Mototaxistas protestam e POLÍCIA diz que já desvendou o assassinato de Zé Buchinho

Os mototaxistas se reuniram ontem em frente à Delegacia Regional de Codó para cobrar providências da Polícia Civil em relação ao assassinato de José Rodrigues Costa, o Zé Buchinho, de 52 anos,  companheiro de trabalho, morto com um tiro no peito dia 24 de janeiro.

A família estava presente. Fernando Santos, sobrinho, e a irmã de Buchinho, Francisca Pereira de Carvalho fizeram cobranças.Possam logo dá uma resposta diante desse crime ao qual meu tio perdeu a sua vida”, disse Fernando, complementando por dona Francisca

“Pra mim ainda não disse nada, eu só quero só Justiça a única coisa que eu quero”, concluiu

Depois eles partiram pelas ruas da cidade, passaram pelo HGM onde a vítima trabalhava,  indo até o local onde o corpo do mototaxista foi encontrado em Santa Bárbara,  na zona rural de Codó,  três dias depois de seu desaparecimento.

O QUE A POLÍCIA DIZ

Rômulo Vasconcelos, um dos delegados que estão cuidando da investigação, apresentou à imprensa Francisco Talys Pereira Sousa – O Gugu, de 18 anos – comparsa de outro jovem que teria disparado contra o mototaxista.

“Ele tá negando isso mas já tem provas que vão indiciá-lo em relação à isso, o crime aconteceu num local, ele pegou o corpo juntamente com o Reginaldo para um local ermo, para uma estrada vicinal aqui na periferia da cidade”, afirmou a autoridade policial.

Quanto ao autor do disparo de arma de fogo, Rômulo Vasconcelos afirmou que ele já foi identificado, chama-se Reginaldo,  e está contando com a ajuda de parentes  do suspeito para prendê-lo em São Luís, para onde fugiu depois de também ter passado por Timbiras.

A nossa maior dificuldade é que nós não temos imagem desse rapaz, não temos fotografias, mas a família dele está cooperando, nos levou à casa da tia dele lá em São Luís, o pai dele foi com a gente, mas infelizmente teve uma ligação que ele se atarentou e saiu do local onde ele estava, não esperou a polícia, mas a gente vai botar a mão nesse rapaz”, afirmou

Imortais tomam posse na Academia Codoense de Letras

Na tarde do dia 30 de janeiro, o Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Codó foi palco para formalização da Academia Codoense de Letras, Artes e Ciência (ACLAC).

ACLAC - Imortais que tomaram posse

ACLAC – Imortais que tomaram posse

Na solenidade estavam presentes o prefeito Zito Rolim, o presidente da ACLAC, João Batista Machado, representantes de instituições culturais, professores e convidados.

Após a execução do hino da cidade, foram citados as 40 cadeiras e os respectivos nomes de seus patronos, escolhidos pelos ocupantes das cadeiras.

Também foi exibida uma sessão de slides com os 18 acadêmicos fundadores da ACLAC. Na cerimônia de posse, o escritor João Batista Machado foi empossado na cadeira de número 1 e seguidamente os 18 imortais da ACLAC.

Na oportunidade, também tomaram posse os membros da diretoria:

  • Presidente Joao Batista Machado,
  • vice-presidente – Jose Augusto Medeiros Silva,
  • Secretario Geral, Celia Maria,
  • 1ª Secretaria – Rosina Benvindo,
  • Secretário Finanças – Jeferson Alves,
  • Conselho Fiscal – Francisco Assunção Machado, Acélio Trindade e Vanderly Gomes.

O presidente João Batista Machado empossou a diretoria e declarou seu orgulho pelo momento.

Quero agradecer a presença dos convidados e parabenizar a todos. As portas estão abertas. Peço aos membros da diretoria que trabalhem em prol da cultura”.

Em seu pronunciamento, o prefeito Zito Rolim expressou sua honra pela ocasião.

Quero parabenizar ao professor e escritor Joao Batista Machado e todos os imortais. Quero dizer que é motivo de imensurável alegria e satisfação, de estarmos aqui na prefeitura e na nossa gestão, participando desse momento histórico, que é a fundação dessa instituição, da ACLAC. A Fundação desta Academia está dando o devido reconhecimento às pessoas que fizeram história e contribuíram pra o crescimento desse município”, finalizou o prefeito.

Por Raphael Fernandes

TIMBIRAS – Fabrízio fará inaugurações e levarão ação social para a zona rural neste DOMINGO

A Prefeitura de Timbiras realizará AMANHÃ, domingo (01/02), a inauguração de dois bueiros implantados no povoado Carmo e a recuperação da estrada que liga o povoado as seguintes localidades: Baixinha, Baixa nova, Quatro bocas, Sete, Juçara do Damião e Bacaba dos Frozinos. As obras realizadas é um sonho realizado dos moradores da região, que durante anos ficaram esquecidos pelo poder público.

Para comemorar essa nova etapa dos povoados beneficiados, uma grande programação será realizada neste domingo pela Prefeitura de Timbiras.

A Secretaria de Saúde estará oferecendo a partir das 8h da manhã os seguintes serviços à população: Atendimento médico com distribuição de medicamentos; Triagem para aferição dos sinais vitais; Avaliação do estado nutricional com aconselhamento e distribuição de vitamina A; Vacinação; Avaliação odontológica com aplicação de flúor e distribuição de kits dentários; Realização de exames citológicos; Visita domiciliar dos agentes de endemias para realização teste rápido de calazar e aplicação de nova luran.

A criançada também vai poder se divertir com a sessão de cinema com distribuição de material didático educativo. A partir das 15h haverá uma programação esportiva sob a responsabilidade da Secretaria de Esporte, com um Torneio de Futebol com quatro equipes da região.

O Prefeito de Timbiras, Fabrizio Araújo, tem dado uma atenção especial àquela região, fazendo reuniões constantes.

“Domingo será um dia muito especial. Vamos entregar a população serviços importantes, como os bueiros que foram prometidos por todos os prefeitos que me antecederam, mas por algum motivo nunca pode ser feito. Hoje os bueiros estão prontos e nós ainda melhoramos as estradas.Vamos começar a levar os serviços de saúde e outras ações importantes para o bem estar destas famílias”, garantiu o prefeito Fabrizio, que tem ouvido os moradores, discutindo e solucionado alguns problemas das comunidades rurais.

Na ocasião, foi marcado mais um encontro, desta vez para festejar as conquistas e levar novos serviços.

ASSCOM Prefeitura de Timbiras

Atenção Jovens: Igreja Quadrangular promove 2º Elo da Campanha Pacto de Santidade

A Igreja do Evangelho Quadrangular informa que o 2º Selo da Campanha Pacto de Santidade será neste sábado (31). O evento será organizado pelo Grupo de Missionário de Jovens, e será o segundo de um total de sete Selos, ou seja, sete outros momentos para culto e orações.

Igreja QUADRANGULAR

Igreja QUADRANGULAR

De acordo com o Líder do Grupo Missionário de Jovens de Codó e vice-presidente da Igreja Quadrangular, o irmão Manoel Junior, informa que o irmão que levar o maior número de convidados ganhará um brinde surpresa.

Será o segundo encontro, de sete selos. Um momento muito especial, onde teremos cantora convidada, jovens pregando a palavra de Deus, muita adoração e louvor”, explicou Manoel Junior.

Ascom

SANTA INÊS – Juíza Maricélia Gonçalves é a mais nova juíza auxiliar da capital

Dra.Nelma e Dra. Maricélia

Dra.Nelma e Dra. Maricélia

A Comarca da Ilha de São Luís conta com mais uma juíza para desempenhar a função de auxiliar. Trata-se da magistrada Maricelia Gonçalves, oriunda do Juizado Especial de Santa Inês, promovida pelo critério de merecimento. O termo de exercício foi assinado na manhã desta sexta-feira (30), pela corregedora da Justiça, desembargadora Nelma Sarney, que destacou o empenho com que a juíza desempenha a magistratura.

Ao entrar em exercício, Maricélia Gonçalves disse estar preparada para assumir este novo desafio e que vai continuar atuando com presteza e zelo na busca da eficiência do Judiciário. “Quero continuar o trabalho realizado em Santa Inês, primando pela agilidade e eficácia das ações para uma prestação jurisdicional célere”, prometeu.

Maricélia disse apoiar as iniciativas da Corregedoria para garantir o bom funcionamento da Justiça estadual e que está à disposição para colaborar nas iniciativas do órgão correcional. “Quero participar efetivamente das ações da Corregedoria em prol dos nossos cidadãos, em especial os trabalhos que envolvam juizados especiais”, disse.

Nelma Sarney adiantou que designará a juíza para atuar temporariamente junto à 1ª Vara de Execuções Penais da capital para dar suporte ao grupo de trabalhos da Defensoria Pública dará início, na próxima segunda-feira (02), às ações para identificar presos no sistema prisional cuja situação esteja em desconformidade com a lei. Inicialmente o esforço será concentrado na Casa de Detenção (Cadet).

Com 13 anos na carreira da magistratura, Maricélia Gonçalves atuou nas comarcas de Carutapera, São Luís Gonzaga, Santa Luzia e Santa Inês, nesta última por um período de quatro anos.

Assessoria de Comunicação

Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão

Bacabal: Prefeito Zé Alberto autoriza reajuste salarial para os servidores da educação

Bacabal é o único município da região que vem cumprindo rigorosamente o que determina a Lei do Piso Nacional dos Professores. Entre os acordos firmados e cumpridos estão:

- O cumprimento do calendário de Licenças-prêmio onde a cada trimestre é beneficiado um grupo de servidores entre eles professores e os demais servidores da área da educação.

Prefeito da Educação/Bacabal

Prefeito da Educação/Bacabal

- Todos os servidores com direito à redução que protocolaram seus requerimentos e tiveram parecer favorável da Controladoria do Município foram atendidos (28 professores) e as portarias de redução serão entregues em data a ser divulgada.

- O terço de férias dos educadores referente ao exercício de 2015 será pago já neste mês de janeiro. Os demais servidores da educação como os ASGs, Vigias e Auxiliares Administrativos receberão o mesmo beneficio à medida que solicitarem, ou seja, no mês estipulado por eles mesmos.

- O Plano de Carreira, Cargos e Remuneração dos trabalhadores em educação está sendo integralmente cumprido, ou seja, de acordo com as regras atuais.

REAJUSTE SALARIAL

Além das conquistas acima relacionadas, os servidores da educação de Bacabal iniciam o ano de 2015 com mais dinheiro na conta bancária. É que o prefeito Zé Alberto autorizou esta semana o reajuste salarial da categoria em 13,01 por cento, elevando o salário de R$ 1.697,37 para R$ 1.917,78 a ser pago a partir de hoje (30/01/2015).

Além de honrar o compromisso com os educadores e cumprir o que determina a Lei, o Governo Agora Sim vem reformando, ampliando e construindo novas escolas na cidade e zona rural como é o caso da Escola Francisco Vieira Lins que atende cerca de 1.000 alunos, a construção da Pré-escola Maria Marques Fabricio, construção da Creche da Vila São João, construção da Unidade de Ensino do Povoado Vila São Francisco, construção de uma ampla escola no Povoado Brejinho incluindo uma Quadra Poliesportiva, construção de outra Quadra Poliesportiva no Povoado Luziana.

Na Olimpíada Brasileira de Astronomia, pela segunda vez consecutiva alunos do ensino público de Bacabal conquistaram medalhas. Só e 2014 foram cerca de 50 alunos vitoriosos.

Em 2014 o MEC através do IDEB classificou a educação de Bacabal como uma das melhores do País e a meta para este ano é repetir o feito.

“Todas essas conquistas é reflexo de uma junção de forças entre professores, ASGs, Vigilantes e o compromisso do governo municipal através do prefeito Zé Alberto Veloso de priorizar a educação, fazendo de Bacabal uma referência” pontuou o Secretário da pasta Professor Carlos Gusmão.

Prefeito Léo Coutinho reitera parceria com a Polícia Militar em Caxias

O major Jurandy de Sousa Braga deixou o comando da PM de Caxias. O tenente coronel Ruy Fernandes, a partir de agora, passa a ser o novo comandante da Polícia Militar de Caxias e região.

Na solenidade de posse, muitos convidados, entre eles o prefeito Leonardo Coutinho, que falou da importância da troca de comando.

Ainda segundo o prefeito de Caxias, a parceria com a PM deve melhorar muito mais, principalmente dentro do trabalho de videomonitoramento, que já vem sendo feito pela Prefeitura.

Dois ‘CHIQUINHOS’ e um caminho rumo à 2016

Chiquinho Oliveira, um dos maiores industriais do país, foi bastante cotejado (lembrado) nos discursos da troca de comando ocorrida ontem (29) no auditório Nagib Buzar, da Associação Comercial de Codó.

Chiquinho do Saae e Chiquinho Oliveira

Chiquinho do Saae e Chiquinho Oliveira

Recebeu agradecimentos diretos do tenente-coronel Jairo Xavier por sua parceria. Quem também cumprimentou à todos em nome do empresário foi o presidente da Câmara Municipal, vereador Chiquinho do Saae.

Durante toda a solenidade eles sentaram lado a lado e bateram aquela ‘caixa’ à base do ‘fala baixinho’.

OS OPOSTOS SE ATRAEM

Os dois ‘chiquinhos’ já marcharam juntos politicamente, mas a vida os levou para lados opostos.

Saae é cortez desde o primeiro bom dia que solta a cada dia na rua e Oliveira zela pelos bons costumes e modos no trato com as pessoas, publicamente isso é ainda mais bem cuidado por ambas as partes, por isso não era de se esperar qualquer outra reação entre eles neste encontro furtivo e desprogramado.

Logo logo a vida pública (eleitoral) os fará entrar num túnel cumprido de uma só boca. Do lado de lá poderão sair juntos ou novamente separados.

Chiquinho Oliveira tem como plano eleger o filho , Francisco Nagib, prefeito. Chiquinho do Saae tem planos de ser o próximo prefeito.

Cobre-lhes, desde já, o manto da esperança de receberem o apoio de Zito.

Mas ninguém está esperando isso de boca aberta, sentado numa praça dando milho aos pombos – os dois já estão se mexendo nos bastidores fazendo algo que lhes dá muito prazer – política.

E fazem o correto, pois acreditar num apoio de Zito para chegar ao Poder Executivo deve ser apenas uma alternativa, não a solução. Afinal, Rolim não é mais aquele menino criado com papa d’água.

Daí pensar que os dois Chiquinhos, com Francisco Nagib no meio, podem em 2016 voltar a caminhar pelo mesmo velho caminho das pedras, claro se um deles adiar o plano que os dois hoje alimentam.

Ser vice do outro é bom para quem não tem qualquer perspectiva (ou a tem e possui paciência suficiente, além de humildade, para chegar lá), por isso é tão difícil ceder.

Claro que tudo isso não passa de suposição, mas caso ganhe probabilidade matemática os dois ‘chiquinhos’ terão bastante tempo para conversar e se entenderem rumo à 2016.

Novo comandante da PM de Codó promete linha dura no trânsito

Major Jurandir de Sousa Braga

Major Jurandir de Sousa Braga

O trânsito de Codó é  considerado um dos mais violentos do Estado do Maranhão. Já publicamos recentemente aqui que o Hospital Geral Municipal registrou 1.904 acidentes ano passado e o número de mortes aumentou mais de 100% em relação ao ano anterior. Fechamos o ano com 37 mortos e dezenas de mutilados e aleijados.

 “É exagero, pra uma cidade pequena que nem a nossa”, assustou-se a dona de casa  Maria de Fátima ao ouvir o número de mortos em reportagem do programa Bom Dia Mirante (TV Mirante).

‘AQUILO’ NA CARA DE GATO

Mas são números que parecem não ter a menor importância nas ruas que continuam como se o Código de Trânsito Brasileiro aqui não vigorasse – motociclistas sem capacete, desrespeito aos semáforos. A maioria sequer passou por uma autoescola.

Na cidade circulam mais de 21 mil veículos, mas dados recentes do órgão de trânsito mostram que apenas 4.735 pessoas são habilitadas para carro ou moto.

Mesmo diante de tais condições, a fiscalização é branda, quando aparece, e o codoense já se acostumou à liberdade que as autoridades lhe dão neste trânsito. 

UM NOVO TEMPO SE ANUNCIA

DMTRANS e a PM são os responsáveis por este trabalho que agora poderá passar por mudanças. Organizar o trânsito foi a principal promessa do novo comandante do 17º Batalhão.

Major Jurandir de Sousa Braga  substituirá o tenente-coronel Jairo Xavier que irá para Timon.

Jurandir sustentou que não vai esperar ações do Departamento Municipal de Trânsito, já que possui autonomia para atuar na área, segundo ele, por orientação do Comando Geral da Polícia Militar.

 “A Polícia Militar do Maranhão 17º Batalhão não vai esperar por outra instituição, nós vamos atacar de frente este trânsito de Codó que tá virando epidemia essa quantidade de mortos e de mutilados, de inválidos no trânsito de Codó (…) nós temos a recomendação do nosso comandante para reprimir, para atacar esse problema que é a falta de regulamentação, a falta de fiscalização no trânsito de Codó”, garantiu o novo comandante

MEIO AMBIENTE – Ferdinando Rocha é recebido por Marcelo Coelho em São Luís

Na última terça-feira, o secretário de Meio Ambiente de Codó, Ferdinando Rocha, foi recebido pelo secretário estadual do Meio Ambiente, o também codoense Marcelo Coelho, e  por seu adjunto Rosendo Junior (da Receita Estadual).

Marcelo Coelho e Junior recebem Ferdinando Rocha/São Luís

Marcelo Coelho e Junior recebem Ferdinando Rocha/São Luís

De acordo com Ferdinando, Marcelo mostrou-se preocupado com o rio Itapecuru e com a criação de áreas verdes urbanas.

“Marcelo é um bom amigo, trabalhamos juntos, sei de seu potencial e da vontade que ele tem de fazer mudanças positivas, principalmente por Codó e ao chegarmos para uma reunião institucional o mesmo nos deixou a vontade para que eu propusesse, esclarecesse e ainda pedisse por Codó, pra minha surpresa o amigor Junior (Rosendo), seu adjunto, somou em muito e colocou-se a disposição para o que fosse possível pelo bem de Codó”, disse Ferdinando

Foram tratados assuntos como formação de comitê de bacias do Itapecuru, plano estadual de bacia ambiental, criação de áreas urbanas verdes e outros.