Fale com Acélio

Secretário Ricardo Torres
Secretário Ricardo Torres

A folha de pagamento dos professores, de acordo com  dados apresentados pelo secretário de Governo, Ricardo Torres, ao blogdoacelio, os mesmos que foram mostrados ao Ministério Público Estadual quando fora formada uma comissão permanente para avaliação da situação educacional de Codó, está sufocada.

Em 2013, incluindo repasses de  duas parcelas do 13º, Codó recebeu do FUNDEB  R$ 64.977.137,00. Quando o ano fechar, a conta percentual prevista é que se tenha gasto este ano acima do teto estabelecido pelo Governo Federal ( que é de 60%).

A previsão do governo de Zito Rolim é que serão  aplicados, apenas com pagamento de professores,  65,33% de tudo que o município recebeu este ano.

Ressalte-se que outros profissionais que também pesam no uso desse  dinheiro do Fundeb como vigias, assistentes administrativos e zeladores, além de contas extras como energia elétrica e até água,  são pagos com o restante (legalmente estabelecido em 40%)  destinados à investimentos em construção de novas escolas, por exemplo.

NÚMERO DE PROFESSORES

Com  segunda derrota na Justiça a situação tende a piorar se o Governo Federal não aumentar o repasse, segundo Torres. Hoje Codó tem 1.203 professores efetivos, 129 profissionais de secretaria e 830 professores contratados.

A decisão do TJMA obriga o município a se render aos interesses da lei federal que diminui das atuais 20 horas/aula na classe para 16 horas semanais e aumenta a jornada extraclasse de 5 para quase 9 horas (8,33).

Assim, sindicato e governo estão de acordo num único ponto – será preciso contratar mais professores. O município fala em 300, o sindicato fala em pouco mais de 200. Nenhum dos dois lados tem ainda o número exato da necessidade.

SELETIVO E CONCURSO

Sem mais interesse de brigar na Justiça, o secretário de Governo, Ricardo Torres, afirmou que a prefeitura fará um seletivo para professores logo no início de 2014 e também  ano que vem serão estudadas todas as possibilidades de realização de um concurso público para a categoria a se concretizar em  2015.

“Haverá um seletivo agora no início do ano para a contratação temporária de professores para suprir essa demanda enquanto não se define o número exato de professores que poderão ser nomeados através de concurso público e esse concurso público deve ser preparado durante todo o ano de 2014 para que em 2015 a gente já tenha realizado um concurso”, disse Torres

RISCO IMINENTE

Como já é considerado sem retorno a realização do seletivo para mais de 200 novos professores outra preocupação com a folha paira sobre o Palácio Municipal – além de ter mais gente pra receber, o governo Federal pode não aumentar tanto assim o repasse e ainda reajustar o piso nacional.

Para Ricardo Torres, na situação em que Codó iniciará 2014, isso poderá por em risco o pagamento mensal dos servidores da Educação, inviabilizando a administração saudável dos recursos do FUNDEB dentro de Codó.

“Se esse piso for aumentado num percentual muito amplo, como ocorreu em 2012, isso também poderá trazer um impacto bastante relevante pra folha, pondo em risco até a questão do equilíbrio dos servidores”, ponderou o secretário com ar de preocupação

12 comentários sobre “Depois de derrota no TJMA Prefeitura de Codó anuncia seletivo e concurso para professores”

  1. O que “põe em risco o pagamento mensal dos servidores da Educação, inviabilizando a administração saudável dos recursos do FUNDEB dentro de Codó” é a grande quantidade de servidores que recebem dinheiro sem trabalhar, vai la no colégio G A, vai no S… Até dono de escola particular tem contrato fantasma, pastor de igreja também recebe.

    1. Perfeitamente, tem um dono de escola que recebe pelo GA (Já vi o contracheque dele mais de duas vezes, é professor de r…..)sem nunca ter pisado na escola, e não vem com a desculpa que está prestando serviço na secretaria não que isso é mentira. Tenho conhecimento de um pastor conhecido também recebendo por lá e de mais uma pessoa que não lembro quem.

  2. Quantas escolas Codó tem ? Quantas salas de aulas? Vigia trabalha 24/72 ? Serviços Gerais trabalham 40 hs semanais? Assistente quantos ? Codó está com excesso de contratados,pois tem gente que consta só na folha da educação e na da saúde. Como fazer(resolver)? Para cada 2 salas de aulas 3 professores,sendo dois titulares e um COMPLEMENTAR. tem escola com sala de TURMA com MENOS DE 24 ALUNOS. Prefeito, ABRA concurso e complemente com um seletivo semestral(renovável por mais um período). Ficar na HISTÓRIA DE CODÓ,faça o L E G A L !!!! O LEGAL É O CONCURSO PUBLICO !! Tem localidade que SÓS tem 12 alunos por sala/turno. Tem como REORGANIZAR as turmas por zona. Agora com essa “equipe”, fica dificil. Mudar uma realidade DÓI muito prefeito,e o SENHOR deve ter a coragem do sacrificio,pois não é candidato a REELEIÇÃO. Chame a COMUNIDADE,PEDAGOGO,PROFESSORES E SOCIEDADE PARA UMA DISCUSSÃO AMPLA,só Codó tem a ganhar e o SENHOR FICARÁ NA HISTÓRIA. Eleição para Prefeito só em 2016 e os vereadores DEVEM DAR SUA CONTRIBUIÇÃO.

  3. NAVERDADE O QUE VAI ACONTECE DE VERDADE É MUITA DEMISSÃO POR CAUSA DO PRÓPRIO PREFEITO Q CONTRATOU MUITOS DESOCUPADOS PARA ENCHE A FOLHA DE PAGAMENTO E NÃO SOBRA PARA OS DE FATO DE DIREITO.

    ISSO TUDO É O COMEÇO DO FIM…

  4. Cumpade véi, esse povo só cumpre a lei se for debaixo de taca! O que era pra ser regra, vira exceção. Ô povinho que adora uma ilegalidade!

  5. é o jeito demite essa turma q nao trabalha e só recebi na folha de pagamento da educação! tem escola ai q tem uns q vao só pra ficar fazendo fofoca, trabalhar q é bom nada. a secretaria de educação tbm ta xeia!!

  6. Esse Secretário é POderoso e forte, como todos que passam no poder em Codó.
    Mas, porém, contudo, todavia, entretanto na Prefeitura de Codó-MA não tem Escapa para armar redes e todos um dia sairão e responderão pelos seus atos a frente da Prefeitura. Olhem os ex-prefeitos….
    Com esses que estão hoje na Máquina não serão diferentes. Aguardem e daqui a alguns dias encontraremos o humilde ex-prefeito Zito e seus ex-super-secretários no Fórum, no TCE e noutros Tribunais.
    É somente uma questão de tempo. Quem viver verá o que vai acontecer.

  7. O …….tem nome “secretario” é incrível como os discursos desses caras são sempre os mesmos pra arrumar desculpas para o que não tem! Mais um dia a casa cai!!!!

  8. ANAROCHA, parabéns pela sua colocação, existem escola na zona rural que se juntassem duas ou mais em algumas localidades dava pra organizar e bem,Parabéns pelo seu comentário.

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias