Transparência leva atividades de ouvidoria a Santo Antônio dos Lopes e Governador Archer

Os moradores de Santo Antônio dos Lopes e Governador Archer tiveram um dia agitado na sexta-feira (7). Foi a primeira vez que a ‘Caravana Governo de Todos’, promovida pelo Governo do Maranhão, passou pela cidade. O leque de serviços oferecidos foi extenso: de exames à emissão de documentos, passando por atividades culturais e palestras.

A Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC) participou da festa da cidadania levando atividades de Ouvidoria para o município. A principal novidade nesse tipo de serviço foi a coleta de manifestações durante os atendimentos. Nessa abordagem, os cidadãos puderam reclamar, solicitar, elogiar e denunciar fatos relacionados ao atendimento da Caravana ou a execução de programas estaduais no município diretamente a técnicos da Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/STC).

Marquielda de Oliveira, moradora de Santo Antônio dos Lopes saiu de casa cedo. Ao se deparar com a fila, logo elencou uma série de sugestões aos ouvidores da STC. “Quando a gente fala as coisas são mais fáceis de serem resolvidas”, contou a moradora após o atendimento. “Quando vocês vêm aqui e coletam nossas reclamações, nos ajudam a resolver as demandas do nosso município”, explicou.

Assim como Marquielda de Oliveira, outros 32 cidadãos de Santo Antônio dos Lopes e de Governador Archer tiveram as suas manifestações registradas diretamente pela Ouvidoria Geral do Estado. As principais solicitações giraram em torno de infraestrutura, educação e saúde. O próximo passo da OGE/STC é cadastrar as demandas no sistema de Ouvidorias (e-OUV) e encaminhar para os órgãos competentes, cobrando respostas a todas, no prazo estabelecido, através dos contatos apresentados no ato da manifestação.

Além da coleta de manifestações, o assessor da OGE/STC, Alberto Trabulsi, proferiu palestra com o título “A STC, a Lei de Acesso à Informação e os mecanismos de controle social”. O público, composto em sua maior parte por professores e gestores municipais, ouviu atentamente às explicações. O objetivo da palestra foi apresentar os mecanismos de controle social para que os cidadãos se empenhem do combate à corrupção através dos instrumentos de transparência e controle.

“Eu acompanho a política no Maranhão há muito tempo e nunca tinha visto um governo preocupado com a transparência”, revelou o professor da rede estadual Manuel dos Santos Araújo, que acompanhou atentamente a palestra da OGE/STC. “Para mim é muito gratificante ver o governo atuando aqui em Santo Antônio dos Lopes trazendo essas informações sobre transparência”, concluiu.

O secretário de Transparência, Rodrigo Lago, destacou o ineditismo da ação da OGE/STC. “Com a criação da Secretaria de Transparência, em 2015, foi instituída a Ouvidoria-Geral do Estado, abrindo um canal de diálogo entre os gestores estaduais e os cidadãos que procurassem os canais de ouvidoria. E agora, na ‘Caravana Governo de Todos’, os ouvidores é que procuraram os cidadãos para registrarem suas manifestações”, comentou.

Caravana Governo de Todos

A Caravana Governo de Todos é uma ação de Governo que possibilita aos moradores de municípios do interior do Estado um atendimento facilitado a inúmeros serviços de documentação e saúde e assessoria jurídica com mais comodidade.

Na Caravana, além da Ouvidoria, é possível ao cidadão realizar os serviços de emissão de RG 1ª e 2ª via, emissão de CPF, antecedentes criminais e serviços do balcão do cidadão, que incluem emissão de boletim de ocorrência, consultas (NIT, PIS/PASEP, bolsa família), inscrições em concursos e outros serviços online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *