Ricardo Archer, Themis e Andreh Araújo assistem à Brasil e Costa Rica no São Francisco

Os moradores da rua PEDRO ÁLVARES CABRAL, bairro São Francisco, realizaram até café da manhã nesta sexta-feira para assistirem, posteriormente, ao jogo Brasil 2, Costa Rica zero.

A rua foi enfeitada e recebeu visitas ilustres do mundo político codoenses. Marcaram presença, vendo o jogo com os moradores, a ex-primeira-dama e vice-prefeita Themis Araújo, o ex-prefeito e ex-deputado estadual Ricardo Archer acompanhado do diretor da rádio Eldorado AM Jerônimo Filho, e o diretor da TV Palmeira do Norte Andreh Araújo.

“Foi um momento de confraternização entre amigos”, disse um dos moradores da Pedro Álvares Cabral

ASSISTA: Veja como ficou o centro comercial de Codó na hora do jogo BRASIL e Costa Rica

Veja como ficou o centro comercial de Codó agora pela manhã na hora do jogo BRASIL E COSTA RICA. Poucas lojas abriram.


As farmácias não fecharam. Quem não abriu pela manhã abrirá as portas agora à tarde mais feliz com o 2 a zero da seleção brasileira sobre o time da Costa Rica.

Algumas lojas abrem ao meio dia.

Regional já registra 19 casos de pessoas com Calazar e Codó lidera o ranking

Os seis municípios da regional (Codó, Timbiras, Coroatá, Peritoró, Alto Alegre do MA e São Mateus) registraram 19 casos de Calazar em humanos de janeiro até agora.

Timbiras só tem dois na estatística que nos foi apresentada, mas já está aguardando o registro oficial de mais seis, segundo o chefe do setor vetorial na região, Francisco Santos Leonardo.

Codó é a cidade com mais casos, já são 11 no primeiro semestre. O Ministério da Saúde preconiza apenas 1 caso para cada 100 mil habitantes, a média regional já está bem acima disso, o que preocupa.

“Nós temos índice de 3.2 e se levarmos para uma classificação epidemiológica, nós estamos numa condição de transmissão moderada, isso tem as suas consequências, então hoje nós estamos nessa condição, considerando que o município de Codó foi o que tem forçado para que a regional ficasse nesse patamar de indicador”, explicou

MOSQUITOS E CÃES

O fato de termos pessoas com Leishmaniose Visceral indica dois outros problemas, a existência de cães com Calazar e a do mosquito que pica o cachorro infectado e transmite a doença para a pessoa.

Cães doentes e o inseto transmissor precisam ser combatidos porque em  Codó, por exemplo,  os casos continuam aparecendo.

CALAZAR NO SANTO ANTONIO E NO RESIDENCIAL

Em dois bairros já foram confirmados casos de mais  animais infectados. Segundo o assessor de endemias do município, José Maria Carvalho Macedo, a medida pós descoberta será tomada.

 “Hoje nós estamos saindo pro bairro Santo Antonio pra fazer este trabalho de  borrifação,  cães que já foram recolhidos…ISSO QUER DIZER QUE TEMOS CASOS POSITIVOS NO SANTO ANTONIO? É, deu dois casos positivos no Santo Antonio…JÁ TEM ALGUM OUTRO BAIRRO? Tem, tem o bairro Santa Rita”, afirmou o assessor

O chefe regional do setor vetorial defende a existência de um plano consistente de combate à doença  Calazar em humanos.

 “Mas é assim não depende só do município, a gente depende do Estado, depende do Ministério porque a medida em que eles colocarem insumo suficiente para a gente planejar e realizar essas ações tenho certeza que estes números poderá melhorar”, minimizou Leonardo

Até que ele, efetivamente, seja posto em prática vai-se convivendo com o aumento das estatísticas.

Ex-alunos da UEMA de Cachoeira Grande agradecem Waldir Maranhão por formação acadêmica

No município de Cachoeira Grande, nesta quinta-feira (21), o deputado federal e pré-candidato ao Senado, Waldir Maranhão, reafirmou o seu compromisso de continuar trabalhando pela Educação, durante o encontro com o prefeito Tonhão, Senador Roberto Rocha e pré-candidatos do PSDB.

Ao final da reunião que aconteceu na sede da prefeitura do município, Waldir Maranhão foi saudado por ex-alunos e professores da Universidade Estadual do Maranhão, que foram beneficiados pelos programas de ensino à distância, implantados durante a gestão de Waldir Maranhão como reitor da UEMA.

“Nós somos eternamente gratos ao nosso eterno reitor, Waldir Maranhão, por ter nos dado a oportunidade de concluir a nossa formação através dos Programas implantados por ele como, PQD, PROCAD e UEMA NET, para que nós do interior tivessemos a oportunidade de nos formar. Waldir, tem nosso apoio nesta sua pré-candidatura ao Senado. Temos confiança que ele será nosso senador”, declarou o professor Abidoral.

Ascom

EMPÓRIO NOBRE abre ao meio dia nesta sexta-feira

A Empório Nobre vai abrir ao meio dia em razão do jogo da Seleção Brasileira.

Apareça no nosso expediente e faça suas compras com descontos especiais à vista e à prazo a maior facilidade pra você sair de sacola cheia.

Estamos agora em frente à farmácia Globo

Segurança é tema principal de reunião de juízes eleitorais do Maranhão

O desembargador Cleones Carvalho Cunha, corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, presidiu reunião nesta quinta-feira (21/06) dos juízes que irão comandar as eleições 2018. A pauta de discussão foi elaborada com base nas manifestações encaminhadas pelos juízes e o tema segurança pública foi o primeiro a ser abordado. Fotos do evento no Flickr.

Para o corregedor, que conduziu a reunião junto com o diretor-geral Flávio Costa (TRE) e o assessor André Mendes (Corregedoria), debater pontos importantes das eleições é fundamental para o país que, neste momento, enfrenta crise moral, ética e política gravíssima, mas que, com o trabalho sério dos juízes e servidores, a Justiça Eleitoral irá executar bem, propiciando com que o eleitor possa escolher seus representantes. Acrescentou ainda que as práticas de abuso de poder político e econômico cometidas por candidatos e partidos políticos devem ser combatidas, além de as notícias falsas serem contidas, o que se revela como missão complexa diante da realidade em que tudo propaga tão rapidamente.

Também presente ao evento, o desembargador Ricardo Duailibe, presidente do Regional, destacou que a reunião trata, sobretudo, de encontro de trabalho cujo objetivo é capacitar todos para as eleições que se anunciam.

O comandante do 24º Batalhão de Infantaria Leve, coronel Marcus Vinícius Soares Guimarães de Oliveira, explanou sobre as estratégicas que serão utilizadas nas eleições, uma vez que a Corte Eleitoral já deferiu força federal para 42 municípios que deve ser apreciada pelo Governo do Estado e Tribunal Superior Eleitoral.

O sub-comandante da Polícia Militar, coronel Pedro Ribeiro, apresentou o plano operacional e garantiu aos juízes a distribuição do policiamento dentro das respectivas zonas eleitorais e locais de votação e apuração, e o atendimento às solicitações da justiça eleitoral a fim de fazer cumprir a legislação específica garantindo a segurança e a ordem antes, durante e depois do pleito.

Ainda foram abordadas as principais inovações conferidas às eleições 2018, notadamente a inserção do nome social no cadastro nacional, a transferência temporária de eleitores – que assegurará o direito ao voto de cidadãos afastados de domicílios eleitorais, e as auditorias de urnas eletrônicas.

Outro ponto de destaque foi a logística de transporte e de distribuição das urnas eletrônicas e materiais de votação traçada com o objetivo de disponibilizar às zonas eleitorais os materiais necessários à realização das eleições desde os atos preparatórios até a diplomação dos eleitos.

Reconhecimento

Os juízes que participaram das audiências públicas de controle social e cidadania promovida pela Rede de Controle da Gestão Pública receberam certificados de reconhecimento. A Rede tem por objetivo desenvolver ações direcionadas à fiscalização, diagnóstico e combate à corrupção.

Os magistrados condecorados foram: Marco Adriano Ramos Fonseca (67ª ZE – Pedreiras), Odete Maria Pessoa Mota Trovão (20ª ZE – Viana), Ferdinando Marco Gomes Serejo Sousa (substituto da 60ª ZE – São Domingos do Maranhão), Bruno Barbosa Pinheiro (78ª ZE – Bom Jardim), Ivis Monteiro Costa (38ª ZE – São Bento) e o André Bogéa Pereira Santos, que contribuiu quando estava investido na função eleitoral de Açailândia.

www.tre-ma.jus.br

__________________________________________________

TRE-MA – Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão
ASCOM – Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Lobão defende soltura do ex-presidente LULA

Para ele, prisão do ex-presidente é injusta e foi feita sem provas

Em discurso no Senado Federal nesta quinta-feira (21) o senador Edison Lobão defendeu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está preso desde abril e que terá um novo pedido de habeas corpus julgado na próxima terça-feira.

Edison Lobão

“Não basta ter apenas a dimensão sem ter a disposição de até correr riscos ao dizer o que pensa e ao defender-se da injustiça. O Lula foi preso para não ser Presidente da República outra vez. Mas como se pode impedir o maior líder nacional – e isso já se disse tanto aqui; o maior líder não pelo que foi apenas, mas pelo que é hoje – de ter a oportunidade de se exibir, de corpo inteiro, aos perigos da noite de uma eleição nova? É contra isto que se levanta a ação sem provas. Esse som é que é um crime”, declarou Lobão.

O senador também elogiou a operação lava-jato e a procuradora-geral da República, Raquel Dodge. Mas criticou a o grande número de delações sem provas que foram aceitas ao longo desse processo.

“A Lava Jato, foi um bem; não foi um mal. Mas é necessário que ela não perca o seu rumo, não se desvie do seu objetivo. Os delatores têm feito um mal grande ao País, à medida que não provam nada do que afirmam. Enquanto isso, pessoas inocentes, vítimas dessas delações, estão aí presas, detidas”, disse.

“Quanto ao Ministério Público, eu estou convencido de que a Procuradora Raquel Dodge, está buscando, obstinadamente, recolocar o Ministério Público nos trilhos dos quais ele nunca deveria ter saído”, concluiu Lobão.

Ministério Público do MA se reúne com prefeitos para tratar de recursos do Fundef

O Ministério Público do Maranhão e os demais órgãos da Rede de Controle da Gestão Pública realizaram, na manhã desta quinta-feira, na Sala dos Órgãos Colegiados da Procuradoria Geral de Justiça, uma reunião com prefeitos e representantes de oito municípios que receberam ou receberão ainda em 2018 os recursos referentes à diferença no cálculo da complementação devida pela União no âmbito do Fundef no período compreendido entre 1997 e 2006.

Estiveram presentes representantes dos municípios de Bom Lugar, Bernardo do Mearim, Serrano do Maranhão, Belágua, Nina Rodrigues, São Bernardo, Mirinzal e Capinzal do Norte.

Na abertura da reunião, o procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, deu as boas vindas aos representantes da Rede de Controle, promotores de justiça, prefeitos, secretários e demais representantes dos Municípios. Luiz Gonzaga Coelho ressaltou a importância de que os recursos façam a diferença e contribuam para elevar os indicadores educacionais do Maranhão.

“Sintam-se em casa e tenham certeza de que o Ministério Público e seus parceiros terão o maior prazer em orientá-los para a correta aplicação desses recursos, mas não hesitaremos em tomar as medidas necessárias para garantir o direito a uma educação com uma qualidade muito melhor para nossos meninos e meninas”, afirmou o procurador-geral de justiça.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), José de Ribamar Caldas Furtado, ressaltou a importância da aplicação integral dos recursos na educação, conforme decisões dos tribunais de contas de todo o país e o posicionamento que vem sendo adotado pelos tribunais superiores.

O procurador-chefe do Ministério Público de Contas, Jairo Cavalcanti Vieira, afirmou que a ideia da Rede de Controle é a construção de uma parceria para que os recursos recebidos sejam aplicados de forma eficiente no desenvolvimento da educação dos municípios. O procurador ressaltou, também, a importância da transparência na aplicação dos recursos, que está sendo acompanhada pelos órgãos fiscalizadores.

A superintendente da Controladoria Geral da União no Maranhão, Leilane Maria Silva, destacou a importância do trabalho em parceria buscando melhor aplicação para recursos. Ela lembrou que o fato desses recursos não terem sido repassados no período correto prejudicou uma geração anteriormente. “Esse recurso extra pode fazer a diferença na educação de muitas pessoas agora”.

O procurador-chefe da União no estado do Maranhão, Fabrício Santos Dias, falou do trabalho que vem sendo desenvolvido com o acompanhamento da aplicação dos recursos desde 2017, ressaltando o interesse em um trabalho preventivo, “que é muito mais efetivo, muito mais eficaz, do que trabalharmos de modo repressivo”.

O presidente da Escola de Formação de Governantes (EFG), Raimundo Palhano, falou sobre o trabalho desenvolvido pela instituição em parceria com o Ministério Público. Após abordar os indicadores educacionais maranhenses, Palhano afirmou que, por meio da parceria com o MPMA, a EFG se coloca à disposição das prefeituras para ajudar a desenvolver ações planejadas para a aplicação dos recursos do Fundef, sem nenhum custo para os Municípios.

Lúcio Aurélio Barros Aguiar, diretor da Secretaria de Controle Externo do TCU no Estado do Maranhão, falou sobre os acórdãos emitidos pelo órgão que preveem o gasto exclusivo dos recursos do Fundef na educação. “A melhor contribuição que esses recursos podem dar é a melhoria dos indicadores de cada um dos municípios maranhenses”, enfatizou.

APRESENTAÇÃO

A coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação (CAOp Educação), Sandra Soares de Pontes, e a promotora de justiça, também integrante do CAOp, Érica Ellen Beckman da Silva, fizeram uma apresentação a respeito do programa “O dinheiro do Fundef é da educação”, desenvolvida pela Rede de Controle da Gestão Pública.

A promotora Sandra Pontes falou sobre os índices educacionais dos oito municípios convidados para a reunião, comparando-os com a realidade estadual e nacional. Entre os itens elencados estiveram a distorção idade x série, a taxa de abandono e a infraestrutura das redes de educação. “Esse é um recurso extraordinário que vem em boa hora. Ele precisa ser aplicado corretamente, com um plano estratégico e em conformidade com os planos municipais, estadual e nacional de educação”, destacou.

Érica Beckman fez um histórico das ações do programa, que já levou ao encaminhamento de diversas Recomendações, ajuizamento de ações e representações conjuntas, elaboradas pelo Ministério Público do Maranhão e Ministério Público de Contas. A promotora de justiça também falou sobre a importância de que os recursos sejam colocados em uma conta bancária específica, ressaltando que o planejamento para a sua utilização pode se estender para além de 2018.

A prefeita de Bernardo do Mearim, Eudina Costa Pinheiro, parabenizou o MP pela iniciativa da reunião, afirmando que já tinha a preocupação de como poderia aplicar os recursos recebidos, já tendo procurado a Promotoria de Justiça da Comarca de Igarapé Grande, da qual seu município é Termo Judiciário.

Para a gestora, o encontro abre a mente dos gestores para que invistam na melhoria da educação nas escolas municipais, destacando que já pensa na possibilidade de alterar o Plano Municipal de Educação, prevendo ações que seriam impensáveis sem os recursos do Fundef.

Redação/Fotos: Rodrigo Freitas (CCOM-MPMA)

SAAE de Codó muda horário de atendimento nesta sexta-feira por causa do jogo do Brasil

O SAAE informa que no período que acontece o jogo do BRASIL, amanhã (22) às 9h e devido a baixa frequência de usuários no setor de atendimento presencial, não haverá atendimento ao público no período da manhã.

Retornaremos o atendimento normal e em horário excepcional das 13h às 19h.

Informamos ainda que haverá uma equipe de plantão permanente para atender os casos emergenciais, contato pelo whatsapp 99 8222-9332.

 A direção.

SAAE/Codó – Mais avanço, mais conquistas no Saneamento Básico.

Prefeito Nagib visita obras de estrada vicinal e pavimentação asfáltica em Codó

Esta semana o prefeito de Codó, Francisco Nagib, e o Secretário de Desenvolvimento Urbano e Rural, Roberto Albuquerque, visitaram uma série de obras que estão acontecendo em importantes vias da cidade. Primeiro o gestor foi visitar as obras que estão recuperando cerca de seis Km da estrada vicinal, que liga as comunidades Montevidéu e Bacabinha. Em seguida, prefeito e secretário foram visitar as obras de pavimentação asfáltica em diversos bairros de Codó.

“Estamos com várias frentes de trabalho na cidade de Codó. E estamos podendo visitar as obras e ver a satisfação dos moradores das localidades. Essa estrada liga o Montevidéu até o Axixá e Bacabinha e é uma via muito importante para o escoamento de nossa produção da agricultura familiar. A estrada estava intrafegável, mas agora estamos recuperando mais de seis quilômetros, para garantir o melhor acesso de todos”, comentou o prefeito Nagib.

Para o senhor Dino Moreira, morador da Bacabinha, as obra chegaram na hora certa. “É uma satisfação muito grande pra nós da Bacabinha. Há tempos precisávamos que essa estrada fosse feita. Agora com Chico Nagib conseguimos uma estrada mais segura e melhor pra gente ir e voltar para Codó. Agora pode passar de carro, moto ou a pé que está tudo bem feito. Obrigado ao prefeito por ter atendido o nosso chamado”.

Mais Asfalto chegando aos bairros

O prefeito Nagib e o secretário Roberto também estiveram visitando as obras do Programa Mais Asfalto, em parceria com o governo do Estado, que chegou para recuperar vias importantes e de grande circulação, como a Av. Maranhão, Rua 31 de Março, além das do bairro São Francisco, como a Rua Rio de Janeiro, Rua Piauí, Rua Paraguai e Pedro Álvares Cabral.

Estamos percorrendo várias vias nos bairros e vendo as prioridades, as vias mais danificadas e que precisam com mais urgência, mas é uma determinação do prefeito Nagib que façamos uma análise de todas as vias, em todos os bairros, que estão precisando de tapa buracos ou recapeamento e vamos atender a todas as demandas. De etapa em etapa iremos conseguir atender a todos os anseios da sociedade codoense”, concluiu o secretário.

Ascom – PMC