Imprensa codoense se une contra o reajuste de 45% na conta d’água

Depois que a denúncia apareceu  no blogdoacelio mostrando cópia do projeto de autoria do Poder Executivo com pedido de aumento de 45% na conta de água dos codoenses, a imprensa toda se mobilizou em torno do abuso.

Vereadores e representantes do SAAE

Vereadores e representantes do SAAE

Isso causou grandes transtornos na vida dos parlamentares que, certamente, pensaram de atender ao PEDIDO DE URGÊNCIA do prefeito para, além de deixá-lo satisfeito, escaparem do desgaste que a votação da próxima segunda-feira, 9,   passou a causar após a divulgação na mídia.

Destaco aqui o papel dos jornalistas da TV Mirante, TV Cidade (Walney Filho, Ramíria Santiago e Marcos Paulo), FCTV (Edmilson Filho e Francisco Oliveira) , rádio Eldorado AM (com César Santos) e rádio FCFM (com Alberto Barros).

Todos estes veículos, por meio de seus apresentadores e repórteres, engajaram-se na luta pela redução do percentual apresentado no projeto mostrando a repercussão do fato.

NAS TVs

A TV MIRANTE produziu duas reportagens com os temas – dívida da prefeitura para com o SAAE e o próprio aumento de 45%, ouvindo a população e a direção da autarquia municipal.

A TV Cidade foi a primeira a fazer uma enquete nas ruas de Codó a respeito, todos foram contra o aumento no percentual de 45%.

A FCTV foi para a porta da prefeitura procurar o prefeito Zito Rolim, que nunca deu as caras depois da bomba que caiu na cidade. Francisco Oliveira não o encontrou para entrevistá-lo sobre tal assunto.

O apresentador Edmilson Filho fez sérios questionamentos, inclusive, a respeito da dívida milionária da Prefeitura para com o SAAE (mais de R$ 1.624.000,00).

NAS RÁDIOS

O radialista César Santos, da Eldorado AM, foi quem mais perto chegou de ouvir Zito, mas, segundo anunciou em seu programa A HORA DA VERDADE na quinta-feira, 5,  não houve o retorno da ligação como Rolim havia lhe prometido. César queria dirimir dúvidas, mas continua com elas, assim como seus ouvintes.

A FCFM, desde a manhã de terça-feira, quando o blogdoacelio denunciou o projeto, os cidadãos não param de deixar no ar toda a  indignação possível contra o reajuste.

Francisco Oliveira, primeiro, depois Alberto Barros deu continuidade ao ato de ouvi-los com todo o respeito e solidariedade possíveis.

Este é o verdadeiro papel da imprensa –  ficar do lado do cidadão quando as autoridades, que juraram protegê-lo, querem comê-lo vivo.

Não é política, é jornalismo comunitário em defesa dos menos favorecidos.

Parabéns à todos.

Vereador Expedito Carneiro torna-se o primeiro aliado a dizer NÃO aos 45%

O vereador Expedito Carneiro, do PSDC,  não gostou de ter tido seu nome relacionado à futura aprovação do projeto de lei que aumenta em 45% a conta de água dos codoense em postagem feita por este blog.

Expedito Carneiro

Expedito Carneiro

“Saiba quem são os vereadores que já decidiram votar a favor do projeto, aí meu nome está aqui, entendeu? aí não é justo meu nome está aqui porque a minha fala vocês não ouviram, botaram uma coisa que vocês não ouviram”, reclamou alegando que quando ele se pronunciou na Comissão de Constituição e Justiça, que preside e não o vereador Leonel Filho, como escrevemos anteriormente, a imprensa já havia ido embora.

QUAL É A POSIÇÃO DELE?

Disse que, como presidente da CCJ da Câmara, tem apenas o dever de ver a redação e a legalidade dos projetos que chegam à Casa. Não havendo irregularidade formal, não pode impedir que o referido chegue ao plenário, como vai acontecer na próxima segunda-feira, 9.

“Não é que foi votado o projeto na Comissão, foi dado um parecer e eu deixei bem claro lá – que fique registrado nos anais desta Casa que a Comissão de Justiça, ela não pode impedir nenhum projeto de ir pro plenário, que eu tava dando um parecer de andamento do projeto, mas não era a favor do projeto, mas não que eu era a favor do projeto, eu deixei bem claro, tá entendendo, deixando a disposição do plenário decidir”

“Chamei o assessor jurídico, perguntei se o projeto tinha alguma irregularidade, eu preso pela legalidade do projeto (…) tá dentro da normalidade, então eu posso dar andamento no projeto? pode, meu dever era passar pra frente, e foi o que eu fiz”, concluiu

VITÓRIA PARA O POVO

De toda forma, é uma vitória para o cidadão codoense.

Pela indignação demonstrada pelo parlamentar, é menos um voto dos aliados de Zito Rolim, na segunda-feira,  a favor dos 45% pedidos pelo SAAE que se disse, na reunião da comissão,  no fundo do poço.

Se a população tiver a sorte de aparecer  mais um vereador com coragem suficiente para dizer NÃO aos planos de Zito e da Autarquia, adeus aprovação.

Vamos rezar.

Pedro Belo alerta sobre danos ao meio ambiente no município de Codó

A questão do meio ambiente foi a temática do discurso do Primeiro Secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Codó, vereador Pedro Belo (PC do B).

Na tribuna, o edil chamou atenção para os danos provocados ao meio ambiente do município, alertando para o assoreamento de brejos, rios e riachos na zona rural.

Pedro Belo

Pedro Belo

Estamos diante de uma questão delicada e que pode se agravar e comprometer de forma drástica o nosso meio ambiente. Nossas fontes naturais de água estão secando pela falta de planejamento no povoamento de locais a beira rio e pelo desmatamento indiscriminado dessas áreas. Devemos repensar essa questão, para que não seja tarde demais”.

Ainda dentro da temática do meio ambiente, o parlamentar criticou a forma desordenada da retirada e transporte de areia feito pelas dragas em operação em Codó, como as localizadas na Rua Marco Rocha.

Os proprietários devem tomar mais cuidado, pois a areia está caindo das caçambas, que nem sempre estão adequadas para o transporte. Isso está gerando incômodo para a população, como sujeira na rua e perigo na pista de circulação de veículos. Os idosos também estão reclamando dos inconvenientes causados pela areia que cai. É necessária uma maior fiscalização da secretaria responsável por esse controle”.

Marcação de consultas no CAM

Pedro Belo ainda solicitou uma reunião entre os membros do legislativo e representantes do executivo, como o Secretário Municipal de Saúde e o Diretor do Centro de Atendimento Médico (CAM), para discutirem melhorias no atendimento para as marcações de consultas médicas e de fisioterapia, que voltarão a acontecer na unidade de saúde.

Indicações

Em conjunto com outros edis, o vereador Pedro Belo foi coautor de uma série de indicações que solicitam melhorias de infraestrutura, urbanismo e serviços públicos ao executivo municipal. Veja as indicações abaixo.

Nº 16/15 – solicita que seja feito dois quebra-molas na Vila Fomento, próximo a Igreja Evangélica do Bairro São Benedito.

Nº 17/15 – operação tapa buracos na Rua Paraguai, Bairro São Francisco.

Nº 18/15 – recuperação da massa asfáltica das ruas: José Mariano Saad, Tomé de Sousa e Travessa 20 de Janeiro, no Bairro São Sebastião.

Nº 19/15 – renovação da iluminação pública e a capina da Rua da Veneza, no Bairro São Pedro.

Nº 20/15 – recuperação de massa asfáltica das ruas: Prefeito José Lago e Dr. Silva Maia, no Bairro Santo Antônio.

Assessoria de Imprensa

Fausto dos SANTOS – O codoense ídolo do Vasco que encantou o mundo

Há 110 anos nascia Fausto dos Santos na cidade de Codó, alguns historiadores afirmam que a data de seu nascimento foi 28 de janeiro, outros, que foi 28 de fevereiro, mas todos concordam que foi em 1905 o ano em que ele veio ao mundo.

Fausto encantou o mundo racista do futebol das primeiras décadas do século passado. Inicialmente desfilou seu talento pelo Bangu, clube de fábrica que aceitava jogadores negros em seu escrete, entre os anos de 1926-1928. Foram suas magistrais atuações pelo por esse time que o levaram ao Vasco em 1928 onde ficou até 1931 em sua primeira passagem, retornando em 1933 e saindo novamente em 1934.

Respondeu assim o convite para vestir a camisa do clube da colina: “Está certo, eu troco o meu barraco pelo seu palácio.” – disse ao trocar o Bangu pelo clube de portugueses ricos, o Vasco.

Em 1929 Fausto liderou o time da cruz de malta ao título carioca. Aquele time tinha a seguinte escalação: Jaguaré, Brilhante, Itália; Tinoco, Fausto, Mola, Paschoal, Oitenta e Quatro, Russinho, Mário Matos e Santana.

“O ano de 1930 vai encontrar Fausto dos Santos como um jogador muito popular, ídolo entre os vascaínos, adorado pelas mulheres que frequentavam os cabarés. Já havia sido selecionado para alguns jogos das Seleções Carioca e Brasileira” (Revista Placar, 1979).

O segundo título de Fausto pelo Vasco ocorreu em 1934, mais uma vez o codoense liderou o escrete ao título. O time de 1934 era assim formado: Rei, Domingos, Itália, Tinoco, Fausto, Mola, Orlando, Leônidas (Diamante Negro), Gradim, Nena e Dallessandro.

Fausto foi também o primeiro brasileiro a vestir a camisa do Barcelona (Espanha) junto com seu companheiro de Vasco, Jaguaré. Sua passagem pelo Barcelona foi marcada por episódios racistas e pela conquista do torneio da região Catalunha em 1932.

Defendeu ainda o Nacional do Uruguai (1935) e o Flamengo (1936-1938).

Não foi um jogador de muitos títulos, mesmo assim, a exuberância do seu futebol o fez um jogador inesquecível.

Um capítulo à parte na vida de Fausto foi sua participação com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1930, no Uruguai. Em Montevidéu ele se tornaria “A Maravilha Negra” (FILHO, 2010), apelido dado pela imprensa uruguaia pelo extraordinário futebol apresentado por ele naquele mundial.

A Revista Placar assim descreveu o craque maranhense: “Um maestro em campo. Assim era o maranhense Fausto, apoiador que, na Copa de 30, jogou tanto que ganhou o apelido de Maravilha Negra, dado pelos uruguaios. Foi o único jogador brasileiro que escapou do fracasso naquele Mundial. Encantava os vascaínos pela elegância, visão de jogo e liderança. Até o surgimento de Zizinho, foi o melhor meio de campo da história do futebol brasileiro”.

Segundo Mario Filho Fausto, era para os vascaínos uma espécie de Deus, intocável, se alguém queria deixar o Vasco era só arrumar confusão com ele para ser preterido. Ele foi assim descrito pelo jornal France Football: “Ele faz com espantosa facilidade o que outros fariam com um esforço sobre-humano. Fausto, com seu futebol maravilhoso, veio ensinar à Europa como deve jogar um center-half (meio de campo)”.

Esse filho de Codó, ídolo do Vasco da Gama foi grande no futebol brasileiro, uma estrela, comparado a Friedenreich, Leônidas (Diamante Negro), Feitiço, Heleno de Freitas. Em sua época encantou o mundo do futebol no Brasil, na América Latina e na Europa com uma técnica refinada, um verdadeiro maestro.

Por Francisco Paiva

Conheça o setor de perfumes e celulares da NOROESTE

Passe na Noroeste e garanta os melhores perfumes internacionais com preços que a nossa loja oferece no Maranhão.NOROESTE PERFUMES

Não deixe de visitar também nosso setor de celulares, modernos e com preços arrasadores. Confira.PROMOÇÃO DE CELULAR

NOROESTE – As lojas que vendem moda.

CONTAS – Biné Figueiredo é condenado pelo Tribunal de Justiça do Maranhão

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) condenou o ex-prefeito de Codó, Benedito Francisco da Silveira Figueiredo, o Biné Figueiredo, ao pagamento de multa no valor de duas vezes a remuneração que recebia no cargo; suspensão dos direitos políticos; e proibição de contratar com o Poder Público, ambos pelo prazo de três anos, por ato de improbidade administrativa cometido durante o exercício do mandado de prefeito, em 1996.

Biné Figueiredo

Biné Figueiredo

A condenação do ex-prefeito resultou de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA), que acusou Biné Figueiredo de ter deixado de prestar contas referentes a convênio firmado pela Prefeitura com a Secretaria Estadual de Educação, para conclusão da obra da Unidade Escolar do Bairro Nova Jerusalém.

Em recurso interposto junto ao TJMA contra a sentença da 1ª Vara de Codó, o ex-prefeito defendeu a anulação do processo e das penas, questionando a existência de ato de improbidade pela inexistência de intenção e dano ao erário na conduta.

O relator do processo, desembargador Vicente de Paula, não acolheu as alegações do ex-gestor municipal, ressaltando que o mesmo deixou de comprovar na ação o não cometimento do ato.

O magistrado considerou desnecessária a comprovação de dano ao erário para configuração do ato de improbidade, dado que o dano genérico e a violação dos princípios da administração pública bastam à caracterização.

“Entre os documentos estão notas de empenho, notas fiscais, contrato de prestação de serviço, relatórios de execução e recibos, nada que indique a efetiva prestação de contas pelo ex-prefeito”, observou o desembargador. (Processo nº 58282014)

Juliana Mendes

Assessoria de Comunicação do TJMA

HGM realiza atendimentos para mais uma etapa do Mutirão do Glaucoma em Codó

Na manhã desta sexta-feira (6) está acontecendo mais uma etapa do Mutirão do Glaucoma no município de Codó. A ação faz parte de uma Campanha Nacional promovida pelo e o Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o Governo do Estado e o Hospital da Visão de São Luís.

Trabalho sendo feito

Trabalho sendo feito

Os atendimentos estão acontecendo no Hospital Geral Municipal de Codó.

Mais uma vez, após apresentarem a cópia de identidade e cartão do SUS no atendimento, os pacientes para o primeiro exame passam por uma triagem, que identifica se a pessoa apresenta sintomas de glaucoma.

Os assistidos já aguardam para colocação de colírios e seguem para o exame. Os que já fazem o tratamento aguardam para novas avaliações e a distribuição do medicamento, que é gratuito.

De acordo com o médico, Dr. Herom Simões não há sintomas aparentes, pois o Glaucoma é uma doença que leva a perda do campo de visão de forma bem lenta. “Por isso pedimos às pessoas que venham e façam sua avaliação da pressão do globo ocular, pois se detectada no início existe a possibilidade de tratamento e operação. Mas se a pessoa já começa a perder a visão periférica e o nervo ótico já está muito comprometido fica mais difícil”, explicou.

O médico ainda informou que o atendimento é para a população em geral, sem restrição de faixa etária. Estima-se que cerca de 200 pessoas sejam atendidas, entre diagnóstico de novos casos e tratamento dos casos já diagnosticados em etapas anteriores. As pessoas que forem diagnosticadas como portadores de glaucoma irão receber tratamento clínico por meio de colírios para utilização durante três meses. Após esse período a equipe médica retornará para a regional de saúde para acompanhamento destes pacientes em novo mutirão.

Raphael Fernandes – Ascom/Prefeitura Municipal de Codó

Ex-deputada Cristina Archer participa de homenagem na Assembleia Legislativa do MA

A ex-deputada estadual, Cristina Ceppas Archer, participou da homenagem às mulheres realizada pela Assembleia Legislativa do Estado Maranhão e também das festividades em alusão aos 180 anos do Poder Legislativo Estadual, esta semana.

“Estamos aqui, deputadas do atual mandato e dos mandatos anteriores, esse é um momento de grande satisfação e até de emoção”, disse

O jornalista Alberto Barros a entrevistou, em São Luís. A ex-deputada disse, entre outras coisas, com sua simpatia característica, que foi um momento  para relembrar bons momentos e todo o trabalho que desenvolveu em prol de comunidades maranhenses.

“Rever as amigas, rememorar os momentos vividos, o que pudemos realizar durante o mandato, avivar a memória, portanto, do que significou o mandato nas nossas vidas e na vida daquelas comunidades nas quais a gente teve a oportunidade de estar trabalhando com elas”, concluiu

Chiquinho do SAAE homenageia mulheres codoenses

O presidente da Câmara Municipal de Codó, vereador Chiquinho do SAAE, emitiu homenagem à todas as mulheres codoenses. Confira.Arte-dia-Internacional-da-Mulher

VIOLÊNCIA – Idosa é vítima de tiroteio no bairro São Francisco

Maria Francisca da Silva Santos, de 66 anos, chegava da escola do neto onde teria ido busca-lo, por volta das 17h20, de ontem.

Vítima de bala perdida

Vítima de bala perdida

Os dois foram surpreendidos por um tiroteio entre três jovens que tentavam se matar por causa de disputa por área de tráfico, na Travessa Parque Eldorado, bairro São Francisco.

O marido da aposentada, Raimundo Nonato Sousa, nos contou que a aposentada e o neto, assustados, ainda tentaram correr para fugir do alcance dos tiros, mas não houve tempo. Uma bala atingiu o braço e acabou alojada no tórax da idosa. Ela caiu, já agonizando, na porta da casa dela, aqui na Trav. Parque Eldorado, bairro São Francisco. Morreu no hospital na mesa de cirurgia.

“Me disseram que 3 homens se atiravam, dois de um lado e um de outro, aí ela foi buscar o menino no colégio, quando vai chegando em casa. Aí eu não sei se ela foi baleada na porta ou se ela foi baleada no meio da rua, sei que ela caiu bem na calçada de casa”, contou á imprensa hoje pela manhã.

SUSPEITO PRESO

A polícia prendeu em flagrante Bruno Wermerson Pereira dos Santos, vulgo P8, que completou 18 anos em janeiro deste ano. Segundo o delegado, trata-se do principal suspeito de ser o dono da arma de onde teria partido o disparo fatal.

Agora estão tentando prender os outros envolvidos no tiroteio.

“Já temos a identificação ontem foi feita diligências nas residências dele, de parentes pra tentar localizá-lo, mas encontra-se identificado, estamos tentando aí a apreensão da arma de fogo que o indivíduo portava no momento do crime bem como também foi apreendida a arma que se encontrava com o indivíduo que tá preso pra ver aí a comparação com o exame de balística pra tentar identificar de qual arma partiu o disparo”, disse Zilmar

O preso apesar de muito jovem, segundo o delegado, é um velho conhecido. Do celular dele a polícia extraiu fotos que o mostram ostentando armas de fogo, sozinho e em grupo.

No bairro onde houve a tragédia, constatamos que os tiroteios são muito frequentes.

“Aqui o desembesto deles de tiro aqui é demais…NÃO É A PRIMEIRA VEZ? Não é a primeira vez não, teve milhares de vezes, trocando tiro com os outros, não é só essa, é muita vez”, garantiu o viúvo ainda chocado