Conheça a ficha do adolescente que furtou uma metralhadora da delegacia de Pirapemas

A Polícia Civil do Maranhao-Delegacia Regional de Itapecuru Mirim vem informar que o adolescente M.I.O., de 17 anos, autor do ato infracional analogo ao crime de furto qualificado e dano qualificado, com subtracao da metralhadora e do colete da Delegacia de Pirapemas, apos uma abordagem pela Polícia Militar da regiao, em uma Van, próximo a Bela Vista MA,   conduziram-no para Delegacia Regional de Santa Ines e o Dr Ederson nos avisou.

Providenciamos uma Equipe para buscar o adolescente e traze-lo para Itapecuru. Entramos em contato com o Juiz pedindo agilidade na decretação da  Internacao e fomos atendidos.

O adolescente colaborou e entregou seu comparsa e que um tal de Ronaldinho emprestou o revólver cal.38 que utilizou quando entrou na DP Pirapemas. Que venderia a metralhadora por 8.000 reais a facção bonde do quarenta, a qual faz parte.

 Já praticou vários assaltos, responde por porte ilegal de arma de fogo e já esteve internado por 2 vezes no Canaã. Seu comparsa  Charles, que também entrou na DP, foi localizado e conduzido  para DP Pirapemas.

EQUIPE MORITA!!!

Pedro Santos explica por que oposição votou contra projeto de usina que acabará com lixão

O projeto que autoriza o município a entregar à iniciativa privada a transformação de lixo em energia elétrica renovável foi aprovado na última terça-feira, na Câmara, debaixo de calorosa discussão.

Os vereadores Pedro Santos, Nonato Sampaio e Rodrigo Figueiredo (com o apoio declarado de Expedito) questionaram um só ponto do projeto.

Queriam saber onde ficará a área que será doada à empresa, qual seu tamanho.Na visão da oposição faltou clareza neste ponto como explicou Pedro Santos ao radialista Francisco Lemos, do Coisas do Povo, rádio Eldorado AM.

“Ou seja, o município pode doar uma área de 1 metro a tantas hecatares. O município pode doar uma área aqui no CODÓ NOVO, Jerusalém em qualquer lugar, então, assim, não tem clareza neste projeto (,..) o secretário disse pra nós que o município já tem em vista onde vai ser mas disse que não poderia botar no projeto, eu falei – coloca no projeto, se é de interesse público pra quê tá escondendo a área onde vai ser doada?”, questionou

Por serem apenas 4, a oposição acabou vencida. O legislativo, por maioria, autorizou o Executivo a continuar com a iniciativa.

 

Consultores do SEBRAE farão consultoria gratuita a 30 empresas codoenses

Sob coordenação da SALA DO EMPREENDEDOR esta semana está começando um trabalho importante para muitos comerciantes de Codó.

De acordo com o diretor de Indústria e Comércio, Antonio Luz, dois consultores do SEBRAE vão visitar 30 empresas locais do ramo de alimentos (Lanchonetes, padarias, supermercados).

A visita é gratuita e o objetivo é ajudar a melhorar o negócio de cada empresário.

“Eles estão visitando, fazendo uma consultoria e dizer onde precisa melhorar e tudo será feito por eles um relatório e irão retornar ao comerciante passando esse relatório e voltarão daqui a dois anos pra saber do resultado porque por onde eles já passaram foi um sucesso total”, explicou Antonio Luz

OUÇA A ENTREVISTA COMPLETA COM ANTONIO LUZ

Sábado FRUTA NATIVA vai festejar 17 anos de sucesso no RESENHA BAR

A BANDA FRUTA NATIVA foi criada há 17 anos quando Paixão Novaes, cantor, e Adean, tecladista, resolveram procurar Félix (guitarrista) para formarem juntos um Musical que chegou a se apresentar ainda com o nome de Sol Nascente (aproveitaram cartazes da banda de onde estavam vindo Paixão e Adean para se apresentarem algumas vezes ainda sem nome definido).

Depois, Félix, que virou empresário, disse que tinha um nome e chamou o esquema de FRUTA NATIVA.

“Nossa primeira apresentação como FRUTA NATIVA foi ali no bar do Cariman e cara, de lá pra cá, foi sucesso cara. As apresentações aumentaram, houve a necessidade de chamar um novo cantor , no caso foi a Mary que veio porque a gente precisava de uma voz feminina e de lá pra cá a banda só tem crescido em número de pessoas e, graças a Deus, em reconhecimento”, disse

Como faz todos os anos haverá uma grande festa para comemorar a chegada de mais um ano de muito sucesso.

A FESTA

Os 17 anos de FRUTA NATIVA serão comemorados em grandioso estilo no Resenha Bar, dia 26, sábado, a partir das 22h. Sorteios serão realizados.

“A gente vai tá fatiando dois combos de Wiski, vai tá sorteando um tablet e também dois smartphone J7 Prime, isso pras pessoas que vão comprar o ingresso antecipado (…) e esses ingressos são antecipados”, disse Paixão em entrevista ao blogdoacelio

 

INSTITUTO BLUE – Inscrições abertas para a segunda turma do Curso Básico de Libras em Codó

“O INSTITUTO BLUE está com inscrições abertas para a segunda turma do Curso Básico de Libras – 120hs e a primeira turma do Curso Intermediário | Aspectos Linguísticos de Libras – 80hs.

Voltada para professores, profissionais da saúde, jovens que estão entrando no mercado de trabalho e demais profissionais. Os cursos terão encontros semanais.

Iniciado em janeiro 2018, o curso surgiu da demanda de educadores do município interessados em aprender noções básicas da Língua Brasileira de Sinais (Libras), ou que necessitam da formação para trabalhar com alunos surdos matriculados na Rede Regular de Ensino ou para se qualificarem para atuarem como intérprete.

Para se inscrever os interessados devem se dirigir a Escola Remy Archer onde estão sendo realizadas as inscrições presenciais, das 14hs às 17hs, ou realizá-las pelo site www.institutoblue.com

As aulas, do Curso Básico¸ serão ministradas no turno da noite, durante dois meses, as quartas-férias, na Escola Remy Archer.

O Curso Intermediário será realizado aos sábados no horário vespertino das 14hs às 17hs, e terá duração de um mês e meio, também na Escola Remy Archer.

O valor do investimento para cada curso é de:

Curso Básico de Libras – 120hs………………R$320,00 + inscrição

Curso Intermediário | Aspectos Linguísticos de Libras – 80hs…..R$200,00 + Inscrição

O primeiro encontro ocorrerá na segunda semana de junho, mas, mesmo após a aula inaugural, ainda é possível realizar a matrícula para as próximas etapas. Mais informações podem ser obtidas através do WhatsApp (99) 99193-5800

Zito Rolim fala sobre seus oito anos de mandato e sua pré-candidatura a deputado estadual

Em entrevista concedida à FC TV, o ex-prefeito de Codó, Zito Rolim, falou sobre seus oito anos a frente da administração pública municipal, suas experiências e feitos nos dois mandatos e sua pré-candidatura para deputado estadual. Zito iniciou falando sobre sua trajetória de lutas em campanhas políticas até sua vitória nas urnas em 2008.

Chegar a prefeitura foi uma grande emoção, uma grande alegria, mas também o início de um período de grandes desafios e responsabilidades para com a população codoense. o povo esperava uma mudança pra melhor, e graças a Deus nós tivemos êxito nas urnas e fomos conseguindo fazer com que isso acontecesse ao longo dos anos”.

Em seu primeiro mandato, Zito Rolim herdou um município falido e com inúmeros problemas em várias áreas. Sobre as dificuldades iniciais e as primeiras realizações o ex-prefeito comentou: “Iniciamos com muitos problemas, mas com bastante paciência, dedicação e trabalho e a ajuda do povo de Codó fomos conseguindo arrumar as coisas. O povo nos ajudou nas eleições e também em nosso primeiro mandato. E nós sempre tratamos a população com muito carinho, atenção e respeito. Tentávamos atender a todos. e dessa relação forte entre a administração e o povo nós fomos avançando”.

Destaques do primeiro mandato

Dentre as principais realizações do primeiro mandato, Zito destacou a implementação do Plano Municipal de Cargos e Salários, valorizando o servidor público de Codó, a efetivação dos agentes comunitários de saúde, que há 18 anos lutavam pela causa, a criação do Dia Municipal do Evangélico, o resgate da agenda cultural e do Carnaval de Codó, além do calendário esportivo e do campeonato codoense das 1ª, 2ª e 3ª divisões.

Entre as obras realizadas nos quatro primeiros anos, o ex-prefeito recordou a adesão e execução do programa Minha Casa Minha Vida, com a construção do primeiro residencial e entrega das mil primeiras casas, a construção do portal de entrada da cidade e reforma total do terminal rodoviário, o asfaltamento e construção do entreposto comercial do bairro Codó Novo e o início do programa Codó Trafegável, a construção do ginásio poliesportivo Carlos Fernando, construção e reformas de escolas e a chegada da UPA em Codó.

