Realizada em Codó a 2ª edição dos JOGOS DA INTEGRAÇÃO MILITAR

No ESTÁDIO René Bayma aconteceu hoje pela manhã uma partida de FUTEBOL MILITAR entre atiradores de Codó e Caxias. O  estilo foi Americano, mas a disciplina em campo  foi a mesma exigida  nos três Tiros de Guerra que integraram  a competição (Codó, Pedreiras e Caxias, que pertencem à 8ª Região, comandada por Belém-PA).

Codó acabou ganhando nos pênaltis.

Muita vibração, cara, tá aqui representando não só o Exército Brasileiro mas como a cidade de Codó (…) e tamo aí, a vitória é nossa”, disse Danilo Maranhão

 “O objetivo desses jogos da integração entre os militares é testar a força de vibração, a força de vontade e o entusiasmo”, reforçou o subtenente Márcio Lobato, chefe de instrução do Tiro de Guerra de Pedreiras.

Diversas modalidades esportivas foram praticadas durante todo o dia como vôlei, futsal, tiro de faca, tiro de fuzil com ar comprimido, atletismo por revezamento e cabo de guerra.

PREPARAÇÃO E LAZER

Para os chefes de instrução, como o subtenente Aldo José da Silva Santos, de Codó,  um momento de preparo.

 “Com certeza, como há a necessidade de um militar de o militar ter um preparo físico muito bom então os esportes nos ajudam nessa preparação, nesse melhoramento do preparo físico”, disse

Para os mais de 100 atiradores envolvidos, muito mais que só melhoramento físico.

 “Para as pessoas verem que o tiro de Guerra não é só aquela ralação (…) o tiro de Guerra é isso, é lazer”, ressaltou Bayma, atirador codoense

 Esta foi a segunda e edição dos jogos da integração e já há planejamento para que uma terceira seja realizada.

 “O Planejamento é que continue, tem um revezamento. O primeiro foi lá em Caxias, esse ano em Codó e ano que vem a previsão é que ocorra em Pedreiras”, garantiu ao Globo Esporte (da TV Mirante), o chefe de instrução do Tiro de Guerra de Caxias, subtenente Luís Cláudio Barcelos.

Confira tudo o que é preciso para votar com tranquilidade

No próximo dia 2 de outubro, 144 milhões 88 mil 912 brasileiros vão às urnas para escolher 5 mil 568 prefeitos e 57 mil 931 vereadores. Só não votarão neste pleito municipal os eleitores do Distrito Federal e de Fernando de Noronha, onde não há representantes desses cargos, e os que estão cadastrados para votar no exterior, que só escolhem o presidente da República.

No Maranhão, somos 4 milhões 611 mil e 247 eleitores aptos a votar, sendo a maioria na faixa etária de 25 a 29 anos (12,29%) e de grau de escolaridade de ensino fundamental incompleto (28,30%). Em 2014, o número era de 4.495.864, ou seja, houve aumento de 115 mil 383 eleitores.

São Luís permanece com o maior número de eleitores do estado: 659 mil 779, seguida de Imperatriz: 151 mil 858. Estes e outros dados, como faixa etária, grau de escolaridade, evolução do eleitorado, sexo, podem ser consultados na estatística de eleitorado disponível no endereço eletrônico www.tre-ma.jus.br, guias Eleições / Eleições 2016 / Estatísticas.

Mais números do Maranhão

– 15.837 seções eleitorais;
– 2 milhões 91 mil 758 eleitores com biometria em 44 cidades (45,09%);
– 69.720 mesários; 217 municípios distribuídos por 111 zonas eleitorais;
– 168 juízes (111 das zonas, 16 de juntas especiais e 41 auxiliares), 671 servidores, 640 profissionais de apoio e 230 oficiais de justiça;
– 19.947 urnas (entre as que vão ser usadas e as de contingência), sendo 2.432 (modelo 2015 – que só será usada na grande ilha), 576 (2013), 2.070 (2011), 6.880 (2010), 6.871 (2009) e 1.118 (2008).

Horário da votação

O eleitor pode ir à sua seção eleitoral para votar das 8h às 17h, considerado o horário local de seu município.

Local da votação

No título de eleitor constam informações sobre a zona eleitoral e a seção onde você vota. Mas, se você não sabe onde vota ou perdeu o título, pode consultar o local de votação e o número do seu título no site do TRE-MA (www.tre-ma.jus.br), guias Eleitor / Título e Local de Votação. Para esta consulta, basta informar o nome, data de nascimento e nome da mãe.

Documento

No dia da eleição, não é obrigatória a apresentação do título de eleitor. No entanto, é necessário apresentar ao mesário um documento oficial com foto (carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação). Não será admitida a certidão de nascimento nem de casamento.

Ordem de votação

Todos os eleitores brasileiros votam na urna eletrônica. Nela, é mais fácil, rápido e seguro exercer o direito ao voto. O primeiro voto será para o cargo de vereador. O eleitor pode votar em um candidato ou somente na legenda. Para votar no candidato de sua preferência, digite os cinco números do candidato, confira o nome e a foto dele e, caso esteja correto, tecle “CONFIRMA”. Se você errou o número, tecle “CORRIGE”, digite os números corretos, e confirme o seu voto.

Para votar somente no partido, o chamado voto de legenda, o eleitor deve digitar somente os dois primeiros números, pois esses identificam o partido. Antes da confirmação do voto, a urna apresentará a informação do respectivo partido e mensagem alertando o eleitor que, se confirmado o voto, ele será computado para a legenda.

O segundo voto será para o cargo de prefeito. Para votar no candidato de sua preferência, digite os dois números do candidato, confira o nome e a foto dele e, caso esteja correto, tecle “CONFIRMA”. Se você errou o número, tecle “CORRIGE” e digite os números corretos, repetindo a operação até confirmar o seu voto. Ao final da votação, a urna eletrônica exibe a palavra “FIM” e emite um sinal sonoro indicando a conclusão do voto.

Justificativa

O eleitor que não puder comparecer ao seu local de votação e, em consequência, não votar, deve justificar a ausência. É necessária uma justificativa para cada turno em que o eleitor foi ausente, ou seja, se faltar à votação no primeiro turno, deverá fazer uma justificativa; se faltar ao segundo turno, outra justificativa. A justificativa pode ser feita no dia da eleição em um dos postos de justificativa ou em até 60 dias após a ausência.

__________________________________________________

TRE-MA – Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão

AGENDA – Pedro Belo e Biné Figueiredo também farão movimentos neste sábado

Pedro Belo, do PCdoB, e Conceição Cruz, do PT, farão caminhada hoje (os carros de som estão anunciado carreata/motocada). De toda forma, sairá da praça do Viveiro (Palmério Cantanhêde) onde a concentração ocorre às 16h.img-20160924-wa0126

Biné Figueiredo e Thémis Araújo vão caminhar no bairro São Francisco hoje à tarde.14462730_169591810153197_3306547033294986435_n

3 candidatos comparecem à sabatina da Faculdade Latino Americano de Educação

Os alunos da FACULDADE LATINO AMERICANO DE EDUCAÇÃO sabatinaram ontem à noite, 23, três candidatos a prefeito de Codó. Embora o convite tenha sido feito a todos, conforme a organização, só apareceram PEDRO BELO, PROFESSOR RAFAEL E CHIQUINHO.

As fotos do evento que primou pelo debate sobre a EDUCAÇÃO foram publicadas nas redes sociais por alunos da faculdade e eleitores dos candidatos que compareceram.debate

A POLÊMICA sobre o NOVO ENSINO MÉDIO para o Brasil

VEJA como ficará O NOVO ENSINO MÉDIO. No vídeo abaixo o próprio governo Temer apresenta as mudanças por meio da TV MEC. Assista.

AGNES Oliveira convida para caminhadas das MULHERES

A CAMINHADA DA MULHER acontece neste sábado. A esposa do candidato a prefeito Francisco Nagib, Agnes Oliveira, reforça o convite neste vídeo produzido pela equipe de campanha. Agnes também teve sua voz propagada em carros de som fazendo o mesmo convite.

Chiquinho fará hoje grande caminhada do povo na Trizidela

Os candidatos Chiquinho e Dr. Mendes farão A GRANDE CAMINHADA DO POVO hoje, 24, no bairro Trizidela.img-20160923-wa0658

OAB-MA oficializa junto ao TJMA implementação do Alvará Eletrônico

Com o propósito de dar maior celeridade aos trabalhos da advocacia maranhense é que a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão, (OAB-MA), protocolou dois importantes ofícios junto ao Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). O primeiro ofício (OF.OAB-MA N° 151/2016-GP) é uma reiteração de pedido anterior da OAB, para que as publicações dos processos virtuais, via PJe, sejam feitas também concomitantemente no Diário Eletrônico do TJ-MA; já o segundo (OF.OAB-MA N° 152/2016-GP), requer que o presidente do TJ-MA, Des. Cleones Carvalho Cunha, tome as medidas necessárias para a implementação do Alvará Eletrônico no Tribunal.

As soluções propostas, Alvará Eletrônico e as publicações no Diário Oficial, representam uma economia de tempo que reflete na qualidade de vida do advogado, na medida em que minimizam aborrecimentos, perdas de tempo e imprimem celeridade nos processos.  “A OAB/MA continua com o foco em conquistar melhorias para o dia a dia do advogado, implementar ações que valorizem o trabalho do profissional e eliminem os desgastes”, disse Thiago Diaz, presidente da OAB-MA.

Um diálogo foi iniciado com a Superintendência do Banco do Brasil, instituição financeira instalada no Fórum Desembargador Sarney Costa, e responsável pelo pagamento dos Alvarás. O BB, por sua vez, informou a OAB-MA que entregou à diretoria do Fórum o Manual de Procedimento para a instalação, indicando a necessidade de implantação de um software nos terminais do Tribunal de Justiça para que os advogados tenham acesso a tal benefício.

O Alvará Eletrônico pode ser aplicado em todos os processos físicos, híbridos e eletrônicos. Permite que as varas enviem aos bancos a ordem de pagamento, dispensando sua emissão física. No processo atual, o credor recebe o alvará impresso na secretaria da vara, e se dirigia à agência bancária para receber os créditos. Com o Alvará Eletrônico, o banco é comunicado pelo sistema no momento da assinatura eletrônica do Alvará e, após a notificação de disponibilização de crédito, o beneficiário pode comparecer diretamente à agência para receber o valor a que tem direito.

Assim, a OAB Maranhão entende que a implantação do Alvará Eletrônico no TJ trará inúmeras vantagens aos serventuários da justiça, aos advogados e jurisdicionados por conta da segurança pela forma de operacionalização destes pagamentos.

A primeira solicitação, publicações de processo virtuais via PJe, busca assegurar que a divulgação instantânea dos atos processuais no Diário Eletrônico do TJMA. Este ato proporcionará acesso às informações dos processos aos advogados interessados, em tempo real, garantindo assim, o pleno exercício do princípio da publicidade.

FONTE: OAB/MA

Situação do rio Saco inspira cuidados

Condições do rio Saco inspira cuidados.

PARAÍBA promove feirão de novos e seminovos neste domingo na loja do Mercado Central

O PARAÍBA vai promover um grande feirão de Móveis NOVOS E SEMINOVOS em sua loja que fica localizada no Mercado Central. Será neste domingo, 25. Confira as ofertas e aproveite.