Presidente da Câmara critica discurso de ‘dinistas’ que alegam ‘tempo curto’ para mostrar resultados

O presidente da Câmara, Chiquinho do Saae, apertou o vereador Carrim Construção ontem (20) e todos os que defendem o governo de Flávio Dino no parlamento que estão alegando ‘tempo curto’ para mostrar resultados prometidos.

Chiquinho lembrou que outros municípios, como Caxias, já receberam volumosos recursos, enquanto Codó tem ficado só nas visitas de secretários e nas promessas.

“Nós tivemos aqui uma operação tapa buraco que ainda tá do mesmo jeito, tá cedo não vereador Carrim, tá tarde. Vamos trabalhar, vamos cobrar. O vereador Carrim cobra todo dia do prefeito Zito Rolim, diz que dinheiro tem, e eu concordo com ele, mas até hoje tá com 4 meses e ele nunca disse que o Governo do Estado tem dinheiro, então tem que trabalhar”

Vereador Expedito interrompe e fala – “Senhor presidente e a operação tapa buraco, não presta, nunca prestou”

Saae segue – “Alguém tem que ser claro, jogar pedra é bom demais, agora na hora que a gente é vidro, meu amigo, na hora de receber as pedras. Tão dizendo que o tempo é curto, tá pouco. Daqui a pouco vem 4 quatro anos, querem mais. Não, nós vamos apertar”, ameaçou o presidente

Construção de 18 escolas parou e Codó também tá fora da erradicação das escolas de taipa

Duas notícias ruins foram confirmadas ontem (20), na Câmara, por pastor Max defendendo o município contra denúncias de Rodrigo Figueiredo sobre a calamidade que encontra-se mergulhada a educação de Codó.

A primeira é que a construção das 18 escolas prometidas ao Ministério Público Estadual, cujo prazo de 1 ano findou-se em 23 de março de 2015, foi para o beleléu porque, segundo o vereador, o governo do Estado suspendeu os repasses.

“Esses convênios foram paralisados, eu vou me informar se eles já foram reativados, mas é o Estado, é um convênio com o governo do Estado, é mais um coisa que nós devemos cobrar do Governo do Estado, mais uma coisa”

“Primeiro, o programa que prima por erradicar as escolas de taipa no Maranhão ele tem alguns pontos, algumas definições como municípios com determinada quantidade de habitantes, IDH baixo, Codó queria entrar, mas mesmo assim eles pediram para que Codó fizesse um plano, do Maranhão Codó é o que possui maior número de escolas de taipa no Maranhão

ERRADICAÇÃO ESCOLAS DE TAIPA

A segunda notícia ruim foi a confirmação de que Codó não aderiu ao programa estadual de erradicação das escolas de taipa. Aqui nós temos exatamente 76 colegios caindo aos pedaços, conforme levantamento da prefeitura.

“Então nós estamos sem estes dois convênios, em relação ao convênio  com o Estado pra construção das 18 escolas, da primeira etapa de  construção, que não houve conclusão por que houve a paralisação do repasse dos recursos e também essa questão do programa da erradicação dessas escolas de taipa”, explicou Max

Antonio Barros destaca crescimento de desapropriação de terra para lavradores de Codó

Em discurso para agricultores associados do STTR/Codó, o presidente da Comissão de Finanças, Antonio Barros, ressaltou o salto no número de hectares desapropriada para o trabalhador rural, sobretudo, a partir do ano de 2005.

“Um sindicato que nós podemos ter o orgulho de dizer – 46 anos de existência, mas só dezessete, 18, dezenove anos de luta pelo direito de igualdade para os trabalhadores e trabalhadoras rurais deste município”

“Porque até 2005 nós não tínhamos 2 mil hectares de terra desapropriada, de 2005 pra cá nós (subimos), hoje são 93 mil hectares de terra desapropriada em Codó”, disse / VEJA O VÍDEO

COMPARTILHE APRENDENDO – O antigo Mercado Municipal

Porofessor e escritor Carlos Gomes

Porofessor e escritor Carlos Gomes

A construção deste prédio municipal localizado na Praça Alcebíades Silva, antigo Alto da Cruz, iniciou no ano de 1923, na gestão do prefeito Braulino César dos Reis Carvalho e foi concluída na administração do prefeito Waldemar Pinto da Veiga, em 1928.

A descrição e característica deste prédio à época são as seguintes: 14 metros de frente e 28 metro metros de fundos; 08 talhos para vender carne, 08 mercearias, 01 poço e 01 caixa d´água na mesma praça para o seu abastecimento.

O velho mercado funcionou até a construção do novo mercado pelo prefeito José Domingues Araújo (1973/1977), localizado entre as Ruas João Pessoa e 13 de Maio.

Na administração do prefeito Ricardo Archer, foram realizadas reformas no prédio para funcionar o Fórum Judiciário, cartórios e gabinetes dos Juízes e Promotores da Comarca. O prédio reformado foi entregue a comunidade em 30 de setembro de 2000.

Com a Construção do prédio para o Fórum na Avenida João Ribeiro, o importante prédio da Praça Alcebíades Silva continua servindo à Municipalidade, abrigando atualmente a Secretaria Municipal de Saúde.

Fonte: Arquivo Prefeitura

Codó-MA, 23 de março de 2015.

Professor Carlos Gomes.

Projeto da FAPEMA será apresentado em Codó nesta quinta-feira

O diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Alex Oliveira, cumpre a partir de quarta-feira (22) agenda de trabalho no interior do Estado. O objetivo da viagem é apresentar e divulgar para a comunidade científica o Plano de Trabalho da fundação para o ano de 2015. Até sexta-feira (24), o programa será lançado nas cidades de Bacabal, Codó, Caxias e Chapadinha.0LANÇAMENTO

A apresentação faz parte do trabalho de interiorização das ações da FAPEMA e segue determinação do governador Flávio Dino e do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré. Para 2015 estão previstos investimentos na ordem de R$ 50,3 milhões em financiamento de projetos nas mais diversas áreas de conhecimento.

A programação terá início pelo município de Bacabal, onde a cerimônia está marcada para acontecer no dia 22 de abril, às 19h, no auditório do Fórum Juiz Deusimar Freitas de Carvalho. De Bacabal a equipe da FAPEMA segue para o município de Codó, com cerimônia prevista para às 10h do dia 23 de abril, no Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

Ainda na quinta-feira, o plano de trabalho será lançado em Caxias, às 19h, no campus da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). O encerramento da programação acontecerá na sexta-feira (24) com o lançamento do plano em Chapadinha, marcado para as 14h30 no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

A equipe de viagem também será composta pela Diretora Científica da FAPEMA, Silvane Magali Nascimento, pelo Assessor de Planejamento, Paulo Vasconcelos e pela Coordenadora do Núcleo de Difusão Científica, Luanna Carvalho.

A previsão é que até junho sejam visitadas as cidades de Barra do Corda, Imperatriz, Balsas, Colinas, Santa Inês, Pinheiro e Alcântara, para ampliar os espaços para o diálogo com a comunidade acadêmica e com toda a sociedade maranhense. Essas ações contam com a parceria das instituições de ensino superior do Estado.

Plano de trabalho

Anunciado oficialmente no último dia 09 pelo governador Flávio Dino, em cerimônia realizada no Palácio Henrique de La Rocque, o plano de trabalho da Fapema tem a finalidade de garantir às insituições de ensino e pesquisa mais condições para a produção do conhecimento que contribua para a melhoraria da qualidade de vida do maranhense e que possa gerar desenvolvimento econômico.

A partir deste ano, as chamadas públicas estão reorganizadas em quatro linhas de ação prioritárias para o desenvolvimento da ciência e da inovação tecnológica. Estruturada nas linhas Mais Ciência, Mais Inovação, Mais Qualificação e Popularização da Ciência, foram definidos 15 programas e 43 editais que permitirão que a comunidade científica e a sociedade compreenda o processo de fomento, formação de recursos humanos e popularização da ciência.

O plano também garante maior transparência às ações da Fapema. “Associado ao edital, o programa é mais claramente entendido enquanto finalidade da pesquisa. A sociedade espera muito por isso, por um debate em torno do que as pesquisas vão oferecer para transformação social e para melhorar nossa sustentabilidade”, afirma Alex Oliveira.

Algumas das chamadas previstas para este ano já estão disponíveis para inscrição online no site da FAPEMA – www.fapema.br. Entre elas, os novos programas “Universidade de Todos Nós” e “Tecnologias Sociais”, que tiveram seus principais aspectos debatidos durante a oficina de planejamento e participação social organizada pela Fundação.

Ascom

“O senhor Rolim vai voltar pra Paraíba”, diz Carrim na Câmara

Pedindo um aparte ao colega de oposição Rodrigo Figueiredo (PDT), o vereador Carrim Construção (PSDB) criticou o prefeito Zito Rolim tachando-o de ‘malvado’ por abandonar os bairros Trizidela e Santo Antonio (que era o alvo da reclamação de Rodrigo, por falta de asfaltamento).

Carrim disse ter certeza que Zito não quer mais nada com política e deduz isso pela forma como está conduzindo seu segundo mandato. Na opinião do vereador, do jeito que a coisa vai o prefeito vai voltar pra Paraíba (Estado onde nasceu).

“Porque o que a Trizidela tá massacrada, o que o bairro Santo Antonio tá massacrado, o senhor Rolim vai voltar pra Paraíba, nem que seja de Jatinho, mas que volte, porque eita prefeito malvado, obrigado senhor presidente”, criticou Carrim

TL SEGURANÇA oferece monitoramento da sua casa pelo celular

Há bem pouco tempo, a cidade de Codó não registrava uma onda tão grande de crimes como ocorre hoje, seja devido à falta de emprego ou melhores oportunidades; as pessoas estão se deixando levar pela necessidade de ter sempre mais e mais.

Monitore sua casa pelo celular

Monitore sua casa pelo celular

Na falta dos meios para suprir essa necessidade, muitos jovens acabam se deixando levando pela vida da bandidagem, do ganho fácil ou simplesmente pela crueldade em cometer crimes. A quantidade de policiais para investigar crimes é ínfima perto do número de ocorrências que surgem a todo o momento. Diante deste cenário os cidadãos de bem tentam se proteger de todas as formas, sejam por mais atenção na hora de sair ou chegar em casa, sejam por meios eletrônicos. Hoje a tendência é o monitoramento em tempo real de tudo que acontece ao redor. A melhor forma de fazer isso são os sistemas de vídeo monitoramento (câmeras de segurança).

Pensando nisso a TL SEGURANÇA, uma empresa genuinamente Codoense, esta trazendo para Codó, mais uma inovação que é o monitoramento de sua casa, loja ou empresa através do seu celular.

Como? ESTAMOS LANÇANDO UMA PROMOÇÃO FANTÁSTICA! CHEGA DE PAGAR UM VALOR ALTÍSSIMO PARA TER CÂMERA DE QUALIDADE EM SUA CASA. TEMOS KITS DE CÂMERAS, COMPLETOS POR MENOS DE R$ 1.000,00 COM INSTALAÇÃO GRÁTIS E ACESSO REMOTO USANDO SUA INTERNET. POR QUE PAGAR MAIS CARO SE VOCÊ MESMO PODE TER A SEGURANÇA E MONITORAMENTO ONDE QUISER? LIGUE NO (99) 9 8806 7503 OU 9 8103 5720 E OBTENHA MAIS INFORMAÇÕES E ORÇAMENTO GRÁTIS. tlseguranca30h@gmail.com

Assessoria de Imprensa da TL Segurança

Vídeo mostra em detalhes momento do assassinato do jardineiro

Um vídeo publicado pelo programa FALA CODÓ (FCTV)  mostra com exatidão toda a ação do assassino do jardineiro, José Wilson, morto hoje (20)  por volta das 6h53min da manhã (Imagens fortes). Vídeo republicado pelo correiocodoense

Ainda não pistas sobre o paradeiro do assassino do jardineiro que trabalhava na residência do empresário Francisco Carlos de Oliveira.

Presidente do Grupo Mateus visita Caxias e anuncia investimentos no município

Mateus em Caxias

Mateus em Caxias

O presidente do Grupo Mateus, Ilson Mateus, esteve nesta segunda-feira (20) visitando Caxias. Acompanhado do prefeito Leo Coutinho, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Humberto Coutinho (PDT), e de empresários locais, o empreendedor anunciou investimentos no município.

Nesse primeiro momento, Ilson Mateus e sua equipe estudam a área onde pretendem implantar o “Mix Mateus”, um supermercado que irá vender tanto no varejo como no atacado. “Há tempos enamoramos essa cidade, é amor antigo. Depois de tomarmos conhecimento da envergadura que será o shopping em Caxias, viemos aqui estudar a implantação do nosso empreendimento nessas proximidades. Estamos vendo a possibilidade de acelerarmos as nossas obras na cidade ainda este ano”, disse.

Durante a visita, Humberto Coutinho ratificou a satisfação com o investimento. “Vamos aproveitar essa empolgação do Ilson em investir na nossa cidade, que é tão importante para o leste maranhense. Acreditamos que vai dar tudo certo. Caxias está de braços abertos para esperar o Mateus. Será de muito agrado para a população”, afirmou.

Ainda de acordo com Ilson Mateus, o empreendimento deverá gerar 450 empregos diretos. A oferta de mão de obra local é uma preocupação do gestor municipal. “Nós mostramos o potencial do município, a localização estratégica. O nosso objetivo é cada vez mais atrair empresários, novos negócios para Caxias, para que possamos gerar com isso mais empregos para os nossos caxienses”, destacou Leo Coutinho.

Sobre a empresa

O Grupo Mateus, com 29 anos no mercado, é um grupo empresarial brasileiro. Com 51 empreendimentos no Maranhão, Pará, Tocantins e Piauí o grupo emprega mais de 15.000 mil pessoas. É a 21ª maior empresa varejista do país, e 7ª dentro do segmento Super, Hiper e Atacado, segundo ranking do Ibevar em 2013.

O grupo mantém lojas de atacado (“Armazém Mateus”), varejo (“Supermercados Mateus”) e o atacarejo “Mix Mateus”. Atua ainda na indústria de panificação (“Bumba Meu Pão”), revenda de eletrodomésticos (“Eletro Mateus”), alimentação (“Food Service Mateus”) e distribuição de produtos farmacêuticos (“Invicta”, antiga Disprofarma).

Vereador Expedito Carneiro visita obras de poços e açude na zona rural de Codó

Esta semana o Vereador Expedito Carneiro (PSDC) foi até a zona rural para fiscalizar obras de construção de poços artesianos e sistemas de abastecimento e distribuição de água em comunidades do campo. O edil foi até as localidades Cipoal dos Pretos e Centro do Expedito. De acordo com o parlamentar, as obras em Cipoal dos Pretos já estão em fase de finalização e a do Centro do Expedito também ficará pronta em breve. Os poços são os dois primeiros a ficarem prontos, de um total de quinze que serão colocados em localidades da zona rural.

Com cidadãos da zona rural

Com cidadãos da zona rural

É função dos vereadores estarem sempre presentes também na zona rural para saber das demandas da população, fazer as indicações e levar ao poder executivo. Depois, é muito importante realizarmos visitas para fiscalizar as obras e observar se tudo está saindo como o projeto exige. É uma forma de ajudarmos o prefeito Zito Rolim e as comunidades, para que as obras sigam sem problemas”, pontuou Expedito.

Poços e sistema de abastecimento no campo

Além dos moradores de Cipoal dos Pretos e do Centro do Expedito, outras comunidades serão beneficiada com a colocação de poços, como Crioli dos campos; Taboca e São Bartolomeu (região da Trizidela); Santa Barbara (na região do Saco); Vertente, Raposa Pirambeba, Cordiléia, Fundão, Colônia, São Bento e Santa Maria (na região da Trizidela).

Em 2014 o vereador Expedito Carneiro foi até algumas localidades da zona rural para saber as demandas de algumas comunidades. O edil transmitiu as reivindicações dos moradores ao prefeito Zito Rolim, que atendeu as reivindicações da população. “Em convênio com a Codevasf estamos construindo os primeiros cinco poços, de um total de quinze, na zona rural. Levando água encanada a muitas famílias. Agradeço ao prefeito Zito a atenção e o atendimento as nossas indicações”.

Investimentos no campo

Em entrevista, Expedito Carneiro destacou os investimentos destinados pela administração Zito Rolim à população do campo nos últimos anos. “Nos últimos sete anos a Prefeitura Municipal de Codó, em parceria com os governos estadual e federal, levou um inédito desenvolvimento à nossa extensa zona rural, com realizações até então impensáveis. São muitas ações que beneficiam nosso agricultor familiar e ajudam que as pessoas permaneçam no campo, como o programa Luz para Todos em Codó, que executou a maior distribuição de energia elétrica já realizada no campo; construção de poços artesianos; construção de escolas de alvenaria e transporte para alunos, postos de saúde, ambulâncias, abertura de estradas vicinais, aquisição de maquinário, kits de irrigação e mais de mil cisternas distribuídas, além de programas como o PNAE, na qual o prefeito aumentou de 30% para 40 % a aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar em Codó”, finalizou o vereador.

Ascom