Após reunião positiva com prefeito e OAB alunos da UFMA suspendem ocupação do Campus Codó | Blog do Acélio

Após reunião positiva com prefeito e OAB alunos da UFMA suspendem ocupação do Campus Codó

Os  alunos da Universidade Federal do Maranhão, Campus Codó, estiveram reunidos no final da tarde de ontem, 24, no Salão Nobre da Prefeitura, com o prefeito da cidade, Francisco Nagib, com o secretário de Educação, Paulo Buzar, com o de Finanças e Meio Ambiente, Ivaldo José da Silva, com Superintendente de Juventude, Valdecir Calixto Junior, Cícero de Sousa que coordenou a reunião agindo também como conciliador, e com representantes da Seccional Maranhão da Ordem dos Advogados do Brasil, Dr. Augusto Mamede, da Comissão Estadual de Defesa da Educação, Dra. Suany Corrêa e Dr. Yuri Corrêa, conselheiro estadual da OAB/MA.

Universitários e autoridades após reunião

Os universitários, por meio de Talita, apresentaram sua extensa pauta de reivindicação, nem todas tinham, realmente, a ver com a administração pública municipal.

Naquilo que coube ao município, o prefeito garantiu solução urgente para a melhoria da iluminação pública na Av.  Dr. José Anselmo até o prédio da UFMA, no bairro São Benedito, disse que veria uma forma de incluir a avenida no projeto de recapeamento do MAIS ASFALTO (nos 10 km atuais) e também prometeu estudar uma forma de construir uma praça na área externa do Campus para que esta receba o CODÓ DIGITAL, programa municipal com internet e vídeo monitoramento de segurança.

‘Nós estamos mandando recuperar a pavimentação asfáltica que é de acesso ao campus, também a iluminação pública e junto com os alunos nós vamos bolar também um local de lazer pra frente do campus pra que os alunos também possam estar lá, possivelmente com o projeto CODÓ DIGITAL que leve internet e monitoramento de segurança”, disse o prefeito falando com a imprensa

O presidente da Comissão de Defesa da Educação, advogado Gustavo Mamede,  sugeriu oficiar a reitoria da UFMA nesta quarta-feira, 25, para pre-agendar um encontro entre os alunos Valdson Marques e Talita, acompanhados de Valdecir Calixto com a reitoria no dia 8 de maio.

“Foram identificadas várias irregularidades e pela OAB ser um órgão da sociedade representando a Sociedade Civil nós vamos cobrar também, nós vamos dar seguimento neste expediente pra reitoria da UFMA”, disse o advogado

Os alunos avaliaram de maneira positiva a reunião.

“É municipal? É, mas se o prefeito tiver também engajado com a gente, a gente pode sim chegar mais na frente (…) é um resultado maravilhoso, explêndido, a OAB esteve no nosso Campus Codó, uma coisa é você falar, outra coisa é você ver e presenciar a situação que nós vivemos, Dr. Yuri se prontificou, a comissão educativa foi, teve diálogo com a diretora do Campus, então, Acélio, posso lhe garantir que essa reunião do dia 8 ela vai ter um respaldo maior e a gente espera sim do prefeito Francisco Nagib que ele entre em contato com o nosso deputado federal (Weverton Rocha) para que eles possam também tá ajudando a gente a melhorar esse curso”, disse Valdson Marques

A ocupação do Campus Codó, onde os alunos chegaram a realizar  o velório da Educação na noite de segunda-feira, 23,  também foi suspensa.

“Vamos parar porque nós chegamos no ápice de uma conclusão que a nossa parte nós já fizemos, tivemos diálogo, conversamos, aquele caixão significa o enterro da educação (…) outra questão porque nós não podemos atrasar o nosso calendário”, explicou Valdson

7 Responses to Após reunião positiva com prefeito e OAB alunos da UFMA suspendem ocupação do Campus Codó

  1. Estudante ufma disse:

    Agradecemos aqui a todos que contribuíram com nosso manifesto, a ufma é de todos nós, sendo interesse de todos as melhorias e e ampliação dos cursos e da nossa estrutura. O apoio de Cícero de Sousa em mediar com o município e do advogado Yuri Corrêa foram de fundamental importância. Agradecemos a presença da Comissão de educação da OAB , através de Dr. Gustavo, que será nossa voz junto à reitoria da UFMA….tudo pela educação….

  2. ESTUDO disse:

    Educação básica dialogando com Educação Superior garante o futuro dos jovens Codoenses! Parabéns prefeito!

  3. DE ALGUM LUGAR DO PAÍS disse:

    O QUE SE FAZ COM ÉTICA E ESTILO SE TEM ÊXITO…. BAIXARIAS FICOU PARA OS FRACOS E SEM ESTILO….

  4. Tânia disse:

    Alunos da UFMA dão exemplo de organização ao sindicato dos professores

  5. Por Codó disse:

    Todos os discentes do campus de Codó/UFMA estão de parabéns! De maneira ordeira e inteligente fizeram um movimento com muitos frutos a serem colhidos!

  6. Atento disse:

    A OAB parece esta assumindo seu papel, tem mesmo q tomar a frente de varias situações, vemos uma OAB em Codó apática e voltada para poucos, ou melhor para uma única família. Parabéns aos alunos pelo mavimento e com a OAB tenho certeza q as coisas irão acontecer, diferente de outras gestões que so apareciam para fotos e festas.

  7. Diego disse:

    Praça na área externa do campus? Só acredita nisso quem quer!.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *