LOOKS DA SEMANA: Nill’s Collection moda especial com até 30% de desconto

Durante todo este mês a NILL’s Collection está todos os seus setores de moda atualizados e, o que é melhor, também está com descontos especiais. Toda a loja com desconto de até 30%.

Veja nossos looks e dê uma passadinha na nossa loja hoje mesmo, no final da Afonso Pena, centro de Codó, próximo ao semáforo.

Looks da semana na Nill's Collection

Looks da semana na Nill’s Collection

Nill’s Collection, eu sou, eu uso.

Aproveite este fim de semana para fazer suas compras na NOROESTE

A NOROESTE  vai abrir as portas neste fim de semana e você poderá aproveitar para fazer suas compras de NATAL na maior comodidade, veja os horários.img-20161209-wa0195

Zito Rolim faz abertura oficial do 8º Natal de Luz do governo Cuidando da Nossa Gente

Foi aberto oficialmente, na noite desta quinta-feira (8) o 8º Natal da Nossa Gente. Como em todos os anos, o evento aconteceu na Praça Renê Bayma, no Centro da cidade. A Estrutura completa de palco, com sonorização foi montada para receber a Missa da Luz, a Orquestra FC Oliveira e as atrações culturais natalinas.

Fotos de Nilton Messias

Fotos de Nilton Messias

Na cerimônia de abertura estavam presentes o prefeito de Codó, Zito Rolim, a Primeira Dama do Município, Eliene Rolim e a Secretária de Ação Social, Cinthya Rolim, o vice-prefeito eleito, Ricardo Torres, o Secretário adjunto de Cultura e Articulador do Selo UNICEF, Ribamar Costa, além de convidados.

Além da Missa e apresentações, também foi realizada a inauguração oficial da iluminação especial de Natal da Praça Renê Bayma. Foram utilizados cordões iluminados com milhares de microlâmpadas, tendo sido elas distribuídas em árvores, instalações ornamentais e prédios públicos. A edição 2016 do Natal da Nossa Gente foi um verdadeiro espetáculo de cores, luzes e som, onde a população codoense teve a oportunidade de se emocionar com a beleza da decoração.

Após a Missa da Luz, celebrada pelo Padre Paulinho, a Orquestra FC Oliveira realizou apresentação com músicas natalinas para o público presente. Ao lado de sua família e das famílias codoenses, o prefeito de Codó acompanhou as apresentações da Filarmônica FC. Para o prefeito, a emoção se renova a cada ano.

Muito emocionado, e falando com um tom de despedida, o Prefeito de Codó, Zito Rolim, ao Lado da Primeira Dama, congratulou todas as famílias codoenses e agradeceu a Deus pela oportunidade de estar mais um ano juntos a todos em mais um Natal da Nossa gente.

Todos os anos nos preparamos para esse momento e realizamos com muito carinho, muito esmero, muita dedicação a programação e a ornamentação para este período. Repito que é muito bom poder viver em uma cidade feliz, ao lado de nossos familiares e nossos amigos. Em nossa Codó, cidade de Deus. É bom é viver aqui. Quero agradecer a todos pelo apoio em todos esses anos. Um feliz natal a todos”.

Ascom – PMC

Competição de Handebol reunirá 16 equipes em Codó neste fim de semana

Os apaixonados por handebol da Região dos Cocais já tem programa garantido neste fim de semana. É que a Federação Maranhense da modalidade  realiza o 2º turno do Estadual dessa Regional, no sábado (10) e domingo (11), com jogos a partir das 8h, no ginásio poliesportivo Carlos Fernando. O torneio conta com a participação de 16 times dos  municípios de Codó, Caxias, Timon e Coelho Neto. A premiação será no domingo (11), às 13h, no local dos jogos.

Durante o 1º turno, realizado em setembro, as equipes representantes do ‘Hollanda/GHC/M.de Nassau’ venceram as 3 categorias do masculino  (infantil, infanto e adulto). No infantil e infanto feminino, foram vencedoras, respectivamente, a equipe ‘GHC Batista’ e o ‘Codó Handball’. Já no adulto feminino, a vitória foi para a equipe ‘Galáticos/ Sparta’.

“Agora zera tudo e as equipes vão ter nova chance. Duas equipes de cada categoria serão classificadas para a final do 2º turno e a etapa final da competição, que será realizada de 16 a 18 de dezembro, em São Luís.  Da Regional dos Cocais, a equipe do masculino adulto ‘Hollanda/GHC/M.de Nassau’,  campeã dessa categoria no 1º turno geral do Estadual, é a única que já carimbou a vaga para a etapa final do torneio”, disse Danilo Almeida, diretor de competição

O Campeonato Maranhense de Handebol tem o patrocínio do Governo do Estado do Maranhão e da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.

NOVO FORMATO CAMPEONATO MARANHENSE DE HANDEBOL

Com recorde de inscrições, 88 equipes nas quatro Regionais, totalizando 1.300 atletas, pela primeira vez o Campeonato Maranhense de Handebol é realizado em todo o Estado. Para isso, a competição foi dividida em 4 regionais: Metropolitana (Etapa São Luís), Cocais (Codó, Caxias, Timon e Coelho Neto), Tocantina (Imperatriz), Central (Santa Inês, Matinha, Itapecuru, Santa Luzia e Barreirinhas).

Na fórmula de disputas, cada regional conta com dois turnos e se classificam as duas melhores equipes das 3 categorias (infanto, infantil e adulto), tanto no feminino quanto no masculino. A grande final da competição será realizada em dezembro, na cidade de São Luís.

A competição também tem caráter solidário. A inscrição não foi cobrada em dinheiro, e sim condicionada a doação de 3 quilos de alimentos não perecíveis por atleta de cada time. Foram arrecadados mais de quatro toneladas de alimentos e beneficiadas oito instituições sociais. Na Regional dos Cocais, os alimentos arrecadados foram doados ao  Asilo dos Idosos.

# CURIOSIDADES HANDEBOL

– Olimpíadas Rio 2016: Para o Brasil, a disputa do handebol nos Jogos Olímpicos do Rio 2016 chegou ao fim nas quartas de final tanto no masculino quanto no feminino. Mas essa foi a melhor participação do Brasil, na modalidade, em todas as olimpíadas.  A seleção feminina, com destaque para a maranhense Ana Paula, ficou em quinto, e o masculino em sétimo. Mas, outro quesito teve um saldo mais do que positivo: a visibilidade. Com o ginásio sempre lotado e uma torcida animada, o handebol conquistou os corações de milhares de pessoas e passou a ser um dos ‘queridinhos’ dessa Olimpíada.

– Regras do jogo: A partida tem dois tempos de 30 minutos. Se o jogo terminar empatado, é realizada uma prorrogação com dois tempos de 5 minutos.

No ataque, o time é dividido em: Pontas, Meias, Armador (conhecido também como Central), Pivô e Goleiro.

Goleiro: O goleiro é o único jogador que pode tocar a bola com os pés e apenas se estiver dentro de sua área.

Armador: É  geralmente o mais experiente jogador do time, deve saber arremesar com força e ter um grande repertório de passes..

Meia:  Os meias geralmente possuem os mais fortes arremessos e são, geralmente, os mais altos jogadores do time

Ponta: Geralmente são eles que começam as jogadas de ataque. Os pontas são velozes e ágeis; e devem possuir a capacidade de arremessar em ângulos fechados. O destaque no arremesso não é a força, mas a habilidade e mira, podendo mudar o destino da bola apenas momentos antes de soltá-la em direção ao gol.

Pivô: O “coringa” do time no ataque. Se posicionam entre as linhas de 6m e a de 9m. Seu objetivo é abrir espaço na defesa adversária para que seus companheiros possam arremessar de uma distância menor, ou se posicionar para que ele mesmo possa receber a bola e arremessar em direção ao gol.

FONTE: Site: http://maranhaohandebol.com.br/

PM prende suspeito de furto com eletrodoméstico e até cebola do Novo Milênio

A Força Tática da Polícia Militar de Codó ao intensificar rondas e abordagens pela cidade de Codó efetuou a prisão de Antônio Cláudio Santos Silva, de 34 anos, na Avenida João Ribeiro após ter  furtado objetos de valor e gêneros alimentícios de uma residencial localizada no Conjunto Novo Milênio.

Flagrado pela PM

Antonio flagrado pela PM

Objetos recuperados:

  • 01 ventilador Arno
  • 01 mini caixa de som
  • 01 caixa amplificada marca Oneal
  • 01 bolsa de viagemimg-20161209-wa0141

Gêneros alimentícios: arroz, feijão, polpas, cebolas, pimentões e carne. O conduzido e o material apreendido foram apresentados na Delegacia de Polícia.

TEXTO – texto e fotos da PM de Codó

Professor sugere PROVA para escolha do novo secretário de Educação de Codó

A escolha do secretário de Educação continua dando dor de cabeça para o prefeito Francisco Nagib e seu vice Ricardo Torres. Outras secretarias já estão resolvidas, mas Educação e Saúde permanece o vácuo.

Neste contexto, a sugestão do professor Welson da Silva Pinto, certamente, vem a calhar.

Ele teve a ideia de de sugerir ao prefeito eleito Francisco Nagib de escolher o próximo secretário de Educação pelo mérito, pela competência realizando uma prova. O mais gabaritado, assumiria a pasta.

“Para o cargo de secretário de Educação que seja feita uma prova, prefeito, até porque o conhecimento tanto faz ser empírico, mecânico ou científico ele não é um ponto de chegada, somos seres humanos todo dia em construção (…) porque a prova ela tem caráter investigativo e ela vai revelar, refletir, dizer quem, realmente, está preparado, potencializado, cognitivamente, para administrar o cargo”, diz no vídeo

Parece coisa de louco, mas faz sentido. Seria algo inédito no Brasil.

IFMA Campus Codó emite NOTA Complementar sobre caso dos ônibus da prefeitura

Prezado Sr. Acélio,

Considerando a matéria divulgada no endereço: < http://www.blogdoacelio.com.br/01/geral/prefeitura-corta-verba-de-onibus-e-alunos-do-ifma-ficam-no-sufoco/ >, intitulada “Prefeitura corta verba de ônibus e alunos do IFMA ficam no sufoco”, temos alguns apontamentos a realizar:

  1. Em reunião com o Excelentíssimo Prefeito de Codó, Sr. José Rolim Filho, fomos comunicados que o município de Codó, MA, não teria condições de arcar com os custos referentes aos ônibus disponibilizados aos alunos do IFMA – Campus Codó, em virtude de duas questões cruciais:

1.1. O dispositivo legal que autoriza o Poder Público Municipal a oferecer o transporte aos alunos do IFMA – Campus Codó, a saber, Lei Municipal nº. 1.560, de 20/09/2011, não o faz de maneira compulsória, haja vista que o Poder Legislativo Municipal ao autorizar o Poder Executivo Municipal, não dotou o referido instrumento com caráter obrigatório, mas tão somente autorizativo;

1.2. A Lei Complementar nº. 101, de 04/05/2000, também conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal, LRF, estabelece algumas vedações ao gestor em final de mandato eletivo. Nesse ponto, destaca-se o que estabelece o art. 42:

Art. 42. É vedado ao titular de Poder ou órgão referido no art. 20, nos últimos dois quadrimestres do seu mandato, contrair obrigação de despesa que não possa ser cumprida integralmente dentro dele, ou que tenha parcelas a serem pagas no exercício seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para este efeito.

Foi-nos explicado ainda, que havia o desejo de manter a oferta dos ônibus de maneira regular, como foi realizada nos anos anteriores, mas a Prefeitura possui outras despesas prioritárias, e de caráter obrigatório/compulsório, que não podem ser repassadas ao próximo gestor, por força do dispositivo ora mencionado.

  1. TODAVIA, é importante salientar, que a parceria com a Prefeitura de Codó está mantida, pois, mesmo sem as condições de ofertar regularmente os ônibus custeados pela Prefeitura outrora, o Sr. José Rolim, Prefeito Municipal, garantiu e se comprometeu a fornecer parte do combustível necessário para que, com os nossos próprios veículos, pudéssemos atender ao deslocamento diário dos nossos alunos no percurso Codó – IFMA – Codó, de forma temporária, até que se inicie a nova gestão municipal, e assim, possamos estabelecer uma nova parceria, visando a oferta regular dos ônibus pela Prefeitura Municipal de Codó.

Por Wady Lima Castro Junior

Diretor-geral do IFMA Campus Codó

Presidente José Mendes destaca lutas da OAB em Codó e região

O presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Codó, Dr. José Mendes, esteve concedendo entrevista ontem, 8, aos radialistas Francisco Lemos e Jair Ribeiro, na rádio Eldorado AM, programa Coisas do Povo.

Dr. José Mendes e o radialista Francisco Lemos da Eldorado AM

Dr. José Mendes e o radialista Francisco Lemos da Eldorado AM

Falou de vários assuntos envolvendo a sociedade, a política brasileira e, claro, a advocacia.

Neste último item, destacou as ações da diretoria que comandará até 2018, como segue resumo feito pelo blog a partir da gravação do programa:

PEDIDOS DE INSTALAÇÃO DO IML E BOMBEIROS

“Nós fomos lá ver a questão da instalação de alguns órgãos que necessitavam aqui que foi a questão do IML (Instituto Médico Legal) e a questão do Corpo de Bombeiros. A gente teve na SEJAP pra, justamente, requerer a necessidade da construção do Centro de Ressocialização (Regional) e das acomodações também lá em Coroatá, presídio lá de Coroatá”

CIDADE JUDICIÁRIA

“Depois disso nós estivemos com uma secretaria do Estado requerendo a regularização dos terrenos para a construção não só da sede da OAB, mas do TRE, da Promotoria (de Justiça) e de outros órgãos porque ali, próximo ao Fórum, ela serviria como uma cidade judiciária, no mesmo modelo de Caxias, inclusive nós estamos nessa luta até hoje não só para regularizar o terreno pra nós, mas pras outras entidades também”

MELHORIAS JUNTO À JUSTIÇA FEDERAL

“Logo após isso, nós fizemos uma reunião com o juiz da Justiça Federal, pedindo melhorias no atendimento do judiciário para os advogados, instalação de uma sala,porque quando, se há uma melhoria no atendimento dos advogados na questão processual, claro, a gente tá representando o cliente e o cliente também vai receber essa melhoria, então, a sociedade, o cidadão ele vai também ganhar com isso”

REIVINDICAÇÃO NA JUSTIÇA DO TRABALHO

“Nós fizemos também reunião com o juiz da Vara do Trabalho também requisitando as mesmas coisas, andamento dos processos, a questão do atendimento aos advogados, as confecções das RPVs que são o final do processo do cliente para os clientes estarem recebendo seus valores referentes aos benefícios”

COBRANÇAS CONTRA OS BANCOS DE CODÓ

“Depois nós fomos fazer reuniões com as instituições bancárias, fizemos reunião com o Banco do Brasil, em que sentido? pedindo uma melhoria no atendimento tanto para os advogados quanto para os clientes, o término da fila, a falta de dinheiro que é constante nos caixas eletrônicos e assim nós fizemos também com a Caixa Econômica, fizemos com o Bradesco e fizemos com o Itaú e com o Banco do Nordeste”

LUTA NO INSS CONTRA OS ATRAVESSADORES

 “Nós fizemos reunião com INSS na questão da problemática do atendimento também lá e a questão também dos atravessadores porque tem muitas pessoas que estão ali dentro do INSS que não têm uma profissão como advogado, porque isso é trabalho de advogado e eles ficam pegando as pessoas pra aposentar e atuando igual advogado e, assim, não é que eles tenham direito de um trabalho digno, mas eles têm que ter uma pessoa legal pra representá-los. Eles podem até levar o cliente para o advogado, para o advogado fazer o trabalho, agora a pessoa não pode ser representada por uma pessoa que não tenha carteira de advogado”

Cyba Carvalho lançará CD Bomba Atômica no Rústico Bar

O cantor e compositor Cyba Carvalho, um dos melhores músicos do Maranhão, vai lançar seu 2º CD – intitulado BOMBA ATÔMICA, num show especial no Rústico Bar, dia 19 de janeiro de 2017.

Não perca, grande oportunidade para você ouvir boa música.15326390_10207555178461866_790709654157080537_n

Zito Rolim é homenageado durante formatura dos alunos do programa Brasil Alfabetizado

A Secretaria Municipal de Educação através do Núcleo de Alfabetização e Acesso a Educação de Jovens, Adultos e Idosos realizou quarta-feira, 07, a Formatura dos Alunos do PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO edição 2016.dsc_3833

O evento aconteceu na FAZENDA SHOW, com a participação de alunos, professores alfabetizadores, coordenadores, equipe do Núcleo de Alfabetização e autoridades municipais. Na ocasião estavam presentes o vereador Pastor Max e o Prefeito Zito Rolim.dsc_3602

Essa é mais uma das tantas vitórias que a educação de Codó atingiu nestes últimos oito anos. Muitos avanços foram feitos, não só na parte estrutural, como na construção, reforma e ampliação de escolas, mas como também na formação de nossos profissionais da educação. Esse padrão de qualidade tem um papel fundamental no incentivo aos nossos alunos, tanto na educação infantil, quanto na de jovens e adultos. Parabéns a todos os responsáveis pelo programa e aos nossos formandos do Brasil alfabetizado”, comentou o coordenador dos programas da educação, vereador Pastor Max

Fotos Nilton Messias

Fotos Nilton Messias

Durante o evento foram homenageados: Os alunos Nelson Carlos Palhano da Cruz e Maria do Socorro Cantanheide; a Professora Gleicilene dos Santos França; a supervisora Maria Judith Dia Salazar; a Coordenadora do NAAEJA professora Nilde; o Prefeito José Rolim Filho.

Para o prefeito Zito Rolim, cujo nome foi dado a nova turma de formandos do Brasil Alfabetizado, a homenagem foi bastante emocionante. “É com muita honra que recebo essas homenagens e sendo testemunha da vitória pessoal de todos os alunos desta turma, batizada como turma Zito Rolim, fico emocionado com a grande conquista desses formando. É mais uma importante etapa concluída por esses estudantes. E nós, que tivemos a chance de trabalhar pela educação de nosso município também saímos com a sensação do dever cumprido. Parabéns e sucesso a todos!”, concluiu o prefeito.dsc_3608

O programa Brasil Alfabetizado é dirigido a jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos não alfabetizados.

O objetivo dessa ação do governo municipal é garantir a alfabetização e abrir oportunidades a Jovens, adultos e Idosos para continuar estudando, dando – lhes oportunidade a vida digna.

Ascom – PMC