Fale com Acélio

João de Deus

O Presidente da Câmara Municipal Figueiredo Junior convocou os vereadores para uma audiência pública de prestação de contas do executivo relativa ao segundo quadrimestre de 2011. A audiência não aconteceu na casa legislativa no dia 18 como o previsto.

Em entrevista ao programa Fala Codó, o vereador João de Deus explicou o porquê de não aceitar a audiência. Confira a entrevista do vereador concedida à repórter Clea Araújo.

Por que o senhor não aceitou a audiência?

Bom dia a todos. Nós não aceitamos essa reunião acontecer hoje porque aconteceu um fato inédito: pela primeira vez um presidente da câmara estava convocando os vereadores para uma audiência pública do executivo sem ter recebido qualquer documento. O prefeito de Codó não manda para câmara as notas fiscais, mas manda os relatórios para que os vereadores tenham o mínimo de informação possível. Assim feito, o presidente Figueiredo Junior conseguiu surpreender todo mundo. Ele não tem autoridade para convocar essa audiência. Quem tem autoridade para isso é o presidente da comissão de finanças, Expedito Carneiro. Ele passou por cima de Expedito Carneiro querendo ser subserviente ao executivo. Nós não concordamos.

Por outro lado, ele quer que a reunião seja feita em outro dia para que o povo de Codó não tome conhecimento do que acontece nas comissões. Quero agradecer a FC TV pela cobertura e dizer que amanhã, dia 19, as 9 horas, está marcada a reunião das comissões. Quero pedir a vocês que voltem aqui para nós mostrarmos ao povo o que está acontecendo nesta casa.

O que é necessário para realizar uma audiência pública do poder executivo e legislativo?

Para realizar essas audiências é necessário, no mínimo, os relatórios com as informações. Quem não deve não teme. Nós estamos aqui com as nossas contas, com os nossos papéis, as notas e tudo que nós fizemos está aqui à disposição da comunidade. Eu entendo que o executivo, na pior das hipóteses, tem que mandar os relatórios com antecedência, pelo menos de dois a três dias, para dar tempo de os vereadores analisarem.

O senhor pode explicar porque nunca foi realizada uma audiência pública do poder legislativo?

Este ano e no período Saruê nunca foi feito, pois existe um acordo do presidente da comissão Expedito Carneiro com o Figueiredo Junior para a não realização dessa audiência. Nós, eu e Zaidan vamos mostrar para o povo as notas daquilo que nós compramos. E nós queremos que o Figueiredo faça a mesma coisa. Ele está se negando a fazer isso. Só faz falar, mas ele não tem coragem de mostrar as notas que ele adquiriu. Só no mês de janeiro ele tirou 22.000 cópias. Quando eu reclamei que o Zaidan tinha tirado 12.490, pra mim aquilo já era surpresa, mas o Figueiredo tirou 10.000 a mais. Então, são notas que ele terá que prestar contas ao povo de Codó.

O que o senhor está achando da gestão de Figueiredo Junior?

Olha, eu estou bastante preocupado, pois o Figueiredo Junior, segundo comentários, não está nem aí e não vai ser mais candidato. Então ele não está se preocupando se este ano ele ficará inelegível ou não. Inclusive, ele pode levar neste ato de irresponsabilidade eu e o vereador Zaidan. Agora, eu tenho consciência, competência e capacidade. Tenho eficiência e eficácia. Eu ia enquadrar e moralizar a câmara nesse último quadrimestre. O que eu podia fazer antes eu estava fazendo. O presidente Figueiredo Junior mentiu deliberadamente na tribuna da câmara. Mentiu. Eu estou usando o termo mentiu. Mentiu deliberadamente na televisão, quando disse… Me permitam ler o texto.

“Vereador ganhava bem para o nível de Codó, mas acho que ganha pouco quando ajudo em uma receita de farmácia, no combustível, em uma urna funerária para manter a política”

Olha, vereador não é para fazer esse tipo de coisa. Vereador é para atender o povo, fazer projeto, fazer indicações e cobrar do executivo. Não é pra estar comprando voto com um litro de gasolina ou urna funerária. Tem que fazer um trabalho que o povo reconheça.

E ele disse mais: “Nos últimos meses nos tivemos uma perda de quase três mil Reais de salário. Multiplicado por 10 dava 30 mil, multiplicado por 5 dava 150 mil. Ai eles que analizassem como quisessem”.

Vereador, você mentiu mais uma vez. Aqui está o meu salário do mês de outubro (R$ 5.372, 44), mesmo salário que eu ganhava em julho e agosto, em que eu fiz o pagamento. Em setembro e outubro o senhor pagou o mesmo salário. Cadê o dinheiro que eu tirei do salário dos vereadores? Por que o senhor não botou? O senhor fez o vereador Expedito mentir para meu irmão, dizendo que eu era um ladrão e tirado dos salários dos vereadores 3 mil Reais. E o senhor que é honesto por que não devolveu? Se você não quiser uma demanda judicial, de um jeito na câmara, pois eu não vou ficar inelegível pela sua irresponsabilidade. Eu tenho competência e capacidade para organizar a câmara.

Mas não fazendo assim: demitindo a Francelene do jeito que você demitiu, demitiu o Tuta, que fazia o trabalho como jardineiro tendo previdência social e agora ele trabalha através de nota fiscal. Agora eu vou acompanhar isso.

Quem quiser saber o que você pensa sobre concurso é muito simples. É só acessar o site do youtube, coloque a frase concurso de Codó e assista a entrevista que o senhor deu.

Na entrevista o senhor diz querer terceirizar os serviços da câmara para você indicar e empregar o povo que você quer, e não quer fazer o concurso, pois estava tudo pronto, mas o senhor não tem competência para organizar a câmara. O senhor vai querer maquiar de novo, como fez naquela época? Peça para o Expedito marcar a audiência do legislativo e mostre suas notas que eu vou mostrar as minhas. Então não tente ser agradável ao executivo, querendo colocar a câmara como subserviente. Meus contracheques estão a disposição do povo de Codó.

Vereador Expedito, o vereador Figueiredo mentiu e fez o senhor mentir. Eu não tirei salário de vereador, pois se eu tivesse tirado ele poderia ter voltado. E se não voltou, ou ele é desonesto, como estava dizendo que eu sou, ou ele está mentindo.

O senhor corre o risco de se tornar inelegível?

Corro sim. Por que o vereador Figueiredo falou para algumas pessoas que ele não está nem aí e não vai ser mais candidato. Então, se ele não está preocupado com isso, ele pode fazer uma gestão fraudulenta aqui na câmara, as contas dele não serão aprovadas juntamente com a minha e do Zaidan, pois nós três somos responsáveis pelo ano. Mas eu já tenho garantia que terei um grupo de advogados mostrando como eu vinha fazendo o meu trabalho e provar para o tribunal que o trabalho que eu estava desenvolvendo iria moralizar a câmara, coisa que eu duvido muito que o atual presidente tenha competência e coragem de fazer.

Por Raphael Fernandes

Portalfc.com.br

7 comentários sobre “ENTREVISTA: João de Deus solta cobras e lagartos em cima de Figueiredo e Expedito”

  1. O JOÃO DE DEUS TA COM INVEJA POIS PERDEU O CARGO, RSRSRSRS….AGORA TA DE AMIGUINHO COM O ZAIDAM A QUEM ANTES CHAMAVA DE DITADOR E DESEQUILIBRADO. DEIXA O FIGUEIREDO TRABALHAR POIS ELE TEM MUITA COMPETECIA ELE NAO É DITADOR.

  2. todos esses tres não bresta um comendo o outro……um mais (*..) do que o outro………………temos que tirar esse tipo de gente da camara de codo……………desvio por cima de desvio……

    codo não merece tanta flaude e desonestidade…………fora todossssssssssssss

  3. O vereador João de Deus, além de invejoso é mentiroso e incompetente. Os
    out-doors, colocados nas ruas, até hoje, ninguém sabe a serventía e nem
    quem pagou por eles. Chama-se de honesto, mas desrespeita as leis,tanto
    Federal quanto a Lei Orgânica do Município, vendendo produtos da sua livraria para a Câmara e para a Prefeitura. O Figueiredo Junior usou dos
    seus direitos em tirar xerox dos documentos da Câmara. Foram esses documentos que comprovaram as inúmeras diárias recebidas pelo vereador João de Deus. Foram esses documentos que comprovaram a montanha de xerox
    tiradas na sua livraria. O povo pede explicações, vereador João de Deus,
    como pode uma livraria, com capital de dez mil reais, emitir notas fiscais de mais de um milhão de reais para a prefeitura? Apresente o depósito dos valores recebidos e, para você vender tais valores tem que existir notas de compras compatíveis. Exiba-os. Os codoenses estão atentos, não serão mais enganados. Não diga nada diferente, você aderiu participou e ainda participa do governo Zito. Não quer perder tempo para faturar o máximo possível, aproveitando-se de um governo fraco e
    necessitado de apoio, nem que seja temporário. Vamos ao final, senhor João de Deus, honesto e capaz; PORQUE,NA SUA GESTÃO, VOCÊ NÃO EXIGIU DO
    PREFEITO AS PRESTAÇÕES DE CONTAS, COM OS COMPONENTES, COMO FOI EXIGIDO PELA JUÍZA, LÚCIA HELENA? Porque, senhor vereador, não aproveitou a sua viagem à São Luis, para trazer a prestação de contas do Biné e não trouxe, pelo uma, do ano 2009, do prefeito Zito? Porque não fez alardes na Tribuna da Câmara, demonstrando insatisfação na atitude do prefeito em gastar recursos públicos para “CASSAR A LIMINAR” DA JUÍZA? EU ACHO QUE CASSARAM FOI A CONSTITUIÇÃO FEDERAL E LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL. AO MEU VER, A PALAVRA CERTA É “CAÇAR”, COM “Ç” MESMO. USARAM UMA BERETA, DETONARAM A CONSTITUIÇÃO E, O VEREADOR FICOU CALADO. HOJE É DIFERENTE,NÃO É JOÃO? EXPEDITO E FIGUEIREDO,CONFORME AS SUAS PALAVRAS ESTÃO PROTEGENDO O EXECUTIVO.ENTÃO,PORQUE DURANTE OS ANOS 2009,02010, E PARTE DO ANO 2011, VOCÊ NUNCA PEDIU TRANSPARÊNCIAS AO EXECUTIVO? MUDOU OU, NOS ANOS CITADOS, HAVIA CONCORDÂNCIAS COM OS FEITOS? Agora, ao finalizar, manifesto-me contrário ao posicionamento do Figueiredo Junior. Ele deve lembrar-se das maracutais que, o prefeito e os seus aliados, fizeram para tirar-lhe a Presidência da Câmara. Ele deve lembrar-se dos esforços para a retomada do que era seu por direito. Se, porventura, tal posicionamento for verdadeiro, eu serei um crítico severo. Crítico, em função dos males que o Figueiredo Junior sofreu, inadmissível mudanças.

  4. Será porque o Figueiredo Junior não responde à altura, tem medo, ou o que? Coragem, coloque as cartas na mesa Figueiredo, já esta passando da hora.

  5. AGORA EU QUERO VER O FIGUEIREDO JR SE DEFENDER, MAIS COMO SE O JOÃO DE DEUS ESTÁ CERTO.

    EI CUIDADO JOÃO DE DEUS ELE É BRAVO, LEMBRA O Q ELE FEZ COM O SARUÊ?

    EU ESTOU MUITO TRISTE PQ NÃO HAVERÁ MAIS CONCURSO PRA CÂMARA.

  6. Parabéns ao Sr. Murilo pelos comentários. Se todos os Codoenses tivessem esta visão de vida do Sr.Murilo, Codó seria outra cidade, mais justa. Como diz o Sr Murilo “COMO TEM GENTE QUE NÃO PRESTA ESTA NOSSA CODÓ”.

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias