A impressionante primeira caminhada de Francisco Nagib e seus detalhes

Quem esteve vendo, de dentro e de fora, a primeira  caminhada de Francisco Nagib, Zito e Ricardo Torres realizada ontem, 27, como eu fiz, tende a sair impressionado com o que viu. Os motivos são diversos, mas aqui destaco alguns que mais chamaram a atenção.

NAGIB CHEGANDO

A organização – logo cedo, enquanto fotos vazavam nas redes sociais de Nagib e Torres recebendo autoridades como Carlos Lupi e Weverton Rocha, líderes nacional e estadual do PDT, as caravanas de candidatos a vereador desciam aos montes para o ponto de encontro fixado na praça da rua Rio Grande do Norte.

Uma das maiores que chegou ao local deixou a descida da Rio Grande como se fosse uma caminhada à parte, vinha descendo a turma de  Meyre Araújo (até os homens de rosa), Delegado Rômulo e a caravana de Dr. Nelson, advogado renomado no Maranhão que este ano também resolveu tentar uma vaga na Câmara Municipal. Estas caravanas também deixaram ótimas impressões, muito embora as demais não tenham deixado a desejar.

Cada grupo deu um volume enorme à caminhada que encontrou dificuldades para ganhar forma com os políticos na frente e os participantes atrás a partir do ‘rasga biquim’. O percurso repetiu o da campanha de Zito até o comitê no retorno do Zuza.

A animação – Nagib e Zito chegaram quando todos já estavam aquecidos com aquelas músicas de campanha agitadas e por Amaral Junior, locutor, insuflando a alegria. Os dois fizeram o dever de casa do começo ao fim beijando e abraçando sabe-se lá quantas pessoas. Mesmo quando a caminhada ‘andou’ eles saíram do pelotão de frente e, vez por outra, desciam em meio aos participantes para cumprimentar e, novamente, abraçar (Quem tava nas calçadas também foi arrochado).

Os grupos mostraram-se animados porque, entre outros motivos,  boa parte deles também sacudia a bandeira de seus candidatos a vereador com o candidato em meio à festa (foi assim com professora Zuca, Wanderson da Trizidela carregado nos ombros, Ferdinando Rocha e suas Ferdinetes, Zé Adilson, prof. Wilson Moraes, Augusto Serra que levou charanga e muito ritmo afro para as ruas, dentre outros).

Afora a festa dos grupos, as manifestações particulares também deram alegria à caminhada.

Fico satisfeito quando participo de uma e não vejo apenas velhas caras conhecidas (como candidatos a primeiro escalão que sempre estão colados nos candidatos,  empresários de olho nos negócios que uma prefeitura rende ou até mesmo funcionários públicos que buscam manter o emprego).

Havia crianças, idosos, adultos e muitos jovens (cidadãos do povo) se entregando ao momento por simples demonstração de sua intenção de voto e isso é o que, para mim, realmente, conta numa manifestação de rua como são as caminhadas.

É PRA ASSUSTAR – Quem conhece de política, um pouco,  sabe que menor que o que vimos não poderia ser, se fosse seria uma mal presságio. E por que não poderíamos esperar algo diferente? porque estamos falando da primeira caminhada com a participação de Zito Rolim, considerando a última eleição este é o homem de maior número de votos deste município. É previsível que ele agregue muita gente aos seus chamados.

Por que estamos falando de Francisco Nagib e não podemos desconsiderar  seu poder de equipe e  força econômica (este ano, claro, por força da legislação, limitada aos demais concorrentes).

DESAFIAR – Foi grande e impressionante, não há como fugir desta realidade muito embora saibamos o que os comentários contrários dirão, mas nada que não possa ser superado por seus adversários.

No entanto, há de se considerar que  a caminhada de Nagib impôs um nível, bem alto,  que precisa ser ‘derrubado’ e superado por Biné, Pedro Belo, Prof. Rafael ou por Chiquinho do PP.

Isso, obviamente, se eles considerarem importante para suas campanhas impressionar eleitores com multidão em caminhada.

Caso não, é só tocar a vida até 2 de outubro, afinal, convenhamos, a campanha eleitoral não se resume à caminhadas impressionantes e os políticos estão caindo os dentes de saberem disso.

Mas se forem pras ruas, vão com vontade (lembrem-se do que os indecisos fazem quando vão votar).

Ricardo Archer grava vídeo onde diz que vai unir o ‘Exército 45″

O ex-prefeito Ricardo Archer, mostrando-se completamente adaptado às novas tecnologias, gravou um vídeo, espalhado via whatsApp por eleitores, onde convoca o que chama de Exército 45 e garante que vai vencer ‘DUPLAMENTE’ apoiando Biné Figueiredo, do PSDB, nesta eleição. ASSISTA AGORA.

SALDÃO PARAÍBA começa nesta segunda e vai até 31 de agosto

Nesta segunda-feira, 29, começa o SALDÃO PARAÍBA. A promoção vai até 31 de agosto com preços baixos e descontos especiais em todos os setores da loja. Confira.

Chiquinho e Dr. Mendes são os primeiros a terem candidaturas AUTORIZADAS pela Justiça

Os dois primeiros candidatos da Majoritária a terem seus registros de candidatura DEFERIDOS são Chiquinho e Dr. Mendes. A sentença do juiz Ailton Gutemberg Carvalho Lima saiu ontem, 28, e foi publicada em primeira mão pelo blog do  Tomé Mota.

Chiquinho e Dr. Mendes

Chiquinho e Dr. Mendes

Nela o magistrado explica que não houve impugnação no tempo dado pela lei e que o Ministério Público deu parecer favorável ao deferimento.

-O pedido veio instruído com a documentação exigida pela legislação pertinente e, publicado o edital, transcorreu o prazo sem impugnação – descreve Dr. Ailton que continua – as condições de elegibilidade foram preenchidas não havendo informação de causa de inelegibilidade.

Francisco de Assis Paiva Brito vai concorrer com o nome Chiquinho (porque não pode usar o nome da autarquia Saae em campanha) e Francisco Mendes de Sousa, seu vice, concorrerá com o nome DR. MENDES.

Empresa maranhense é a 12º colocada no ranking das melhores para trabalhar no Brasil

Na noite de 15 de agosto  a ÉPOCA e o Instituto Internacional Great Place to Work® (GPTW) anunciaram a lista das melhores empresas para trabalhar de 2016. A cerimônia de premiação, realizada em São Paulo, contou com a presença dos principais executivos das organizações participantes, entre elas a CEMAR, que pelo sexto ano consecutivo se faz presente na lista, que neste ano, traz as 150 melhores.

Diretora de Gente e Gestão da Holding Equatorial Energia, Carla Medrado, recebe a premiação com gestores da Celpa

Diretora de Gente e Gestão da Holding Equatorial Energia, Carla Medrado, recebe a premiação com gestores da Celpa

O destaque é que a Companhia subiu da 14ª posição em 2015, para a 12ª posição neste ano, sendo a primeira e única empresa genuinamente maranhense a levar o nome do Estado para a lista das melhores empresas para trabalhar no Brasil. A pesquisa avaliou o índice de confiança dos funcionários com relação a liderança, o quanto as pessoas tem orgulho do que fazem, além do relacionamento de camaradagem entre os colegas de trabalho.

A análise da edição 2016 comprova a premissa base da consultoria global da GPTW: melhores ambientes de trabalho são a origem de empresas mais produtivas, lucrativas e sustentáveis. A vanguarda da gestão empresarial reconhece que um modelo que tem como pilar central o investimento em pessoas é parte importante da estratégia do negócio. Diferencial este, inclusive, extremamente relevante em tempos de crise, como mostra o estudo do instituto.

Esse resultado confirma a consistência da gestão e o compromisso de construir um ambiente de trabalho cada vez melhor e com foco em gente. “O resultado é fruto de um trabalho que vem sendo feito há mais de 10 anos pelo Grupo Equatorial e fazer parte deste seleto grupo é motivo de muito orgulho para todos os nossos colaboradores”, comemora o Vice Presidente de Operações da Cemar, Sérvio Tulio.

Esta é a uma pesquisa global de avaliação do clima organizacional e que apontou a Cemar como uma das “Melhores Empresas para Trabalhar” no Brasil.

“Essa evolução é resultado de um trabalho contínuo, onde o desenvolvimento da cultura da confiança e o papel da liderança na CEMAR são fatores que influenciam fortemente nossos avanços. Estamos muito felizes e orgulhosos com os resultados e a consistência desse trabalho”, finalizou comemorando o resultado a Diretora Corporativa de Gente e Gestão, Carla Medrado.

A Equatorial Energia é uma holding  com atuação no setor elétrico brasileiro, operando  a distribuidora Cemar – Companhia Energética do Maranhão, que pelo sexto ano consecutivo foi reconhecida pelo instituto GPTW como uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, e também a Celpa – Centrais Elétricas no Pará, que neste ano estreia no seleto ranking.

Assessoria de Imprensa da CEMAR

 

NEGADA primeira candidatura na eleição de Codó

O pré-candidato ISRAEL FERREIRA DA SILVA , da Coligação O POVO QUER, O POVO PODE (de Chiquinho e Dr. Mendes) pode ter sido o primeiro caso de INDEFERIMENTO (candidatura negada) das eleições de 2016.

Sentença do Juiz Ailton Guntenberg Carvalho Lima, da 7º Zona, responsável pelos registros de candidatura, publicada ontem, 26 de agosto, por volta das 13h, mostra que o Israel, que concorreria com o número 23.000 foi intimado para suprir a falta de documentos básicos para que o registro fosse autorizado, mas, apesar disso, nada fez.

-Intimado o candidato deixou de apresentar os documentos exigidos pela legislação em vigor – diz a sentença

Como Israel Ferreira não se manifestou até o Ministério Público Eleitoral deu parecer contra o registro e o juiz sentenciou.

-O pedido não se encontra em conformidade com com o disposto no art. 27 da resolução do TSE Nº 23.455/2015 uma vez que mesmo após a intimação  do representante da coligação , conforme fls. 11, o candidato/coligação permaneceu inerte, sem que trouxesse aos autos a documentação faltante, qual seja, a CERTIDÃO CRIMINAL DA JUSTIÇA FEDERAL de 1º grau , bem como a declaração de bens assinada pelo candidato – descreve a sentença.

Sentença do caso

Sentença do caso

ALERTA GERAL – Arrastões de Pedro Belo estão crescendo nos bairros de Codó

Os demais candidatos devem abrir o olho porque há, sem qualquer dúvida, uma candidatura emergindo – a de Pedro Belo. O candidato foi o primeiro a ir pras ruas sem medo de mostrar se estava grande ou pequeno em sua adesão, em 16 de agosto já estava na Afonso Pena pedindo voto aos empresários, comerciários e consumidores encontrados no local.

Sua coragem está sendo recompensada. É possível fazer esta análise a partir do acompanhamento de seus ‘arrastões’, é que o número de participantes está crescendo. As imagens aqui expostas foram feitas por eleitores e divulgadas em redes sociais (uma delas enviadas para o blogdoacelio).

O arrastão mostrado ocorreu num velho reduto antigo de Biné Figueiredo, bairro São Francisco, que Zito, em sua eleição,  conseguiu dividir.

Agora, pelo visto, Pedro Belo tem conseguido avançar jogando uma ‘cangalha’ cada vez mais pesada sobre o lombo de Biné e Rolim na área franciscana. Observe.

Nagib e Ricardo Torres são bem recebidos no KM 17

Ontem a caravana de Francisco Nagib foi recebida pelo candidato a vereador Domingos Reis no KM 17, reduto eleitoral da família Reis, onde houve a primeira grande palestra política, deste ano, daquela região. Houve a participação do prefeito Zito Rolim e do deputado estadual César Pires. Veja como foi nas fotografias de Nilton Messias.

KM 17

KM 17

PERITORÓ – Dr. Junior adere a programa Prefeito Amigo da Criança da Abrinq

O candidato a prefeito de Peritoró, Dr. Junior, da Coligação SOMOS TODOS PERITORÓ, assinou um termo de adesão e compromisso, como candidato, ao PROGRAMA PREFEITO AMIGO DA CRIANÇA, da Fundação ABRINQ. Desde 1990 a fundação busca fazer com prefeitos eleitos se comprometam com as causas de crianças e adolescentes.

Ontem,26, o candidato, em ato pioneiro dentro de Peritoró, assinou a adesão. Os termos são para o futuro e só passam a valer se aquele candidato que aderiu, efetivamente, assumir o comando do município.

Dr. Junior assinou adesão do programa Prefeito Amigo da Criança

Dr. Junior assinou adesão do programa Prefeito Amigo da Criança

Veja abaixo informações produzidas pela assessoria da Abrinq, a respeito deste programa importante dentro do país:

A Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente, criada em 1990, é uma organização sem fins lucrativos que tem a missão de promover a defesa dos direitos de crianças e adolescentes por meio de políticas públicas efetivas.

Por meio do Programa Prefeito Amigo da Criança, a Fundação Abrinq tem incentivado os Prefeitos a priorizarem crianças e adolescentes em seus mandatos, por meio da implementação e qualificação das políticas públicas de educação, saúde e proteção social. Oferecemos suporte técnico gratuito sobre temas como o funcionamento do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente e do CMDCA, a atuação dos Conselhos Tutelares e o planejamento e orçamento das políticas.

Ao final de cada gestão, a Fundação Abrinq reconhece e dá visibilidade aos(às) prefeitos(as) que promoveram avanços significativos, concedendo a eles o Prêmio de Prefeito Amigo da Criança.

A 6ª edição será lançada em 25 de Agosto, mas os candidatos já podem realizar a sua adesão no endereço: prefeito.org.brou preenchendo o termo enviado em anexo, escaneando e enviando para este e-mail ou para prefeito@fadc.org.br. Se quiser enviar uma foto assinando o termo para que divulguemos, também é possível!

Dessa forma, você se compromete, caso seja eleito, a melhorar as políticas públicas para crianças e adolescentes de seu município!

VÍDEO – Ricardo Torres ‘tora’ forró na campanha eleitoral

Quem achava que Ricardo Torres não levava jeito para a política esqueceu-se de quem ele é sobrinho. Aula 1 (do tio) – forró.