero deixar uma palavra amiga à essa pessoa que talvez pensou de denegrir a imagem do vereador Chaguinha, mas, muito pelo contrário, jamais essa pessoa, agindo dessa forma, ele vai abalar a imagem e nem o trabalho do vereador porque assim como eu tenho inimigo capaz e denegrir a imagem eu tenho amigos capazes de fazer coisas boas por mim, senhor presidente”

Continuando o vereador finalizou.

“Eu quero aqui dizer a essa pessoa, eu posso até dizer à esse elemento, que tentou denegrir a imagem do vereador, a imagem do cidadão Chaguinha, que não faça, não tente de maneira alguma fazer mais com outra pessoa porque se hoje eu estou aonde estou, nesta posição de parlamentar do município de Codó, é porque eu tenho serviço prestado”, concluiu

Parceria com a Câmara Federal permitirá cessão de FM à Assembleia Legislativa do MA

O diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão, Carlos Alberto Ferreira, reuniu-se na última quinta-feira (21), em Brasília, com o diretor de Comunicação da Câmara Federal, deputado Cléber Verde (PRB), para acertar a parceria entre as duas Casas Legislativas, que permitirá a cessão de um canal de rádio FM com transmissãona em toda São Luís.

Momento a ser comemorado

Momento a ser comemorado

O acordo de parceria permitirá que a Câmara Federal ceda o uso compartilhado de uma frequência de rádio FM para a Assembleia Legislativa e a Câmara Municipal de São Luís para que as duas Casas Legislativas transmitam seus programas com conteúdos voltados às ações parlamentares de deputados e vereadores.

Na reunião, ficou definida também a parceria técnica entre a TV Assembleia e a TV Câmara, baseada em troca de conteúdos na programação entre as duas emissoras legislativas.  Pelo acordo, a TV Câmara autoriza a transmissão das sessões da Câmara Federal na TV ALEMA, bem como as audiências públicas e sessões das CPIs ao vivo, além de todo o conteúdo informativo e cultural produzido pela emissora federal.

O encontro entre o diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa e o secretário de Comunicação da Câmara Federal foi intermediado pelo deputado  estadual Junior Verde (PV), que também se fez presente na reunião em Brasília. Na sessão desta segunda-feira, o deputado subiu à tribuna para destacar a importância da parceria entre a Câmara Federal e a Assembleia Legislativa.

O Termo de Cooperação Técnica será assinado na próxima sexta-feira (29), às 9h, na sala de reunião do Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa, pelo diretor de Comunicação Carlos Alberto Ferreira, o secretário de Comunicação da Câmara, deputado Cléber Verde, e o presidente  da Câmara Municipal de São Luís, vereador Astro de Ogum.

Policiais do 11° BPM em Timon prendem assaltantes de banco

Uma ação rápida e enérgica de policiais do 11° BPM e do serviço de inteligência conseguiu no sábado (23), prender dois assaltantes de banco no município de Timom-MA, os suspeitos foram identificados como, André Maciel, conhecido como “André Branco” e  Judnilson Silva conhecido como “Palhaço”.

Segundo informações do comandante do 11° Batalhão de Policia Militar, o Judnilson é participante no resgate que ocorreu na Penitenciária de Pedrinhas no dia 05 de abril de 2015.

Com os suspeitos foram apreendidos, duas espingardas calibre 12, uma submetralhadora, nove tabletes de crack, munição exclusiva do Exército Brasileiro, coletes balísticos, cinco revolveres, quatro pistolas, sendo uma 9 mm, duas  calibre ponto 40 e uma calibre 380,um fuzil 7.62, uma espingarda bate bucha, além de : R$ 76.790,00 (setenta e seis mil setecentos e noventa reais reais) em dinheiro.

Os suspeitos e o material apreendido foram encaminhados e apresentados na delegacia de polícia civil.

Assessoria de Comunicação Social do 11º BPM/Timon

PERITORÓ – Secretaria de Educação realiza conferência municipal

A prefeitura municipal de Peritoró, por meio da secretaria municipal de Educação (SEMED), realizará nos dias 25 e 26 de

Foto - Francisco Silva

Foto – Francisco Silva

Na cerimônia de abertura da conferência que aconteceu na manhã desta segunda-feira (25), no centro paroquial da cidade, tivemos a presença dos secretários municipais; Jhonadison Fernando (Educação), Francisco Francilel (Assistência Social), Claudio Gonçalves (Infraestrutura), Francisco Damaceno (Igualdade Racial), Ronaldo Fernandes (Chefe de Gabinete), vereadores, diretores das escolas, professores, coordenadores, servidores da educação, alunos e populares.

