Fale com Acélio

No  local do   Hospital de Campanha, de 30 leitos,  prometido depois de um acordo com o Ministério Público, uma das condições para que o órgão  estadual permitisse a abertura de portas do comércio NÃO ESSENCIAL para receber pagamento, esta semana, de novidade, por enquanto, só a placa identificando o local. Dentro, a escola Ananias Murad, continua só uma escola.

A prefeitura informou, a respeito,  que já comprou alguns equipamentos.

O que avançou um pouco foi a aprovação de 10 leitos de UTI na Comissão Intergestores Bipartite do Maranhão, sem esta aprovação o documento com o pedido nem sobe para Brasília, conforme nos explicou o secretário Municipal de Saúde, Suelson Sales.

 “A resolução da CIB, que é a Comissão Intergestores Bipartite, Estado e Municípios, foi pactuado e homologado, o processo de 10 leitos de  UTI pra Codó, estes leitos estavam previstos na programação do Ministério para o segundo semestre de 2021, tendo em vista, a pandemia do COVID-19 (…) conseguiu antecipar estes leitos para este momento, já temos aprovação do Estado, o processo está indo pra Brasília para a portaria de habilitação e credenciamento do município”


QUEM VAI BANCAR OS GASTOS?

Quando chegar a Brasília, o que deve ocorrer esta semana conforme informação da prefeitura de Codó, O ministério da Saúde homologa a aprovação estadual e credencia o município a receber os 10 leitos, garantindo também, COM ISSO,  algo muito importante – participação no custeio da UTI.

“então o impacto vai ser minimizado porque tem a contrapartida do Ministério Da SAÚDE e tem a contrapartida do município, ele é um cofinanciamento das duas esferas principalmente, em algum momento com o apoio do próprio Estado do Maranhão”, disse-me

Nós perguntamos também ao secretário de saúde quando tudo isso deve estar, efetivamente, funcionando, uma vez que há uma urgência tocada pela pandemia do Coronavírus e pelo  numero crescente de mortes relacionadas a falta de UTI no município.

 “Considerando que nós precisamos fazer uma reforma pouca de adaptação somente no hospital e os equipamentos já estão sendo adquiridos, provavelmente na próxima semana já estarão  chegando,  a equipe médica já está afinada, já está contratada, no sentido de estar, no momento, a espera da contratação, já foram alocados, eu acredito que no máximo em 30 dias a gente consegue finalizar todo este processo com os leitos implantados e a UTI funcionando”, respondeu

Um comentário sobre “ENTREVISTA: Secretário de Saúde Suelson Sales faz revelações sobre 10 leitos de UTI e dá previsão de funcionamento”

  1. Espero que a instalação desses leitos de UTI se concretizem o quanto antes. Pois a décadas Codó perde vidas por falta desse benefício no serviço de saúde do município.

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias