CONTAS 2007 – O futuro político de Biné Figueiredo nas mãos dos vereadores de Francisco Nagib

Já está na Câmara a análise feita pelo Tribunal de Contas do Estado sobre o exercício financeiro da administração direta do município de Codó, ano 2007, à época sob a responsabilidade do ex-prefeito Biné Figueiredo.

Um ofício do Tribunal, ao qual o blogdoacelio teve acesso, mostra que num primeiro momento a conta foi considerada irregular com aplicação de multa. Biné teve tempo para se defender e seus fundamentos levaram à uma mudança, em parte, do que havia decidido antes o pleno do TCE/MA.

Após a defesa do ex-prefeito de Codó, o Tribunal considerou as contas de 2007 de Biné “REGULAR COM RESSALVAS E DIMINUIÇÃO DE APLICAÇÃO DE MULTA”. Ficou assim mesmo porque a decisão transitou em julgado ainda 12 de março de 2016, ou seja, não cabe mais qualquer recurso.

Apesar de o ofício/TCE ter sido protocolado e recebido na CâMARA de Codó em 07 de junho de 2016, só agora Biné deverá passar pela via crucius  construída pelos políticos, neste caso, pelos vereadores que obtiveram do Supremo Tribunal Federal o aval, definitivo, de dizer se o ex-prefeito poderá ser candidato à cargo eletivo  ou não (sendo reprovado pelos edis, o sujeito se torna inelegível).

O julgamento decisivo do STF sobre este assunto aconteceu no dia 10 de agosto de 2016 e por maioria de votos, o Plenário decidiu,  que é exclusivamente da Câmara Municipal a competência para julgar as contas de governo e as contas de gestão dos prefeitos, cabendo ao Tribunal de Contas auxiliar o Poder Legislativo municipal, emitindo parecer prévio e opinativo, que somente poderá ser derrubado por decisão de 2/3 dos vereadores.

A VIDA POLÍTICA DE BINÉ,  JÁ ERA?

O novo entendimento tem problemas – um deles é a falta de conhecimento técnico para julgar exercícios financeiros, outro é que em sendo o sujeito sob julgamento na Câmara um adversário político qualquer fundamentação de fundo de quintal serve para que os algozes acabem com a vida política do alvo do julgamento que é, sobretudo, político e não técnico.

Neste ponto reside o drama de BINÉ.

Suas contas de 2007 receberam parecer de REGULAR COM RESSALVAS, mas ele é o principal adversário do governo municipal que tem ao seu dispor na Câmara 16 vereadores, destes só o presidente Expedito Carneiro não precisará votar (pois jamais haverá empate).

Os parlamentares podem se apegar às palavras “COM RESSALVAS’ e fazer disso o fim da vida de Biné no campo da política, reprovando as contas de 2007.

Neste caso, será, então, um placar bem folgadinho, 15 a 1 (do Rodrigo).

Que orientação política você acha que será dada aos vereadores? Deixarão os adversários de Biné esta chance de sepultá-lo em vida  passar, assim, de graça?

Aposto uma bicicleta num avião que não, infelizmente.

Infelizmente por quê? Porque campanha política de Codó sem Biné é como jogo de futebol sem bola, Piu-piu sem Frajola, Romeu sem Julieta, Bochecha sem Claudinho, Queijo sem goiabada, Copa do Mundo sem a Argentina  pra ‘frescar’ o Brasil, praça Maneco Bayma sem o pastel do Melo, Idelfonso e Solon sem suas cabeças de cearense, Cícero sem boné, Alberto sem cinta na TV, sei lá que mais …é uma merda, entendeu?

Sem Biné no páreo, a moçada nem precisa fazer campanha, não precisa emagrecer soltando lorota de porta em porta de madrugada, não precisa  cuspir seco nas caminhadas com olhar de cabra morta nem tirar foto imitando o Lula (aquela fotografia ridícula que todo mundo  copiou segurando o rosto de alguma criança por aí).

Mas, só lamento ’papai’, se depender dos 15 vereadores que vão julgar vossa conta, pode dá adeus à política.

Só se for uma reza muito forte, viu seu Bina, daquelas que fazem cobra dançar na India (lembra daquela  melodiazinha ‘réa’ enjoada: taranrã – ranrã, taranrã-ranrã-ranrã-ranrã-ranrã….).

Vai ter que dá muita coçadinha de mão ‘nur mininu’, viu papai.

A ESPERANÇA DE RODRIGO

Sobre este assunto o blog entrevistou o neto do futuro finado Biné (na politica, viu gente), vereador Rodrigo Figueiredo.

Né que o bichim até que tá esperançoso, rapaz, numa reviravolta na cabeça de seus colegas de parlamento, oh meu Jesus, tadinho.  Rodrigo diz quando a conta entra para julgamento em plenário depois de passar por algumas comissões. Ele revelou também que Biné pretende ir, pessoalmente, à Câmara se defender. VEJA AÍ

25 Responses to CONTAS 2007 – O futuro político de Biné Figueiredo nas mãos dos vereadores de Francisco Nagib

  1. PDT de Codó disse:

    Desde quando perdeu a eleição, Biné vem usando a TV cidade e a Eldorado para atacar Francisco Nagib. Agora chegou a hora de dá uma resposta a esse Biné . Vamos tornar ele ficha suja.

  2. Cláudio disse:

    A estória que aconteceu com o Ricardo Archer vai se repetir com o Benedito Francisco da Silveira Figueiredo. Concluindo, agora serão 02 políticos inelegiveis no no Município de Codó.

  3. felicidade disse:

    NÃO PRECISAVA NEM TER JULGAMENTO DE CONTAS, SÓ O DAS MERENDAS E MEDICAMENTOS, JÁ É NECESSÁRIOS PARA PRENDER SEU BINA, IMAGINA TORNAR INELEGÍVEL.
    VEREADORES FAÇA CUMPRIR A LEI. SEU BINA JÁ ERA, E PASSADO.

  4. SÓ DE OLHO disse:

    QUERO VER AGORA COMO VAI SE POSICIONAR O LÍDER DA OPOSIÇÃO DA CÂMARA DE CODO DIANTE DESSA SITUAÇÃO.

  5. Beto disse:

    Político que tem conta reprovada, merece isso. Que os vereadores defendam o povo e torne esse Biné inelegível.

  6. Helena disse:

    Fora Biné.

  7. Ex- Funcionário da Voz disse:

    BINÉ E ELIANE SÓ PENSAM NELES E FAMÍLIA. NÃO … NINGUÉM. OS FUNCIONÁRIOS DA TV DELE SABEM DISSO. ELES A O INVÉS DE AGREGAR NOVOS NOMES AO GRUPO,ACABAM AFASTANDO POR ESSAS ATITUDES. SÃO … ATÉ O PESCOÇO!

  8. Biné Nunca Mais disse:

    Ele merece isso. é S mesmo. Sem ….e não paga as pessoas que lhe serviu. A … é ainda pior do que falam. Não pagam nimguem vivo!

  9. PALMEIRA DE BABAÇU disse:

    Quando Jeruan saiu,disse prá Valney que o mesmo não iria ficar por falta de pagamento. Jeruan,recebeu em quilos de peixe na época,Valnei nunca recebeu os meses atrasados.Jeruam está de volta. Será que tá recebendo?? rsrs

  10. Francisco disse:

    Como o vereador Rodrigo Figueiredo falou: o Tribunal de Contas que tem pessoas CAPACITADAS para julgar as contas, aprovou. Então acho que os vereadores deveriam deixar de politicagem e aprovar, pois nenhum deles são capacitados pra fazerem tal julgamento. Quer dizer que o povo de Codó agora é escravo da família do atual “gestor” de Codó? Não podemos deixar que isso aconteça. Querem saber mais? O Zito está nas mãos dessa família, por isso deu a prefeitura pra eles. Mas até quando o amor irá durar? Essa família quer dominar Codó.

  11. R.BAR disse:

    TANTO QUE FALAVAM QUE BINÉ ERA PERSEGUIDOR, QUE AGORA A ATUAL GESTÃO MOSTRA SER MAIS PERSEGUIDOR AINDA. SINAL QUE MUITOS TEMEM PELO BINÉ, POIS SABEMOS QUE SE NÃO FOSSE O EX PREFEITO ZITO ROLIM O ATUAL PREFEITO NÃO GANHAVA, E SE GANHOU FOI COM POUCA DIFERENÇA, POIS BINÉ MOSTROU TER VOTOS. ISSO PROVA QUE BINÉ INCOMODA.

    • R.BAR disse:

      NEM BINÉ E NEM FRANCISCO NAGIB, ODEIO BABAÇÃO, MAS PRINCIPALMENTE PERSEGUIÇÃO

    • R.BAR disse:

      OS VEREADORES SÓ VÃO FAZER O QUE O ATUAL PREFEITO MANDAR, POIS SE OS VEREADORES NÃO FIZEREM O QUE O ATUAL MANDAR,SABEMOS QUE ELE DIFICULTA A VIDA, OU SEJA OS PEDIDOS DOS VEREADORES (FATO). ME PERGUNTO QUE PAÍS É ESSE QUE AS VEZES NÃO TEMOS VOZ, PQ SIMPLESMENTE ALGUNS TEM MEDO DE SE MANIFESTAR.

    • NUNCA MAIS ! disse:

      PARA O BEM DE CODÓ E FELICIDADE DE UMA CIDADE COM MAIS CONQUISTAS E MAIS AVANÇOS , O EX. PREFEITO E SUA CORJA DE SEGUIDORES ( BABÕES E SUGADORES DO DINHEIRO PÚBLICO MUNICIPAL ) TERÃO QUE SER SEPULTADOS DA POLÍTICA CODOENSE . QUEM COM FERRO FERE COM FERRO SERÁ FERIDO , BINÉ E SUA CORJA NUNCA MAIS !

  12. felicidade disse:

    ESSES CUSPIDOR DE MICROFONE DO SEU BINE, MERECE NEM RECEBER, O CARA TER COMO PATRÃO SEU BINA, JÁ UM CASTIGO DANADO. KKKKKKKKKK PAGA NINGUÉM NÃO. QUERO VER O NETO DEFENDER O INDEFENSÁVEL. MAS ELE TEM CARA DE PAU IGUAL O AVÔ.

  13. Rita disse:

    AGORO TU VAI PAGAR, BINÉ, O QUE TU JÁ FEZ COM QUEM TRABALHOU COM VOCÊ. NÃO PAGA DIREITOS. VEREADORES TEM QUE PUNIR ESSE BINÉ.

  14. Branca disse:

    Quem faz aqui, paga aqui.Biné precisa sentir na pele o mal que já praticou.

  15. Heloisa disse:

    Pela carga do Km17, pelo sofrimento que esse político já fez aos familiares dele, pelo esquema da frauda, pela violência que foi seu governo, fora Biné.

  16. ananias disse:

    esse ditado ai de apostar o aviao na bicicleta e do osmar junior, kd a bicicleta osmar o FN ta querendo.

  17. ACORDA LEGISLATIVO CODOENSE disse:

    Tem que reprovar msm. Assim como as que virão do governo Zito devem ser reprovadas. O fato é seguinte, ao meu ver o Biné já deveria ter largado da vida política, pois já teve 2 oportunidades, porém não aproveitou. Já o sr. Nagib deve ficar ciente que mesmo sem O Sr. BINA no pareo, a vida política do sr. Prefeito já era. Será como o Mandando do Sr. DONALD Trump, em que muitos (americanos, e maioria do mundo) não vejam a hora de acabar com esse ciclo errôneo que foi suas campanhas,que infelizmente, foram vitoriosas.

  18. Arlindo Salazar disse:

    Prezado Jornalista e Advogado Acélio,

    As decisões do TCE falam em multas, ressarcimento ao erário, etc. A quem compete essa cobrança aos Prefeitos e Vereadores, digamos, devedores do erário? É à procuradoria do município? Se for, tens conhecimento de alguma cobrança nesse sentido? Se o procurador do município não cobrar, está cometendo algum crime?
    Nos esclareça, à luz do direito, este embrólio.

    Grande abraço

  19. Arlindo Salazar disse:

    O título da matéria sintetiza o que de fato ou quem esta Câmara representa: Tudo menos o povo de Codó.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *