‘APERTO’ NOS CANDIDATOS: Entrevistas no JN viraram polêmica nas redes sociais

A presidente da República que pleiteia a reeleição, Dilma Rousseff (PT), foi a candidata que mais tempo falou na série de entrevistas com  presidenciáveis feita pelo Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, conforme mostra levantamento feito pelo UOL.

Dilma foi também a concorrente que mais vezes – e por mais tempo – foi interrompida por seus entrevistadores, Willian Bonner e Patrícia Poeta. Já o candidato Aécio Neves (PSDB) foi o que contou com o menor tempo para responder os questionamentos, embora tenha sido aquele que por menos vezes foi interrompido.

A série de entrevistas do “JN” deu origem a uma polêmica que tomou conta das redes sociais na internet. Os âncoras não pouparam os presidenciáveis de perguntas “incômodas e desconfortáveis”, como definiu o próprio jornalista. Mas, para simpatizantes de cada candidato, o tratamento dado aos presidenciáveis não foi equânime.

Assim, Bonner e Poeta passaram a ser acusados de interromper ou “apertar” mais este ou aquele candidato, favorecendo as candidaturas adversárias.

O âncora não deixou as críticas sem resposta, e também por meio das redes sociais criticou o comportamento e as opiniões dos internautas. Ele afirmou ter sido isento no tratamento dos candidatos e disse que falta respeito “aos que usam o espaço de comentários de uma foto (em uma rede social na internet) para insultar, agredir, praguejar contra o conteúdo eminentemente jornalístico de uma entrevista”.

A reportagem do UOL, então, mediu o tempo que cada candidato teve para dar suas respostas, quantas vezes foi interrompido pelos apresentadores e quanto tempo de sua entrevista teve consumido pelas perguntas dos apresentadores do telejornal.

Por quanto tempo falaram os presidenciáveis no “JN”
  • Divulgação
    Dilma Rousseff (PT)

    10 minutos e 53 segundos

  • Divulgação
    Aécio Neves (PSDB)

    9 minutos e 18 segundos

  • Folhapress
    Eduardo Campos (PSB)

    10 minutos e 22 segundos

  • Divulgação
    Pastor Everaldo (PSC)

    10 minutos e 36 segundos

PLAN e Vivo inauguram Centro Educacional de Multimídias em Codó

Foi inaugurado na última quarta-feira (20) o primeiro Centro Educacional de Multimídias da  Agência  de Jovens em Ação (AJA), em Codó. A cerimônia de inauguração aconteceu na Escola Estevam Ângelo e contou com a presença do Prefeito de Codó, Zito Rolim, representantes do poder legislativo, representantes da classe empresarial, diretores da PLAN, representantes da Vivo e sociedade civil.

Projeto da PLAN e da Fundação Vivo

Projeto da PLAN e da Fundação Vivo

Na ocasião também aconteceram apresentações culturais, debates e o lançamento da campanha, É da nossa Conta, uma ação que articula a sociedade para o combate ao trabalho infantil e a proteção do trabalho adolescente.

Essa é mais uma grande conquista da população codoense.  A chegada do Centro de multimídias  para Codó é de suma importância,  pois vai ser aqui, nesse espaço que meu filho juntamente com outros jovens e adolescentes irão se expressar e produzir conteúdos de mídia, ter  o contato com todas as tecnologias  vai possibilitar e principalmente acrescentar muito conhecimento para eles.”, disse Maria Augusta, representante da sociedade civil.

Ato de inauguração

Ato de inauguração

A chegada do AJA em Codó é fruto de uma parceria da PLAN, Fundação Telefônica Vivo e dos governos municipais  de Codó e Timbiras, representando a região dos Cocais.  A estrutura do Centro conta com um grande auditório climatizado e laboratórios avançados para rádio e televisão.

Patrícia Santin, gerente da área de Infância e Adolescente da Fundação Telefônica Vivo, falou da importância da parceria com a PLAN Internacional.

Estou muito emocionada em poder participar desse grande evento, que bom existem organizações como a PLAN que cuida de crianças que talvez não tivessem uma oportunidade como essa. O Brasil está mudando, nós estamos se transformando em um país desenvolvido e não dar para ter um país desenvolvido com criança trabalhando, a nossa missão é garantir junto com nossos parceiros que crianças e adolescentes tenham futuro e acesso a escola. Só a educação é capaz de mudar a vida das crianças e interromper um ciclo de pobreza, crianças que trabalham não tem capacidade de frequentar uma escola, e se frequenta não tem o mesmo rendimento. Portanto é obrigação de cada um de nós que estamos aqui hoje mudar essa realidade e inaugurar esse centro é apenas o inicio para a mudança da vida dessas crianças.”

Para o prefeito de Codó, Zito Rolim, Codó ganha um grande centro cultural. “Quero primeiramente agradecer aos nossos parceiros, A PLAN e a Telefônica Vivo não só por mais uma grande parceria de sucesso, mas também por tudo o que ela tem feito em prol dos nossos jovens. Nós ficamos felizes porque sabemos que nossos parceiros também priorizam o avanço da educação, para nós é motivo de muita satisfação, pois essa parceria vai contribuir e muito para o avanço da educação do nosso município.”, finalizou.

Ascom

Prefeitura de Ribamar recupera Av. Mascarenhas de Moraes

A administração do prefeito Gil Cutrim (PMDB) iniciou o serviço de recuperação asfáltica da Avenida Mascarenhas de Moraes, importante via que interliga bairros da chamada região das Vilas do município de São José de Ribamar e por onde é intenso o tráfego de veículos, principalmente de utilitários de carga e do transporte coletivo intermunicipal.

Gil Cutrim também está revitalizando a malha asfáltica dos bairros ribamarenses

Gil Cutrim também está revitalizando a malha asfáltica dos bairros ribamarenses

A ação será desenvolvida em toda a extensão da Avenida – do cruzamento da MA – 201 com a Feira da Vila Sarney Filho até o encaixe com a Estrada da Mata, onde a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) já retomou os serviços de pavimentação – e será concluída nas próximas semanas.

“Essa obra ficará muito boa porque a Mascarenhas está ligada a Estrada da Mata, que também está recebendo obras de pavimentação, por parte do Governo do Estado, e que dá acesso a localidades densamente povoadas, como é o caso do Nova Terra”, avaliou o comerciante André Vieira, morador da Sarney Filho.

O trabalho na Avenida Mascarenhas de Moraes faz parte das ações de recuperação da infraestrutura dos chamados grandes corredores urbanos do município. No Parque Vitória, por exemplo, o serviço está sendo finalizado na Avenida Nossa Senhora da Vitória, via que também corta os territórios de São Luís e Paço do Lumiar.

Situada também na chamada região das Vilas, a Avenida Tancredo Neves, popularmente conhecida como Estrada do Socorrão II, está recebendo neste momento, por parte da administração Gil Cutrim, serviços de drenagem profunda. Assim que os mesmos forem concluídos, será realizado o trabalho de pavimentação asfáltica.

Esta via também corta o território da capital São Luís, inclusive dando acesso ao Socorrão II, importante unidade de saúde de responsabilidade da Prefeitura ludovicense, e a Cidade Operária, por exemplo.

Ricardo Murad faz discurso ‘das trevas’ em Coroatá contra Flávio Dino

O secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad, é conhecido por sua forma dinâmica de administrar (tanto que é responsável por um projeto que levou hospitais de grande resolutividade à populações do Maranhão antes, completamente, desassistidas) e por seus discursos eloquentes, porque não dizer, até, algumas vezes, convincentes.

Mas num registro feito quando da última visita do candidato a governador Lobão Filho à Coroatá, cidade onde já foi prefeito, hoje governada por sua esposa Teresa Murad, de eloquente e envolvente seu discurso teve pouquíssima coisa.

Primeiro porque foi confuso. No vídeo que foi parar em vários blogs que dão suporte à oposição do governo Roseana, portanto à Lobão Filho, ele aparece dizendo que ‘prefere dormir e ir embora da política a ser oposição”.

“Eu não vou ser oposição, pra mim ser oposição em Coroatá eu prefiro dormir e ir embora da política (…) Andrea pode até ser oposição na Assembleia, mas eu não vou aguentar conviver com este Flávio Dino”, diz

APEGO DEMAIS

Segundo, porque, depois, mostra um apego ao Governo do Estado fora de cogitação, ainda que falando para uma camada de eleitores que votaria nele sob qualquer circunstância.

“Coroatá não pode deixar de ser governo, Coroatá não há futuro se nós não ganharmos o governo, aqui eu falo para que vai decidir a eleição do Maranhão”, afirmou

AS TREVAS

Pra fechar, Murad usa termos como desgraça, trevas, fim do mundo para classificar um governo (de Dino) que até 05 de outubro, e talvez, mesmo depois desta data, está no campo da campanha, do abstrato, das promessas de mudança tão duvidosas quanto qualquer plano de governo neste período.

“Eu não quero imaginar a nossa vida sem o governo, eu não quero imaginar Coroatá em 1º de janeiro de 2015 com este (….) não quero, será a desgraça, a treva, o fim do mundo”, disse

Oh! seu Ricardo, sou um fã, incondicional, de seu ‘palavreado’ em palanques, mas este discurso, cumpade véi, foi uma treva.

O Murad que conheço é muito melhor que isso.

15″ src=”//www.youtube.com/embed/Po7ra3S7Ais?rel=0″ frameborder=”0″ allowfullscreen>

Carrim Construções recepciona seus candidatos na Trizidela

O vereador trizidelense, Carrim Construções, convidou e centenas de pessoas compareceram na noite de ontem (21) a uma grande reunião ao lado de sua residência na Trizidela, em que o parlamentar anunciou oficialmente seus candidatos para estas eleições.DSCN9402

Quero primeiramente agradecer a vocês meus amigos que vieram a essa reunião, que atenderam meu pedido para estarem aqui hoje, e dizer a vocês que dois de meus candidatos estão aqui hoje, para deputado estadual, Camilo Figueiredo, e para deputado federal meu amigo Pedro Belo disse o vereador Carrim Construções.

O parlamentar disse também que optou por escolher os dois candidatos da terra por acreditar que esta é a melhor forma de fazer com que os recursos cheguem ao município.

Povo compareceu

Povo compareceu

“Hoje se pode ver nas ruas de nossa cidade vários carros circulando com a cara de candidatos que não moram aqui em Codó, pessoas que não sabem da realidade de nosso município, portanto pessoas incapazes de dar a atenção necessária que nosso grandioso município precisa” afirmou o Carrim.

Carrim Construções disse ainda que vai apoiar para o senado o jovem, Roberto Rocha, e para o governador do Maranhão o comunista, Flavio Dino.

Pedro Belo é recebido com festa pelo povão.

Minutos antes de começar a reunião chegava ao local o vereador, Pedro Belo, candidato pelo PCdoB a deputado federal, Belo foi recebido com festa pelos presentes no evento, crianças, jovens e adultos fizeram questão de cumprimentar, abraçar e até beijar o “candidato do povão” como é conhecido pelos amigos.

Em sua palavra o candidato agradeceu o apoio do vereador Carrim Construções e reforçou o pedido para que os codoenses o escolham como o candidato ideal para ocupar uma vaga na câmara federal.

“Estou aqui hoje para pedir a vocês meus amigos codoenses que acreditem na mudança, que acreditem em Pedro Belo, pois eu conheço como poucos as reais necessidades do povo de nossa terra, ACREDITE em nossa candidatura, peça mais um voto dentro de sua família, outro voto com um amigo, mais um voto com um parente mais próximo para que possamos juntamente com o nosso governador, Flavio Dino, e com o nosso senador, Roberto Rocha, mudar de uma vez por todas a realidade de nosso município”, disse Pedro Belo em discurso bastante aplaudido pelos presentes.

Quem também esteve presente e fez questão de declarar seu apoio a Pedro Belo foi o vereador, Chaguinha da Câmara, que destacou a importância do candidato para Codó.

 “Comprometido com a verdade e com o povo, lutando sempre para que a cidade consiga ser grande igual seu povo, buscando melhorias para postos de saúde, ruas e educação de qualidade para os codoenses, esse é o vereador Pedro Belo que eu digo a todos que tenho orgulho de ser amigo. E tenho certeza que como deputado federal, vai poder lutar por mais desenvolvimento e crescimento para nossa cidade”. Afirmou Chaguinha.

Estiveram também presentes no evento o presidente do PSDB, João dos Plásticos, o ex-prefeito, Biné Figueiredo, além de varias lideranças políticas de todo o município.

ASSCOM/Pedro Belo

BUCHO CHEIO – Codó recebeu em um ano R$ 154.408.909,35 e já passa dos R$ 83 milhões em 2014

De acordo com o Portal da Transparência, do Governo Federal, Codó é uma terra abençoada em termos de recursos repassados pela UNIÃO para investimentos nas mais diversas áreas da administração pública.

Compulsando os números vê-se que só no ano de 2013, a Prefeitura de Codó recebeu exatos R$ 154.408.909,35. O site destaca e o blog colheu alguns repasses que nos chamam a atenção enchendo-nos os olhos e o coração de esperança no sentido de que, com certeza, estes recursos foram devidamente aplicados para seus fins. Vejamos:

  • Apoio à Alimentação Escolar na Alimentação Básica – R$ 3.108.104,00
  • Apoio à Alfabetização de Adultos e Jovens (EJA) – R$  1.846.781,80
  • Atenção à saúde da população para procedimentos em média e alta complexidade – R$ 9.219.319,86
  • PDDE – Programa Dinheiro Direto na Escola – R$ 4.029.413,82
  • FUNDEB – R$ 48.309.855,71
  • FPM – R$ 25.291.277,22
  • SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – R$ 1.348.550,00
  • FARMÁCIA BÁSICA (que só vive de prateleira, praticamente, vazia) – R$ 505.877,55
  • BOLSA FAMÍLIA pagou em 2013 exatamente R$ 33.850.732,00
  • ROYALTIES (pela produção de petróleo e gás natural) – Codó não produz uma gota, mas faturou por transferência a título de ENCARGOS ESPECIAIS – R$ 403.263,51

E ESTE ANO, QUANTO JÁ ENTROU?

O cavalo selado galopa a beira mar com o vento soprando na cabeleira e nas asas do Pavão Misterioso já caiu, na conta da viúva em 2014, segundo o mesmo portal da Transparência, exatos R$ 83.856.833,39.

Codó é pobre de muita coisa, de dinheiro NÃO.

Ferdinando Rocha e Anderson Monroe dão ritmo novo à campanha de César Pires em Timbiras

O secretário municipal do Meio Ambiente de Codó, Ferdinando Rocha, tem se destacado, ao lado do empresário e bancário Anderson Monroe, no município de Timbiras, fazendo a campanha de reeleição do deputado estadual codoense César Pires (DEM). O mais recente evento da dupla foi realizado na quarta-feira (20). Quem registrou de forma entusiasmada foi o jornalista, Sílvio Ramon, em seu blog. Confira a reportagem, na íntegra, abaixo:

Ferdinando e Monroe

Ferdinando e Monroe

“Na noite da última quarta-feira (20/08) a caravana do deputado César Pires representada pelo assessor Aguinaldo Pires e ao comando de Anderson Monroe, Joyce Cachina e o articulador Ferdinando Rocha. Mostraram pelas ruas e avenidas da cidade, que vieram pra da um novo tom ao estilo de fazer política em Timbiras.

Campanha de César Pires em Timbiras está animada

Campanha de César Pires em Timbiras está animada

Com carros e tiros de som recheados de bandeiras do candidato a reeleição César Pires, fizeram os cidadãos de Timbiras saírem nas portas de suas casas, para olharem a festa que faziam pelas ruas onde percorriam ao som das musicas de campanha e aos estúpidos de foguetes.
Anderson Monroe aparece forte como um novo líder político na cidade de Timbiras e Ferdinando Rocha o condutor que César Precisava.
O blog esteve falando com Anderson e o mesmo afirmou
“que com a tradição da família Cachina, com nossa disponibilidade e os nossos amigos Timbirenses e com o meu grande amigo Ferdinando Rocha que é secretario de meio ambiente em Codó, afirmo que Timbiras fará uma de suas melhores campanhas de todos os tempos, e claro né respeitando os timbirenses e nossos adversários políticos, focando somente na boa votação pretendida pelo nosso tímido, mas audacioso grupo”, concluiu Monroe”

Prefeitura de Timon realizará concurso público para 172 vagas

Luciano Leitoa - prefeito de Timon

Luciano Leitoa – prefeito de Timon

O prefeito  Luciano Leitoa autorizou mais um concurso público, que irá contemplar a área da Saúde do Município de Timon.O certame será aplicado pela realizado pela Universidade Federal do Piauí. o concurso será para o preenchimento de 172 (cento e setenta e duas) vagas de cargos efetivos do quadro permanente de pessoal da secretaria.

A solicitação da inscrição será efetuada exclusivamente via internet, no endereço eletrônicowww.ufpi.br/copese, conforme reza o edital. Os interessados poderão se inscrever a partir desta quinta-feira, 21.
O prazo final para as inscrições terminará no dia 11 de setembro próximo.
O concurso oferecerá vagas para os mais diferentes profissionais, dentre eles estão administrador, anestesiologista, angiologista e cirurgião vascular, assistente social, biólogo, cardiologista, cirurgião dentista, clínico geral, clínico geral Samu ,dermatologista ,endocrinologista, enfermeiro, técnico de enfermagem, psicólogo, psiquiatra…
As informações com o número de vagas já podem ser adquiridas no Diário Oficial do Município no endereço eletrônico www.timon.ma.gov.br/
As provas serão aplicadas em Teresina no dia 19 de outubro no horário das 08 às 12 horas, observado o horário local. O local de aplicação será divulgado na internet no endereço eletrônico www.ufpi.br/copese.
Este ano a prefeitura de Timon através da Universidade Federal do Piauí já realizou concurso público para a Secretaria Municipal de Educação. O certame aconteceu na mais perfeita tranquilidade. Prova maior da lisura do concurso foi o fato de que nem recurso de concorrentes questionando alguma questão das provas foi apresentado, coisa que em “gestões passadas” era a maior turbulência e de procedência duvidosa. (Assessoria)
FONTE: Blogdosabá/Caxias

Justiça do Maranhão regulamenta acesso de advogados a gabinetes

Por maioria de votos, o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Maranhão aprovou a Resolução 18/2014, que disciplina o atendimento aos jurisdicionais e advogados, especificamente quanto ao acesso às secretarias e gabinetes, mediante autorização. A votação ocorreu nesta quarta-feira (20/8), com posicionamento contrário dos desembargadores Paulo Velten e Jorge Rachid.

De acordo com a resolução, o atendimento deve ser feito nos balcões das coordenadorias e secretarias judiciais e, havendo necessidade de acesso aos gabinetes e secretarias, deverá ser precedido de autorização do juiz ou secretário judicial. A medida considerou, entre outros pontos, a necessidade de zelar pela segurança e incolumidade dos processos e de compatibilizar o direito de livre ingresso com a ordem, segurança e regular administração dos serviços.

Segundo a presidente do TJ-MA, desembargadora Cleonice Freire, a resolução foi editada em atendimento a pedidos dos juízes, principalmente de comarcas do interior do estado, motivados por casos excepcionais de advogados que entraram nos fóruns sem aviso prévio. “Não existe a necessidade de regulamentação à maioria dos advogados, pois estes sempre agiram com disciplina e educação ao se dirigirem aos gabinetes”, afirmou.

O desembargador Cleones Cunha, membro da Comissão de Divisão e Organização Judiciárias e Assuntos Legislativos do tribunal, e o juiz Gervásio Santos, presidente da Associação dos Magistrados do Maranhão, defenderam o direito de livre acesso dos advogados, assegurado por lei, ressaltando que a medida não pretende afrontá-lo.

Segundo eles, o objetivo é regular o que na prática já acontece na maioria dos casos, organizando o acesso interno para evitar tumultos e favorecimentos. “A ausência de controle permitiria a entrada indiscriminada, em prejuízo da segurança de juízes, servidores e processos”, afirmou Cunha.

Em sua sustentação oral, o presidente da seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil, Mário Macieira, afirmou que “os episódios que culminaram nessa resolução são um ‘ponto fora da curva’ e não é o que normalmente acontece”. Por meio de nota, a OAB-MA acrescentou que irá recorrer ao Conselho Nacional de Justiça contra a resolução. Com informações da assessoria de imprensa do CNJ.

FONTE: Revista Consultor Jurídico

Os secretários terão que conhecer o Estado, diz Flávio Dino em debate na OAB

O candidato da Coligação Todos Pelo Maranhão, Flávio Dino, defendeu a transformação do modelo político do Estado baseado em três pilares: igualdade de oportunidade, proximidade da gestão com a sociedade e honestidade. A declaração foi dada durante debate promovido pela Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Luís (CJP) na noite desta quarta-feira (20), na sede da OAB/MA.

Flávio Dino na OAB-MA

Flávio Dino na OAB-MA

“Vamos convidar a sociedade para participar efetivamente do governo e primar pela honestidade na aplicação do dinheiro público para combater as graves injustiças no Maranhão e acabar com o culto à personalidade. Os secretários vão ter que conhecer o Estado, e não a dimensão do poder”, afirmou ao ser questionado sobre as primeiras ações de governo.

Durante o debate, Flávio Dino apresentou medidas voltadas para melhorar a qualidade dos serviços públicos de saúde aos maranhenses. Defendendo a participação social e a estruturação do SUS junto aos municípios, lembrou que o Estado é o que possui a menor relação de médicos por habitantes.

Entre as ações citadas e que constam do Programa de Governo, ele falou do Mais Médicos Estadual como caminho transitório para formação de profissionais, apoio aos cursos de Medicina, investimento no Provab como forma de reforçar a atenção básica, reestruturação das UPAs e conclusão dos hospitais regionais, trabalho iniciado pelo ex-governador Jackson Lago.

Governo participativo

Identificado com a luta de movimentos sociais, Flávio Dino reiterou o compromisso com a promoção da cidadania, na defesa de políticas públicas e direitos humanos. “Precisamos garantir que os setores que vivem na invisibilidade em gestões anteriores que participem das ações de governo, respeitar as ações dos conselhos de direitos, que não devem apenas ser ouvidos, mas também agir junto. Defendo um governo participativo para os movimentos sociais”, reiterou.

Sobre a dificuldade de centenas de moradores que buscam atendimento de saúde em outros Estados do país, como os que vivem na margem do Rio Parnaíba, o candidato criticou a falta de compromisso do governo atual, que não tem feito os repasses ao Piauí, por exemplo, resultando na falta de assistência aos maranhenses da região que buscam as unidades saúde. Como proposta, Flávio defendeu a valorização do sistema para acabar com a itinerância dos maranhenses. “A situação é muito mais ampla, maranhenses vão para outros Estados porque o modelo não atende as necessidades”, analisou.

Organizado pela CNBB, o debate contou com a presença de representantes da Arquidiocese de São Luís, membros de movimentos católicos, religiosos e sociais, além de lideranças políticas.