Segundo Mandato

O ex-prefeito também recordou com bastante emoção e luta pela reeleição, a vitória eleitoral e a continuidade de seu projeto político. Entre as obras de importância Zito Rolim recordou o asfaltamento do Distrito Km 17, a construção do Centro de Esportes e Artes Unificados, o inicio da construção do Centro de Parto Normal, as Escolas Pró-infância do Km 17, a Escola do povoado Monte Cristo, CMEI do Codó Novo, a construção da ponte de concreto sobre o Rio Codozinho, o asfaltamento da Estrada que leva ao IFMA de Codó, e asfaltamento da estrada que leva ao campus da UFMA Codó e toda área da Vila Fomento. A entrega dos residenciais da Trizidela e bairro São Pedro, completando a entrega de três mil unidades habitacionais em Codó. As academias de saúde dos bairros São Vicente Palotti e São Francisco.

Pré-candidato a deputado estadual

O ex-prefeito finalizou a entrevista falando da campanha onde ajudou a eleger seu sucessor e agradeceu a população de Codó pela confiança. “Queríamos deixar a prefeitura com a missão cumprida, fizemos a nossa escolha e conseguimos, junto com o povo de Codó, eleger o prefeito Nagib, que está fazendo um trabalho realmente consistente à frente do município. Mesmo com a crise financeira e política pela qual passa o país, ele está trabalhando com muita competência e seriedade e tenho certeza que irá obter êxito em sua administração”.

Zito Rolim se despediu agradecendo ao povo de Codó por não ouvir as críticas daqueles que não desejam o crescimento do município e disse que está a disposição do povo, podendo colocar seu nome a pré-candidatura a deputado estadual. “Nunca iremos parar para dar ouvidos ao pequeno grupo que tenta nos denegrir, movidos por interesses políticos. Estamos indo no caminho certo. O caminho do respeito, do compromisso, projetos e do trabalho, e provamos isso nas ultimas três vitórias nas urnas, proporcionadas pelo povo de Codó. Digo ao povo que sou pré-candidato a deputado estadual, não por vaidade, mas por acreditar que nosso município e região precisem de um deputado estadual presente e que olhe pelas demandas do povo e traga o crescimento. Quero continuar trabalhando pelo povo de Codó e do Maranhão na Assembléia Legislativa”.

Ascom

Valdeck Frota fala sobre os 40 anos e as novas perspectivas da Fundação Pestalozzi

Esta semana foi realizada na escola Lalá Ramos a solenidade de aniversário dos 40 anos de fundação da Fundação Pestalozzi de Codó.

Na ocasião estavam presentes autoridades municipais, amigos e familiares de pessoas atendidas pela entidade. Em entrevista a mídia digital, o vereador Valdeck Frota falou sobre a importância do momento e do imensurável valor da fundação para a sociedade codoense.

Quero primeiro agradecer e abraçar todos os alunos atendidos por esta magnífica instituição de ensino. Quero agradecer a todos os colaboradores e amigos da Pestalozzi. Parabenizar por esta reforma linda e a aquisição de um veículo, que dará mais conforto para as crianças. São quarenta anos de serviços prestados, garantindo direitos e cidadania as pessoas com deficiência. Em Codó são mais de duzentas crianças. Parabéns aos professores pelo amor de cuidar de nossas crianças e a nossa sociedade como um todo por preservarmos este presente que é a Pestalozzi de Codó”, declarou o vereador Valdeck Frota.

O parlamentar também falou sobre as boas perspectivas de construção de uma nova sede para a Fundação Pestalozzi.

Em março do ano passado tivemos a presença do Senador Roberto Rocha em nosso município. Na condição de vereador pedi uma audiência com o senador. A Pestalozzi é proprietária de um terreno próprio. E a nossa luta com o senador é pela construção de uma nova Pestalozzi . Esta diretoria da entidade tem com muita competência todo o projeto elaborado. Uma construção de três milhões de reais, que contempla esta instituição com 12 salas de aula, piscina, quadra coberta.  Um grande projeto. Peço a senhora Ester, como presidente nacional da Pestalozzi, que nos ajude nesta luta”. Finalizou.

Ascom

Obras aceleradas no Parque Ambiental de Codó

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Marcelo Coelho, esteve em Codó, nesta quarta (23/05), vistoriando as obras do Parque Ambiental. As obras estão aceleradas e a entrega já será em junho deste ano. Nessa unidade, estão sendo investidos R$ 7,8 milhões.

​O secretário destacou a construção de parques ambientais, que estão contribuindo para a preservação ambiental e incentivando o lazer. “Esse é um dos grandes projetos que o governador Fávio Dino vem fazendo no Estado, por meio da SEMA. A ideia é favorecer momentos de lazer e a prática de esportes, além de propiciar a interação da população com a natureza. É um compromisso nosso com a comunidade local. Firmar esse compromisso significa garantir a proteção dessa área tão nobre na cidade de Codó”, explicou o gestor.

O local contará com área para crianças, jovens, adultos e idosos; pista de atletismo profissional; quadras poliesportivas, de futebol de areia, pista de caminhada, pista de bicicleta e locais para se praticar outros esportes como o skate e outras brincadeiras. E a Lagoa da Trizidela deixará o parque ainda mais esplêndido.

“Um presente aos codoenses, que terão um local para a prática de esportes, lazer, aliado ao meio ambiente, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade de vida da população”, destacou Coelho.

Até o fim deste ano, seis novos parques serão entregues pela gestão Flavio Dino, além do de Codó, tem ainda o Complexo Ambiental do Parque Estadual do Sítio do Rangedor em São Luís, Parque Ambienta de Bacabeira, Parque Ambiental de Timon, Parque de Arari e Parque de Anapurus.

“Os parques, as unidades de conservação estão sendo e serão melhor cuidadas”, afirmou. “As pessoas quando conhecem e percebem que o Governo do Estado cuida, também despertam para cuidar e é isso que queremos”.

Os parques serão construídos para garantir a preservação ambiental da vegetação nativa e ecossistema natural, possibilitando a realização de pesquisas científicas, desenvolvimento de educação e interpretação ambiental de recreação e contato com a natureza e turismo ecológico.

Por Paula Lima/SEMA

Partido Verde denuncia governo Flávio Dino por Fake News

O deputado estadual Adriano Sarney, presidente do Partido Verde no Maranhão (PV-MA), informa que o partido ingressou nesta quarta-feira (23) com uma denúncia junto à Superintendência da Polícia Federal no Maranhão (SPF-MA) e à Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) contra o secretário de Comunicação do governo Flávio Dino (PCdoB), Edinaldo Neves, para que seja apurada a divulgação de Fake News (notícia falsa em tradução livre do inglês). Constam ainda na denúncia os nomes de Antonio Fabrício Oliveira Silva e Uberlandes Alves.

A ação, que é também chamada “notícia de fato” no jargão jurídico, foi encaminhada à PF e à PRE após a divulgação de uma imagem adulterada, em um grupo de Whatsapp, no qual foi postado uma foto do evento ocorrido no início desta semana, em que a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) havia confirmado a sua pré-candidatura ao Palácio dos Leões, ao lado de diversas autoridades e políticos aliados.

De acordo com a documentação, este tipo de ato ilícito pode ser enquadrado como calúnia, injúria e difamação. Do ponto de vista político, a Fake News pode ter o intento de manipular a opinião pública; desestabilizar a disputa eleitoral; influenciar no resultado eleição de 2018; e prejudicar adversários políticos.

Neste caso há também como enquadrar o fato a crimes tipificados no §1º e no §2º do art. 57-H, da Lei das Eleições, que tratam da “contratação direta ou indireta de grupo de pessoas com a finalidade específica de emitir mensagens ou comentários na Internet para ofender a honra ou denegrir a imagem de candidato, partido ou coligação”, sendo igualmente consideradas criminosas as pessoas contratadas.

Procon/MA notifica todos os postos de combustível e distribuidoras do Maranhão

O Instituto de Proteção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) iniciou mais uma ação para garantir a redução dos preços dos combustíveis. Todos os postos e distribuidoras estão sendo notificados para comprovarem que os reajustes autorizados pelo Governo Federal, por meio da Petrobras, estão sendo repassados proporcionalmente para os consumidores.

A presidente do Procon/MA, Karen Barros, garantiu que nenhum reajuste injustificado será tolerado e chegará aos bolsos dos consumidores. “Intensificaremos as fiscalizações aos postos e notificaremos todos, inclusive as distribuidoras. Vamos garantir a harmonia nas relações de consumo, sem prejuízo aos consumidores, permitindo que paguem por preços justos e de qualidade”.

De acordo com o artigo 39, incisos V e X do Código de Defesa do Consumidor, configuram-se como práticas abusivas a exigência de vantagem manifestamente excessiva e a elevação de preços de produtos e serviços sem justa causa.

Os postos e distribuidoras têm o prazo de 10 dias, contados a partir do recebimento da notificação, para apresentar respostas. O descumprimento pode ser caracterizado como crime de desobediência nos termos do artigo 330, do Código Penal, ficando sujeito, ainda, às sanções administrativas e civis cabíveis. Em caso de suspeita de abusividade, o consumidor pode formalizar denúncia por meio do site, aplicativo ou em qualquer unidade física do Procon/MA.

Fonte: Procon/MA
Texto: Pedro Aragão