Dr. João Chagas Corrêa recebe homenagem com nome em unidade de saúde que beneficiará 10 mil codoenses

Hoje, 23, foi inaugurado o posto de Saúde da Vila Fomento, no bairro São Benedito. A nova Unidade de Saúde se chamará DR. JOÃO CHAGAS CORRÊA.

Trata-se de uma merecida homenagem a todo trabalho por este grande profissional da medicina. Dr. João é esposo de outra grande médica, Dra. Nadig Corrêa, pai do advogado Dr. Yuri Corrêa, atualmente conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

Dr. João Chagas Corrêa morreu em julho de 2015 vítima de uma infarto que ocorreu quando de uma visita dele à sua fazenda na zona rural de Codó.

VÍDEO – Polícia Rodoviária Federal entrega na delegacia de Codó carro clonado e prende mulher que o dirigia

A POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL está com um carro estacionado na frente da 4ª Delegacia Regional de Codó, desde cedo.

Os patrulheiros vieram entregar aos delegados locias um carro modelo Fox, cor branca, apreendido numa fiscalização de rotina na BR-316 porque a placa não bate com o número do chassi.

De acordo com o delegado Rômulo Vasconcelos, a placa é de um veículo e o chassi é de um outro carro que apresenta registro de roubo.

Uma mulher que conduzia o Fox branco foi presa e também entregue na 4ª Delegacia Regional de Polícia. Ela já está sendo acompanhada por um advogado.

VÍDEO mostra sufoco de caminhão de loja para sair de rua esburacada na Trizidela

Este vídeo enviado à redação do blogdoacelio mostra o sufoco de um motorista de um caminhão de entrega de móveis e eletros na rua Afonso Cunha, na Trizidela de Codó.

São mais de 6 minutos, sem cortes, mostrando a tentativa do caminhão de sair da buraqueira em que se meteu desavisadamente.

Muitas ruas estão nestas condições dentro da nossa cidade, vamos aguardar que, com o fim das chuvas, sejam reformadas pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Rural.

População colabora e Codó ultrapassa meta de vacinação contra gripe antes do fim da campanha

O município de Codó já ultrapassou a meta mínima de vacinação contra a gripe estabelecida pelo Ministério da Saúde, que é de 90%.

Antes de ontem Codó já havia atingido 95,59% de um público alvo  de mais de 33 mil pessoas a serem vacinadas.

O blogdoacelio conversou com o secretário Suelson Sales, da pasta da saúde, sobre que estratégia foi utilizada e outros detalhes da campanha.

Agentes comunitários de saúde de Codó vão pedir aposentadoria especial

Agentes comunitários de saúde lotaram ontem, 22, o Salão Nobre da Prefeitura de Codó para conversarem como prefeito municipal Francisco Nagib e com o secretário municipal de Saúde, Dr. Suelson Sales. A pauta veio com 11 itens.

De acordo com Rosilda Pereira da Silva, vice-presidenta do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde da Regional de Codó, um dos principais assuntos foi o PERFIL PSICOGRÁFICO DA PREVIDÊNCIA.

“Perfil este que pra nós é de suma importância uma vez que os agentes de saúde de 1991, eles pretendem, nós pretendemos porque eu também faço parte, pretendemos já dá entrada no processo de aposentadoria especial e esse (PPP) é um dos ítens necessários para que aconteça essa aposentadoria”, explicou Rosilda

Presente no evento, o prefeito Francisco Nagib garantiu que disponibilizou um profissional que vai cuidar da emissão do Perfil Psicográfico da Previdência. Isso, segundo afirmou o gestor, proporcionará uma economia de cerca de R$ 200,00 para cada agente comunitário de saúde que precisariam pagar pelo documento.

Profissionais da educação recebem homenagens em noite de premiação do Alfabetiza Codó

A prefeitura de Codó, por meio as Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Informação, realizou a cerimônia de premiação do Programa Alfabetiza Codó, que destacou unidades de ensino e profissionais da educação que ajudaram no rendimento e desempenho dos alunos da rede municipal.

Na cerimônia estavam presentes o prefeito de Codó, Francisco Nagib, o Secretário de Educação, Paulo Buzar, a Coordenadora do Programa Educar pra Valer no Maranhão, Aurilene Marcelo, a Diretor de Ensino da SEMECT, professora Fátima Barbosa , o vereador Pastor Max e representantes de diversas instituições de ensino.

O Programa Alfabetiza Codó tem como meta alfabetizar todas as crianças de até sete anos de idade. Em 2018 o município celebrou parceria com o programa Educar Pra Valer com objetivo de elevar os índices de ensino ao longo de quatro anos. O programa segue o modelo aplicado em Sobral e outros municípios cearenses, que conseguiram elevar seus indicadores educacionais, como, por exemplo, o IDEB.

É com muita satisfação que estamos realizando esta noite de premiação do Alfabetiza Codó, reunido professores e profissionais da educação. Nosso maior objetivo é fazer com nossas crianças sejam preparadas para uma alfabetização correta e na idade certa. Por isso o prefeito Nagib está concentrando todos os esforços para que o programa seja realizado da melhor forma possível. Atingimos uma importante marca, sendo o segundo lugar no padrão de desempenho dos cinco municípios que tem parceria com o Educar Pra Valer”, disse o secretário de educação Paulo Buzar.

Este segundo lugar entre os municípios que o programa Educar pra Valer presta assessoria e a  premiação dos nossos profissionais é o resultado conjunto entre os profissionais da educação, gestores, professores, secretário, o prefeito e força de todos. em 2018, primeiro ano da parceria em Codó, os alunos do 2º ano do fundamental alcançaram o nível intermediário na escala de proficiência. São estudantes leitores que consolidaram as habilidades mínimas essenciais para a sua etapa de escolaridade”, explicou o vereador Pastor Max.

Um momento de conceder o mérito aos que realizaram mais este avanço, onde passamos aqui mais uma fase para a educação de nossas crianças, dando condições a elas e aos educadores de realizarem um bom trabalho. Nossa meta e alfabetizar melhor nossas crianças e na idade adequada, erradicar o analfabetismo e elevar nossos índices educacionais. Para tanto estamos no caminho certo e testemunhado o sucesso do Alfabetiza Codó. Temos a certeza que iremos elevar ainda mais o nosso IDEB e proporcionar o aprendizado que sonhamos para nossas crianças”, disse o prefeito Francisco Nagib.

Asccom – PMC

Prefeitura de Codó intensifica ações para recuperação de ruas e estradas vicinais

A prefeitura de Codó, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Rural, continua os trabalhos para a recuperação de ruas nos bairros da cidade e de estradas vicinais na zona rural. As ações do projeto Mutirão Prefeitura no Meu Bairro avançam no Codó Novo, com serviços de limpeza, capina e retirada de entulho, troca de equipamento de iluminação e a operação tapa buracos, que esta semana chegou às ruas Piauí, Travessa Piauí e Travessa Cibrazêm.

Na zona rural as frentes de trabalho recuperaram a estrada vicinal que liga ao povoado Porcos, na região da Trizidela.

Nota: Ascom – PMC

Alunos da Universidade Aberta Intergeracional homenageiam Acélio Trindade

Recebi agora pela manhã uma homenagem carinhosa vinda de alunas e alunos da Universidade Aberta Intergeracional, um curso de extensão da Universidade Estadual do Maranhão, que trabalha com formação de idosos no campus de Codó.

Na ocasião fazia eu uma reportagem sobre o Maio Amarelo com DMTRANS, CIRETRAN fazendo palestras educativas para aquele público.

Grata surpresa, belas palavras de reconhecimento ao nosso trabalho proferidas por Telvane Frazão. Abraço a todos e muito obrigado.

Hoje 22/05 estou um ano mais velho que antes e um ano mais novo até maio de 2020.

Morre aos 77 anos seu ‘Alvino Moreira’ – ícone da cultura codoense

Morreu na noite de ontem, 21 de maio de 2019,  aos 77 anos, Alverino Moreira Santos, mais conhecido como ‘Alvino’ , eterno presidente da escola de Samba Estrela do Oriente.

O blogdoacelio conversou com a filha dele, Ana Emília Moreira, que explicou que desde a semana santa (19 de abril) vinha enfrentando problemas de saúde que começaram com uma complicação de fimose infeccionada, isso teria provocado alterações graves na próstata (não havia diagnóstico de câncer, família esperava resultado da biópsia).

Além disso, seu Alvino enfrentou a paralisação de um rim e um Acidente Vascular Cebral (AVC). Estava há 20 dias internado em Caxias, submetendendo-se, inclusive, hemodiálise.

ANA MOREIRA falou um pouco da vida do pai, inteiramente dedicada à cultura carnavalesca.

Delegado Regional abrirá inquérito para apurar ação da PM na morte de Jhones Damasceno

O blogdoacelio mostrou o caso do assassinato do idoso Antonio Pereira Austríaco, morto por estrangulamento no último domingo, 19,  dentro da própria casa, no conjunto Mutirão,  onde mantinha uma mercearia no bairro São Francisco e vivia sozinho.

A família pediu a identificação, imediata, e a prisão de quem quer que tenha cometido o crime tratado pela polícia como latrocínio, roubo seguido de morte.

Antonio Austríaco, 83 anos

Investigando a Polícia chegou ao nome de um suspeito, Jhones Damasceno Sousa, de 30 anos de idade. Conforme o delegado regional, Gilvan Lucas de Sousa, ouvido por nossa reportagem, ele teria vendido produtos da mercearia do idoso horas depois do crime.

“O Jhones era vizinho de seu Antonio, a partir dai começou-se a diligência, chegou-se à um terceiro que teria comprado um fardo de arroz de Jhone e esse arroz teria sido subtraído da casa do comércio de seu Antonio…ESSE ARROZ JÁ FOI LOCALIZADO? Pronto, já tá aprendido, é elemento de prova”

Jhones Dasmaceno Sousa passou a ser procurado. Quando a Força Tática da Polícia Militar o encontrou no bairro Santo Antonio, próximo a casa de uma irmã dele, na manhã do dia 20 de maio de 2019, morreu vítima de um disparo de fuzil no peito.

O comando da PM já se manifestou a respeito e sustentou que o suspeito reagiu ao comando de prisão, além do mais estava armado com um revólver. A família contesta tais alegações.

Esclarecer os fatos caberá agora à Polícia Civil por meio de um Inquérito que, segundo o delegado regional será instaurado.

 “Inquérito policial será instaurado, né, para averiguar essa ação policial, no caso, segundo o que nós tomamos conhecimento é que a Polícia Militar, em diligência, no encalço dele e que quando foram fazer a abordagem dele ele reagiu e aí foi neutralizado lá na ação policial, mas, em todo caso, o inquérito policial será instaurado para averiguar toda a conduta policial, toda a ação policial”, disse