Crianças codoenses estão sem estudar por falta de escolas

Demonstrativo de recursos 2010

A falta de vagas nas escolas atinge muitos bairros, mas de acordo com os registros do Conselho Tutelar, do São Raimundo vem o maior número de reclamações.

O problema torna-se mais evidente entre pessoas que moram em povoamentos novos dentro da cidade. Em áreas como a Vila Camilo II em muitas casas pelo menos uma criança ainda não conseguiu vaga na escola mais próxima.

PROCURANDO

Com alguns endereços fornecidos pelo Conselho Tutelar saímos a procura de famílias que ainda buscam vagas. Dona Raimunda Machado, lavradora, luta por uma para a filha de sete anos de idade.

A menina, que ver os irmãos saindo para o colégio, cobra todos os dias.

“é só no que ela fala, mãe eu quero estudar, quero estudar os meninos estão indo para o Colégio, eu quero estudar mãe e o quê que eu vou fazer? Eu sou pobre não tenho condição, jeito a dar agora ainda não…PODE COLOCÁ-LA NA PARTICULAR? Posso não”, respondeu a lavradora

BOLSA EM RISCO

Outra preocupação das pessoas é com o Bolsa Família. Para garantir o benefício a matrícula e a requência escolar são requisitos indispensáveis. A sobrinha de Noélia DA Silva Cunha corre o risco de perder a ajuda do governo.

“A FAMÍLIA ESTÁ COM MEDO DE QUE FIQUE SEM ESTUDAR? Com certeza, sem falar que quando passa dois, três dias sem ir pra escola pode dá problema no Bolsa Família e ela necessita muito dessa renda”, disse

CONSELHO TUTELAR

O Conselho Tutelar, por orientação do Ministério Público, está registrando os casos e encaminhando-os para a Secretaria de Educação. Segundo o conselheiro, Manoel Junior, o governo já se comprometeu em arranjar vagas para quem procurar o órgão de defesa da criança e do adolescente.

“Com certeza as pessoas estão vindo ao conselho porque acreditam no trabalho do Conselho, nós vamos está fazendo o nosso papel, levando essas informações para a Secretaria de Educação e eles com certeza já estão assumindo o compromisso para que coloque essas crianças em sala de aula”, afirmou o conselheiro

SECRETÁRIO FALA

O blog do Acélio também ouviu o secretário Jacinto Junior sobre o assunto. Para o secretário a falta de vagas é crônica porque os governos que antecederam Zito Rolim não se preocuparam em construir escolas na cidade.

Segundo informações do secretário, só para atender a demanda da Trizidela, atualmente, no mínimo mais 4 escolas deveriam ser construídas. No Codó Novo, onde o Conselho Tutelar também já tem casos denunciados, o número de novas construções é maior.

Jacinto Junior garantiu que o governo vai fazer o que puder para não deixar ninguém fora da sala de aula. Também está fazendo um levantamento de demanda para ver, por bairro, quanto o município terá que investir para construir escolas.

4 comentários sobre “Crianças codoenses estão sem estudar por falta de escolas”

  1. E o SINDICATO quer aumento salarial p professores…pq q eles nao buscam primeiro aumentar o numero de escolas com o dinheiro do repasse. No fundo, eles são egoistas e nao educadores, so querem saber primeiro dos seus bolsos, os alunos que se f… isso é revoltante!

    1. Srª Vitória, deixe de ser ignorante, o recurso do FUNDEB para o pagamento de professores e a construção de novas escolas é separado. A lei diz que no mínimo 60% do recurso deve ser destinado ao pagamento de professores, os outros 40% ficam para as outras despesas, inclusive para a construção de novas escolas. O reajuste que os professores estão cobrando é porque o recurso aumentou. Se o governo não está construindo novas escolas é porque o seu prefeito está roubando dos 40%. Vá estudar, antes de falar besteiras!

  2. Até quando Sr. JACINTOMUITO, vocês vão continuar colocando culpa nos governos passados, diz o que vocês vão fazer, parem om essa balela.
    O que mais irrita a gente é ouvir professor ronaldo e sua esposa no rádio, falando besteira, elogiando o prefeito, tambem pudera são cumpadres! Só para LEMBRAR esse plano de cargos, era obrigação, aquele era o última ano para ser implantado, seja zito ou prefeito teria que implantá-lo. Basta deste lenga-lenga.
    Agora para piorar mais o governo zito, Alberto Barross, vai voltar com suas mentiras.
    Dizem que codó ganhou mais um canal de TV, ganhou não comprou com o nosso dinheiro, que vai servir apenas para mostrar as mentiras do zito, esperam e verão o troco e 2012, o povo está só esperando a hora.

  3. O CONSELHO TUTELAR TEM QUE PEGAR PESADO COM A PREFEITURA, A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO TEM QUE CONSEGUIR VAGA PARA AS CRIANÇAS E PARA OS ADOLESCENTES QUE ESTÃO FORA DA SALA DE AULA. JA VI OS CONSELHEIROS MANOEL JÚNIOR E IRACY NA SECRETARIA LEVANDO A RELAÇÃO PARA O SECRETARIO, VAMOS VER O QUE VAI ACONTECER. VOLTA ATÉ ESSAS FAMILIAS NA PROXIMA SEMANA ACELIO MPARA VER SE JA CONSEGUIRAM VAGA.

Deixe uma resposta