ENTENDA TUDO: Zito e Guilherme são cassados novamente pela Justiça Eleitoral

Zito e Guilherme
Zito e Guilherme

Foi publicada hoje (19) pela manhã nova decisão referente à Ação de Investigação Judicial Eleitoral de iniciativa do Ministério Público Eleitoral contra o prefeito José Rolim Filho, seu vice Guilherme Archer e os apresentadores da TV Codó – Jonas Filho (programa Cidade da Gente), Osvaldo Filho (programa Boca no Trombone)  e Leandro de Sá.

A  acusação era de USO ABUSIVO DE MEIO DE COMUNICAÇÃO em benefício dos então candidatos (2012) Zito e Guilherme.

A promotora de Justiça, Linda Luz Carvalho, argumentou que em pleno período de campanha, a TV Codó, de concessão pública e mantida pela prefeitura, “teria se transformado em instrumento de propaganda eleitoral em favor da candidatura de José Rolim Filho  e Guilherme Ceppas Archer à prefeitura de Codó”.

A juíza da 7ª Zona Eleitoral, Gisele Ribeiro  Rondon, acolheu o pedido do Ministério Público tomando a seguinte decisão, declarada em sentença:

  • Cassou os diplomas de José Rolim Filho (o Zito) e seu vice Guilherme Ceppas Archer
  • Declarou a inelegibilidade de ambos pelos próximos 8 anos, a contar de 2012
  • E anulou os 23.075 votos obtidos por Zito e Guilherme ano passado
  • Também tornou inelegíveis, por 8 anos, todos os comunicadores envolvidos na ação (Jonas, Leandro e Osvaldo).

QUEM ASSUME AGORA?

Como os candidatos Francisco Nagib (PR) e seu vice Zé Francisco (PT) tiveram seus votos anulados noutra Ação de Investigação Judicial Eleitoral, o segundo colocado Biné Figueiredo (PDT) não ficou com mais de 50% dos votos válidos o que o capacitaria para assumir o cargo de prefeito automaticamente.

Por conta desta situação a juíza recomendou que o Tribunal Regional Eleitoral marque nova eleição para Codó e falou na possibilidade do presidente da Câmara Municipal, vereador Chiquinho do Saae (Francisco de Paiva Brito) assumir o cargo com as seguintes ressalvas.

“No caso de aplicação do art. 224 do Código Eleitoral, o presidente da Câmara de vereadores é o único legitimado à, interinamente, assumir a chefia do Poder Executivo até a realização do novo pleito” escreveu a juiza em sua sentença

Mas depois de dizer que “ o Tribunal Superior Eleitoral já pacificou o entendimento de que sucessivas alternâncias na chefia do Poder Executivo geram insegurança jurídica e descontinuidade administrativa” deixou a possibilidade de Chiquinho do Saae assumir o comando do município para “depois do trânsito em julgado (quando não há mais recurso) ou da decisão de eventual recurso, se interposto.

Momento em que deverá ser empossado o presidente da Câmara Municipal no cargo de Prefeito até a realização de nova eleição”, completou a juíza.

Em resumo, como da outra vez, Zito e Guilherme permanecem no cargo administrando até o julgado de todos os recursos.

É A MESMA QUE DR. PEDRO JULGOU?

Sim, estamos falando da mesma ação julgada anteriormente por Dr. Pedro Guimarães Junior, hoje juiz em Açailândia. Ocorre que da primeira vez a defesa de Zito conseguiu anular, no Tribunal Regional Eleitoral (São Luís) tudo que o juiz eleitoral da 7ª zona de Codó  havia decidido.

Voltando à estaca zero, a Ação de Investigação Judicial Eleitoral nº 250-10.2012.6.10.0007 foi julgada novamente pela nova juíza da zona, Dra. Gisele Ribeiro Rondon, que não modificou em nada o entendimento do juiz anterior.

41 comentários sobre “ENTENDA TUDO: Zito e Guilherme são cassados novamente pela Justiça Eleitoral”

  1. QUE ALEGRIA!!!!!

    TOMARA QUE DESSE VEZ DÊ TUDO CERTO.

    NEM SEU BINA E NEM ESQUI ZITO NA PREFEITURA TA BOM DEMAIS.

    TA NA HORA DE ABRIR UMA ENQUETE PRA SABER QUEM VAI SER OS FUTUROS CANDIDATOS

  2. Ate q enfim se viu uma acao da justica! Parabens dra! tira esse……….., que ta acabando com nossa cidade! Por favor! Esse foi o pior Prefeito que Codó ja teve!

  3. Cassa mas o cabra continua no cargo, pintando e bordando, como se nada tivesse acontecido. Dona Justa só funciona pra preto, pobre e puta!

  4. Espero que Zito seja afastado, não está fazendo nada pela cidade.

    Nem sequer operação tapa buraco está fazendo, as ruas estão cada vez piores de se trafegar e ainda tem um bando de babão defendendo a permanência de Zito na prefeitura.

    Zito já foi cassado duas vezes e ainda falta o julgamento das ações por compra de votos. A vida do prefeito incompetente não está fácil.

    Que se realizem novas eleições e que Codó eleja um prefeito que realmente trabalhe pela população e não somente por sua família e seus babões.

  5. Pingback: Prefeito de Codó tem mandato cassado novamente pela Justiça Eleitoral « Neto Ferreira – Conteúdo Inteligente

    1. Meu caro Idelfonso você um homem inteligente, fazer uma pergunte desta.
      qualquer pessoa pode concorrer menos os casados estas interessado em concorrer? se candidate kkkkk

  6. resposta para idelfonso barros:
    quem não tem sujeira com a dona justiça, esse poooooooode,
    desculpa ai porque não sou o acelio. leve na esportiva

  7. O mais correto seria uma nova eleição para Codó, e se possível o mais rápido possível, mas, como a gente sabe que a justiça é lenta, periga o prefeito completar os quatro anos e não dar em nada. Dra. juíza, faça esse favor ao povo de Codó, que merece uma gestão preocupada realmente com os problemas que afligem toda a população: saúde, educação, infraestrutura e tudo mais. Acabe com o nepostismo também, desde quando filha pode ser secretária, onde já se viu isso.

    1. Resposta para Maria Antonieta:

      Desde quando Filha pode ser Secretária: Desde quando mulher também pode.

      Onde já se viu isso: Simples,acredito que na maioria das Prefeituras dos Municípios do Brasil.

  8. Caro Acélio, voce ja tem informações sobre a cidade que esta juiza será transferida? kkkk Pedro foi mandando pra açailandia por ter cassado o zito.. esse zito tem as costas largas..

  9. Na hipótese de acontecer esta tragédia,ou seja a cassação definitiva do bom prefeito Zito Rolim, penso que nome muito bom pra assumir a prefeitura e apaziguar o velho Codó, botando ordem nas coisas seria o do velho ricardo archer, quem tem competencia, tem experiencia administrativa e é amado pelo povo codoense. Voto nele e acredito que a grande maioria do povo de Codó tambem vota porque quer codó crescendo outra vez com segurança e sem o perigo de ter gente como do babaçu rondando o pedaço em busca de se dar bem com dinheiro publico. Fé em Deus minha gente e viva Zito e viva Ricardo Archer o grande ex-prefeito dessa grande cidade.

  10. ESSE ANTONIO É UM ….. MESMO PASSOU UMA VIDA …… O BINE NA INDUSTRIA SAIU COM UMA MAO NA FRENTE E OUTRA ATRAS, E AINDA DEFENDE ESSE 12…..CREDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  11. MAIS UMA VEZ ESSE PROCESSO VAI SOBRA COMO SEMPRE PRA POPULAÇÃO!

    A PRIMEIRA CASSAÇÃO CUSTOU UM PREÇO MUITO ALTO, FALTA DE MERENDA ESCOLAR, MEDICAMENTOS, POSTOS DE SAÚDE COM OBRAS ATRASADAS, PAGAMENTOS DE FUNCIONÁRIOS ATRASADOS, ETC…

    QUEM NÃO TEM COMO CUSTEÁ ESTA DESPESA TIRA DE ONDE NÃO DEVE.

    MAIS UMA VEZ FICAREMOS SE COM A FALTA DE MERENDA ESCOLAR, MEDICAMENTOS, POSTOS DE SAÚDE COM OBRAS ATRASADAS, PAGAMENTOS DE FUNCIONÁRIOS ATRASADOS, ETC…

    O PREJUÍZO QUEM PAGA É A POPULAÇÃO.

  12. LUCAS
    um pouco de respeito é bom, quem está dizendo ao contrario aqui? todos nós somos sabedores que não da em nada, então não precisa baixar o nível.

  13. O que a Drª. Juíza determinou, todos nós presenciamos: uma eleição suja, comprada, que não refletiu a vontade livre da maioria do povo de Codó, o numero de abstenções foi o mais alto das ultimas eleições, ou seja, na opinião do veredito apenas Biné e Professor Celso fizeram uma campanha limpa.

  14. Todos, os envolvidos usaram e abusaram do Poder Econômico e Politico na Eleição de 2012 em Codó, inclusive o ex-Bine do Furgão do Km-17(todos lembram ?).
    Esta certo o Poder Judiciário quando decidiu pela Cassação de todos os envolvidos nos Casos de abuso do Poder Econômico e Politico na Eleição de 2012 em Codó e determinar a Realiação de NOvas Eleições.
    Que apareceçam novos candidatos, para limpar toda essa sujeira e moralizar essa administração municipal.
    Esta na hora do Povo dar uma oportunidade a pessoas sérias e experientes mostrarem a sua competência e tirar do Poder esses indivíduos que somente pessam nos seus interesses.
    – Dr. Mendes(Ex-Presidente da OAB), Pedro Bello(vereador), Mario Braga, (médico), Prof. Celso e tantos outros nomes da nova geração podem ser a saída para esse mar de lama que assola o Municipio de Codó-MA e para um futuro melhor para Codó-MA.

  15. Resposta para Maria Antonieta:

    Desde quando Filha pode ser Secretária: Desde quando mulher também pode.

    Onde já se viu isso: Simples,acredito que na maioria das Prefeituras dos Municípios do Brasil.

Deixe uma resposta