Fale com Acélio

A governadora Roseana Sarney (PMDB) iniciou, na semana passada, um movimento de reaproximação da cúpula estadual do PSDB. O objetivo inicial é tentar frear as articulações dos tucanos com o PCdoB e, posteriormente, ter o partido como aliado do PMDB nas eleições de 2014.

Na tarde de quinta-feira, 26, a deputada estadual Gardênia Castelo (PSDB) esteve pessoalmente no Palácio dos Leões, a convite do secretário de Estado Chefe da Casa Civil, João Abreu (PMDB). Os dois reuniram-se com a governadora, quando trataram, além de política eleitoral, da execução de emendas ao Orçamento propostas pelos deputados tucanos na Assembleia Legislativa.

Gardênia conversou com Roseana
Gardênia conversou com Roseana

A O Estado, João Abreu afirmou que o encontro foi “proveitoso”, mas não confirmou qualquer acerto político. Segundo ele, a ida da parlamentar ao Palácio dos Leões foi um “ato de reaproximação”.

“Foi um primeiro passo, um encontro proveitoso. As conversas estavam paradas com o PSDB, e retomamos agora, com esse ato de reaproximação. Mas isso não quer dizer que já se fechou questão sobre temas políticos. Foi uma conversa cordial, sobre política, claro, mas também sobre temas administrativos”, frisou.

Ainda de acordo com o auxiliar governamental, Roseana iniciou tratativas com Gardênia Castelo sobre o pagamento das emendas parlamentares da bancada tucana no Legislativo Estadual.

“A deputada Gardênia Castelo levou esse pleito à governadora [pagamento de emendas], que se mostrou disposta a discutir isso com sua equipe e viabilizar os pagamentos. No entanto, assim como no âmbito político, essa foi uma conversa que ainda não evolui, foi apenas um início de acerto”, destacou.

Secretaria – PMDB e PSDB já estiveram bem mais próximos no Maranhão, em meados de julho. Logo após a confirmação de que o secretário de Estado de Infraestrutura, Luis Fernando Silva (PMDB), seria o pré-candidato único dos peemedebistas, as conversas entre líderes das duas legendas levavam para um entendimento que culminaria com a nomeação de um tucano para o secretariado da governadora Roseana Sarney.

Nessa mesa época, o presidente estadual do PSDB, deputado federal Carlos Brandão, frisou a possibilidade de uma composição.

“Não houve qualquer encontro da minha parte com a governadora para discutir qualquer aliança política”, disse.

Madeira quer aliança com Luis Fernando

Em evento do PSDB de Imperatriz no início do mês, o prefeito Sebastião Madeira, primeiro tucano a declarar-se publicamente favorável à pré-candidatura de Luis Fernando, declarou que o partido e a cidade devem reconhecimento à atuação do peemedebista na Região Tocantina.

“É chegada a hora de a população do município compensar o trabalho dele em prol do desenvolvimento da cidade e região. Nós temos muitos argumentos e embasamento para mostrar que o Luis Fernando é o melhor nome para o Maranhão. E esse reconhecimento vai começar a partir dos tucanos de Imperatriz, que sabem da importância dele para a administração do PSDB na nossa cidade”, destacou, durante encontro organizado pela primeira dama de Imperatriz, Conceição Madeira.

Além dos filiados do PSDB, marcaram presença na confraternização vereadores do município, os deputados estaduais Dr. Pádua (PRB), Léo Cunha (PSC) e o federal Francisco Escórcio (PMDB) e ainda o vice, Pastor Porto (PPS), que não declarou apoio a Luis Fernando, em virtude do seu partido ter pré-candidatura própria ao governo do Maranhão, mas reconheceu a importância de Luis Fernando para Imperatriz.

“Ele [Luis Fernando] tem sido um grande parceiro da administração municipal e merece todo nosso respeito”, pontuou Porto.

Mais

O PSDB no Maranhão já dialogou com a pré-candidata ao governo estadual pelo PPS, deputada Eliziane Gama. No entanto, a aproximação da parlamentar com o pré-candidato à Presidência da República pelo PSB, governador de Pernambuco Eduardo Campos, acabou afastando a deputada dos tucanos. O PSDB também esteve em conversas com o pré-candidato Flávio Dino (PCdoB), que chegou a fazer declarações de elogios ao ex-prefeito João Castelo, afirmando ser o tucano grande liderança da política maranhense e que seria uma honra ter o ex-prefeito de São Luís em seu palanque.

Fonte: Jornal O Estado do Maranhão

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias