NA CAPITAL: Presidência da OAB Codó cobra da SSP/MA implantação de IML e Corpo de Bombeiros

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção Codó, Dr. José Mendes de Sousa, e o tesoureiro da atual diretoria, Dr. Hewben Silva Sousa, estiveram reunidos ontem, 31, em São Luís, com a cúpula da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

Dr. José Mendes e Dr. Hewben reunidos com a SSP/MA na capital

Dr. José Mendes e Dr. Hewben reunidos com a SSP/MA na capital

Foram recebidos pelo subsecretário, Dr. Saulo, e pelo Superintendente de Polícia Técnico-científica, o perito Miguel Alves da Silva Neto. A subseção foi à capital em busca de melhorias no atendimento que servirão para a classe dos advogados e para a sociedade codoense.

Exemplo disso foi o pedido de implantação de uma unidade do Instituto Médico Legal (IML). Hoje exames como os feitos em vítimas de homicídios, acidentes de trânsito e em vítimas de violência sexual estão sendo feitos apenas em Timon, o que gera custos desnecessários para as famílias, prejudicando as pessoas, advogados,  órgãos de segurança e a própria Justiça.

O presidente José Mendes também incluiu na pauta da reunião outros pedidos (como Corpo de Bombeiros para Codó e a conclusão da obra de reforma da Unidade Prisional no bairro São Pedro) além de solicitações que envolvem também cidades vizinhas como Coroatá.

“Só o fato da gente conseguir reunir toda a cúpula da segurança para tratar de assuntos relativos à sociedade codoense e a sociedade maranhense já é um avanço muito grande. A OAB, subseção de Codó, ela tem tido essa preocupação de trabalhar não só em prol da sociedade codoense como também da própria classe e nós viemos aqui e graças à Deus nós fizemos esta reunião com Dr. Miguel, com Dr. Jálisson e o subsecretário para tratar de assuntos relativos à classe como a implantação do IML em Codó, a questão da perícia médica que a gente tá com essa dificuldade e o IML vai servir pra isso, a questão do Centro de Ressocialização de Codó, da UPR de Coroatá e outros assuntos relativos à categoria com relação à melhoria do atendimento, é o quantitativo de policiais, é o Corpo de Bombeiros, então nós verificamos nessa reunião que a Secretaria de Segurança ela tem todo o intuito de fazer com que as coisas melhorem”, disse

IML NO PAPEL DESDE 2007

O Superintendente da Polícia Técnico-científica do Maranhão, Miguel Alves da Silva Neto, concedeu entrevista ao repórter Jair Ribeiro, que acompanhou a comitiva codoense na capital. Revelou que já existe um projeto para a implantação de um Instituto Médico Legal em Codó desde 2007/2008 e que não entendia o motivo dele nunca ter saído do papel. O projeto foi reformulado.

“Quando por volta de 2008, a gente teve oportunidade de lhes apresentar, já havia um projeto da Polícia Científica contemplando Codó, nós não entendemos porque isso ficou parado ao longo do tempo. Nós já aperfeiçoamos esse projeto, apresentamos inclusive uma proposta de alteração do quadro de vaga da polícia Civil para que permita primeiro a instalação legal do INSTITUTO MÉDICO LEGAL tanto em Codó como em alguns outros municípios dependendo da disponibilidade territorial e do contingente populacional para que a gente leve este serviço de forma legal para dispor ao cidadão e, claro, à própria investigação policial”

“”Com certeza, não só do IML, como do ICRIM, do Instituo de Identificação, tentando sempre levar o serviço público e colocar a disposição do cidadão que dele precisa e só ratificando Codó já se encontra em documentos desde 2007/2008 essa preocupação em aperfeiçoar esse atendimento à população”, afirmou

QUANDO?

Jair também perguntou sobre prazos para que isso vire realidade. Miguel Alves da Silva Neto, assim respondeu.

“A informação que temos é que o nosso secretário de segurança, junto com o nosso delegado-geral, já estão tratando com o excelentíssimo senhor governador da implementação desse projeto de expansão e da realização de um concurso público para que a gente coloque isso efetivamente em prática”, concluiu

AVALIAÇÕES POSITIVAS

Em busca de benefícios para a classe dos advogados e para a sociedade

Em busca de benefícios para a classe dos advogados e para a sociedade

Dr. José Mendes comemorou o resultado da reunião na capital que considerou positiva.

“A melhora vai vir, com o IML em Codó a situação das perícias, com o IML em Codó a situação que era dificuldade para o advogado trabalhar no dia a dia, no trato com seu cliente, com relação a área criminal vai ser suprida, nós iremos deixar de ir pra Timon nesses casos mais simples, iremos nos casos mais complexos pra Timon, é um ganho pra sociedade codoense, é um avanço para os advogados, é um avanço pra toda classe”, disse

Dr. Hewben Sousa também fez suas considerações a respeito do que ouviu de representantes do primeiro escalão da alta cúpula da Secretaria de Segurança do Maranhão.

Hewben Silva Sousa, tesoureiro “Eu acho que nós tivemos um momento crucial com muitas propostas boas, interessantes e a gente espera que sejam concretizadas (…) estamos aqui hoje, viemos aqui fazer esta reunião e saímos daqui confiantes e na certeza de que vai dá tudo certo e que teremos muitas melhorias, principalmente na área da segurança, do Instituto Médico Legal e na área do Corpo de Bombeiros de Codó”, disse o tesoureiro que também foi representando o vice-presidente da subseção Dr. Moisés Neto.

3 Responses to NA CAPITAL: Presidência da OAB Codó cobra da SSP/MA implantação de IML e Corpo de Bombeiros

  1. leandro magao disse:

    Meus parabéns aos advogados que ai estiveram, cobrando e reivindicando o que a nossa querida Codó precisa a muito e muito tempo, parabéns, lembrando aos colegas advogados e a população codoense que os Bombeiros Civis já estão na nossa cidade prontos e registrados para trabalha no município e nas cidades vizinhas, estamos registrando a nossa base e em maio estaremos atuando, abraço do amigo Leandro Viana mas conhecido como Leandro magao.

  2. jose francisco cunha Ferreira disse:

    Sensacionalismo. N resolve nada. Fazendo política apenas.
    Acelio como ficou a acao federal divulgada em blogs, tvs locais e jornal pequeno contra essa eleição da oab? Vai ter nova eleição. Como funciona
    Ou n deu em nada????

    A oab Codó parece que acabou
    Dr Machado faz falta
    #VoltaPresidenteMachado

    • ATENTO E VIGILANTE disse:

      Deixe de ser burro José Francisco. Pq primeiramente a OAB é apartidária pelo que eu sei. Ninguém aí está pleiteando votos e sei melhoria para a cidade. Agora você deveria fazer ao menos algo de útil: CALAR ESSA BOCA NOJENTA E FEDORENTA”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *