Codoense se destaca na África do Sul como técnico de segurança no trabalho

Mário no comando

Numa cidade que cresce economicamente a passos bem lentos, o desemprego é um dos principais problemas. Falta qualificação e os qualificados dificilmente encontram vagas.

O jeito é partir para outras cidades, Estados (São Paulo, por exemplo) e as vezes até para outro país como é o caso do codoense, Márcio Márcio Junior, filho do famoso radialista, Mário Márcio, apresentador do Alvorada Sertaneja, durante anos na rádio Mirante AM.

Junior é hoje um dos mais bem sucedidos profissionais da área de Segurança no Trabalho. É funcionário da Odebrecht e encontra-se exercendo sua profissão em TETE – Moçambique, na África do Sul.

Mário Márcio Jr

Com salário acima de R$ 5.000,00, Mário Márcio Junior, que formou-se pela antiga escola Agrotécnica Federal (hoje IFMA) é um exemplo de sucesso e superação fora do Brasil. Um codoense que soube encarar os obstáculos e vencer como Técnico de Segurança no Trabalho.

Dificuldade por lá só saudades da família que fica aqui em Codó à espera da chegada desde dedicado profissional. Defitivamente, um codoense de sucesso.

30 comentários sobre “Codoense se destaca na África do Sul como técnico de segurança no trabalho”

  1. É verdade, ele é um vencedor, sempre profissional e com muita humildade.
    E a saudade é compensada quando ele vem de folga.
    Parabéns Mário, você merece.

  2. Na verdade o IFMA (antiga escola agrotécnica) fundada em 1997 tem proporcionado inumeras espectativas otimistas para os codoenses e região dos cocais, formando bons profissionais. Sucesso Marcio.

  3. eu estou muito feliz por ter um colega se destacado nesta area , como eu estou terminanado o curso este ano.
    me enche de orgulho …

    PARABÉNS … STS

  4. Perseverança e Competência são seus princípios pela qual o conhece. Parabéns meu amigo. Boa sorte nesta empreitada.

    Abraço e felicidades

  5. AHHHHHHHHHHHHHHH,um segurança desse é que estou precisando na minha casa, vai ser gato asiimm…… é o geito eu fazer um curso desse pra ir atraz.

  6. Esstou fazendo esse curso e confesso que várias vezes pensei em desistir, mas hoje vendo esse exemplo desisti definitivamente de desistir, nada é facil e eu vo trlhar esse caminho para esse mesmo sucesso, parabéns MMJR.

  7. eu já ouvi falar nesse rapaz, ele passou muito tempo rodado, no MA, trabalhando na Estrada de FERRO, tenho um professor que sempre cita ele como exemplo de sucesso e superação. eu tenho uns amigos que dizem lá na sala eu vou é pra Africa só por caua dele, quer dizer, por saber dessa hitória dele. Parabéns, sucesso.

  8. Olha, é o esposo da minha ex-professora de Biologia,eita mais ele tá é longe.
    Parabéns professora seu amor está na mídia, kikiki, lembra de mim, do 1ºA do colares? saudades, volta pra gente, eu ainda tô no 2º reprovei de novo rsrsr.
    Tô longe de fazer um sucesso desse aí.
    Abraços

  9. Esse acélio é danado mesmo, parece que tem faro…
    essa matéria veio acalhar num momento como esse, cá pra nós um segredo…vai aumentar a procura por esse curso aqui, e eu já estou saindo..rsrs, Parabéns Mário Márcio, + sucesso pra você

  10. É muito bom ver um colega de profissão se destacando assim, parabenizo ele e o dono desse blog por ter visão além. mas gostaria de pedir para o Mário relatar um pouco de sua caminhada até chegar no continente Asiático, sei que deve ter tido várias barreiras, deve ter trabalhado em muita empresas até chegar nessa que é a aspiração de muitos TSTs.. Nós conte um puco de su hístória.
    Parabéns, abraços companheiro, boa sorte sempre.

  11. Sucesso pra fvc parceiro. Vc sempre lutou e vai continuar lutando para continuar vencendo, ainda que isso aconteça, tenha que enfrentar o grande obstáculo da saudade da família e entequeridos….

    Eh isso que Codó nos obriga. Obriga-nos a sair pelo mundo a fora em busca de vida com dignidade.

    Valeu jovem !

  12. FICO FELIZ EM SABER QUE UM CODOENSE COMO O ESPOSO DA MINHA AMIGA EMANUELLE TEM REPRESENTADO BEM NOSSA CIDADE LA FORA,PARABÉNS E MUITO SUCESSO MÁRIO SUA FAMILIA MERECE A PESSOA COMPETENTE QUE VC É.

  13. Muito obrigado pela homenagem….
    Uma das maiores dificuldades foi concluir o Curso pensei em desistir pois não havia professores para continuar o curso e só através de um convenio com o CEFET conseguimos concluir o curso, e não foi facil tinhamos aulas até aos domingos…. no ano de 2004 iniciei um estagio nas Itapicuru Agroindustrila (Fabrica de Cimentos Nassau), onde aprendi muito com o Eng. Darcilius, o TST Eder e TST Junior (ceara), após a conclusão do estagio e curso a outra dificuldade foi conseguir o registro no MTE e entrar de vez na áea de SST (segurança e saúde do trabalho) em 2006 comercei atuar e de lá ate aqui não parei mais, todo esse periodo atuei nas maiores empresas e nos maiores contratos na area da Vale, hoje estou na maior construtor do Brasil e a 3º mior do mundo (Contrutora Norberto Odebrecht). Para o pessoal que esta fazendo o curso a verdade é não é facil entrar no mercado, mais uma vez que você conquista seu espaço é dificil ficar fora, pois ha um grande ciclo de amizades entres os TST’s principalmente os que eu conheço.
    Trabalho na Africa: dificuldades: a maior é a distancia da familia;
    a Cultura, que é completamente diferente, a Cultura de segurança (nenhuma) até nossa chegada aqui no Projeto Carvão Moatize. Más a maior gratificação é que estamos implantando a cultura da SEGURANÇA NO TRABALHO trazendo nossas experiencias para ajudarmos os trabalhadores desse país, para nós umas das maiores gratificações também é deixar esse marco poraqui, pois o país se encontrava em uma grade crise economica e hoje eu vi nos informativos da Vale que só esse trimestre o PIB cresceu mais de 8,5%. Esse projeto será encerrado em outubro, mas esta em faze de estudos a expansão do mesmo, contrução de 1000 km de ferrovia, porto, hidreletricas, termoeletricas e Moçambique será uma das maiores potencias da Africa e o mais importante valorizando o seus trabalhadores com a Segurança do Trabalho e conseguindo conquistar a a nossa grande meta que é o acidente zero…..

  14. Codó está crescendo caro Acélio, a prova são as empresas que estão se instalando aqui. ocorre que as gestoões passadas atrasaram o desenvolvimento do municipio. mas agora com o novo governo novas oportunidades estão surgindo.

  15. Olha pessoal e tenho ainda mais uma pequena informação para vocês, o Marcio Esmero que também é Engenheiro de Segurança do Trabalho que com muito esforço conseguiu trazer o Curso Tecnico em Segurança do Trabalho para Codó e foi ele que me avisou do curso que era muito bom ´so ai fiz minha inscrição, então só tenho a agradescer a ele pois essa 1ª Turma de TST de Codó na antiga EAF de Codó-MA, foi uma conquista dele e nossa, de toda nossa turma e hoje 85% dos alunos que concluiram o curso estam empregados em grandes empresas como O Ivan esta na Camargo Correa nas obras de construção dos Viradores de vagões VI e V em São Luis na Vale e o Antonio Francisco esta na CONCREMAT que gerencia e fiscaliza obras dentro da Vale também em São Luis.

  16. Júnior, hoje o assunto em Codó é só sobre tua pessoa estamos muito orgulhos por você filho, virou celebridade, que chique, sei meu filho que não é fácil, mais temos certeza de sua capacidade, de sua coragem, e de sua responsabilidade, estamos torcendo por seu sucesso e agradecendo todos os dias a Deus por esse filho que colocamos nesse mundão, vai em frente com toda essa inteligência que tens nós só sentimos mais e mais orgulho de você, é isso aí meu filho sucesso, mamãe e papai te ama , fica com Deus,aqui seguramos a barra,que Nossa Senhora te ilumine e te guarde, beijo.

  17. Parabéns a este rapaz trabalhador que esta conseguindo se destacar. Pena que isso esteja acontecendo tão longe da sua terra natal.
    Aproveito para fazer uma pequena correção quanto a localização de Moçambique que é um páis localizado no continente africano como támbém a áfrica do Sul é outro país que se locoliza no mesmo continente chamado África.

    1. Moçambique é um país Africano localizado na Africa Subzariana (Sul da Africa). Só gostaria de lembrar que não fui eu quem editei a reportagem, apenas fui homenageado……

Deixe uma resposta