Durante o evento, será tratados os seguintes eixos temáticos: metas e estratégias na educação Infantil, fundamental, especial, jovens e adultos, ensino médio, superior, gestão democrática, participação popular, controle social, valorização dos profissionais e diversidades.

Os trabalhos iram ocorrer durante o dia inteiro com a participação de vários grupos que iram estudar e mostrar metas e propostas para os dez eixos que serão trabalhados na conferencia.

O Secretário municipal de educação, Jhonadison Fernando, agradeceu ao empenho de todos da SEMED que estão trabalhando para a realização da conferencia. Lembrou ainda do empenho do prefeito Padre Jozias em querer que esta conferencia acontecesse, para capacitar melhor os professores peritoroense.

“Nada disso aconteceria se não fosse da vontade primeiramente de Deus e o empenho do prefeito Padre Jozias que está dando o total apoio”, Frisou o secretário. 

A Conferência tem por objetivo de refletir sobre a realidade educacional e sobre o que fazer para mudá-la. O plano municipal de educação é o instrumento de gestão para tornar efetiva a cidadania e a sociedade preconizada nas bases e diretrizes do sistema municipal de educação.

Ascom Prefeitura de Peritoró

Funcionários da saúde recebem certificado do SENAC

Noventa funcionário da saúde que atuam no município de Codó receberam certificado de capacitação e qualidade de atendimento do SENAC a cerimônia aconteceu no Auditório da Estação.

Os cursos foram oferecidos pela Prefeitura Municipal de Codó, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Sistema Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Participaram da cerimônia o Secretário Municipal de saúde, Ricardo Torres, que representou o prefeito de Codó, Zito Rolim, além de funcionários da administração municipal.

Foto - Nilton Messias

Foto – Nilton Messias

Ricardo Torres destacou a importância da capacitação para a vida profissional e lembrou que o atendimento na saúde ganhará muito, com esses noventa profissionais que adquiriram mais conhecimento e se dedicaram para melhor servir o público.

“Nesse momento estamos celebrando a formação e capacitação desses servidores que, cada vez mais, buscam seu aperfeiçoamento profissional e isso irá refletir no padrão de atendimento em nossas unidades médicas”, disse.

Em Codó, a prefeitura conta com o apoio e a experiência do Senac em promover capacitação e qualificação profissional com a oferta de cursos de diversas modalidades. Com esta iniciativa, a Prefeitura insere o município no cenário das grandes cidades que investem em mais inovação e tecnologia.

Ascom

PM realiza blitz de trânsito em Codó e Timbiras

Policiais do 17º Batalhão de Polícia Militar sediado em Codó, em operação conjunta com o Pelotão da PM da cidade de Timbiras, realizaram blitz de trânsito naquela cidade na tarde do último sábado, retirando de circulação 20 veículos que trafegavam de maneira irregular, sendo 19 motocicletas e 01 automóvel.

PM nas ruas

PM nas ruasó0

Foram apreendidos ainda duas motocicletas com restrição de furto e roubo e algumas armas brancas.

As motos roubadas são; 01 yamaha factor azul placa NIE-8177 Piauí, e 01 Honda CG 150 Ks preta placa NWW-6849, Caxias-MA. De acordo com o Comandante do 17º BPM, Ten Cel Jurandy, as operações irão continuar nos próximos finais de semana, inclusive com o uso do etilômetro, (bafômetro).

Foto da PM

Foto da PM

PM de Codó apreende 9 revólveres em casa da rua da Prainha

Na noite de ontem, domingo, a guarnição da Força Tática do 17º BPM, realizando abordagens de rotina nos bairros, apreendeu o menor de iniciais V. R. J. portando uma garrucha na Rua Rio Grande do Norte, bairro São Pedro.

Foto feita pela PM/Codó

Foto feita pela PM/Codó

Ao ser questionado sobre a origem da referida arma, o menor indicou aos policiais uma residência onde reside Raimundo Nonato da Silva Almeida, na Rua da Prainha nº 1018, e nessa residência foi encontrado 09 (nove) revólveres desmontados de vários calibres, sendo a maioria calibre 38, e 01 (um) revólver montado calibre 38, alem de uma outra garrucha de fabricação artesanal.

Depois de lavrar o Boletim de Ocorrência, a Força Tática conduziu os responsáveis ao Plantão Policial.

Foto e Texto – Assessoria de Imprensa do 17º BPM