CEMAR – A Segurança começa dentro de casa

A prática incorreta de ligar vários eletrodomésticos em uma mesma tomada pode trazer grandes riscos para sua vida. Sabemos que a energia elétrica é um benefício muito importante para todos nós, mas ela pode se tornar bem perigosa caso não seja utilizada de forma adequada.

Atenção! Você que me ouve, precisa entender que acidentes domésticos com energia elétrica acontecem muitas vezes por falta de atenção das pessoas. Por isso, essa semana, a Cemar faz uma alerta para a prevenção de acidentes com energia elétrica.

  • Fazer a manutenção periódica das instalações elétricas sempre que preciso ou a cada 5 anos
  • Usar protetores de tomadas sempre que estiverem fora de uso para evitar a exposição de risco de choque elétrico às crianças pequenas.
  • Nunca use aparelhos elétricos em locais com água ou umidade, nem ligue ou desligue com as mãos ou os pés molhados, inclusive as estações dos chuveiros elétricos. E esteja sempre calçado quando for utilizar algum eletrodoméstico.
  • Não ligue mais de um aparelho elétrico na mesma tomada. Evite o uso permanente de benjamins, extensões e T’s, preferindo a instalação de novas tomadas ou filtros de linha.
  • Não utilize fios elétricos descascados ou estragados. Quando encostam um no outro, provocam curtos-circuitos e faíscas, que podem ocasionar um incêndio ou choque.
  • Ao fazer a troca de lâmpadas, desligue a energia direto no disjuntor, não toque na parte metálica e segure a lâmpada pelo bulbo (a parte de vidro). E se o ambiente estiver escuro lembre de iluminar o local com a ajuda de velas ou lanternas.
  • Chamar sempre um profissional qualificado, que entenda os perigos e riscos da eletricidade, para realizar serviços de manutenção na sua casa ou comércio.

Fique atento aos cuidados que você deve ter no seu dia-a-dia, eletricidade não é brincadeira.

Para mais informações acesse www.cemar116.com.br, e siga a Cemar nas redes sociais, Facebook: Cemar116 e twitter @CEMAR116.

Imprensa Cemar

 

Deixe uma resposta