Dr. Mendes visita comunidade de Sabiazal

O pré-candidato a prefeito Dr. Mendes continua visitando comunidades codoenses. Em sua página no facebook publicou a mais recente, aqui republicada. Abaixo o que escreveu o advogado a respeito do evento:

Dr. Mendes em Sabiazal

Dr. Mendes em Sabiazal

………………………………………………………………

CAROS AMIGOS . Na data de 26.06.2016, Visitamos a Localidade “Sabiazal” Zona Rural de Codó-MA, onde fomos recebidos pela Sra. Lucinalva ( Presidente da Associação de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Povoado Sabiazal) e pelo Sr. Manoel Machado (ex-presidente da referida Associação) e demais sócios. No Evento estive acompanhado de amigos e do Pré-Candidato a Vereador pelo PPS Dr. Machado. Na Pauta da Reunião organizada pela Associação de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Povoado Sabiazal, foram discutidos pelos cidadãos presentes vários temas dentre os quais:

1) A situação da Saúde de Codó no HGM e Postos da Zona Urbana e Rural, onde a maioria da população que depende dos serviços de saúde oferecidos pela Prefeitura de Codó tem enfrentado inúmeras dificuldades marcar Consultas médicas, acesso a medicamentos básicos e para realização de exames pelo Sistema Único de Saúde-SUS,

2) A Necessidade de Implantação de um Novo Sistema de Poço Artesiano para os moradores da Localidade

3) A inexistência e a Falta da Manutenção da Iluminação Pública na Localidade

4) O aumento da Violência e a Segurança Pública no Município de Codó e nos Povoados da Zona Rural,

5) A Ausência de uma Política Municipal de Incentivo a Produção para os trabalhadores rurais, dentre outros assuntos.

Em Sabiazal

Em Sabiazal

No nosso entendimento é somente ouvindo as reivindicações e e discutindo as soluções com as Comunidades das Zonas Urbana e Rural é que poderemos construir um Município e uma Sociedade Melhor com mais oportunidades para todos os Cidadãos Codoenses. Agradeço a todos os sócios da Associação de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Povoado Sabiazal pela Receptividade. Abraços a Todos. Mendes. Fotos do Evento.

Novo presidente do SINDSSERM diz que professores de Codó ganham em média 1 salário mínimo

O blogdoacelio entrevistou o novo presidente do SINDSSERM, Marcos Antonio da Silva. Ele está substituindo Antonio Celso Moreira que afastou-se para disputar as eleições de 2016.

Professor Marcos - presidente do SINDSSERM

Professor Marcos – presidente do SINDSSERM

O assunto foi o salário pago aos professores contratados em Codó. Enquanto o piso nacional está na casa dos R$ 2.135,00, o presidente sustentou que o contratado codoense ganha em média apenas 1 salário mínimo.

-Existe sim, principalmente os professores contratados que não chegam a receber, sequer, R$ 1.000,00 por mês…QUAL É A MÉDIA SALARIAL DESTES CONTRATADOS? gira em torno de um 1 salário mínimo…ISSO NÃO SERIA IRREGULAR NA VISÃO DO SINDICATO? É irregular e nós questionamos isso várias vezes, tanto a secretaria de Administração do município, como a secretaria de Educação inclusive já pedimos encontros, reuniões para que possamos questionar e não fomos recebidos até o momento – respondeu

DESCULPAS

Apesar da falta de diálogo da prefeitura com o sindicato sobre esta temática, professor Marcos disse que o governo municipal apresenta sempre a mesma desculpa.

-Alega-se que eles já pagam o piso para os efetivos e não conseguem pagar valor maior para os contratados -lembrou

AS DENÚNCIAS

O Sindicato tem encaminhado denúncias ao Ministério Público Estadual e Federal a respeito, mas nada foi feito até agora segundo o presidente da entidade de defesa dos professores.

-Nós encaminhamos denúncias tanto a promotoria de Justiça local como também ao Ministério Público Federal em Caxias sobre este e diversos outros problemas da educação do município de Codó…RESPOSTAS? Até o momento nada – garantiu

Nós ouvimos a secretária de Educação, Rosina Benvindo, a respeito. Não quis gravar entrevista, mas informou que se o município fosse pagar salário equivalente ao que recebem os 1.563 professores efetivos de Codó o dinheiro que vem do FUNDEB não suportaria a folha de pagamento.

Múcio Oliveira, secretário de Administração, ficou de emitir uma NOTA OFICIAL sobre este assunto, mas, sem entrar no mérito da questão, confirmou a justificativa de Rosina Benvinvo acrescentando que já nas atuais circunstâncias o município  tem investido até 67% dos recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica só em pagamento de professores (o legal é 54% da verba, podendo chegar a 60%).

Nenhuma secretaria informou quantos professores contratados existem na prefeitura de Codó (Educação diz que não sabe/Administração disse que precisaria ‘levantar’).

O Sindsserm alegou que também não sabe porque nunca é respondido quando solicita esta informação.

ELEIÇÕES 2016: Professor Celso é pré-candidato a vereador e não mais a prefeito de Codó

Uma postagem no blog luta socialista, assinado pelo ex-presidente do SINDSSERM, professor Rafael da Silva, afirma que o também professor Antonio Celso Moreira, atualmente afastado de suas funções de presidente do sindicato para concorrer a cargo eletivo este ano, não vai mais disputar a cadeira única do poder Executivo como fizera em 2012.

Aristides (legislativo), Rafael (Executivo), Celso (Legislativo), Edvaldo (Legislativo)

Aristides (legislativo), Rafael (Executivo), Celso (Legislativo), Edvaldo (Legislativo)

Este ano, professor Celso, como é mais conhecido, vai disputar uma das 17 vagas do Poder Legislativo. Por causa de uma base já formada na eleição passada quando foi candidato a prefeito e do peso da própria militância sindical poderá ele lograr êxito.

A pré-candidatura de professor Celso a vereador nos foi confirmada ontem, 28,  por seu sucessor na presidência do sindicato, professor Marcos.

A legenda no blog luta socialista sugere que o candidato do PSOL este ano a prefeito poderá ser professor Rafael.

PTC e PR abrem diálogo com Dr. Bel no caminho para as eleições municipais de 2016

A decisão acertada do pré-candidato a prefeito pelo SOLIDARIEDADE, Dr. Bel, de não ter mais na sua base de apoio o casal Foto (Chico e Dirce), tem sido elogiada dentro do meio político. Menos de uma semana após o rompimento, o pré-candidato já tem recebido convites para diálogos importantes na construção de sua candidatura.

Uma das primeiras reuniões após o ocorrido foi o encontro com os representantes do  PR e do PTC. O evento ocorreu na casa da família Pereira e contou com a presença do vereador Neguinho das Flores e articuladores de sua candidatura.

A reunião foi de fato importante para os dois grupos políticos, significando a abertura de um diálogo sadio para o benefício da cidade de Timbiras. O grupo da família Pereira e do vereador Neguinho das Flores concentram uma parte significativa de simpatizantes que poderão somar no debate político este ano.

Para o pré-candidato a prefeito Dr. Bel, o evento mostra que existe espaço na  política e que cada encontro é uma forma de melhorar as propostas de cada grupo.

“Saio satisfeito com a recepção e o respeito que as pessoas desse grupo tem comigo e passo a acreditar, que teremos muito mais a somar nas eleições municipais de 2016”, disse Dr. Bel após o encontro.

ASCOM  SOLIDARIEDADE Timbiras

Aproveite últimos momentos do mês de aniversário da EMPÓRIO NOBRE apresentando ‘DOCE TRAMA’

A Empório Nobre faz aniversário agora em  Junho e para celebrar esse primeiro ano em grande estilo, traz ao público feminino mais uma grande marca de conceito em moda feminina- Doce Trama.

No mês de aniversário da Empório tem muitas novidades

No mês de aniversário da Empório tem muitas novidades

A coleção de Sapatos Santa Lolla já está disponível na loja que está linda !! venham conferir as comemorações do dia dos namorados e do níver da loja,  estamos com muitas surpresas!!

A EMPÓRIO NOBRE fica  na praça Alcebíades Silva, próximo à escola Colares Moreira e à Secretaria de Saúde no centro de Codó.

UPA de Coroatá recebe Requalificação do Ministério da Saúde

A Unidade de Pronto Atendimento de Coroatá passou por avaliação do Ministério da Saúde no último dia 22. A vistoria para requalificação junto ao Ministério acontece a cada dois anos e tem por objetivo avaliar o uso e a manutenção dos repasses de recursos para a unidade.

Na vistoria, foram considerados a comprovação da cobertura do SAMU 192, do desenvolvimento de atividades de educação permanente, da cobertura da Atenção Básica à Saúde de no mínimo, 50% da população do município,  da padronização visual da unidade de acordo com a Portaria nº 2.838/GM/MS, de 2011, a apresentação da grade de referência e contra referência instituída nas Centrais de Regulação, a implantação de protocolos de atendimento clínico, de classificação de risco e de procedimentos administrativos;  o relatório de Agravos de Notificação Compulsória, conforme regras definidas pelo Ministério da Saúde, o atestado de conformidade do serviço prestado pela UPA 24h em relação às normas sanitárias vigentes; e ainda o Plano de Ação Regional de Atenção Integral às Urgências.

De acordo com Francimar Sousa, diretor administrativo da UPA de Coroatá, a Requalificação do Ministério da Saúde é reflexo da dedicação dos profissionais que atuam na unidade em oferecer saúde de qualidade para todos. “Sem dúvidas, é um momento de grande satisfação saber que o nosso trabalho está sendo bem avaliado não só pelos nossos usuários, mais também pelo Ministério da Saúde, e que esta Requalificação significa um grande passo na busca constante da melhoria dos nossos serviços prestados”, disse o diretor.

Única unidade de urgência e emergência da cidade, a Upa de Coroatá atende cerca de 63 mil habitantes e até maio de 2016 já realizou mais de 100 mil atendimentos nas áreas de urgência, consulta médica especializada e atendimento médico.

As UPAs do Maranhão passam por um processo de adequação e melhoria das instalaçõesrealizado pela equipe de Gestão de Qualidade da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares, Emserh. De acordo com a presidente da Emserh, Dra. Ianik Leal, a melhoria na oferta de serviços de saúde para a população tem sido foco no plano de trabalho da empresa. “Estamos investindo num processo de melhoria das unidades de saúde administradas pela Emserh. Isso inclui algumas reformas em infraestrutrura, mas principalmente atualização de pessoal. As equipes das unidades passam por treinamentos para a implementação de protocolos de rotina e o objetivo disso tudo é tornar a saúde mais humanizada e elevar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados”, explicou a presidente.

SECOM/Por Flávia Batista

Governo do Maranhão abre vagas em concurso público para procurador

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Gestão e Previdência do Estado do Maranhão (SEGEP) divulgou, na tarde desta segunda-feira (27), edital de processo seletivo para preenchimento de 30 vagas no cargo de Procurador do Estado de Segunda Classe.  Os novos profissionais vão receber salário de R$ 19.955,40. A Fundação Carlos Chagas é a organizadora responsável pelo concurso.

Para concorrer ao cargo é necessário nível superior em Direito e inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Os interessados deverão se inscrever no concurso no período de 4 de julho a 27 de julho de 2016, mediante pagamento de taxa, no valor de R$ 300,00.

O processo de seleção contará com uma Prova Escrita Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Além disso, serão aplicadas Provas Escrita Subjetiva, Oral e Avaliação de Títulos, todas serão realizadas em São Luís.

As aplicações das Provas estão previstas para o dia 4 de agosto (prova objetiva), 13 de novembro (prova subjetiva) e de 15 a 19 de fevereiro de 2017 (prova oral).

O concurso é válido por dois anos, e pode ser prorrogado por igual período.

G1 Maranhão

Sampaio vence Tupi mas continua na LANTERNA

Sampaio e Tupi fizeram o jogo dos últimos colocados no Campeonato Brasileiro Série B, na noite desta terça-feira, no Castelão, e o time da casa venceu, por 3 a 1. Com o resultado, os times ficaram iguais na pontuação, agora com nove pontos.

A torcida tricolor se animou e espera que agora o time consiga uma série positiva para sair da zona de rebaixamento, assim como o Tupi precisa também neste momento.

Os gols do Sampaio foram marcados por Pimentinha, Lucas Sotero e Luiz Otávio. O Tupi fez com Rubens.

Centro de Estudos Superiores de Codó realiza II Seminário de Iniciação Científica

II SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: Popularização da Ciência, Socializando Conhecimento

Período de Realização: 28 à 30 de Junho de 2016 – horário às 19:00 hs.

PROGRAMAÇÃO
1º DIA – 28 /06
18h00-19h00: CREDENCIAMENTO
19h00-19h30: Abertura (Apresentação Cultural/Composição da Mesa); Execução do Hino Nacional.
19h30-21h30: Mesa Redonda – “E sua motivação, como vai? Aspectos motivacionais para a carteira do administrador na atualidade.” Prof. Esp. Emerson Ferreira Silva. Mediadora: Profª. Dr.ª Deuzimar Costa Serra
20h30-21h30: Plenária
Encerramento (Coffee Break)

2° DIA – 29/06
18h30-9h00: Apresentação cultural:
19h00-20h00: Mesa Redonda: “Empreendedorismo, liderança e motivação: a arte de se surpreender”.
Prof. Me. Fernando Malheiros Nunes Mediadora: Profª. Me. Maria de Fátima Sousa Silva
20h00-21h30: Apresentação das Pesquisas alunos do Curso Bacharelado em Administração sobre a orientação Profª. Dr.ª Deuzimar Costa Serra e Profª. Me. Maria de Fátima Sousa Silva (Comunicação Oral e Exposição Banners )
21h30-22h00: Apresentação Cultural
3° DIA – 30/06

18h30-19h00: Apresentação cultural

19h00-21h00: MINICURSOS

Minicurso 1: Informática Aplicada na Administração
Local: Laboratório Informática – Ministrante: Prof. Esp. Ricardo Vituriano da Silva
Minicurso 2: Marketing de Relacionamento nas Organizações
Local: Sala 01 – Ministrante: Prof. Esp. Múcio Jorge Nelo de Oliveira.

Minicurso 3: Análise de financiamentos e investimentos via Matemática financeira.
Local: Sala 02 Ministrante: Prof. Esp. Rafael Costa de Oliveira

Minicurso 4: Noções básicas de orçamento público
Local: Sala 03 Ministrante: Prof. Esp. Arlindo Salazar Sousa Filho

Minicurso 5: Produção Escrita do Texto Acadêmico;
Local: Sala 04 Ministrante: Prof. Me. José Antonio Vieira

21h00-21h30: Encerramento com premiações dos melhores trabalhos.

São João de Caxias leva cerca de 30 mil pessoas ao Parque da Cidade

O Parque da Cidade ficou lotado. Segundo estimativa da Polícia Militar, aproximadamente 30 mil pessoas marcaram presença no primeiro dia do São João de Caxias, arraial promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Turismo.02

A programação começou com os grupos culturais da região. Um tablado enorme foi montado estrategicamente no meio do circuito junino para receber as atrações e dar maior visibilidade para o público que assistia.

A estrutura do evento foi pensada para trazer mais segurança e comodidade aos caxienses e visitantes de outros municípios, com a presença de policiais militares, bombeiros, guardas municipais, agentes de trânsito, além de 100 seguranças particulares. Na entrada, revista pessoal obrigatória. E uma ótima notícia: a primeira noite não teve nenhuma ocorrência.

São João de oportunidades

Um evento que mais uma vez fomenta a economia local. A Prefeitura deu suporte para estudantes e vendedores com 64 barracas e 89 isoposeiros. \”Sou aposentada, mas mesmo assim continuo trabalhando. Ainda mais num evento cheio como esse, bom demais para garantir uma renda extra\”, afirmou a vendedora Maria da Providência.

A quadrilha estilizada Juventude Nordestina, do Centro da Juventude Volta Redonda, foi a primeira a se apresentar. Em seguida, a Dança do Carimbó do Centro da Juventude Ponte, a quadrilha caipira Venenosa, a quadrilha estilizada Sai Debaixo, e fechando com o Boi Encanto de Caxias.03(1)

“É a primeira vez que participo tanto do Boi Encanto de Caxias, assim como do arraial da Prefeitura. Estou surpreso com a organização e grande quantidade de público”, declarou o brincante Zacarias Pereira.

Hora do show

No palco, os shows musicais tiveram início com o caxiense Jackson Douglas. Depois, foi a vez das bandas locais Harmonia e Forró no Grau. A noite fechou com as grandes atrações Xenhenhem e Márcia Fellipe.

“Agradeço pelo convite da Secretaria de Cultura de compartilhar o palco com grandes atrações. A Prefeitura está de parabéns por valorizar os artistas da cidade que merecem essa oportunidade”, disse o cantor Jackson Douglas.

Para o prefeito de Caxias, Leo Coutinho, o evento supera mais uma vez as expectativas. “Foi um esforço grande. Graças a Deus conseguimos fazer um São João que envolvesse a população. Essa é a prova que o São João está sendo um sucesso, com a presença das famílias, e a felicidade dos dançantes. Num momento como esse de crise, que os prefeitos estão tendo dificuldade de fazer o básico, como pagamento em dia, de manter a cidade funcionando, a gente vai além e faz um São João bonito como esse”.

Ascom Prefeitura de Caxias