ASSISTA AGORA – Sem lagoa JACARÉ é visto andando em avenida da Trizidela

Ontem,16, foi mais umdia de chuvas fortes no período da noite e quando ocorre já dissemos aqui que os moradores do entorno da obra intitulada PARQUE AMBIENTAL têm reclamado de situações antes não registradas.

Além de vídeos de alagamento da Av. Cristóvão Colombo, os moradores também enviaram ao blogdoacelio uma imagem inusitada.

Depois que a água baixou foi possível ver um JACARÉ andando livremente pela avenida, próximo ao posto FC, como se estivesse perdido, sem sua lagoa. VEJA O VÍDEO.


Isso se chama impacto ambiental.

O que diz o governo Nagib sobre ‘demissão’ de profissionais da área de comunicação

Os jornalistas Leandro de Sá e Marcos Silva publicaram em seus blogs ontem, 16, à noite, uma notícia dando conta da demissão de quatro profissionais que integram a comunicação do atual prefeito de Codó, Francisco Nagib.

Seriam eles, Vicente Maranhão (fotógrafo), Ellen Quintanilha (repórter), Gabriel Marley radialista e locutor cerimonialista, além de Totonho Araújo organizador de eventos.

Totonho não respondeu

Primeiro procurei ouvir cada um deles.

Vicente Maranhão confirmou a saída. Disse que a alegação para a exoneração de 4 pessoas seria o fim de uma licitação, sem maiores detalhes sobre a referida licitação e sobre como isso os afetou diretamente.

Fotógrafo Vicente Maranhão confirma demissão

Gabriel Marley disse que a notícia de demissão não procede, trata-se de um remanejamento e que ele, por exemplo, sairá da Comunicação da Prefeitura  para integrar o quadro da TV Codó.

Gabriel Marley vai para TV Codó

Totonho não respondeu à nossas perguntas, nem Ellen Quintanilha.

Ellen Quintanilha

O GOVERNO, O QUE DIZ?

Para ouvir representantes do governo MAIS AVANÇO, MAIS CONQUISTAS fiz contato com três pessoas – com o prefeito Francisco Nagib, com  Michel Marques e com Cícero de Sousa.

Apenas Cícero de Sousa falou sobre o assunto, sem aprofundamento da questão escreveu:

“o atual governo ver a necessidade de reorganizar a assessoria de comunicação. Tudo no sentido de dar mais agilidade e eficiência. Relação com as redes sociais, com blogs , TVs e rádio passará ter mais dinamismo. Também , o governo entende que é  necessário uma integração maior entre assessoria de comunicação e secretarias”, afirmou

SÓ FÉRIAS

Também destacou que o tema ‘DEMISSÃO’ não foi tratado “Foi tratado férias de dias para a reorganização, ação normal de planejamento onde o governo busca resultados”.

Na reunião teria havido análises do que vem sendo feito.

Os trabalhos de Raphael Fernandes, responsável pelos textos que chegam à mídia eletrônica (internet) e as produções de Mauricinho foram bem avaliadas.

Publicitário carioca Raphael Fernandes – Trabalho agrada ao governo

Haverá também, a partir da reorganização já em andamento, uma concentração maior de poder de decisão nas mãos de Michel Marques, atual diretor da TV Codó.

TRIZIDELA – VÍDEO mostra alagamento por causa de obra do Parque Ambiental

Um VÍDEO enviado à redação do blogdoacelio mostra que a obra do PARQUE AMBIENTAL está mesmo mudando a rotina dos moradores do entorno toda vez que chove forte.

Depois de mostrarmos aqui sufoco na Padre Joaquim Dourado, este vídeo traz alagamento na Cristovão Colombo, em frente ao posto FC da Trizidela.

Não existia a situação, segundo os moradores, antes da obra. ASSISTA

Projeto Voto Jovem será lançado no dia 21 de fevereiro

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, lança no dia 21 de fevereiro, às 15h, no CINTRA (Centro Integrado do Rio Anil), o projeto Voto Jovem: participação, cidadania e democracia.

O objetivo é estimular a participação democrática dos jovens eleitores da capital e do interior, promovendo abordagem diferenciada para compreensão do processo eleitoral e ainda fomentar a discussão sobre o papel dos adolescentes na sociedade.

Serão envolvidos jovens na faixa etária de 16 e 17 anos que discutirão propostas com temas de relevância social, além de eleição simulada com uso de urna eletrônica para escolha da melhor proposta que atenderá aos interesses da comunidade. Também haverá o alistamento dos jovens na escola.

__________________________________________________

TRE-MA – Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão
ASCOM – Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

CEMAR emite nota sobre morte de jovem em Timbiras

A Assessoria de Comunicação da CEMAR enviou há pouco uma nota se pronunciando a respeito do acidente com morte ocorrida hoje, 16, em Timbiras. Abaixo o teor da NOTA:


Sobre o acidente ocorrido no município de Timbiras, nesta sexta-feira, 16, a Cemar lamenta o ocorrido, informa que já iniciou os trabalhos de investigação e que irá acompanhar o trabalho da perícia técnica.

Somente após o laudo da perícia técnica, realizada pelas autoridades competentes, será possível conhecer todos os detalhes e esclarecer com precisão as causas deste acidente.

Cabe informar, ainda, que equipes da Cemar isolaram a área do acidente e estão trabalhando para a recomposição da rede de distribuição.

Assessoria de Imprensa da Cemar

Morre jovem atingida por queda de poste da CEMAR em Timbiras

A jovem, Márcia Ferreira Sousa,  atingida pelo poste da CEMAR por volta do meio de hoje, 16,  na rua Barreto Vinhas, centro de Timbiras, morreu por volta das 15h no Hospital Geral de Timbiras.

Márcia

Ela chegou a dar entra no centro cirúrgico com suspeita de hemorragia interna motivada por uma perfuração no pulmão.

A CEMAR chegou às 13h24min, no local do acidente e fez o levantamento do poste como mostram fotografias postadas nas redes sociais por moradores da rua Barreto Vinhas, mas ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso.

CODÓ/DOM PEDRO – Para Júnior Oliveira secretário estadual promete obra da MA-026 em 30 dias

O vereador Júnior Oliveira esteve em  São Luís, segundo postou nas redes sociais,  em busca de apoio do governo do Estado para reconstrução da MA 026, que liga Km 17 (área rural de Codó) ao Triângulo (área rua de Dom Pedro).

A estrada já foi alvo de vários protestos e depois disso passou a receber inúmeras promessas, mas até agora nada foi feito além de uma ‘raspagem’ que em nada adiantou, na visão de quem trafega na região.

Clayton Noleto promete obra para 30 dias à Júnior Oliveira

De São Luís, Júnior Oliveira trouxe o que considera uma boa notícia. Clayton Noleto, Secretário de Estado da Infraestrutura, garantiu ao codoense que em 30 dias a obra de reforma será iniciada.

“Em almoço com secretário de Obras Clayton Noleto, obtive uma excelente notícia, onde o mesmo me passou que até no máximo 30 dias, será iniciada a obra da nossa MA 026, tão sonhada e querida, por todos que residem naquela região inclusive o Vereador júnior Oliveira”, escreveu o vereador

Prefeito Nagib anuncia investimento de três milhões de reais no Programa Codó Alfabetizado

Entre os dias 15 e 16 de fevereiro a Secretária Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Codó estará realizando a sua Jornada Pedagógica, com o tema Planejamento Participativo: uma prática necessária. O evento que teve abertura na Quadra do Colégio Santa Filomena reuniu professores, gestores, supervisões, técnicos da SEMECTI, além das autoridades municipais.

A Jornada Pedagógica de 2018 tem com o objetivo propiciar estudos, reflexões e diálogos nas ações que devem ser desenvolvidas pela gestão Mais Avanço Mais Conquistas junto às instituições do Sistema Municipal de ensino de Codó.

Entre as ações está o Programa Codó Alfabetizado, que visa melhorar os indicadores de analfabetismo, que apontam que 30% da população não sabem ler nem escrever.

O ano de 2017 foi um grande aprendizado pra todos nós da secretaria de educação, dando continuidade às políticas que vinham dando certo e também fizemos alguns ajustes. Como alguns números apontaram para necessidade de investimentos em alfabetização, por isso hoje estamos aqui anunciando o lançamento do Codó Alfabetizado, que é um conjunto de ações que tem como ponto de partida a todos os que ainda não foram alfabetizados e posteriormente incluir esse público no mundo da leitura e no mundo digital também”, explicou o Secretário de Educação, Paulo Buzar.

Com as aulas do ano letivo a serem iniciadas na segunda-feira, dia 19, a coordenadora pedagógica da Editora Aprender, Jeane Félix, vai ministrar uma palestra sobre o planejamento participativo e ainda, do uso de material didático do ciclo de alfabetização, letramento e produção textual, que serão entregues aos estudantes codoenses.

Estaremos realizando uma palestra com todos os professores do município, atendendo ao tema da jornada e do lançamento da assessoria pedagógica que iremos fazer”, comentou a palestrante.

Compromissado com qualidade da educação pública municipal, o prefeito Nagib garantiu investir três milhões reais no Programa Codó Alfabetizado, contemplando estratégias de assessoria pedagógica, sistema eletrônico educacional monitorado, capacitação de docentes, e outros profissionais.

É com muita alegria e disposição que olhamos esse ginásio lotado de professores, ávidos a iniciar um novo ano letivo, repleto de boas novidades para a nossa educação. Aqui os educadores debaterão e planejarão suas ações e métodos para uma educação de qualidade em nosso município. Também aproveitamos a oportunidade para lançarmos o Programa Codó Alfabetizado, que tem como objetivo melhorar os indicadores do analfabetismo em nosso município. Serão investidos R$3.000.000,00 (três milhões de reais) no programa”, confirmou o prefeito.

Ascom – PMC

TIMBIRAS – Poste da CEMAR cai e fere gravemente mulher que passava no local

Um acidente aconteceu por volta do meio dia em Timbiras quando um poste da CEMAR quebrou. Nas redes sociais já havia fotos do poste que ameaçava quebrar ao meio por causa de problemas na estrutura de concreto armado.

Uma mulher, identificado como Márcia, que passava na hora se feriu. O hospital de Timbiras, para onde foi levada, não divulgou nota sobre seu estado de saúde. Em grupos de whatsApp da cidade fala-se em suspeita de hemorragia interna.

Nas redes sociais há muitas reclamações.

Márcia

“Agora as autoridades deveriam cobrar a CEMAR para cuidar melhor deste postes, pois quase mata pessoas”, escreveu o timbirense Leandro Wagner. Já Nathália Nunes, completa “É preciso alguém sofrer um acidente pra esse povo da Cemar tomar uma providência. Tô desde ontem à noite praticamente implorando pra eles virem fazer o serviço deles e nada. Desde ontem, meu bairro sem energia”, escreveu também dentro do grupo blogdo Sílvio Ramon.

Justiça determina leitura de denúncia e multa de R$ 40.000,00 caso Expedito tente impedi-la

Saiu ontem, 15, uma decisão, em caráter liminar, dentro do MANDADO DE SEGURANÇA, nº 0800180-95.2018.8.10.0034, impetrado por Horácio Barbosa Maciel Filho em desfavor de Expedito Marcos Cavalcante, enquanto presidente da Câmara Municipal de Codó.

Horário Barbosa Maciel Filho conseguiu liminar

Horário levou à Justiça o fato de que protocolou  na Câmara, no dia  06/02/2018, uma denúncia alegando diversas supostas irregularidades, inclusive graves fraudes em processos licitatórios, quando pediu o processamento da denúncia na Casa Legislativa.

A denúncia pede abertura de processo de cassação de mandato do vereador mas ela, como manda o regimento, não foi lida na sessão ordinária, o que daria início ao rito processual administrativo dentro da própria Câmara, culminando com um imediato afastamento de Carneiro.

Haveria de ser lida por força do que consta do art. 5º do Decreto-lei 201/67, inciso II, que diz:

“De posse da denúncia, o Presidente da Câmara, na primeira sessão, determinará sua leitura e consultará sobre o recebimento. Decidido pelo recebimento, pelo voto da maioria dos presentes, na mesma sessão será constituída a Comissão Processante, com 3 vereadores sorteados entre os desimpedidos, os quais, elegerão, desde logo, o presidente e o relator”.

Esta recusa de leitura em plenário foi o motivo principal do MANDADO DE SEGURANÇA e foi sobre isso que decidiu o novo  juiz da comarca de Codó, Dr. Carlos Eduardo de Arruda Mont’Alverne, titular da 2ª Vara , respondendo pela 1ª.

A DECISÃO

O magistrado considerou que Expedito descumpriu o rito de abertura, uma vez que a denúncia, realmente, não foi lida na primeira sessão “merecendo credibilidade a argumentação do impetrante”.

Adiante o Dr. Mont’alverne descreve sobre a necessidade de se apurar a denúncia em nome do princípio da legalidade que, na Administração Pública, é inflexível.

“Se há necessidade de apuração de irregularidades, é salutar que isso seja levado à efeito, sobretudo para a preservação da MORALIDADE”, escreveu o juiz

Baseado na prova de que a leitura não fora feita como manda o decreto o magistrado determinou a leitura para o dia 20 de fevereiro de 2018, próxima terça-feira, em sessão ordinária.

Se Expedito não fizer a leitura ou tentar impedi-la pagará uma multa de R$ 40.000,00.

“Ante o Exposto, DEFIRO o pedido liminar para determinar que seja realizada na sessão ordinária de 20/02/2018 a leitura da Denúncia apresentada  à Câmara de Vereadores em 06/02/2018, não podendo o impetrado (Expedito) impedir ou obstar o ato, sob pena de multa de R$ 40.000,00”, diz a decisão

LEIA AQUI DECISÃO JUSTIÇA