AVANÇO – 120 alunos municipais passarão a ter aulas de ROBÓTICA em Codó | Blog do Acélio

AVANÇO – 120 alunos municipais passarão a ter aulas de ROBÓTICA em Codó

O coordenador de robótica do Instituto Estadual de Ciência e Tecnologia do Maranhão, Fábio Aurélio Costa, veio a Codó explicar  como funciona o projeto Robótica na Estrada e não trouxe apenas slides explicativos para o auditório da escola Remy Archer.

Os robôs demonstrativos vieram para mostrar o que os alunos, futuramente, poderão chegar a desenvolver a partir de kits que farão parte das aulas.

“Os alunos vão trabalhar pequenos experimentos que já vem adaptados aos kits que são doados para cada município, que são 19 experimentos, experimentos  básicos onde ele vai aprender a construir um semáforo, a construir um portão elétrico, a fazer um PONTE H, a fazer um segue-linha, a gente vai despertar isso no aluno (…) nos avançados a gente vem com robôs avançados, robôs segue-linha, robôs próprios pra competições”, explicou professor Fábio Costa

Provavelmente ainda em março serão formados  4  clubes de  robótica  em Codó  com a supervisão da Coordenação de Ciência e Tecnologia municipal, hoje com a dedicada  professora Raquel Pinho.

 “(o prefeito) Já autorizou  a compra dos kits que o município tinha que entrar com a contrapartida, o IEMA também deu o kit deles. Já temos o professor que tá indo agora para sua primeira formação e quando ele chegar nós já estaremos iniciando nosso primeiro clube nessas escolas”, frisou

4 ESCOLAS, DEPOIS MUITO MAIS

Inicialmente alunos de 4 escolas municipais farão parte do projeto, mas a coordenadora de Ensino da SEMECTI, Fátima Barbosa,  já planeja um aumento para as próximas oportunidades.

“Através dele nossos alunos terão um conhecimento mais eficaz nos cálculos e de onde  também eles também terão conhecimento de base em inglês  (…) A cada ano a nossa intenção é aumentar a quantidade de aluno para que todos  tenham oportunidade”, garantiu

Gabriele Oliveira Diniz, da Remy Archer, está entre os 120 alunos que estudarão robótica em Codó, está animada porque este tipo de estudo desenvolve outras áreas do ensino-aprendizagem.

“Como estamos vivendo em uma década de muito avanço tecnológica, a robótica vai ser uma coisa boa para os alunos porque  ajuda a desenvolver outras matérias como matemática, física, biologia e a robótica mesmo em si…OU SEJA, VAI TER MUITO APRENDIZADO POR AÍ? Sim, muito”, respondeu a estudante com uma segurança dominada apenas pelos mais inteligentes e preparados.

MAIS INFORMAÇÕES

O ROBÓTICA NA ESTRADA é um projeto do Instituto Estadual de Ciência e Tecnologia do Maranhão.

Codó é um dos 21 municípios do Estado que o executarão agora em 2018. O IEMA treina professores municipais e dá kits básicos de robótica para iniciação dos alunos, o município entra com  mais kits, estrutura física e, claro, com dois educadores.

3 Responses to AVANÇO – 120 alunos municipais passarão a ter aulas de ROBÓTICA em Codó

  1. verdade disse:

    Assim é que se faz ensino de qualidade, com teoria e prática e inovação.

  2. Pão e circo disse:

    Fiquei feliz !!!

  3. POVO disse:

    Iniciativa aplausível! Inovação e melhoria de aprendizagem….Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *