Secretaria de Desenvolvimento Social reinaugura CREAS do bairro São Francisco

A Prefeitura de Codó, por meio da Secretária de Desenvolvimento Social, Segurança Alimentar, Direito da Mulher e Igualdade Racial, reinaugurou na tarde desta terça-feira, (31) a unidade do CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social ) na cidade, localizado no bairro São Francisco. A solenidade contou com a presença do prefeito de Codó, Francisco Nagib, da Primeira Dama e secretária de desenvolvimento social, Agnes Oliveira, secretários de governo, a coordenação da unidade, vereadores, entre outras autoridades.

O CREAS oferece diversos serviços assistências como: serviço especializado para pessoas em situação de rua, proteção e atendimento especial para pessoas com deficiência, idosos e famílias, atendimento específico de caráter psicossocial e jurídico, dentre outros. Qualquer pessoa ou famílias que vivenciam a violação de seus direitos podem utilizar os serviços do CREAS”, destacou o vice-prefeito Ricardo Torres.

A unidade de Codó funcionará na Rua Honorino Silva, no bairro São Francisco. O objetivo, segundo a coordenadora Maria José, é atender a população de todo município, e não só de uma determinada região. “ Estamos aqui no coração do São Francisco, mas nosso objetivo abranger todo município. Estamos à disposição de qualquer cidadão ou cidadã que esteja em situação de vulnerabilidade social”.

De acordo com a secretaria de desenvolvimento social, Aganes Oliveira, o novo CREAS de Codó está reequipado e preparado para atender ao público e ofertar acompanhamento técnico especializado, desenvolvido por equipe multiprofissional e de modo a potencializar a capacidade de proteção as famílias codoenses.

Por meio de encaminhamentos ou busca ativa queremos combater a violência contra o ser humano e oferecer reparação dessa situação de violência e amparar pessoas e crianças em vulnerabilidade social. Possuímos uma equipe preparada para todos os casos”.

Em seu discurso, o prefeito Francisco Nagib falou sobre a importância do funcionamento pleno do CREAS.

Primeiramente eu gostaria de agradecer a todos os presentes que vieram prestigiar esse momento tão importante, de reinauguração do nosso CREAS Codó, uma unidade da nossa rede de assistência social, especializada em ajudar o próximo, recuperar vidas, pessoas com vínculos familiares rompidos e outras situações de dificuldade social. Quero parabenizar a secretária Agnes Oliveira e sua equipe e todos os envolvidos na reinauguração de nosso CREAS. Foi uma conquista imensa para o bairro São Francisco e toda a nossa cidade. Que Deus abençoe a todos nós”, finalizou o prefeito.

Ascom – PMC

Juízes eleitorais têm 10 dias para informar sobre processos que impliquem em perda de mandato

A Corregedoria Regional Eleitoral oficiou na segunda, 31 de janeiro, os juízes das 111 zonas do estado do Maranhão para que eles identifiquem e julguem com prioridade os processos que possam importar em não diplomação ou perda de mandato eletivo até o mês de junho de 2017, conforme estipularam os membros da Corte reunidos na sessão plenária administrativa do dia 26 de janeiro.

O acompanhamento da tramitação destes processos, tidos como prioritários, faz parte de meta específica da Justiça Eleitoral, estabelecida pelo Conselho Nacional de Justiça, e cabe a cada Regional identificá-los no Sistema de Acompanhamento de Documentos e Processos com vistas ao monitoramento e à cobrança de julgamento com a maior brevidade possível.

“Nesta meta específica da Justiça Eleitoral foi fixado o prazo máximo de julgamento de 12 meses em todas as instâncias”, alertou o corregedor, desembargador Raimundo Barros, que estabeleceu no Ofício-Circular n.º2/2017 10 dias para identificação destes processos no referido sistema.

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TRE-MA – Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão
ASCOM – Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Assista AO VIVO a sessão que elegerá o novo presidente da Câmara dos Deputados

Acompanhe AO VIVO a sessão preparatória para a eleição do novo presidente  da Câmara do Deputados.

Vereadores tiveram a mente ‘comida’ e deverão aprovar seleção de professores só por currículo

O Poder Executivo enviou, como aqui noticiamos, para a Câmara um projeto de lei, solicitando urgência na votação e até uma sessão extraordinária já que os edis ainda estão de recesso, onde pede autorização dos vereadores para contratar professores este ano apenas analisando currículos.

A justificativa da Secretaria de Educação é a de que não há mais tempo para a realização de um concurso público uma vez que as aulas deverão começar dia 20 de fevereiro e o município, que possui atualmente 1.575 professores concursados, vai precisar de, no mínimo, mais 400 educadores para que as aulas aconteçam sem prejudicar alunos.

Reunião na Câmara em 01 02 2017

Ontem, pela manhã, a Comissão de Constituição e Justiça, presidida pelo vereador delegado Rômulo, convocou a secretária de Educação, Deusimar Serra, que apareceu acompanhada do vice-prefeito, Ricardo Torres, para esclarecerem pontos que os edis consideram escuros.

Coube ao mais experiente Pastor Max fazer o principal questionamento na presença de todos os 17 vereadores, inclusive o presidente Expedido Carneiro, que ficou alguns minutos uma vez que, regimentalmente, não pode participar das comissões.

“Já existe esta definição numa lei já aprovada nesta Casa. Existe outra lei que é a 1.505 (de 2009), que é a Lei Plano, Carreiras, Cargos e Salários, no art. 32 desta lei, ela também coloca o que Vossa Excelência já nos trouxe nessa manhã, em relação à seleção que é a grande, o grande núcleo dessa discussão (…) Há sobreposição de leis? nós estamos criando uma lei que já outra lei já define,  outra lei anterior já não dá. Não há uma sobreposição de leis? não seria apenas um ato administrativo simples da administração?”, questionou Max Tony

Ricardo Torres foi quem respondeu à tudo. Explicou que o projeto de lei em discussão se tornará uma lei específica, diferente das duas outras que são consideradas leis gerais.

“Quando estiver em confronto uma lei geral com uma lei específica vale a específica. Se a lei de 2009, de 2017 que autorizou a estrutura administrativa e também lá no final, como o pastor Max leu pra nós, estabeleceu essa regra, se tivesse revogada, expressamente, esse artigo, aí o risco não existiria”

“Quê que pede-se hoje? é que diante dessa lei que não foi revogada pela lei aprovada na Câmara em 2017 a gente, de repente, não corra o risco desnecessário de emitir um edital contrariando a lei 1.505/2009 se alterada pela 1.618, por quê? é o princípio da legalidade, que o prefeito quer fazer de acordo com a lei”, disse o vice-prefeito com calma peculiar.

REAÇÃO

Somente o vereador Rodrigo Figueiredo, do PSDB, ousou usar o microfone para contestar os argumentos do vice.

Sustentou que a Constituição Federal manda fazer concurso, além do mais destacou que já existem duas leis municipais que autorizam o município a contratar professores desde que faça, pelo menos,  um seletivo com prova escrita, mais análise de títulos.

“É o mecanismo que traz autonomia para o servidor, o concurso público é o mecanismo previsto em lei que traz independência ao servidor, essa é a grande verdade, para que possamos terminar com isso que ocorre na maior parte do Brasil, mas eu tô falando de Codó que é a nossa terra, de profissionais terem que ficar sendo indicado por um amigo (…) então na minha opinião esse projeto não é adequado e é inconstitucional”, afirmou Figueiredo.

Rodrigo também criticou o fato do  projeto de lei não falar sobre que pessoas farão esta seleção de currículos, ou como farão.

“Quais os critérios o governo vai utilizar para escolher estes profissionais e outra coisa quem serão as pessoas que irão analisar estes currículos, qual o grau de isenção? Qual o grau de comprometimento com a educação para selecionar os currículos? Isso é uma coisa muito séria”, questionou em entrevista ao blogdoacelio.

QUEM VAI ESCOLHER CURRÍCULOS?

Em entrevista à TV Mirante, a secretária de Educação Deusimar Serra,  reafirmou a urgência da aprovação do projeto de lei e falou sobre quem fará a análise afirmando que já existe uma banca preparada para esta missão.

 “Nós temos já uma banca montada com professores representantes do IFMA, da UFMA, da UEMA e também representante do Conselho Municipal de Educação, da Secretaria  de Administração e Educação para que a gente possa iniciar os trabalhos”, disse a secretária

MEDO (di migué)

Mesmo tendo maioria na Casa, o governo saiu alertando para o risco não ter a lei que o prefeito quer e, uma vez feito a seleção só por currículo, esta venha a vir a ser anulada pela Justiça.

 “Alertamos quanto aos riscos de uma anulação do processo  caso ele seja feito contra a lei, mas o  principal é que nós respeitamos a palavra final da Câmara de Vereadores na aprovação ou não do projeto”, alertou Ricardo Torres

Como os vereadores voltam do recesso dia 6 de fevereiro, a sessão extraordinária  foi, praticamente, descartada na opinião de Max Tony.

Eles vão, nestes dias, para a fase dos pareceres das comissões e, se passar, levar o projeto para votação,  em plenário, já na próxima semana.

“Se for favorável o projeto será encaminhado para a plenária, e depois de discussão em plenário, se aprovado, aí sim será sancionada pelo prefeito municipal”, garantiu o pastor

À PORTAS FECHADAS

Tudo isso rolou no plenário da Augusta Casa na presença da imprensa e de pouquíssimas pessoas na plateia (nenhum professor ou membro de sindicato). A maioria estava com cara de quem trabalha com os vereadores ou estava aguardando para pedir emprego.

Quando a Comissão de Constituição e Justiça encerrou a reunião a secretária de Educação reuniu-se à portas fechadas com um grupo de vereadores dentro do gabinete do presidente Expedito Carneiro.

O teor não nos foi permitido saber.

GOSPEL – Agenor Raul lança 2º CD intitulado ‘O Caminho’

Agenor Raul vem de uma infância difícil na zona rural de Dom Pedro, povoado Cruzeiro, onde nasceu, mas desde criança alimentava o sonho de viver da música.

Conta que fazia bateria de lata de sardinha e até rabecas com cordas retiradas de palmeiras novas do  babaçu. Tocando,  esquecia-se até o tempo.

“Ficava tocando o dia todo sem comer. Mamãe dizia – Agenor, menino danado, vem comer, senão eu jogo tua comida para o cachorro. Mãe eu vou ficar tocando aqui eu quero ser um Roberto Carlos da vida, né”

De Dom Pedro veio para Codó, onde mora há mais de 30 anos. Aqui, seguiu seu destino, envolveu-se com a música. Fez aulas de canto, violão, guitarra, piano e acabou se tornando compositor e um cantor respeitado no meio evangélico aqui de Codó.

Gravou o primeiro CD e três anos depois acaba de lançar o segundo trabalho.

O novo trabalho tem uma sonoridade privilegiada em todas as 13 faixas, das quais ele destaca algumas como ‘GUERREIRO DO SENHOR’, onde faz homenagem à dois personagens importantes da bíblia.

“A gente prestigia dois homens de Deus, dois mártires da Bíblia chamados Josué e Kaleb, foram os dois únicos homens que chegaram à terra  prometida”, explicou

Tem Xote, reggae e canções de reflexão evangelística como a que deu título ao novo disco – O CAMINHO.

“É baseado lá em João 14-6 que diz: eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao pai senão por mim, em cima desse grande versículo nós fizemos toda montagem dessa música e toda produção do nosso  novo CD, que é intitulado O CAMINHO para a Glória de Deus, maravilhosos Jesus Cristo, nosso salvador eterno”

Irmão Agenor Raul mostra novo CD – O Caminho

Agenor Raul se apresenta com o auxílio de dois músicos, entre eles o próprio filho Amós Raul e o contrabaixista Zezinho Reis.

Está iniciando sua turnê pelo interior do Estado para levar sua mensagem evangelizadora cantando Brasil afora, como sempre sonhou.

 “A gente fica feliz porque aquilo que a gente fez pra Deus tá dando resultado, a gente não quer resultado nem Glória pra gente a gente quer glória pra Deus e aquilo que a gente buscou com muita humildade, com muito amor, com muito jejum tá acontecendo”

LEIA AQUI A HISTÓRIA COMPLETA DO CANTOR AGENOR RAULAgenor Raul

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Site do Banco do Brasil informa que Francisco Nagib recebeu R$ 8.757.101,06 em janeiro

Considerando o que está disponível no site do Banco do Brasil (www42.bb.com.br), onde ficam à disposição do cidadão a descrição da origem da verba e o município a que se destina, Codó já recebeu em seus cofres, uma boa grana.

O site pede o nome do município beneficiário e pede uma data para sua pesquisa.

Se colocarmos 01/01/2017 à 31/01/2017, a informação é a de que o governo de Francisco Nagib recebeu em seu primeiro mês, exatamente, R$ 8.757.101,06.

O site só informa o que foi enviado para o município, não como este faz a utilização do dinheiro, claro, papel do gestor e de seus secretários à bem da clareza governamental.

AÇAILÂNDIA fará concurso público para 1.172 vagas com salários que podem chegar à R$ 10.544,62,

A Prefeitura de Açailândia, no Maranhão, pretende publicar o edital de abertura de inscrições do seu concurso público até, no mais tardar, meados de fevereiro.

De acordo com informações obtidas com o setor de recursos humanos, a liberação depende de alguns ajustes, que estão sendo feitos com a  banca organizadora, que será o Instituto de Pesquisas e Gestão  de Políticas Públicas – IPGP.

Ao todo, a seleção contará com nada menos do que 1.172 vagas, sendo 430 para cargos com exigência de ensino médio e 742 para nível superior. As remunerações iniciais variam de R$ 1.062,89 a R$ 10.544,62, com jornadas de 30 a 40 horas semanais.

Ensino Médio

Para ensino médio as oportunidades são para os cargos de assistente econômico financeiro (5 vagas, com inicial de R$ 2.175, para 40 horas semanais), assistente técnico projetista (3, R$ 1.802,97, 40 horas), técnico agropecuário (4, R$ 1.062,89, 30 horas), técnico em enfermagem (22, R$ 1.062,89, 40 horas), técnico em enfermagem do trabalho (4, R$ 1.062,89, 40 horas), técnico em radiologia (3, R$ 1.062,89, 40 horas), técnico em segurança do trabalho (6, R$ 1.062,89, 40horas), técnico em edificações (2, R$ 1.062,89, 40 horas), técnico em topografia (1, R$ 1.062,89, 40 horas), agente de fiscalização de trânsito (10, R$ 1.689,44,40 horas), agente de orientação social (75, R$ 1.062,89, 40 horas), assistente de comunicação (4, R$ 1.062,89,40 horas), assistente de patrimônio (6, R$ 1.062,89, 40 horas), assistente de programação cultural (3, R$ 1.062,89, 40 horas), assistente de recursos humanos (5, R$ 1.062,89, 40 horas), assistente de suporte técnico (5, R$ 1.062,89, 40 horas), assistente em serviço de saúde (10, R$ 1.062,89, 40 horas), assistente técnico de cerimonial (3, R$ 1.062,89, 40 horas), assistente técnico em áudio e iluminação (2, R$ 1.062,89, 40 horas), assistente técnico em fotografia (2, R$ 1.062,89, 40 horas), auxiliar de educação infantil (10, R$ 1.062,89, 40 horas), cuidador de aluno (225, R$ 1.062,89, 40 horas), intérprete de libras (8, R$ 1.062,89, 40 horas), fiscal ambiental (4, R$ 1.062,89, 40 horas) e cuidador de  idoso (8, R$ 1.062,89, 40 horas).

Nível Superior

Para nível superior: analista contábil (3, R$ 2.885, 40horas), analista de comunicação (1, R$ 3.306, 40 horas), analista de controle interno (4, R$ 3.906, 40 horas), analista de defesa civil – geologia (1, R$ 2.885, 40 horas), analista de desenvolvimento ambiental – agronomia (1, R$ 2.885, 40 horas), analista de desenvolvimento ambiental – arquitetura (1, R$ 2.885, 40 horas), analista de desenvolvimento ambiental – biológicas (1, R$ 2.885, 40 horas), analista de desenvolvimento ambiental – engenharia florestal (1, R$ 2.885, 40 horas), analista de desenvolvimento ambiental – geografia (1, R$ 2.885, 40 horas), analista de desenvolvimento ambiental – geologia (1, R$ 2.885, 40 horas), analista de educação física adaptada (4, R$ 2.885,40 horas), analista de gestão de infraestrutura de TI e segurança de informação (2, R$ 5.175, 40 horas), analista de gestão de  recursos humanos (5, R$ 2.885, 40 horas), analista de planejamento e gestão urbana – arquitetura (2, R$ 3.906, 40 horas), analista de planejamento e gestão urbana – engenharia de tráfego (1, R$ 3.906, 40 horas), analista de publicidade (1, R$ 3.306, 40 horas), analista de recursos materiais e logística (4, R$ 2.885, 40 horas),  analista de sistemas, gestão de projetos e governança de TI (2, R$ 5.175, 40 horas), analista em projeto de inclusão (2, R$ 2.885, 40 horas), analista jurídico (7, R$ 5.175, 40 horas), assistente social (10, R$ 2.885, 30 horas), auditor de receita municipal (5, R$ 5.175,40 horas), biblioteconomista (5, R$ 2.885, 40 horas), enfermeiro (16, R$ 2.885, 40 horas), engenheiro agrônomo (2, R$ 2.885, 40 horas), engenheiro civil (3, R$ 2.885, 40 horas), engenheiro elétrico (1, R$ 2.885, 40 horas), fiscal do consumidor (2, R$ 2.885, 40 horas), fisioterapeuta (1, R$ 2.885, 40 horas), médico anestesista – plantão 24 horas (6, R$ 10.554,62, 36 horas), médico cardiologista (1, R$ 4.217,65, 30 horas), médico cirurgião geral (3, R$ 4.217,85, 30 horas), médico cirurgião geral – plantão 24 horas (5, R$ 10.554,62, 36 horas), médico clínico geral (5, R$ 4.217,85, 30 horas), médico clínico geral – plantão 24 horas (8, R$ 10.544,62, 36 horas), médico endocrinologista (2, R$ 4.217,85, 30 horas), médico estratégia saúde da família (28, R$ 7.029,75, 40 horas), médico gastroenterologista (3, R$ 4.217,85, 30 horas), médico geriatra (2, R$ 4.217,85, 30 horas), médico geriatra (2, R$ 4.217,85, 30horas), médico ginecologista/obstetra (3, R$ 4.217,85, 30 horas), médico ginecologista/obstetra plantão 24 horas (5, R$ 10.544,62, 36 horas), médico infectologista (2, R$ 4.217,85, 30 horas), médico nefrologista (2, R$ 4.217,85, 30 horas), médico neonatologista (6, R$ 4.217,85, 30 horas), médico oftalmologista (4, R$ 4.217,85, 30 horas), médico ortopedista (2, R$ 4.217,85, 30 horas), médico ortopedista – plantão 24 horas(3, R$ 10.544,62, 36 horas), médico otorrinolaringologista (4, R$ 4.217,85, 30 horas), médico pediatra (4, R$ 4.217,85, 30 horas), médico pediatra – plantão 24 horas (3, R$ 10.544,62, 36 horas), médico pneumologista (2, R$ 4.217,85, 30 horas), médico psiquiatra (2, R$ 4.217,85, 30 horas), médico urologista (3, R$ 4.217,85, 30 horas), nutricionista (9, R$ 2.885,10 40 horas), professor trascritor de braile (14, R$ 2.883,10, 40 horas), professor de 1 ao 5 ano (135, R$ 2.883,10, 40 horas), professor de 6 ao 9 ano – artes  (4, R$ 2.883,10, 40 horas), professor 6 ao 9 ano – ciências (12, R$ 2.883,10, 40 horas), professor 6 ao 9 ano – educação física (6, R$ 2.883,10, 40 horas), professor 6 ao 9 ano – ensino religioso (1, R$ 2.883,10, 40 horas), professor 6 ao 9 ano – geografia (16, R$ 2.883,10, 40horas), professor 6 ao 9 ano – história (13, R$ 2.883,10, 40 horas), professor 6 ao 9 ano – língua inglesa (14, R$ 2.883,10, 40 horas), professor 6 ao 9 ano – língua portuguesa (17, R$ 2.883,10, 40 horas), professor 6 a 9 ano – matemática (20, R$ 2.883,10, 40 horas), professor de atendimento educacional especializado (10, R$ 2.883,10, 40 horas), professor de instrutor de braile (16, R$ 2.883,10, 40 horas), professor de libras (18, R$ 2.883,10, 40 horas), professor de educação infantil (82, R$ 2.883,10, 40horas), professor regente educação infantil (43, R$ 2.883,10, 40 horas), professor regente II 1 ao 5 ano (78, R$ 2.883,10, 40 horas), psicólogo (5, R$ 2.885, 40horas), revisor de braile (2, R$ 2.883,10, 40 horas), supervisor (25, R$ 3.583,25, 40horas) e terapeuta ocupacional (3, R$ 2.885, 40 horas)…

FONTE: https://jcconcursos.uol.com.br/ publicado em  16/01/2017

Arthur Quirino firma parceria com o SENAC para qualificação profissional em Caxias

Uma das metas do Prefeito Fabio Gentil é proporcionar oportunidades aos jovens, com programas de incentivos voltados para a sua formação profissional, qualificá-los e inseri-los no mercado de trabalho. O SENAC é um grande parceiro para se alcançar este objetivo.

Arthur Quirino cuidando de interesses de Caxias junto ao SENAC

O Secretário de Cultura, Turismo, Patrimônio Histórico, Esporte e Juventude,  Arthur Quirino e o Secretário Adjunto de Turismo, Fernando Santos, reuniram com a Diretora de Educação Profissional do SENAC, Daniela Silva, e o Diretor Regional do SENAC, José Ahirton Batista Lopes, em visita à direção do SENAC em São Luís, quando firmaram parcerias entre a administração do Prefeito Fabio Gentil e o SENAC, para a realização de vários cursos profissionalizantes em Caxias.

Ascom Caxias

Francisco Nagib toma café da manhã com funcionários e a nova coordenação do SAAE

O prefeito de Codó Francisco Nagib tomou café com os funcionários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE após uma reunião de apresentação da nova diretoria e coordenação da autarquia.

Novo diretor fala (fotos de Nilton Messias)

Na oportunidade, além do prefeito, também estiveram no encontro secretários de governo, vereadores, o empresário Francisco Carlos de Oliveira e o deputado estadual César Pires, que elogiou muito a iniciativa da nova gestão.

“Nossas expectativas sobre a nova gestão à frente do SAAE são as melhores, pois acreditamos na competência do gestor, que já começou sua administração de forma participativa. Esse fato, além de incentivar a produtividade, mantem o bom relacionamento com os funcionários”.

No encontro também foi apresentado o calendário de pagamento, feitas homenagens aos aniversariantes do mês e passadas as informações sobre a eleição da associação, prevista para o dia 15. As ações da nova diretoria, sob o comando de Evimar Barbosa, diretor do SAAE, foram recebidas com bons olhos pelos funcionários, que ficaram otimistas com as perspectivas de melhores condições de trabalho e a prestação um serviço de qualidade a população.

Colaboradores

Elogiado pela escolha técnica da diretoria do SAEE, o prefeito Francisco Nagib se comprometeu que até o final deste ano irá sanar o problema da falta de água, colocando em funcionamento os reservatórios construídos nos bairros Codó Novo, Nova Jerusalém e Santo Antônio.

Estamos muito confiantes no trabalho de Evimar Barbosa e com as novas diretrizes e metas colocadas no SAAE. O abastecimento de água é uma necessidade básica da população e o fornecimento eficiente de água de qualidade para todos é nossa missão”, finalizou o prefeito.