Motocicletas apreendidas na zona rural de Timbiras foram roubadas até em São Paulo

A Polícia Civil vinha investigando a venda de motos roubadas para lavradores de 5 povoados  da zona rural de Timbiras havia dois meses e foi em busca delas passando por Chapada da Alegria, Oiteiro, Santa Maria, Canafístola e Boa Hora.

Quando o dia das apreensões chegou a Polícia Civil enfrentou dificuldades para ter acesso às motocicletas   por causa da distância de até 45 kms  (caso de Boa Hora, por exemplo)    da sede do município e também por causa da estrada. Uma viatura chegou a atolar, mas o resultado da operação foi considerado satisfatório.

Só no primeiro dia(29/março)  foram 10 motos apreendidas e mais uma no dia seguinte (30/março). Mais da metade delas com registro de roubo em várias cidades do Maranhão (Timon e Chapadinha), Piauí  (Teresina)  e até em São Paulo (capital).

 “E na manhã de hoje nós conseguimos apreender a 11ª moto que também já foi confirmada como sendo produto de roubo…AGORA SÃO SEIS ROUBADAS? Positivo, 6 motos confirmadas como roubadas…VINDAS DE ONDE, DOUTOR? Bem, essas motos, geralmente, elas são roubadas nas cidades de Teresina, Timon, tem uma de Chapadinha e elas são vendidas aqui nas localidades já que o acesso da polícia é muito difícil, principalmente, nesse período de chuvas e são vendidas a preços bem simbólicos, teve o caso de uma moto aqui que ela foi trocada por um celular”, disse o delegado à TV Mirante

Quem recebeu uma das motos e deu em troca um celular de R$ 700,00 foi um adolescente morador da zona rural. Todos os lavradores flagrados com motocicletas roubadas vão responder pelo crime de receptação.

 “3 foram autuadas em flagrante por receptação dolosa, no caso arbitramos uma fiança e já foram liberadas e responderão na Justiça. O menor  também foi lavrado o Boletim de Ocorrência circunstanciado, também vai ser encaminhado à Justiça e foi também lavrado um TCO, todos esses procedimentos serão encaminhados à Justiça e essas pessoas responderão”, explicou

Prefeito Francisco Nagib merenda com crianças da CEMEI Maria Luíza Araújo

O prefeito de Codó, Francisco Nagib, visitou esta semana as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Maria Luíza Araújo, no Bairro Santo Vicente Pallotti, região da Trizidela. Prefeito e alunos foram para o refeitório e saborearam a refeição, que é preparada com muito capricho pelas cozinheiras e tem acompanhamento da nutricionista Juliana Andrade.

Procuramos colocar um cardápio bem variado para crianças, com verduras, legumes, proteínas. A boa nutrição é indispensável para o aprendizado”.

No dia da visita, as cerca de duzentas crianças da pré-escola, juntamente com Francisco Nagib, tiveram como merenda arroz, feijão, cuxá, macarrão e frango. Sendo o melão e milho servido como sobremesa. Estes alimentos, agregados a muitos produtos fornecidos pela agricultura familiar ou empresas, sempre vão fazer parte da merenda nas escolas, segundo a coordenadora da Alimentação Escolar, Meiry Araújo.

O cardápio balanceado é bem nutritivo e foi elaborado pelas nutricionistas da secretária de educação, que desde o início ano letivo vem acompanhando a merenda nas escolas. A alimentação escolar está sendo entregue de acordo com um planejamento, calculado com cada unidade escolar”.

Com o prato recheado de coisas gostosas e nutritivas, que influenciam para o seu desenvolvimento físico e intelectual, os alunos se deliciaram e brincaram com o prefeito. Felizes por ter na escola tudo que necessitam para seu desenvolvimento, os alunos ficaram surpresos com a presença de Francisco Nagib, que foi recebido com carinho pelos pequenos estudantes e retribuiu com toda atenção e cuidado.

Partindo que a educação será uma das prioridades na sua gestão, o prefeito Francisco Nagib garantiu não medir esforços para garantir a todos uma educação e merenda de qualidade. “É imensurável o valor do investimento em nossas crianças. Qualquer investimento na educação de nossas crianças e de valor inestimável, pois são eles que serão os futuros cidadãos que irão cuidar de Codó. A nutrição de qualidade e balanceada é essencial na formação dos estudantes. Olhar a alegria e satisfação das crianças em ter alimentação de muita qualidade é uma grande felicidade pra mim. Cuidar da merenda de nossas crianças sempre será prioridade em nossa gestão”.

Ascom – PMC

Prepare-se para o grande BOTA FORA NOROESTE (3 a 8 de abril)

De 3 à 8 de abril tem grando BOTA FORA NOROESTE. Agende esta data e não perca preços incríveis que nós estamos esperando por você.

