Fale com Acélio

À representação protocolada no Ministério Público Estadual os denunciantes anexaram vídeos  mostrando o quanto foi difícil votar para conselheiro tutelar em Codó.

Em entrevista disseram que eleitores de até 8 escolas foram enviados para uma (escola)  somente onde existiam apenas duas urnas para receber a votação. Filas enormes causaram muita desistência, também denunciaram que faltou cédula para votação.

“Foram dito pra nós candidatos que iam ser confeccionadas 10 mil cédulas pras pessoas votarem em Codó, na verdade quando chegou na metade da votação já tinha falta cédulas, as escolas estavam sem cédulas os eleitores tinham que esperar”, disse Matheus Queiroz Santos, ex-candidato

Odair José Reis Magalhães concorreu a reeleição, juntou-se aos denunciantes reforçando o uso de transporte escolar na eleição.

 “Povoado Corujão, Alto Bonito, Lagoa da Cit, Tuturubá, este ônibus na semana anterior estava quebrado, por conta disso os anos não podem comparecer a escola, ou seja, no domingo esse Ônibus já estava disponibilizado para um determinado candidato pra conduzir eleitores lá da zona rural pra questão das seções de votação”

E a lista de irregularidades prossegue:

 “Urnas insuficientes pra votação, várias escolas agregadas e pessoas despreparadas, pessoas chegavam nos cadernos não achavam o nome e mandavam pra outra escola(…) apadrinhamento político de maneira explícita que teve, o edital proíbe a participação de vereadores (…) e a fragilidade do policiamento, então isso causou o quê? A boca de urna, caravanas no Km 17 foi ali agregadas com seus políticos para poder votar em seus candidatos”, listou José Wellington Ribeiro Aguiar

A denúncia no Ministério Público é contra o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente responsável pela organização da eleição na pessoa de seu presidente.

Nós ouvimos o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Na opinião dele, não há nenhum fundamento, seja de ordem fática ou jurídica, que possa embasar a anulação da eleição. Sebastião Celso Portela se defendeu.

“A boca de urna, transporte irregular e influência política caracteriza crime eleitoral, esse crime eleitoral é necessário, acione a Justiça, tragas as provas factíveis, sustentáveis com testemunhas, segundo o edital diz,  que seria uma prova acompanhada de 3 assinaturas de pessoas idôneas com registro em cartório”, explicou

Disse que só havia 13 locais de votação porque foi este o número de urnas que a Justiça Eleitoral pode fornecer, mas que isso não atrapalhou em nada, ao contrário a votação, em relação a eleição anterior,  fez foi aumentar de 2 mil para 5.200 eleitores. Também pontuou sobre pessoas que chegaram e não encontraram o próprio nome na lista de votação.

“Mas a relação não fomos nós que criamos, a relação foi fornecida pelo TRIBUNAL (regional eleitoral) e só votaria se fosse eleitor do município, se não está na relação ele não eleitor (…) foram centenas de eleitores que não votaram, mas não votaram porque não demonstraram ser eleitor do município”, disse Sebastião

MINISTÉRIO PÚBLICO

O Ministério Público informou que a promotora de Justiça, Valéria Chaib, responsável por analisar a representação (denúncia) dos ex-candidatos saiu de férias no dia seguinte a eleição que ela mesma fiscalizou até 1h30 da madrugada do dia 7 de outubro porque a apuração foi até este horário.

Ela será substituída nas férias pela promotora de Justiça titular da comarca de Timbiras, Dra. Nathália Macedo, mas ainda não há prazo para uma resposta do MPE.

Ressalte-se que a promotora de Timbiras anulou a eleição (de lá)  por muito menos.

9 comentários sobre “ESPERANÇA RENOVADA – Promotora que anulou eleição do Conselho Tutelar em Timbiras é quem vai avaliar denúncia de irregularidades em Codó”

  1. Parte da informação aqui publicada não procede, quando o escritor fala que a Promotora de Timbiras – MA, anulou a eleição do Conselho Tutelar de Timbiras, não é verdade. quem anulou a eleição do Conselho Tutelar de Timbiras foi a própria Comissão Especial Eleitoral, presidida pela Sra. Ana Gabriela.

  2. Sr Sebastião Celso que hora o sr mentiu?
    Quando falou da distribuição das cédulas? Ou quando falou da quantidade disponível? Pq uma contagem simples e rápida eram 13 sessões
    500 pra 2 sessões 250 pras outras 11 dá uma conta de? 3.750 menos 5mil que foi a quantidade que o sr afirmou que confeccionou dica 1250, na msm matéria o sr tbm afirma que ainda tinham 1500 cédulas. Então foram 5 mil ou 5200 cédulas?
    Outra coisa os candidatos recontaram os votos?contaram a quantidade de assinaturas?
    Faltou organização, sobrou envolvimento de lideranças políticas o que era vedado pelo edital, inclusive com confirmação pelas próprias lideranças em plenário na Câmara Municipal.
    Mas com tudo isso sinto dizer aos candidatos que muito provavelmente essa eleição jamais será anulada, por influência política até pq o presidente do Conselho é comprometido politicamente.
    Agora parabéns aos poucos candidatos que não receberam ajuda política, pois seus votos foram a base da amizade, e meus sentimentos a pessoas que tiveram ajuda até de deputados com compras de votos e até distribuição de gasolina e tiveram uma votação miserável, pois menos de 500 votos com a estrutura que tinham é uma vergonha. Mais uma coisa sr Sebastião a quantidade de eleitores só um demente não iria prever que iriam ser mais eleitores que na última eleição, se a quantidade de candidatos quase triplicou eram mais pessoas pedindo votos.
    Pro senhor a única saída digna era anular essa eleição, pois se as cinco que ganharam foram na honestidade, ganharam novamente, ou os padrinhos políticos não tem mais dinheiro pra gastar?

    1. É sr Sebastião, pelo que vi da soma do tô de olho, a sua matemática ta errada, ou vc faltou nas aulas nos dias da tabuada de somar e dividi? que tem os seguintes sinais + e ÷ . Sior explique pra nós ai como vc fez essa conta mesmo, porque ate agora eu nunca entendi.

  3. Na minha humilde opiniao, estes candidatos que perderam não se conforma, fico olhando os proprios Conselheiros que estão a frente deste documentos para anular a eleiçaõ teve uma votação minima, tem candidato que á e Conselheiro que ganhou somente 137 votos, mais pq isso será?? eu imagino e que é, tudo que ele fez de ruim para uma pessoa, só estar pagando o que ele mesm0 fez

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias