Pedro Belo sobre educação em debate realizado na UFMA

Um debate foi realizado no último dia 27 de setembro, no auditório da UFMA, por iniciativa de várias entidades de classe. Participaram apenas os candidatos a prefeito PEDRO BELO, CHIQUINHO e Prof. Rafael.

O vídeo abaixo mostra um dos momentos de Pedro falando sobre educação.

MARANHÃO está entre os 12 Estados com ataques criminosos contra candidatos

A morte do candidato a prefeito de Itumbiara, em Goiás, atingido por tiros durante uma carreata de campanha, é apenas mais um dos crimes cometidos contra políticos do país.

Um levantamento feito pelo G1 mostra que em ao menos 12 estados houve casos semelhantes, e a polícia investiga a suspeita de motivação política em tentativas de assassinatos e ataques a casas e carros de candidatos.

Confira abaixo os casos:

José Gomes da Rocha (PTB) fazia uma carreata em Itumbiara, onde disputava a eleição para a prefeitura, quando foi atingido por tiros nesta quarta-feira (28). Ele foi socorrido, mas morreu no hospital. Os disparos também atingiram o vice-governador do estado, José Eliton (PSDB), que participava do ato político. Ele está internado na UTI, e o estado de saúde é regular. O suspeito foi morto por seguranças do governo. A polícia ainda apura a motivação do crime.

No Rio, 13 pessoas envolvidas com política foram assassinadas entre novembro de 2015 e agosto deste ano.

Em setembro, houve dois casos com motivações políticas.

O mais recente é a morte do Marcos Falcon, presidente da escola de samba Portela e candidato a vereador. Ele foi assassinado nesta terça-feira (26), quando dois homens encapuzados e armados  entraram no comitê de campanha do candidato, atiraram nele e saíram. Outras pessoas no comitê que não se feriram. Uma das linhas de investigação inclui a suspeita de motivação política.

Em Japeri, na Baixada Fluminense, André Luís de Oliveira Cristino, o Andrezinho, candidato a prefeito da cidade, foi alvo de um ataque a tiros no início da madrugada da última sexta-feira (23). Ele estava voltando para casa em seu carro, quando um outro veículo veio no sentido contrário e o fechou. Quatro homens armados atiraram contra o carro do candidato.

No Rio Grande do Sul, a Polícia Civil deflagrou uma operação para combater crimes durante o período eleitoal em quatro cidades do Norte do estado: Cristal do Sul, Rodeio Bonito, Frederico Westphalen e em Seberi. Entre os crimes investigados durante a campanha eleitoral na região, estão tentativas de homicídios, incêndios criminosos, ameaças e danos, por exemplo.

Na noite da última segunda-feira (26), um candidato à Prefeitura de Cristal do Sul sofreu uma tentativa de homicídio na cidade de Rodeio Bonito. A polícia acredita que o crime tenha sido motivado por disputas políticas.

Em Mariano Moro, o carro do Armando Vendrame (PTB), candidato  a prefeito da cidade, foi atingido com 10 tiros na noite desta terça-feira (27). Ele escapou ileso. A polícia apura a motivação do crime.

Na cidade de Bom Progresso, quatro foram presas em uma briga que teria motivação política.

Em Braga, os candidatos a prefeito e vice tiveram o carro atingido por tiros na noite da última sexta (23). Hermes Ienerich e Antonio Ribeiro da Silva não se feriram e a Polícia Civil investiga a tentativa de homicídio e a motivação do crime.

O candidato à Prefeitura de Campo Bom, Francisco dos Santos (PMDB) foi abordado por um homem armado e teve o carro incendiado na noite de domingo (18). Para a polícia, trata-se de uma ameaça ou assalto à mão armada.


Bahia
O carro do candidato à reeleição de Presidente Tancredo Neves, baixo sul da Bahia, Valdemir de Jesus Mota (PV), o Balbino Mota, foi alvo de tiros na noite de quarta-feira (28), segundo a Polícia Militar.

Ninguém foi baleado na ação. Balbino teve uma lesão no peito por conta do impacto dentro carro e foi levado para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. Ainda não há informações sobre os autores e a motivação do suposto ataque.


Ceará
No interior do estado, em Senador Pompeu, um policial candidato a vereador foi morto a tiros. Claudio Nogueira disputava uma vaga de vereador na cidade de Quixeramobim. Para a polícia, trata-se de uma execução, já que nenhum objeto foi levado. A motivação do crime ainda não está clara.

O candidato a vereador de Aiuaba José Almir de Sousa foi assassinado após um comício na zona rural do município, na noite de sábado (24); horas depois, de acordo com a Polícia Militar, o filho dele matou a tiros o suspeito de atirar contra o candidato. A polícia investiga a motivação do crime e trabalha com hipótese de divergências política.


Maranhão
Um candidato a vice-prefeito em Olho-d’Água das Cunhãs (MA), município localizado a 287 km de distância de São Luís, sobreviveu a um atentado na madrugada desta quinta-feira (29). Ele voltava de um comício quando suspeitos atiraram contra seu automóvel. Ninguém ficou ferido.

Na última quinta-feira (22), quatro suspeitos invadiram a residência de um candidato ao cargo de prefeito em Icatu (MA), município localizado a 115 km de São Luís, no norte do Maranhão. Eles foram presos.

A polícia apura as motivações dos crimes.


Minas Gerais
O prefeito de Minas Novas (MG), e candidato à reeleição Gilberto Gomes de Sousa (PPS), foi vítima de um atentado nessa quarta-feira (28) na zona rural do município. O carro em que ele estava foi atingido por vários tiros quando passava entre as Comunidades de Baixa-Quente e Pimenteira. Ninguém ficou ferido. De acordo com informações do boletim de ocorrência, seis disparos atingiram o automóvel.

A casa do candidato a prefeito em Sousa, no Sertão paraibano, Fábio Tyrone (PSB), foi atingida por tiros por volta de 1h desta segunda-feira (19). De acordo com as primeiras informações da Polícia Militar, dois homens em uma motocicleta se aproximaram da residência e atiraram várias vezes. Ninguém ficou ferido. Não há indícios de tentativa de assalto e até o momento a PM acredita que tenha sido um ataque, mas ainda apura a ligação com a política.


Pernambuco
Em Camutanga, a casa do prefeito candidato à reeleição pelo PSB foi alvo de tiros. Os disparos foram feitos por motoqueiros. Não houve feridos, e ninguém foi preso. A polícia apura a motivação do ataque.


Rio Grande do Norte
O vereador e candidato à reeleição Manoel Clementino do Carmo (PMDB), de 56 anos, foi assassinado a tiros na noite desta segunda-feira (26) durante um evento político em Serrinha dos Pintos, cidade distante cerca de 367 quilômetros de Natal. A motivação do crime é investigada.


Santa Catarina
O candidato a prefeito de Santa Cecília, na Serra catarinense, teve o carro atingido por tirosna madrugada desta quarta (28). Um automóvel teria parado ao lado do veículo de João Rodoger, do PSD, e um homem encapuzado teria descido. Ele se deitou no banco do automóvel e não ficou ferido.

Em Guarujá, litoral de São Paulo, a Polícia Civil investiga uma possível motivação política naexecução do candidato a vereador Cerciran dos Santos Alves, conhecido como Celso do Transporte, na última quarta-feira (24).

O candidato foi morto em uma rua do bairro Jardim Esperança, próximo ao comércio onde trabalhava. Criminosos passaram em um carro atirando e, após o veículo da vítima colidir com um muro, eles desceram do carro e efetuaram mais disparos, totalizando cerca de 30 tiros.

Em Araçoiaba da Serra, a casa do prefeito da cidade foi atingida por bombas na noite desta quarta-feira (28). Duas pessoas foram presas em flagrante por jogarem os explosivos na garagem da casa do candidato, no centro da cidade. Ninguém ficou ferido.

Segundo informações da polícia, há alguns dias o candidato registrou boletim de ocorrência por ameaça de autoria desconhecida. Na ocorrência, ele afirma ter recebido uma ligação de um homem que ameaçou ele e sua família e ordenou que ele abandonasse a campanha.

G1 Brasil

Dr. Antonio Borba e Neguinho das Flores farão comício hoje em Timbiras

Dr. Antonio Borba fará comício hoje à noite em Timbiras. Veja o convite.img-20160929-wa0157

Chiquinho do PP e Biné Figueiredo farão CAMINHADAS nesta quinta-feira

Chiquinho do Saae fará caminhada nesta quinta-feira, 29, com concentração na praça Casé Almeida, na rua Rio Grande do Norte, a partir das 16h.img-20160929-wa0112

Biné Figueiredo e Themis Araújo também estará nas ruas. A concentração será na praça da TRIZIDELA, hoje, a partir das 17h. O marketing da campanha intitulou-a de ‘CAMINHADA DA VITÓRIA’.

DATA M3 aponta liderança de Nagib e mostra nível de rejeição dos candidatos a prefeito

A pesquisa realizada pela DATA M3 – Pesquisa de Mercado e de Opinião Pública,  entre os dias 16 e 17 de setembro,  ouviu 350 pessoas. A margem de confiança é estimada em 95% e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Click para ampliar o tamanho

Click para ampliar o tamanho

Foi registrada no TSE sob o número MA-05217/2016.

NA INDUZIDA – A pergunta foi: SE A ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE CODÓ FOSSE HOJE , EM QUAL DESSES CANDIDATOS O SENHOR(A) VOTARIA?

  • FRANCISCO NAGIB – 40,7%
  • BINÉ FIGUEIREDO -30,2%

PEDRO BELO – 10,3%

CHIQUINHO – 2,3%

  • PROF. RAFAEL – 2,3%
  • NENHUM DELES – 7,4%
  • NÃO SABE/NÃO RESPONDEU – 6,8%nagib-1

A DATA MÉRITA também questionou sobre a rejeição dos candidatos a prefeito, assim perguntando: SE A ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE CODÓ FOSSE HOJE, EM QUAL DESSES CANDIDATOS OS SENHOR (A) NÃO VOTARIA?

  • BINÉ FIGUEIREDO – 28,5%
  • FRANCISCO NAGIB – 25,4%

CHIQUINHO – 18,2%

PROF. RAFAEL – 10,00%

  • PEDRO BELO – 6,8%
  • PODERIA VOTAR EM TODOS – 4,3%
  • NÃO SABE/NÃO RESPONDEU – 6,8%

Esta mesma pesquisa também fez perguntas sobre candidatos a vereador.

(Atualizada às 11h24min para correção do nome da empresa realizadora da pesquisa. Não se trata da DATA MERITA, como publicamos inicialmente por engano, mas da DATA M3).

OUÇA o programa eleitoral de Codó no último dia de propaganda no rádio e na TV

Ouça o programa eleitoral  dos candidatos a prefeito de Codó  exibido agora pela manhã nas rádios. Hoje é o último dia de propaganda no rádio e na TV.

Pesquisa MBO mostra como está a corrida eleitoral para prefeito de TIMBIRAS

Uma pesquisa realizada pela empresa M.R BORGES SERVIÇOS -ME / MBO PUBLICIDADE, MARKETING E PESQUISA, registra no TSE sob o número  MA-06372/2016, no dia 23/09/2016, mostra como está a corrida eleitoral na cidade de Timbiras, Leste do Maranhão, na majoritária (para prefeito).

Folha do registro no TSE

Folha do registro no TSE

Foram entrevistadas 400 pessoas, de acordo com o registro no TSE, entre os dias 22 e 24 de setembro.

Os pesquisadores estiveram nos bairros São Raimundo, São Sebastião, Olaria Vila 70, Mutirão e Anjo da Guarda. Na zona rural do município foram feitos questionamentos em  Flores, Morro Branco, Campestre, Santa Vitória, Pedra Preta e Alma Sozinha.

No resultado da pergunta estimulada, aquela quando o entrevistador cita o nome dos candidatos para que a pessoa diga em quem pretende votar, os dados ficaram assim definidos:

  • FABRÍZIO ARAÚJO – 33,1%
  • CARLINHOS BORBA – 20,3%
  • ANTONIO BORBA – 19,1%,
  • NONATO PESSOA – 17,3%

INDECISOS – 8,9%

BRANCOS E NULOS – 1,3%

Banner de divulgação dos dados produzido por marketing de Fabrízio e DANIEL

Banner de divulgação dos dados produzido por marketing de Fabrízio e DANIEL

Veja os principais números da eleição no Estado do Maranhão incluindo os de Polícia

Em coletiva realizada na tarde desta quarta-feira, 28 de setembro, os desembargadores Lourival Serejo (presidente) e Raimundo Barros (corregedor) do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, além do procurador regional eleitoral Thiago Ferreira de Oliveira, conversaram com a imprensa acerca das eleições 2016. Acompanharam os 3 o diretor-geral Gilson Borges e o assessor-chefe da Corregedoria, Flávio Costa.

Ao iniciar a coletiva, o desembargador Lourival Serejo agradeceu à imprensa pelo apoio prestado nestas eleições que não causaram nenhuma polêmica ou desconforto à Justiça Eleitoral. “Acredito que a imprensa se afirmou neste ponto do lado útil tanto no aspecto técnico como no crítico porque no momento que ela faz observações dos candidatos, prestam serviço para despertar a consciência do eleitor na escolha do melhor. Obrigado e parabéns aos senhores por esta atuação”, pontuou.

Continuando, o presidente considerou que estas eleições apresentam peculiaridades jamais enfrentadas, mas que confia na eficácia dos preparativos, porque o TRE-MA teve muito cuidado com os mínimos detalhes, visto que não foi registrado ainda nenhum incidente fora do comum.

Em seguida, o corregedor Raimundo Barros, que coordena o Gabinete de Segurança Institucional das Eleições 2016, informou sobre as freqüentes reuniões realizadas com os Ministérios Públicos Federal e Estadual, polícias Federal, Militar, Civil, Rodoviária, Corpo de Bombeiros, 24º BIL e 50º BIS, para traçar estratégias, lembrando que o GSI funcionará no dia 2 de outubro em São Luís e Imperatriz como centro de controle, orientação e decisão.

“Só da Polícia Militar serão mais de 7 mil e 500 homens trabalhando e ontem o TSE autorizou força federal para 45 municípios. Hoje mesmo nos reunimos logo cedo e já agimos para remanejar efetivos das polícias federais, militares e civis para outras cidades que não terão tropas federais”, exemplificou. Barros também citou o compromisso do Governo do Estado, firmado pelo governador Flávio Dino, que colocou a Secretaria de Segurança à disposição da Justiça Eleitoral.

O procurador regional eleitoral ratificou esperar eleições seguras e limpas no próximo domingo, destacando o preparo do Ministério Público para fiscalização do processo. “Por se tratarem de eleições municipais, cabe ao Ministério Público apurar os ilícitos eleitorais e formular as representações que serão julgadas pelos juízes nas zonas. No caso da Procuradoria Regional Eleitoral, cabe coordenar os trabalhos dos promotores e também emitir pareceres nos julgamentos da Corte de registros de candidaturas, direito de respostas, entre outros. Nestas eleições, já analisamos mais de 500 processos. Também reafirmo que este período véspera do pleito é muito importante e exige tranquilidade do eleitor, que deve denunciar as irregularidades através de canais de denúncias disponíveis, desde que elas atendam aos requisitos mínimos”, explicou.

Números

– 4 milhões 611 mil e 247 eleitores (2.091.758 biometrizados – 45,36%);
– 217 municípios;
– 111 zonas eleitorais;
– 16 juntas especiais;
– 82 postos avançados de transmissão;
– 3 centrais avançadas de transmissão;
– 168 juízes;
– 5.731 locais de votação (260 em São Luís);
– 15.931 seções (1.968 de São Luís);
– 19.947 urnas eletrônicas (4.016 de contingência);
– 63.724 mesários (7.872 de São Luís);
– 44 municípios com biometria;
– 671 servidores;
– 636 profissionais de apoio;
– forças federais: 45 cidades;
– policiais: 240 (federais); 7.560 (militares, sendo 2.560 só na capital), 2.200 (civis); 292 bombeiros (que atuarão especificamente na guarda de urnas); 270 (rodoviários federais).

__________________________________________________

TRE-MA – Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão
ASCOM – Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Governo do Maranhão vai iniciar o recadastramento nas áreas de assentamento

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) vai iniciar, ainda neste ano, o recadastramento de todos os assentados nos Projetos de Assentamento Estaduais (PEs) com a finalidade de atualizar a situação cadastral dos beneficiários e identificar possíveis irregularidades.

A informação foi repassada pelo diretor de Assentamento do Iterma, Pedro Pascoal, durante as reuniões de alinhamento e discussões realizadas no PE Jussara (Davinópolis) e Fortuna (em Fortuna), além de sindicatos de trabalhadores rurais, secretárias municipais de Agricultura e associações comunitárias rurais, no período de 21 a 27 deste mês, no Sul do Maranhão

“O Iterma, como órgão estratégico do desenvolvimento, busca resgatar o grande passivo histórico e hoje trabalha para saná-lo promovendo ações de relevância como o recadastramento e a regularização fundiária dos assentamentos, com prioridade para os PEs na área de abrangência do Plano Mais IDH. A intenção é tornar os assentamentos habilitados a terem acessos as diversas políticas de crédito existentes como o Inicial, Fomento, Habitação e linhas do Pronaf, específicas para a Reforma Agrária e daí o Maranhão começar a emancipação desses projetos”, disse Pedro Pascoal.

No PE Jussara, ocupado por 49 famílias numa área de 1.322 hectares, o diretor do Iterma garantiu enviar nos próximos dias uma equipe de técnicos ao local.  Ele ouviu as principais reivindicações dos assentados como a legalização da área excedente de 756 hectares, realização do georreferenciamento e a construção de estrada.

O trabalhador rural Antônio Alves, vulgo Careca, falou em nome dos assentados e narrou uma longa história de dificuldades e abandono enfrentados na região e agradeceu os esclarecimentos recebidos ao longo de mais de 4 horas de reunião. “Essa área é muito carente e com muitas pendências e esta, ao longo de 27 anos, é a primeira vez que um diretor de assentamento do Iterma vem aqui”, declarou.

Também participaram da reunião o superintendente de Reordenamento Agrário da SAF, Valdinar Barros, o gestor regional da Agerp de Imperatriz, Bento Humberto, o presidente da associação dos pequenos produtores rurais Diosmar Alves e várias lideranças municipais.

Já no PE Fortuna, com mais de 61 mil hectares e uma gigantesca área e com problemas nas mesmas proporções, com 16 associações rurais, a reunião aconteceu no povoado Barro Preto com as presenças do gestor regional da Agerp de Presidente Dutra, Sebastião Wagner, do diretor do sindicato dos trabalhadores rurais de Fortuna, José Oliveira, do delegado sindical Francisco Borges e da presidente da associação, Janaína Melo.

O recadastramento será também a primeira ação do Iterma de acordo com agenda elaborada. Essa informação foi levada ao presidente do STTR, Elisiário Leite em outra reunião dessa vez no próprio sindicato rural.

Pedro Pascoal explicou que as ações do sistema SAF/Iterma/Agerp estão em sintonia com as prioridades definidas pelo governador Flávio Dino para que as políticas públicas possam beneficiar todos os maranhenses e compartilhar as riquezas existentes no estado. Até o fim de 2016 cerca de 20 assentamentos estaduais receberão visitas de dirigentes e técnicos do Iterma.

Marqueteiro de Nagib conversa com candidatos a vereador da coligação

Francisco Nagib, com seu vice Ricardo Torres, o prefeito Zito Rolim e o marqueteiro Tony Trindade, realizaram reunião com os candidatos a vereador que compõem a sua coligação.

Foto de Nilton Messias

Foto de Nilton Messias

O encontro, que aconteceu na noite desta quarta-feira, dia 28, foi decisivo para reforçar o planejamento dos trabalhos na reta final da campanha. Com importantes nomes a candidatos a vereador, a coligação de Francisco Nagib tem a grande oportunidade de dobrar seu sucesso nas urnas no próximo dia 02.

Tony Trindade conversa com candidatos/Foto de Nilton Messias

Tony Trindade conversa com candidatos/Foto de Nilton Messias

Material produzido por equipe de marketing do candidato