DOR E SOFRIMENTO – Há 17 dias mulher de perna quebrada espera cirurgia por falta de equipamento no HGM

A técnica de enfermagem (desempregada) Maria das Dores de Sousa, de 54 anos, caiu em casa, na Trav. Agenor Monturil, 188, bairro São Sebastião, e fraturou o fêmur esquerdo, há, exatos, 17 dias.

24h na mesma posição - Quando tenta se levantar, GRITA de dor

24h na mesma posição – Quando tenta se levantar, GRITA de dor

Passou 4 dias dentro do Hospital Geral Municipal de Codó, foi encaminhada para um hospital de Presidente Dutra, onde ficou mais 7 internada e após receber a  notícia de que as cirurgias estavam suspensas por falta de material,  retornou para casa onde, desde então, passa dia e noite na mesma posição, deitada, sofrendo dores fortes com o osso da perna quebrado.

“Muita, muita dor, já chorei bastante, muita dor…GRITA?  grito, não sei o que fazer”, disse em entrevista ao Jornal do Maranhão, TV Mirante.

NA DOR, ELA NÃO ESTÁ SÓ

Infelizmente, ela não está só nesta angústia.

Investigando mais a fundo a situação descobrimos que dona Maria das Dores representa apenas um dos casos de codoenses que precisam enfrentar os transtornos de uma viagem longa, para Presidente Dutra ou Coroatá, com o intuito único de fazer uma cirurgia deste tipo (no fêmur).

A direção do HGM nos informou que aqui, realmente, não é possível realiza-la porque falta um equipamento que auxilia o médico ortopedista na hora da cirurgia. É o chamado Intensificador de Imagem, que custaria em torno de R$ 350.000,00 e o município não tem condições de compra-lo.

“É um aparelho que só temos em Coroatá e em Presidente Dutra, nós não temos Intensificador de Imagem. Estamos com um projeto pra comprar para o próximo ano a gente já estar com este aparelho aqui pra resolver todos esses casos de alta complexidade com ortopedista aqui em Codó”, justificou Raimundo Lisboa, diretor do HGM.

E DONA DAS DORES?

Especificamente sobre o caso de dona Maria das Dores o diretor fez uma ligação para ela na frente da equipe da TV Mirante,  se dispôs a interna-la novamente e tentar uma cirurgia para a próxima quarta-feira (3 de dezembro) em Coroatá.

“Tô aguardando ela me retornar a ligação pra ir pedir ao motorista da nossa ambulância pra ir pegar ela em casa, pro médico ortopedista fazer a internação dela aqui e a gente fazer um acompanhamento com o especialista, que é o Dr. Jordânio, pra que nós possamos resolver o caso dela lá em Coroatá”, garantiu Lisboa

CRÍTICAS

O diretor fez críticas ao comportamento da paciente em questão dizendo que ela foi influenciada por duas amigas (ligadas ao grupo de Biné Figueiredo) a deixar o HGM e buscar atendimento em Presidente Dutra. Se a transferência, à pedido, não tivesse ocorrido é possível que ela já tivesse sido levada à Coroatá.

“É uma questão política, também”, frisou várias vezes o diretor.

Dona das Dores não entrou no mérito, mas discorda da opinião de Lisboa uma vez que antes de ser transferida ela passou, realmente, 4 dias e não fez qualquer cirurgia no HGM.

Enquanto aguarda uma solução, segue suportando as dores e reclamando do serviço público de saúde na região.

Que tomasse uma providência, o governo fizesse alguma coisa porque é muito sofrimento não só meu como de tantas pessoas que eu vi sofrendo há 60 dias, internado lá numa cama, sem parar, e sem ninguém fazer nada, queria que fizessem alguma coisa porque desse jeito não pode ficar não”, apelou indignada com seu sofrimento

Apoiadores de Codó terão que resolver ABACAXI DOS CARGOS aqui e levá-lo descasdo à Flávio Dino

Ontem tive acesso ao teor da conversa da comitiva de codoenses que esteve na segunda-feira (24) na ilha de São Luís para falar como governador eleito Flávio Dino (PCdoB).

A primeira informação decepcionante, até para mim, foi que, segundo contou à todos que faziam parte da roda de conversa um integrante da comitiva, foi que a turma só conseguiu chegar até   Márcio Jerry, já anunciado pelo próximo governador como futuro Articulador Político da Era dinista.

Na opinião de um político codoense, das antigas, que estava na comitiva, Jerry, especificamente nesta reunião, mais DESARTICULOU que articulou.

“Ele começou deixando claro que Flávio já abriu a campanha com 40% das intenções e que a eleição dele foi o povo que quis, jogando logo um balde de água fria na cara da gente”, disse um pouco irritado com a forma do atendimento o integrante.

SE VIREM E TRAGAM O ABACAXI DESCASCADO

A segunda decepção relatada ao grupo que participou da conversa foi a da forma como Dino ou Márcio Jerry, sei lá, quer resolver a questão regional pelo interior do Maranhão.

A comitiva voltou de São Luís cabisbaixa e com um grande abacaxi pra descascar.

A sugestão do futuro governo é que a turma aqui do baixo clero se vire com os cargos da regional Codó (UPA, CIRETRAN, EDUCAÇÃO, SAÚDE, UEMA, CETEMA, etc…) e leve uma lista já pré-definida para que Flávio diga amém ou rasgue-a ao meio por causa da falta de competência para os cargos que deverão ser ocupados.

Segundo a fonte, competência foi a única exigência feita por Jerry – ele, na pessoa do governador,  quer que sejam sugeridos pessoas com formação para os cargos, como vem ocorrendo no primeiro escalão.

(Essa eu quero ver. Na política de Codó convencionou-se colocar carroceiro para ser secretário e alguém formado para secretário como administrador da associação de carroceiros. Competência aqui é sinônimo de conveniência do chefão do momento).

 BRIGA DE FOICE NO ESCURO

A reunião foi triste. Quem esperava voltar sorrindo com o vento, veio obrigado a passar no mercado central para adquirir uma foice bem amolada, entrar na jaula escura da política codoense e tentar escapar, com um cargo,  da briga que a sugestão de Jerry criou.

Se a escolha dos cargos for feita tal qual contou o integrante da comitiva, conhecendo os políticos que temos, será muito difícil chegar-se à um consenso.

Para quem faz política não interessa emprego (a não ser que seja extremamente necessária sua presença no ambiente). Interessa locais que ofereçam empregos, quanto mais, melhor.

UPA, por exemplo, são cerca de 160 indicações.

É Nojento, mas sempre funcionou assim ( e não venham com frescuras, por favor).

Eu indico uma vaga e de volta ganho a ‘gratidão” do indicado e de sua família. Isso, em inglês, português,alemão, russo, chinês e tailandês significa a mesma coisa, voto.

Como todos que apoiaram Dino dependem de voto ou querem um dia tê-los, pense numa confusão que dará reunir todo mundo para definir – e aí pessoal, quem vai ficar com a UPA? quem vai ficar na CIRETRAN?

Respostas imediatas – eu, eu, eu, eu também. Tu não, eu.

VOU ACENDER 7 VELAS

Flávio e o nosso novo articulador precisarão descer do Palácio dos Leões para acalmar os leões daqui, se quiserem governar em paz.

Vou acender umas 7 velas todo dia, uma delas de cor vermelha (PCdoB), para ver se esta ideia é repensada.

Sinceramente, eu preciso dos políticos codoenses vivos e não brigando de foice no escuro, uma vez que este blog sem eles não presta, convenhamos né pessoal.

Psiu!, seu Flávio, essa foi mais uma desarticulação que uma articulação.

Peraí meu governador, assim não né. Jogar um abacaxi com areia de praia desses nas mãos da turma de Codó que foi aí com tanto gosto.

Eu hein!

Nota zero

O povo quis este ano, é verdade, mas nos próximos 4 anos, dependendo de vosso desempenho no comando da máquina, pode não ser mais assim, aí só lhe restará pedir penico pra essa turma que hoje lhe pede arrego.

Pense nisso.

Junior Oliveira inaugura primeira loja de produtos náuticos do MA

Depois de inaugurar mais 3 fábricas dentro de seu Parque Industrial em Codó, na semana passada, com a presença de empresários de todo o país e da governadora do Maranhão, Roseana Sarney, o grupo FC Oliveira ampliou ontem (26), à noite, seus negócios na capital, São Luís.

Chiquinho Oliveira discursa na inauguração

Chiquinho Oliveira discursa na inauguração

Sob o comando do advogado e empresário, Junior Oliveira, que administra a rede de concessionárias FC MOTOS, foi inaugurada a YAMAHA NÁUTICA & LANCHAS VENTURA.

Ambiente da Náutica Yamaha, na Av. Kennedy, São Luís

Ambiente da Náutica Yamaha, na Av. Kennedy, São Luís

A primeira loja do ramo do Estado do Maranhão foi bem recebida pelos empresários e pelos consumidores de produtos náuticos uma vez que antes dela compras do tipo só poderiam ser feitas em SÃO PAULO ou no ESTADO DO AMAZONAS.

A loja tem Jet SKI Yamana, lanchas da marca Ventura. Também venderá  acessórios do segmento náutico, motores, pranchas, coletes e peças de manutenção, além de muitos outros produtos.

Lanchas VENTURA

Lanchas VENTURA

O empresário Francisco Carlos de Oliveira e o irmão de Junior Oliveira, o também empresário Francisco Nagib, participaram do evento inaugural.

Entre os convidados estiveram MANABU SHIMIZU, diretor nacional da Náutica Yamaha e Jander Sousa, gerente comercial da VENTURA.

A náutica vai funcionar na Av. Kennedy, bairro de Fátima, São Luís-MA.

Com informações e fotos de Francisco Oliveira/Correiocodoense

“Procon estará presente na vida do consumidor”, diz próximo diretor do PROCON/MA

O próximo diretor do Procon no Maranhão, Duarte Júnior, indicado pelo governador eleito Flávio Dino, reiterou que o Estado vai atuar fortemente nas ações de educação dos consumidores e fiscalização das empresas que prestam serviços continuados à população.

Próximo diretor do PROCON Estadual

Próximo diretor do PROCON Estadual

O Procon estará mais próximo dos maranhenses com serviços de informação e fiscalização. Atualmente, há o incentivo ao consumo e não educação para o consumo. As empresas se preocupam em ofertar os serviços, mas não se preocupam em fornecer ao consumidor um serviço com qualidade”, observou o próximo diretor do Procon.

Duarte Júnior defende a atuação conjunta dos órgãos de defesa do consumidor – Procon, entidades civis, Delegacia de Proteção ao Consumidor, Ministério Público e Defensoria Pública – para que de fato o interesse do consumidor seja respeitado.

Conforme destacou, é importante descentralizar a atuação do órgão para outros municípios maranhenses. Quando o consumidor se sentir prejudicado, a orientação de Duarte Júnior é para que busque o fornecedor do bem ou serviço. Caso não haja resolução do problema, deve-se entrar em contato com os órgãos de defesa do consumidor.

Vamos trabalhar a informação e orientação. O Procon estará presente todos os dias na vida do consumidor, das orientações quanto à compra de material escolar ao uso do 13º salário, de como exercer seu poder de compra. Daremos atenção especial aos serviços continuados para que as empresas exerçam sua atividade comercial, mas respeitando o consumidor”, disse.

FONTE: Blog do Tome Mota

Logradouros públicos em Caxias ganham iluminação especial de Natal e Ano Novo

A cidade de Caxias, também conhecida como Princesa do Sertão Maranhense e capital da inspiração poética, reafirma o sentimento de solidariedade e integração dos caxienses nos dias que antecedem as festividades de Natal e Ano Novo.

Pensando nisso, prédios públicos, praças e outros logradouros, como o Centro de Cultura, antigo fórum e as tradicionais praças do Panteon e Gonçalves Dias ganharão iluminação especial, para simbolizar o nascimento do Menino Jesus e encher de boas-vindas o ano novo, que já se avizinha.

A ação de ornamentação luminosa será executada pela Citeluz e coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Turismo, atendendo a determinação Prefeitura de Caxias.

“Em Caxias, como em todo o mundo, no período natalino há um enorme desejo de felicidade e alegria. Lares se iluminam em magia e o amor engrandece este lindo e peculiar período, criando e liberando em todos nós as bênçãos da confraternização”, comentou o secretário municipal de Cultura, Léo Barata, que está muito otimista com programação de fim de ano que a secretaria vai promover em Caxias

VÍDEO – motorista fica preso às ferragens em acidente na BR-316

Este acidente ocorreu hoje pela manhã, no KM 481, próximo ao posto AZUL (antigo Maravilha), área do município de Codó. O motorista Ailton Genuino de Araújo ficou preso às ferragens e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiro.

O homem foi trazido para o hospital de Codó (HGM) com fratura em uma das pernas. Está fora de perigo de morte. Ninguém mais se feriu.

A PRF não esclareceu o motivo, mas o caminhão dirigido por Ailton, carregado de frutas com destino à São Luís,  bateu na traseira de um outro caminhão  que também ficou bastante danificado.

As imagens acima, de celular, foram feitas pelo repórter Sena Freitas (FCTV).

TJ/MA suspende prazos processuais na primeira instância durante greve

Após requerimento da OAB/MA, a presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargadora Cleonice Freire, determinou a suspensão dos prazos processuais no âmbito da 1ª instância da Justiça, exceto nos processos que tramitam no sistema de processo judicial eletrônico (PJe), a contar do início da greve dos servidores da Justiça estadual, em 13 de novembro, até o final do movimento.

A Portaria (nº 95/2014), que disciplina a suspensão dos prazos, assegura que as audiências já agendadas serão realizadas normalmente.

No documento, a presidente do TJMA considerou o requerimento da seccional maranhense da OAB, pela suspensão dos prazos processuais. O pedido da OAB/MA para suspensão dos prazos processuais durante o período da greve dos servidores foi manifestado à presidente do TJ/MA durante audiência realizada em 24 de novembro e depois formalizada, por meio, de requerimento em 19 de novembro.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Presidência.

Asscom OAB/MA

Vara Única de Anajatuba soma mais de um milhão em acordos

A Vara Única da Comarca de Anajatuba, distante 124km da capital, divulgou na tarde desta quarta-feira (26) um balanço parcial dos resultados da Semana Nacional da Conciliação. De acordo com a juíza titular da comarca, Mirella Cézar, os acordo já somam R$ 1.110.390,00 (um milhão, cento dez mil trezentos e noventa reais), valor que ela esperava alcançar somente na sexta-feira (28).

Das 507 audiências previstas para acontecer até sexta-feira (28), 283 já foram realizadas, sendo que houve acordo em 218 delas. A magistrada também informou que foram separados para a Semana, processos de família, juizado especial cível e criminal e previdenciário.

Na pauta de audiências da Semana da Conciliação em Anajatuba entraram 117 processos referentes à vara de família e juizado criminal, 214 de natureza previdenciária, e 176 audiências do juizado cível. Colaboram no sucesso da ação a promotora de Justiça Karine Guará Bruzaca e o procurador federal Ruy Marcos Nunes Lima.

Mirela Cezar credita o êxito da Semana da Conciliação em Anajatuba é resultado de um trabalho de planejamento e organização, que possibilitou separar os processos conforme a natureza. “Temos uma promotora que está respondendo pela comarca e que só poderia vir um dia durante a Semana, então concentramos as audiências de família e de juizado criminal para a segunda. O mesmo ocorreu com o procurador federal nesta terça”, explicou.

Somente nesta terça-feira, no campo previdenciário, houve a concessão de 63 benefícios (aposentadorias, idade, invalidez, auxílio doença e salário maternidade) nas 63 audiências realizadas. Esses direitos garantem aplicação de recursos na economia do município que possui 26 mil habitantes com renda per capita média de R$ 207,65 (PNUD 2010) e tem a economia baseada na agricultura.

Entre as unidades que marcaram audiências para a Semana Nacional de Conciliação, Anajatuba foi a que mais agendou audiências para o período, com 507 audiências. Em Turiaçu serão 435, na 1ª Vara de Buriticupu serão 416, em São Mateus estão marcadas 407. Na capital, o 3º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo terá 214 audiências, e o 4º Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo terá 118.

Sobre a Semana – Durante a Semana Nacional da Conciliação, os tribunais de todo o Brasil selecionam os processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas no conflito. Caso o cidadão ou instituição tenha interesse em incluir o processo na Semana, deve procurar, com antecedência, a unidade judicial em que o caso tramita. Quando uma empresa ou órgão público está envolvido em muitos processos, normalmente, o tribunal local faz uma audiência prévia para sensibilizar a empresa/órgão a trazer ao mutirão boas propostas de acordo.

As conciliações pretendidas durante a Semana são chamadas de processuais, ou seja, quando o caso já está na Justiça.  No entanto, há outra forma de conciliação: a pré-processual ou informal, que ocorre antes do processo ser instaurado e o próprio interessado busca a solução do conflito com o auxílio de conciliadores e/ou juízes. A Semana Nacional da Conciliação é um marco anual das ações do Conselho Nacional de Justiça e dos tribunais para fortalecer a cultura do diálogo. Mais de 60 mil processos devem ser resolvidos durante IX Semana Nacional de Conciliação, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

ÚLTIMO DIA – aproveite a LIQUIDA NOVEMBRO NOROESTE

A NOROESTE CODÓ iniciou na última  SEGUNDA-FEIRA, DIA 24, A PROMOÇÃO “LIQUIDA NOVEMBRO NOROESTE“.

LIQUIDA NOROESTE - ainda tem terça e quarta. Corra, aproveite

LIQUIDA NOROESTE – ainda tem terça e quarta. Corra, aproveite

São 3 dias e esta quarta-feira, o último da mega promoção, está super movimentado.
APROVEITE PARA ANTECIPAR O SEU NATAL COMPRANDO CONFECÇÕES CALÇADOS, ACESSÓRIOS E CELULARES COM PREÇOS SURPREENDENTES, E O MELHOR VOCÊ COMPRA AGORA E PAGA A PRIMEIRA PARCELA  COM 60 DIAS, ISSO MESMO, SOMENTE EM JANEIRO DE 2015!!!
NÃO FIQUE FORA DESSA, VÁ ATÉ A LOJA NOROESTE hoje mesmo E APROVEITE A ULTIMA PROMOÇÃO DE NOVEMBRO!!!
 
HOJE É O ÚLTIMO DIA, APROVEITE AGORA.
NOROESTE – AS LOJAS QUE VENDEM MODA.

Resultado de visita dos codoenses à Flávio Dino ainda é um mistério

Aconteceu esta semana, especificamente, na segunda-feira (24), longe dos holofotes da imprensa, uma visita de codoenses ao governador eleito Flávio Dino (PCdoB).

Pelo menos 5 apoiadores de Flávio, na Terra do Terecô, foram tentar uma audiência rápida com o eleito. Assim como ocorreu a ida, ocorreu a volta, ou seja, no silêncio. Até agora não sabemos se o intento da comitiva relâmpago foi alcançado, nem mesmo qual era este intento.

Imagina-se que, como todos os cargos de confiança da região estão sendo postos à disposição de Roseana e aqueles que não estão pondo tais cargos estão indo para a navalha do atual governo -

(Inclusive, ressalto que dois nomes de famosos, entre nós, apareceram em funções exoneradas recentemente pela governadora no Diário Oficial do Estado. Gente da alta corte local com cargo e contracheque, mas com local de trabalho, daquele de bater ponto todo dia como faz a turma da ralação, que os mortais daqui  desconhecem).

- Bem, eu escrevia que a visita da comitiva relâmpago pode ter sido em busca destes cargos, afinal a temporada é das melhores, tem UPA, Regional de Saúde, Regional de Educação, CETECMA, UEMA, CIRETRAN e muitos outros que ficarão, logo logo, em aberto.

Mas pode não ter sido isso, pode ter sido apenas uma visita para tomar cafezinho e dizer – e aí Flávio, cuma é que tu tá, cumpade véi?

Sinceramente, eu acredito mais nessa segunda hipótese.