Operação descobre foragidos de outros municípios que estavam se escondendo em Codó

A PM, por meio do Batalhão Tiradentes, continua em atividade no município de Codó. Em conjunto com a Polícia Civil está fechando o cerco contra foragidos da Justiça. Um deles, preso hoje, 30,  foi Ricardo  Bona Xavier, que tinha prisão decretada por causa de assaltos nesta região.

Algo que vem acontecendo com frequência nestas operações   é a descoberta de foragidos da Justiça de outros municípios escondidos  aqui em Codó. Só esta semana já foram dois: O primeiro, Wellington Brito da Silva, de São Mateus  e o segundo agora, mais recente, foragido da Justiça de Coelho Neto.

Trata-se de Francisco Dennis  Amorim Silva. A prisão estava em aberto por causa do assassinato de um sogro dele, crime ocorrido, segundo o delegado, em 2006.

“Ele praticou um homicídio que foi, na verdade, descaracterizado para lesão corporal seguida de morte. Ele teria agredido com outro indivíduo um ex-sogro numa discussão, numa briga entre eles, teria agredido com pedradas e pauladas o que veio provocar aí uma morte dessa vítima, isso aconteceu em 22 de abril de 2006 e agora ele teve a prisão decretada”, explicou Dr. Zilmar

MAIS TEMPO DE CODÓ SEGURO

O comandante da Operação Codó Seguro, coronel Marques Neto  destaca a queda no número de registros de assaltos desde que  chegou.

“O EXEMPLO disso tá no registro de ocorrência, tinha cerca de 8, nove ocorrência de roubo por dia, hoje caiu, caiu o quê? Pra 3, quatro por semana, então é um ganho significativo pra segurança e a tendência é ver se a gente consegue zerar isso aí”, disse

Veio, a priori,   passar apenas 10 dias,  mas disse que já tem ordens para demorar um pouco mais.

“Sim muito tempo de trabalho, determinação do secretário de segurança que a gente passe muito tempo aqui na cidade fazendo o nosso trabalho pra tentar dá uma sensação de segurança pra população e os bandidos que ainda não foram presos eles vão ter que sair daqui porque nós vamos pra cima deles, ou nós vamos pegar ou eles vão ter que sair da cidade”, afirmou

Programa Mais Renda irá proporcionar oportunidades de negócios aos pequenos empreendedores em Codó

Uma das promessas do prefeito Francisco Nagib foi fomentar o empreendedorismo entre os trabalhadores informais de Codó.

Na manhã de ontem,  quarta-feira (29) o Prefeito, acompanhado da Primeira-dama e Secretária de Desenvolvimento Social, Agnes Oliveira, a Coordenadora do Mais Renda, Ana Cristina e da Diretora do Departamento de Proteção Básica, Rosa Vasconcelos, beneficiou 100 famílias com instrumentos de trabalho no ramo da beleza e de alimentos. A ação foi por meio do Programa Mais Renda, parceria entre Estado e Município que incentivará a livre iniciativa e o microempreendedorismo no município de Codó

Mais Renda no São Francisco (fotos de Nilton Messias)

A apresentação e a seleção do Programa, aconteceu no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEUS). De acordo com a Coordenadora do Programa Mais Renda, Ana Cristina, programa irá transformar as vidas de trabalhadores do mercado informal e dar mais ânimo para que pequenos comerciantes possam conquistar seu espaço comercial e sua renda por meio do trabalho, mesmo que seja simples. “É uma grande oportunidade. Para os comerciantes menos favorecidos possam ter motivação para seguir com seu micro negócio”.

O programa, que será executando em 03 etapas, tem como público alvo beneficiários do Bolsa família, que já trabalhe ou pretenda montar e expandi seu próprio negócio. Para o setor de alimentos, o governo vai entregar carrinhos de lanches, e 50 kits para manicure e cabeleireira: neste ramo são estufas, alicates, esmaltes, lavatórios, escova, máquina para corte de cabelo e outros.

O programa vai oportunizar a inclusão socioprodutiva de 100 famílias em situação de vulnerabilidade social em Codó, por meio da inserção, organização e estruturação de pequenos empreendimentos, visando a ampliação da renda e a melhoria da qualidade de vida de pequenos empreendedores e de suas famílias”, explicou a Secretária de Desenvolvimento Social, Agnes Oliveira

Em Codó, os beneficiados foram selecionados por meio do Cadastro Único – aqueles que possuíam renda mensal per capta de até meio salário mínimo e de posterior aplicação de um questionário de identificação de perfil para enquadramento no programa. O setor de alimentos foi definido de forma estratégica, observando a demanda das famílias.

Motivado a desenvolver ações que propicie a independência financeira das famílias, o prefeito Francisco Nagib está certo que este programa vai fomentar o crescimento microempreendedoríssimo em Codó.

Era uma das ações que mais esperava realizar agora em nosso início de governo. Pois acredito na livre iniciativa, no empreendedorismo, na força de vontade de crescer, no trabalho e na garra de nosso povo. Um povo humilde, trabalhador, mais que quer crescer. Estamos entregando todos os mecanismos para que eles se desenvolvam empresarialmente e prosperem, levando mais renda e conforto a suas famílias”.

Ascom PMC

DMTRANS busca ajuda de escolas estaduais e vai levar disciplina de trânsito para a rede municipal

Desde que o ano começou houve uma intensificação da fiscalização nas ruas. Quem lida com o trânsito acredita que em, razão disso, as pessoas passaram a usar capacete (piloto e carona) e o número de mortes  zerou de janeiro até agora, algo que veio também com a redução do número de acidentes de trânsito.

Manter índices considerados,  de certa forma, positivos não é tarefa fácil no trânsito de Codó, por isso as autoridades sabem que ainda tem muito por fazer e não podem se dar ao luxo de descansar.

Agora, por exemplo, querem chegar aos pais e para isso já estão pedindo a ajuda de gestores escolares das redes municipal e estadual.

Em  reunião, realizada esta semana na sede da URE, na prala da Bandeira, a conversa de integrantes do DMTRANS foi com gestores de escolas estaduais que já saíram sabendo o que farão para tentar ajudar  na conscientização dos pais, conforme explicou-nos a gestora professora Fátima Falcão.

 “é MARCAR escola por escola um calendário, nós vamos fazer um calendário onde essas autoridades reunirão e falarão para os pais dessas escolas estaduais onde ouviremos também os pais e as autoridades vão passar pra todas as famílias as leis que deverão ser cumpridas, o jovem, no trânsito, está morrendo, está matando, então nosso objetivo é erradicar essas mortes no trânsito de Codó”, disse

Uma vez reunidos os pais ouvirão uma mensagem direta e clara.

“Orientar os  pais para que não dê veículos à menores, não habilitados,  também mostrar das suas responsabilidades mediante  a Justiça, fazer com que o pai entenda que dá um veículo à um menor, à um adolescente é responsabilidade toda do pai, daquele, ou da pessoas responsável por aquele adolescente”, afirmou César Roberto Oliveira Soares, diretor do DMTRANS

NO CURRÍCULO ESCOLAR

Segundo tenente Antonio Sales, do departamento de Segurança Patrimonial e Trânsito, a equipe já planeja tornar a coisa permanente dentro das escolas incluindo uma disciplina no currículo dos alunos como já há previsão numa lei municipal.

‘Isso já determinado pelo próprio CTB e também por uma lei municipal aprovada aqui em 2011, tá certo? Nós precisamos o quê? Trabalhar os professores, instruí-los para que eles possam atuar como multiplicadores desse tema, exatamente começando a trabalhar o comportamento dos futuros usuários das vias públicas”, frisou

 

SAAE assume residencial São Pedro e ameaça cortar a água dos moradores que não se cadastrarem na autarquia

A direção do novo SAAE de Codó está avisando aos moradores do Residencial Zito Rolim II (mais conhecido como Residencial SÃO Pedro) que assumiu a administração da distribuição de água potável das mil residências.

Mas até agora só conseguiu cadastrar em seu sistema algo em torno de 70% das moradias.

Para quem não fez este cadastro o prazo é até 10 de abril. Quem não comparecer ao SAAE, neste prazo, terá o fornecimento de água suspenso até que se regularize (se cadastre).

Polícia Civil de Timbiras apreende na zona rural motocicletas roubadas

Em operação realizada ontem, 29 de março, a Polícia Civil de Timbiras, com apoio da 4° Delegacia Regional de Codó,  deflagrou uma operação na zona rural, ocasião em que apreendeu 10 (dez) motocicletas, sendo que, destas, 5 (cinco) apresentam restrição de roubo/furto.

Motos apreendidas pelo delegado Gilvan Lucas e equipe

Ascom 4ª Delegacia Regional de Codó

César Pires proporá a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Vida no Trânsito

No Maranhão, 1.771 pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito somente no ano de 2014, sendo que a maioria das ocorrências envolveu motociclistas.

Deputado César Pires

Esse e outros dados apresentados por representantes de entidades que atuam contra a violência no trânsito no estado motivaram o deputado César Pires (PEN) a propor a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Vida no Trânsito, para mobilizar a sociedade e instituições com o objetivo de propor e implantar medidas que tornem mais seguro o tráfego de pedestres e veículos no Maranhão.

A criação da Frente foi anunciada pelo deputado em encontro na Assembleia Legislativa que contou com a participação de representantes da campanha SOS Vida, do Observatório de Trânsito, da Federação Maranhense de Moto Clubes, da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e das secretarias municipal (Semus) e estadual de Saúde (SES).  “Os números são alarmantes e o Poder Legislativo precisa dar a sua contribuição para combater essa epidemia de mortes no trânsito. Não podemos nos acomodar enquanto tantas vidas são perdidas diariamente nas ruas das cidades e nas estradas do Maranhão”, declarou César Pires.

Segundo informou o coordenador da campanha SOS Vida, Lourival da Cunha Souza, São Luís ocupa a 23ª posição entre os 50 municípios com trânsito mais violento no Brasil, e o Maranhão é campeão em acidentes com motocicletas. “A violência no trânsito é um grave problema de saúde pública, econômico e social cuja solução depende de educação, fiscalização com punição rigorosa e infraestrutura adequada. A sociedade não pode esperar só pelo poder público, por isso buscamos essas parcerias e agradecemos ao deputado César Pires por incluir a Assembleia nessa mobilização pela paz e em defesa da vida”, enfatizou ele.

Frente do Trânsito

Na reunião, também foi informado que 60% dos leitos hospitalares são ocupados por vítimas de acidentes de trânsito, e desse total mais de 80% envolveram motociclistas.  No Maranhão, que hoje tem mais de 920 mil motos em circulação, metade dos condutores não tem habilitação. “Precisamos tratar essa questão com a mesma seriedade e solidariedade dispensadas aos acidentes aéreos. Queremos discutir a responsabilidade social do Estado com essas mortes, apurar as causas e tomar providências para evitar que outras pessoas percam suas vidas em acidentes”, destacou Francisco Soares, do Observatório do Trânsito.

Ao final do encontro, também ficou decidida a realização de uma audiência pública, em data a ser definida, para discutir questões como o alto número de mortes por acidentes com motos, a implantação de vias exclusivas para motos, a criação de órgão específico para apuração de causas de acidentes, o fomento do uso de equipamentos de segurança por motociclistas e a instalação de um programa piloto para monitoramento de velocidade.

César Pires ainda recebeu um exemplar da cartilha elaborada pelos integrantes da SOS Vida em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, para uso nas escolas estaduais; e o projeto Corredor Virtual para Veículos de Duas Rodas, apresentado pelo representante da Federação Maranhense de Moto Clubes, Clistenes Araújo.

Leonel Filho ressalta importantes parcerias entre Município de Codó e Governo do Estado

Em seu pronunciamento na sessão da semana, o vereador Leonel Filho (PTN) destacou as inúmeras parcerias entre a Prefeitura de Codó e o Governo do Maranhão. O edil falou sobre importantes projetos e programas que irão beneficiar o povo codoense, como a adesão de Codó ao o Programa Água Doce, que irá resolver um problema histórico de regiões do município é imprópria para o consumo.

Leonel Filho

União Codó e Governo do Maranhão

O prefeito Francisco Nagib e o governador Flávio Dino assinaram a parceria para estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, através da implantação de sistemas de dessalinização ambiental para atender, prioritariamente, as populações de baixa renda. Isso será um marco para nossa cidade, pois vai resolver o problema da água salobra em localidades da zona rural e como o Distrito km 17”.

Esporte e lazer

Leonel Filho lembrou que a Copa União de Bairros está em pleno andamento e integrando a juventude de todas as comunidades de Codó. “O governo está dando todo o apoio ao desporto e ao lazer dos codoenses, seguindo o calendário esportivo oficial, disponibilizando opções de entretenimento e lazer ao povo e fomentando a prática esportiva para nossa juventude. Inclusive o prefeito fez a doação dos uniformes e equipamentos para as 16 equipes do torneio. Isso torna o evento mais organizado e bonito de se assistir”.

Saúde e bem estar

O líder do governo na Câmara também falou da luta do prefeito em recuperar o programa Mais Educação para Codó e da ótima expectativa da população para o Hospital Geral Municipal, que irá receber dois milhões em investimentos para equipamentos, além das reformas que continuarão e a inauguração do centro de parto normal. “Estamos vivendo uma ótima expectativa para as grandes melhoras do HGM. E tenho certeza que os recursos serão investidos de forma eficiente, onde por meio de licitações iremos contratar as empresas responsáveis para equipar nosso hospital com tecnologia e modernidade”.

Leonel Filho encerrou seu discurso ponderando sobre as sobrecargas de demandas do HGM, citando números de atendimentos e a luta do governo municipal por recursos e emenda parlamentares que possam a somar para a melhoria da saúde e o desenvolvimento de Codó. “Citamos aqui muitas ações positivas, onde o prefeito está a trás de coisas boas para o município e trabalhando incansavelmente. Em menos de três meses de governo a prefeitura já realizou muitas ações, que se tornarão cada vez mais perceptíveis, além das grande obras e melhorias que virão pela frente”.

Ascom