Fale com Acélio

A reportagem sobre a manifestação do professor Alex Lima, da Universidade Federal do Maranhão, Campus Codó, alertando sobre o risco de alagamento na área do Mercado Central, foi a mais lida ontem, 29, conforme estatística interna deste blog.

O assunto ganhou repercussão também por meio dos canais  do blogdoacelio nas redes sociais (no www.facebook.com/AcelioTrindade, principalmente). Defensor das boas práticas no serviço público, Alex Lima nos enviou fotos do alagamento da área em questão – futuro novo mercado público de Codó – para deixar mais evidente  sua preocupação.

Área projetada para ser novo mercado alagada em 2009

CONFIRA ABAIXO TEXTO escrito pelo professor a respeito deste assunto:

“Sou professor da UFMA, Campus de Codó, e desde o ano de 2014 venho me debruçando sobre os eventos de inundações urbanas ocorridas na cidade de Codó com pesquisa financiada pela FAPEMA. Pelo que ficou constatado na pesquisa, a área mencionada na reportagem encontra-se no perímetro de influência das águas, quando em inundações urbanas, considerando-se apenas o evento ocorrido em 2009. Não sou contra o empreendimento, mas a área não é apropriada. Basta lembrar de outra obra importante para os munícipes, mas que não tomou por base as inundações urbanas: a prainha. Hoje, tal empreendimento não apresenta funcionalidade. Quero lembrar a todos que as inundações, como as ocorridas em 2009, poderão ocorrer novamente e não tem havido uma observação à Lei N. 6.766/79, sobretudo no artigo 3º, a saber: Somente será admitido o parcelamento do solo para fins urbanos em zonas urbanas, de expansão urbana ou de urbanização específica, assim definidas pelo plano diretor ou aprovadas por lei municipal.

Alagamento no mercado central de Codó

Parágrafo único – Não será permitido o parcelamento do solo:
I – em terrenos alagadiços e sujeitos a inundações, antes de tomadas as providências para assegurar o escoamento das águas;

Mesmo que sejam tomadas as providências quanto ao escoamento das águas, trata-se de uma área com maior poder de acumulação, pois está no baixo curso do Riacho Água Fria, na confluência com o Rio Itapecuru. Basta procurar nos arquivos da prefeitura (registros fotográficos) sobre a inundação de 2009 que muitos entenderão bem o tamanho do problema.

Torço para que o governo municipal seja bom para o povo codoense”

19 comentários sobre “Fotos mostram que novo MERCADO CENTRAL de Nagib poderá ser ALAGADO”

  1. Claro! Esse prefeito já está entrando errado. E o que é inacreditável é ver os babas ovos achando tudo maravilhoso. Acorda pessoal! Porque ele não reforma o antigo Mercado? Se for mudado, o que será o Antigo Mercado? Tô achando que será vendido a preço de banana e todos sabem pra quem.
    Não tem como o mercado ser em um lugar que alaga de tempos em tempos. Não podemos aceitar.

  2. Por favor, não entendam como uma crítica, mas sim, como um alerta
    acredito que o futuro prefeito, não irá arriscar jogar tanto dinheiro público na lama.
    Conhecendo um pouco de sua história vejo que ele é um homem inteligente, e há de
    analisar melhor este grande projeto que pode se tornar em um grande problema de ordem pública.

  3. Acélio eu já escrevi na outra postagem que às águas invadiram àquela área, bem como que a água foi até a esquina do Supermercado do Sr. Pedro Celestino.

    Estas imagens comprovam que as alegações do Prof. Alex da UFMA, tem apenas um estudo comprovado e uma preocupação salutar que, vem, a beneficiar tanto o futuro gestor, mas principalmente resguardar o dinheiro a ser aplicado, pois virá do Povo(impostos pagos) seja por recursos municipais, estadual, federal e/ou da ONU, BNB ou BNDES.

    Sr. futuro Prefeito, estas estruturas modernas são erguidas em 90 dias, quando a obra é feita pelo Grupo FC, tendo à frente o competente empresário FC
    Oliveira.

    Assim, poderá ser erguida no local atual que está o mercado municipal,em menos de 120 dias, sem necessidade de comprar/indenizar o Terreno da Av. Maranhão, que até 2002 era de uma empresa que tem alguém de sobrenome SALÉM como titular, e é certo que eles não venderam, talvez no máximo podem eventualmente ter alterado a razão social, passando o imóvel para uma outra empresa ou alguém da própria família. Até se vê o Sr. empresário Naby na visita à área pelo Senador e outros.

    Já seria uma grande economia, pois não se tem dúvidas que vão querer pelo terreno um valor superior ao venal fixado pela tabela do IPTU, o que seria um contrassenso ao discurso do futuro Prefeito.

    1. Boa tarde
      Junior esse terreno e do ………………………… Sobre as argumentações do professor Alex são bem pertinentes se não houver uma ação que possa resolver a questão do escoamento das águas qualquer projeto nessa área poderá fica submerso pelas águas do Itapecuru se tivermos um período de chuvas iguais as dos anos de1986 e 2009.

  4. QUANDO APARECE ALGO QUE SERÁ DE BOM PRA CODÓ AI VEM O POVO RECLAMAR, SERIA UMA ÓTIMA IDEIA POIS DESAFOGARIA AQUELA BAGUNÇA QUE ALI ESTÁ… E PRA AQUELES QUE TEM SUAS CASA SEUS COMÉRCIOS ALI ELES IRIAM AMAR POIS A NOITE ALI O QUE TEM DE ASSALTO E ROUBO NINGUÉM MERECE , E SE FOR O CASO DE PERIGO POIS ENTÃO TEM QUE INDENIZAR TODOS MORADORES TODOS OS COMÉRCIOS QUE ALI ESTÃO,VOCES SÓ QUEREM E GANHAR IBOPE EM CIMA DO PREFEITO ISSO SIM, QUANDO APARECE ALGUÉM QUE REALMENTE QUE FAZER ALGO PRA CIDADE POVO FICA CRITICANDO

    1. Para de puxar saco! Construir algo COM O DINHEIRO DO POVO ALI É JOGAR GRANA NA LAMA LITERALMENTE. Por que ele não reforma o Antigo Mercado? Qual a necessidade de fazer em outro lugar? O QUE será o Mercado após a mudança e construção de outro? Um frigorífico boi bom?

  5. Codó já existe mercado que deve ser reformado e melhor administrado. Poderia pedir emendas para saneamento, escolas integrais, para saúde, nesse caso a coisa está feia…

  6. Tenho a certeza que o prefeito esta analisando essa questão, ele e inteligente e tem pessoas inteligentes que trabalham com ele.o mercado tem que ser reformado e como tds nos temos medo da mudança,isso nos causa certas duvidas, mas vamos avançar.

  7. Ele poderia aplicar a Lei que seria derrubar as casas que estão em cima do córrego e fazer uma limpeza geral no água fria.. ai poderia se pensar em construir o tal mercado…!

  8. Se for falar em desperdicio de dinheiro público em Codó, não sobra um prefeito, basta olhar para o KM 17 e ver duas obras, uma do Ricardo e outra do Biné, aquilo sim é desperdicio de dinheiro público e ninguem comenta, deixa o cara trabalhar, depois criticam.

    1. Olha seu imbecil, não existem comentários de Engenheiros, mas posições públicas fundadas em estudo de competente Profissional e Professor da UFMA, que é um estudioso sobre inundações naquela área.

      Qualquer obra naquele local se não for debatida e esclarecer quem pagará e quanto pagará e quem será beneficiado com a compra/indenização pelo terreno poderá ser paralisada através de uma Ação Popular proposta por qualquer cidadão.

  9. Gente, o atual mercado(carne, merendeiras) vai continuar no mesmo lugar. O que estar sendo pensado e/ou projetado é uma área para abrigar centenas de camelôs, verdureiros e outros pequenos empreendimentos alocados no meio da rua e sem as condições mínimas de higiene e acomodações de atender seus clientes. Quanto a alagação da área pertinente a construção, ela é uma possibilidade, o que é de certo é o sofrimento daqueles vendedores ambulantes pegar sol e chuva, sem ter local de guardar suas mercadorias; o que é de certo é consumidor do mercado comprando produtos que comprometem à saúde por serem comercializados em condições adversas, às vezes espalhados no chão ou cima de bancas improvisadas. Enfim, entre os pró e contras, existem no dia dia bem mais necessidades da construção do que possibilidade de alagamento, estes, cada vez mais difícil com esses períodos chuvosos cada vez menores. Essa é a minha colocação, como cidadão codoense, Administrador, cliente do Mercado e contribuinte do cofres públicos.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias