Por Carlos Gomes – O grande escritor João Batista Machado

Há pouco mais de um ano Codó perdeu  esta figura ímpar, em virtude do seu falecimento a 22 de março de 2016.

João Batista Machado

O escritor João Batista Machado, ícone da cultura codoense, deixou a sua marca indelével através de seus escritos: Livros, Artigos e Crônicas, o que não passa despercebido dos amantes da leitura.

Pessoa simples, tratável e sobretudo humana. Recebia prazerosamente todos que o procuravam em sua residência, ali na rua Henrique  Figueiredo: aqueles que o visitavam cortesmente, e também, os que buscavam conhecimento em diversas áreas do saber. Sem dúvida, ele foi um monstro sagrado.

Codoense, nasceu no povoado São Miguel a 24 de junho de 1925. Faleceu aos 91 anos de idade, deixando para o meio cultural e a comunidade codoense em geral, uma lacuna que dificilmente será preenchida.

Codó, 23 de junho de 2017

Prof. Carlos Gomes

Sebrae e Prefeitura de Caxias reafirmam parceria para realização de ações no município

A cidade de Caxias vai receber ainda neste ano de 2017 uma série de ações voltadas para o fomento do empreendedorismo no município. O compromisso foi firmado entre o gerente regional do Sebrae em Caxias, Cesar Guimarães e o Prefeito de Caxias, Fábio Gentil.

Equipe do Sebrae e Prefeitura de Caxias alinham ações

O encontro aconteceu na última terça-feira, 20, e contou também com a presença do gestor de projetos do Sebrae, Stênio Pinheiro; do Secretário Municipal de Indústria e Comércio, João Antônio Queiroz; e o coordenador da mesma secretaria, Expedito Motta.

Como parte dessa parceria, o Sebrae desenvolverá ações voltadas para quem trabalha na informalidade, na intensão mobilizar e sensibilizar sobre a importância e benefícios da formalização. Além disso, com um projeto de construção do Shopping Popular de Caxias, o Sebrae oferecerá aos comerciantes locais  os cursos de Gestão Financeira, Atendimento ao Cliente, Vendas, Boas práticas de manipulação e fabricação dos alimentos, dentre outros. As ações de capacitação devem ser desenvolvidas também com trabalhadores que oferecem produtos e serviços no Balneário Veneza.

No que diz respeito às ações voltadas para impulsionar o desenvolvimento de políticas públicas em Caxias, também ficou acertado durante o encontro, a inauguração da Sala do Empreendedor no município, no próximo dia 18 de julho.

 A Sala do Empreendedor, um órgão da prefeitura municipal, que tem o apoio do Sebrae no desenvolvimento de suas ações. O local que tem como objetivo a desburocratização do atendimento ao empreendedor, assegurando a entrada única de dados, centralizando o atendimento com a intenção de estimular a formalização dos empreendedores e facilitar os processos de abertura, alteração e baixa das empresas, em conformidade com a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

Na ocasião, o prefeito de Caxias, Fábio Gentil, ressaltou a importância da parceria para o processo de implantação de uma cultura empreendedora na região. “Caxias tem um grande potencial empreendedor e acreditamos que com a parceria do Sebrae podemos gerar mais oportunidades para os empresários locais. Estamos aptos e dispostos a contribuir com o Sebrae no que for necessário para o desenvolvimento da cidade”, disse.

Durante a reunião houve também o debate sobre os benefícios da Lei Geral da Micro e Pequenas Empresa, que já foi implantada no município e que deve servir como base para o incentivo da ampliação de pequenos negócios locais. “As micro e pequenas empresas representam a maioria dos negócios da região. A disponibilidade do poder público em fazer cumprir a Lei reflete diretamente no desenvolvimento econômico do município, uma vez estimulam o crescimento dessas empresas”, explicou o gerente regional do Sebrae em Caxias, César Guimarães.

Por Lorena Miranda
Unidade de Marketing e Comunicação/Sebrae

Caravana Governo de Todos beneficia população de Peritoró

Durante a nona edição da Caravana Governo de Todos, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) garantiu serviços prioritários à população de Peritoró. Ontem, sexta-feira (23), a ação ofertou atendimentos na Carreta da Mamografia, atualização da carteira de vacinação, além de disponibilizar orientação nutricional e saúde bucal, testagem rápida e aferição de pressão arterial. 

Segundo a secretária-adjunta de Assistência à Saúde da SES, Teófila Monteiro, os serviços ofertados asseguraram acesso a exames não ofertados no município. “A Caravana viabiliza o atendimento que a população precisa, mas não encontra com facilidade no interior do estado, como a mamografia. O nosso objetivo aqui vai além da oferta de exames, promovemos a conscientização de que o hábito de uma vida saudável é fundamental a prevenção de doenças”, assegurou.

A Carreta da Mamografia realizou mais de 80 exames, entre preventivos e diagnóstico por imagem, por meio do mamógrafo. A unidade móvel garantiu atendimento a dona de casa Marinete Silva, de 49 anos. “O último exame de mamografia que realizei foi em 2009 porque tive que sair da cidade para procurar consulta. Se a carreta não estivesse em Peritoró acho que nunca conseguiria realizar o exame”, contou.

Mãe e filha, Carmelina Silva e Roseni Macedo, resolveram não perder a oportunidade de realizar exames na Carreta. “Eu tenho 55 anos, a minha mãe, 75. A gente faz parte do grupo de risco e se não cuidar em realizar exames todo ano, talvez uma de nós já não estivesse aqui. Temos problemas na família e nunca deixamos de nos cuidar”, revelou.

Os exames da Carreta da Mamografia serão entregues no prédio sede da Secretaria de Saúde de Peritoró, em 30 dias.

Na sala de imunização foram oferecidas as vacinas contra Hepatite, Influenza, Tétano, Febre Amarela, Tríplice Viral, Tetra Viral, Pentavalente, Meningite, HPV e Pneumonia. Mais preocupadas com a saúde que os homens, as mulheres também dominaram o atendimento na sala. “Tentei trazer meu filho e marido, mas não quiseram. Eu não posso deixar passar a oportunidade de cuidar da minha saúde”, disse a professora Tânia Guimarães.

Pela primeira vez, as estudantes Juliana Sousa, Clarice Silva e Joana Moura receberam dicas de escovação e cuidados com a higiene. “Eu nunca pensei que tinha tanto a aprender sobre escovar os dentes. Pensei que era só passar escova e creme dental. Agora eu sei como cuidar dos meus dentes”, relatou Joana.

O prefeito Josias elogiou a ação desenvolvida pelo Governo do Estado. “A gente agradece ao governador Flávio Dino por nos proporcionar este momento. A população percebe que existe uma atenção voltada ao povo de Peritoró. A Caravana é mais um benefício que o Governo nos concede”, disse.

Assim como os serviços de saúde, a Caravana inaugurou uma nova escola, ofereceu ações de cidadania, atividades recreativas e de lazer. O momento reuniu os secretários de Estado, Rodrigo Lago (Transparência), Felipe Camarão (Educação), Laurinda Pinto (Mulher), Teófila Monteiro (SES), e o prefeito Josias, de Peritoró, junto com os secretários do município.

Reunião
Os secretários de Estado estiveram reunidos com o prefeito de Peritoró e representantes do município, durante a Caravana Governo de Todos, para ouvirem as demandas emergenciais da cidade. O encontro faz parte da programação da Caravana para que os benefícios sejam estendidos para além do evento.

Expansão da assistência no Hospital Geral de Peritoró
O Hospital Geral de Peritoró também aumentou o número de atendimentos nas especialidades de ortopedia, clínica médica, pediatria, cirúrgica (avaliação), além de exames de ultrassonografia. Nesta sexta-feira (23), a unidade realizou mais de 250 de atendimentos durante a Caravana.

SECAP

Nesta segunda-feira vai começar a promoção LIQUIDA SÃO JOÃO NOROESTE

Começa nesta segunda-feira, dia 26, e vai até o dia 1º de julho, a promoção que você tanto esperou LIQUIDA SÃO JOÃO NOROESTE. Acompanhe as novidades que vão   estar te esperando.

Vereador Pastor Max explica sobre estudo e planejamento da educação para zona rural

Esta semana na câmara Municipal, o vereador Pastor Max, em seu aparte, relatou sobre a situação da educação no pólo Boi não Berra e dos projetos de reorganização e renucleação das escolas da zona rural. De acordo com o parlamentar, os problemas de acesso e distribuição nas escolas do pólo Boi não berra estão sendo resolvidos.

Foi um dos primeiros pólos visitados pelo Ministério Público e pela imprensa. Eu também já tinha ido ao pólo, fiz o registro em áudio e vídeo e inclusive fiz as Indicações necessárias para levar as melhorias para a região. Nesse período a situação do pólo foi bastante discutida na secretaria de educação, pois é de interesse da equipe do campo ver qualquer deficiência ou problemas resolvidos”, disse o edil.

Pólo Boi não Berra

Pastor Max

O vereador explicou sobre o atual quadro no pólo e o que foi feito provisoriamente. “Tivemos um período invernoso muito abundante de chuvas, fato que castiga e provoca danos nas estradas vicinais, prejudicando a mobilidade dos estudantes. das dez escolas que existiam, oito funcionam efetivamente: Recreio, com cerca de 60 alunos; Penha com quase 100 alunos; Felicidade cerca de 20 alunos; Boi não Berra, escola pólo, mais de cinqüenta alunos, mais as escolas da Lagoa do Sales, Poço do Boi, Vidal, São Benedito do Mozart e santo Antonio dos Alves. Os estudantes das duas últimas citadas foram direcionados para a escola do Centro dos Britos, para o Recreio e Boi não Berra até que todos os reparos nas estradas fossem feitos

Trabalho continua

Pastor Max ainda informou que a escola do Centro dos Britos já está no planejamento para reforma e ampliação, inclusa no programa Escola digna, e sobre o projeto da Escola da Lagoa do Sales, que já está pronto. A unidade será ampliada e reformada e atendera alunos das comunidades Felicidade, Centro dos Britos e Santo Antônio dos Alves, proporcionando uma escola de qualidade, conforto, dignidade e respeito a todos.

Erradicação das unidades de Taipa e renucleação

Por fim, o parlamentar afirmou que o planejamento e trabalho para erradicação das escolas de taipa continuam e falou sobre a necessidade de se replanejar o ensino para a zona rural. “O que se discute hoje na educação é a solucionar de vez o problema das escolas de taipa. Já avançamos bastante, pois Codó tinha um número grande dessas escolas, problema histórico. Desde o governo anterior, já há um planejamento em parceria com governo federal através do (PAR) Plano de Ações articuladas, e do governo do Estado de se erradicar com as escolas de taipa. Com o plano do governo do estado atual, por meio do Escola Digna daremos continuidade ao trabalho. Já estamos trabalhando em seis unidades e iremos continuar. Não temos como esperar “.

Sobre a renuclação do ensino na zona rural Max explicou: “Possuímos um espaça geográfico muito grande e uma zona rural extensa, mais de 4 mil km de extensão territorial. Por motivos políticos e erros históricos foram criados mais de duzentas escolas e lugares diversos. Muitas delas dentro de condições inadequadas, sem se pensar na qualidade, nas condições de conforto e acesso dos estudantes. Replanejar e renuclear a zona rural e a comunidade o pólo Boi não Berra é necessário e está inclusa em nosso cronograma. A Solução hoje, por enquanto, é realocar os estudantes das oito escolas que funcionam de fato, com transporte eficiente, e redirecioná-los  para as unidades mais estruturadas”.

Ascom

Prefeito Nagib entrega troféus na solenidade de premiação dos JECO’s 2017

O Ginásio Poliesportivo Carlos Fernando foi palco de mais um grande evento esportivo, com a solenidade de encerramento e entrega das premiações dos Jogos Escolares Codoenses (JECO’s) edição 2017, que aconteceu na noite de quinta-feira (22). O evento contou com a presença do Prefeito de Codó, Francisco Nagib, o Secretário de Governo João dos Plásticos, o Superintendente de Esportes, Goiabeira Júnior, o Presidente da Câmara, Expedito Carneiro, vereadores e demais autoridades do município.

Os Jogos Escolares Codoenses – JECO´S 2017 foram realizados durante quinze dias do mês de junho, envolvendo 37 escolas da rede publica e escolas particulares. “Foram dias de muita emoção e competitividade entre as escolas em todas as modalidades, mas a rivalidade era apenas dentro das quadras e nas pistas, prevalecendo o respeito entre todos e a vontade de fazer o melhor por sua escola. Mais uma vez toda a equipe organizadora os cerca de dois mil estudantes e atletas envolvidos”, disse o presidente da Câmara Expedito Carneiro.

O Superintendente de Esportes, Goiabeira Júnior, agradeceu a todos que contribuíram para realização de mais uma edição dos JECOS e falou da importância de continuar investindo no esporte codoense. “É uma grande festa do esporte e um palco para a revelação de nossos talentos jovens, nossos grandes valores criados em nosso município. Codó tem uma grande vocação natural para vários esportes. Nossa juventude está despontando e conseguindo importantes resultados em eventos em outros estados. A forma de incentivarmos é também realizar os JECOS da melhor maneira possível”.

Para o prefeito Nagib foi uma grande satisfação em realizar e prestigiar seu primeiro JECO’s como gestor. “É muito gratificante e uma grande emoção em nosso primeiro ano na prefeitura poder realizar um evento tão importante e que envolve tantos jovens. Prefeitura de Codó fará a entrega não só das medalhas e troféus aos campeões, mas também o reconhecimento do brilhante trabalho executado durante esses 15 dias. Os jogos proporcionam a integração dos alunos de todas as escolas públicas e privadas, além de contribuir para o desenvolvimento integral do aluno-atleta, estimulando o pleno exercício da cidadania através do esporte. Daqui sairão grandes talentos e valorosos cidadãos. Parabéns que eu Deus abençoe a todos”, concluiu.

A Escola Batista mais uma vez liderou o quadro de medalhas (34 medalhas de ouro/ 20 pratas/ 07 de bronze), seguido das escolas Matta Roma (16 medalhas de ouro/ 06 de prata e 03 de bronze), Ananias Murad (14 medalhas de ouro/15 de prata/12 de bronze), e IFMA (13 medalhas de ouro/10 de prata/07 de bronze).

Veja o quadro de medalhas completo

CLASSIFIC. ESCOLA OURO PRATA BRONZE
COLÉGIO BATISTA 34 20 7
MATTA ROMA 16 6 3
ANANIAS MURAD 14 15 12
IFMA 13 10 7
COLÉGIO OLYMPUS 7 10 18
ESTEVAM ÂNGELO 5 10 16
REMY ARCHER 5 6 4
SENADOR ARCHER 4 4 6
ALEXANDRE COSTA 4 3 5
10º M. DO CONHECIMENTO 2   2
11º RENÊ BAYMA 1 6 3
12º POLEGAR 1 2 1
13º RENATO ARCHER 1 1 3
14º REITOR RIBAMAR 1 1 2
15º HENRIQUE FIGUEIREDO 1 1 1
16º SARNEY COSTA 1    
16º MACHADO DE ASSIS 1    
16º SANTO ANTÔNIO 1    
17º GOVERNADOR ARCHER   4 7
18º NEYDE MAGALHÃES   3  
19º CRISTO REI   2 2
20º COLARES MOREIRA   2 1
21º ADOALDO GOMES   1 1
22º RAIMUNDO GOMES   1  
22º JOSÉ ALVES TORRES   1  
23º LÚCIA BAYMA     3
24º Mª JOSÉ QUINZEIRO     2
25º MOISÉS A. DOS REIS               1  
25º SANTA FILOMENA     1

 

Ascom – PMC

Projeto CIDADÃO MIRIM atende hoje crianças de Codó

O Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) inicia mais uma etapa do projeto Cidadão Mirim. A nova fase inicia nesta sexta-feira (23) e segue até o dia 30 de junho nas unidades do Viva nos municípios de Codó, Barra do Corda e Balsas.

Em Codó, o projeto será realizado nesta sexta e será voltado para crianças de 5 a 12 anos da Escolinha Guido Futebol Clube.

Na próxima terça-feira (27), será a vez das crianças da Unidade Integrada Isaltina Pereira Araújo serem atendidas em Barra do Corda. E no dia 30, as crianças do Centro Educacional Criança Maravilha e da Escola Municipal Professora Maria do Carmo terão atendimento em Balsas.

Ao todo, cerca de 300 crianças terão acesso à emissão de RG e CPF, além de brincadeiras, serviços de saúde, orientação sobre direito do consumidor e lanche gratuito.

SERVIÇO
O QUÊ: Projeto Cidadão Mirim.
QUANDO/ONDE:
23/06 – Unidade do Viva em Codó, Rua Afonso Pena, S/N, Centro, a partir das 13h;
27/06 – Unidade do Viva em Barra do Corda, Avenida Pedro Neiva de Santana, S/N, bairro Altamira, a partir das 8h;
30/06 – Unidade do Viva em Balsas, Avenida Contorno, Quadra 06, Lote 12, Bacaba, a partir das 8h.

FONTE: PROCON/MA

Governo assina ordem de serviço do Parque Centenário de Balsas

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), dá mais um passo na construção do Parque Centenário de Balsas. O Secretário Marcelo Coelho assinou a ordem de serviço, dia 22/06, juntamente com o prefeito do município, Erik Augusto Costa, e o engenheiro a construtora que venceu a licitação, Luis Antônio Rangrab. As obras já iniciarão no dia 27 de junho.

“O parque será entregue no aniversário de 100 anos da cidade, em março de 2018. Um sonho da população balsense que agora  se torna realidade no governo Flávio Dino”, disse o secretário Marcelo Coelho.

A vereadora Fransuila das Chagas Lopes se emocionou com o momento. “Estamos sonhando com esse projeto faz muito tempo e agora vemos nosso sonho realizado. Essa é uma grande obra. Estou realmente feliz e emocionada. Balsas é cercada de rios e lagos e precisamos preservar. Reativar, recuperar, revitalizar é fazer com que as pessoas deem importância ao meio ambiente”, enfatizou.

O prefeito Erik fez uma homenagem ao governador Flávio Dino e agradeceu o secretário Marcelo Coelho. “O governador não mediu esforços para realizar esse sonho e vi um secretário empenhado nessa missão. O parque que ficará ao redor da Lagoa do Jardel, será um grande presente para os balsenses”, realçou.

O Parque corresponde a uma área, às margens da rodovia Transamazônica, que disponibilizará para a população praça de eventos, ladeada por quadras poliesportivas, playground, academia ao ar livre, pista de caminhada, ciclovia e área para skate, áreas sombreadas e espaço com espécies nativas da região.

Coelho falou que, com a construção do Parque, a população terá direito a frequentar um espaço que reúne o equilíbrio da natureza e a qualidade de vida. “Serão investidos mais de R$ 5 milhões nesta obra, que certamente permitirá aos balsenses o maior convívio com a cultura, com o lazer e com os esportes, além do compromisso com a preservação do meio ambiente”, destacou o gestor.

Na ocasião, ainda, estavam presentes vereadores, e diversas autoridades municipais, além da representante da família que doou o terreno para tal feito, Marcia Kury. Após a cerimônia de assinatura foi feita uma visita ao local da construção.

CARTA AO PREFEITO alerta para deficiências do HGM que inviabilizarão parceria com Albert Einstein

Uma carta anônima foi enviada ao blogdoacelio alertando ao prefeito Francisco Nagib sobre as necessidades que passam a existir depois que um município firma a parceria com o hospital paulista Albert Einstein. Conforme a carta, que parece ter sido escrita por um médico, existem muitas deficiências no HGM que atrapalharão os possíveis benefícios da parceria porque, entre outros motivos, os especialistas do Einstein não encontrarão o mínimo suporte para dar uma diagnóstico mais preciso. Acompanhe abaixo a íntegra da CARTA AO PREFEITO:

Carta ao prefeito Francisco Nagib

Francisco, vc está sendo enganado, ou menos grave, mal assessorado.

Eu sempre fui um defensor da telemedicina, mas se vc mesmo que o auxílio dos médicos do Einstein funcione, preste atenção ao que falta no HGM.  Estou de falando de coisas que são compradas com pouco dinheiro. Esses médicos do Einstein vão precisar de meios diagnóstico que o HGM não dispõe.

Um exemplo:
No caso de suspeita de uma arritmia cardíaca, os médicos vão querer saber de alguns exames:
– Eletro do coração, mas vão dizer que no HGM não tem aparelho de eletrocardiograma, ou que a máquina está sem papel?
– Quando o médico do Einstein perguntar pela dosagem de eletrólitos do paciente( potássio e magnésio),  aí vão dizer pra ele que em Codó não faz dosagem de eletrólitos e que não tem disponível para o paciente com essa emergência?
– Aí se esse médico perguntar quanto está a pressão arterial do doente, vão dizer que não mediram a pressão arterial do doente porque no hospital de 120 leitos só tem um aparelho de medir pressão e que ninguém sabe onde esse aparelho se encontra???
– Mas se esse médico lá do Einstein conseguir fazer um diagnóstico de insuficiência cardíaca para esse paciente da emergência cardiológica, esse médico do Einstein prescreverá uma droga vasoativa (dobutamina) em bomba de infusão,  vão dizer pra ele que no HGM-Codó não tem essa medicação e nem a bomba de infusão?

Segundo exemplo:
Paciente adentra ao HGM com pico hipertensivo, sonolento, rebaixamento do nível de consciência, desvio de comissura labial ( boca torta), levando isso a suspeita de AVC- acidente vascular encefálico.

Esse médico do Einstein irá pedir a tomografia computadorizada do doente, mas vão dizer ao  especialista do Einstein que o pedido de tomografia está na regulação do estado e que sendo otimista em 48 horas a película da tomografia estará pronta  e que o laudo do exame estará pronto em uma semana???

Mas se antes disso ele sugerir que o doente seja posto em suporte de O2 em máscara de Venturi,  ou mesmo em ventilação mecânica invasiva (respirador mecânico), vão dizer ao médico do Einstein que o único tipo de suporte de O2 disponível no HGM é cateterzinho de O2?

Vão dizer pra esse médico do Einstein que no HGM-Codó não tem como medir os sinais vitais adequadamente: pressão arterial por falta de aparelho de pressão que custa 50 reais, não tem aparelho pra fazer oximetria de pulso que custa muito pouco, não tem como fazer a cardioscopia adequada do doente, mas e se o médico do Einstein pedir uma gasometria arterial, vão dizer que não tem no HGM-Codó??? Olha, esses médicos de São Paulo pedem gasometria arterial pra tudo, quando vai ter no HGM-CODÓ um gasômetro e dosagem de eletrólitos???
Eles vão perguntar muito por esses exames.
Estou falando de coisas simples!!!

Francisco, as coisas estão atravessadas… deveria ir do mais simples para o mais complexo.
Faltam no HGM-Codó os aparelhos mais básicos e baratos.

A melhor forma de evitar que os pacientes do HGM-Codó morram, é impedindo que eles compliquem!!!
Faz-se com exames básicos adequados, mantendo a farmácia do hospital abastecida de medicamentos, uma boa tomografia, um aparelho de eletrocardiograma simples, um bom ultrassom, um bom aparelho RX, o revelador de RX do HGM está muito ruim, se o médico do Einstein pedir um RX, vão mostrar pra ele a foto de RX muito ruim???

Francisco, vc deveria conversar mais com os profissionais de saúde do HGM, tem pessoas bem formadas e instruídas lá!!!

 

O MOTIVO: Escola com 496 alunos em Timbiras está sem aula em pleno mês de junho

Nós visitamos ontem, 22, a escola municipal Maria de Lourdes Coelho, em Timbiras, que tem 496 alunos, manhã e tarde, e está sem aula há 16 dias (hoje). Os pais dos alunos não estão satisfeitos com o motivo que é uma reforma. Nós ouvimos o diretor Solomar Maia que informou os motivos da obra em pleno mês de junho. Garantiu que na próxima terça-feira, 27, as aulas recomeçam.

O que foi perdido só será recompensado, de aulas, a partir de agosto e que haverá férias normalmente, começando a partir do dia 15 de julho, como já estava programado. VEJA.