Julgamento da cassação de Zito e Guilherme foi suspenso quando já perdiam por 2 a ZERO

O processo Nº 250-10.2012.6.10.0007 de cassação de diploma, inelegibilidade por 8 anos e anulação de votos de Zito Rolim (PV) e Guilherme Archer (PMDB) teve julgamento  do seu recurso principal, Nº 250-10/2012,  iniciado pela corte  do Tribunal Regional Eleitoral.

Mas a mística da mata codoense parece ter pairado sobre a Ilha de São Luís na tarde de ontem (24) e ambos acabaram tendo mais alguns dias  para respirarem aliviados, ou quase aliviados, nos cargos de prefeito e vice, respectivamente,  do sexto maior município do Estado do Maranhão.

De acordo com fontes que acompanharam o início do julgamento  dentro do plenário do TRE, o relator, juiz federal Dr. CLODOMIR SEBASTIÃO REIS, votou pela manutenção da sentença da competente juíza eleitoral da 7ª zona, Dra. Gisele Ribeiro Rondon, ou seja, pelo voto do juiz  Clodomir Reis,  Zito e Guilherme devem, realmente, perder o diploma, continuar inelegíveis e sem os votos de 2012.

Zito e Guilherme
Zito e Guilherme

O segundo a votar foi o corregedor e vice-presidente do Tribunal, desembargador  Antonio Pachêco Guerreiro Junior, que seguiu a tese do relator. Foi o segundo a votar pela cassação do prefeito de Codó e seu vice.

Quando foi aberto para a participação do terceiro julgador,  que seria Dr.  José Eulálio Figueiredo de Almeida, juiz de Direito,  este pediu vistas do processo.

Na prática pedir vistas é dizer – ciôrminino, quero mais um ‘tempin’ aqui pra eu ver esse negócio direito, depois eu voto.

QUANDO VOLTA?

Quando um desembargador pede vistas, o julgamento é suspenso e dá-se um tempo para que o juiz  tenha mais aquele tempinho  para estudar melhor o processo e, assim,  emitir sua sentença com a segurança que deseja. O prazo dado por lei para este ‘tempinho’ é de apenas 10 dias, prorrogável por igual período se o juiz, que deseja estudar mais,  assim o pedir.

Caso não o faça (peça a prorrogação) a Lei manda que aquele que preside a Turma ou Câmara [de julgadores] requeira o processo de volta e reabra o julgamento, automaticamente, na sessão seguinte ao fim do primeiro prazo de 10 dias.

(Devo salientar, como muito desgosto, que isso é o que reza a lei, na prática, muitas vezes, estes 10 dias parecem muito, mais muito amigos  da eternidade/na Justiça brasileira prazo só existe, de verdade, na ponta da caneta, contado até os segundinhos,  pra advogado, esqueceu se lascou).

QUANTOS VOTOS AINDA RESTAM?

O famoso placar do jogo entre  a turma a favor da permanência de Zito e o time  contra  sua estada na Prefeitura de Codó (isso, claro, aqui dentro da nossa cidade) já estava de 2 a ZERO, quando a partida foi interrompida. Rolim e Archer já estavam próximos de  pegarem uma goleada quando o apito soou.

Ainda restam 5 votos, se a maioria confirmar a sentença de Dra. Gisele Rondon, é provável que tenhamos uma nova e rápida eleição municipal uma vez que por conta de que os votos de Francisco Nagib e Zé Francisco também estão anulados (portanto, mais de 50% dos votos válidos de 2012), Biné Figueiredo, segundo colocado, não poderá assumir a prefeitura automaticamente.

Tem vela acesa pra todo lado e de todas as cores. Tenho notícias de tambor rufando nos terreiros da umbanda  e até de ciclo de orações dentro das igrejas. Logo saberemos de que lado a Justiça de Deus e dos homens vai ficar

RELEMBRE A HISTÓRIA DO PROCESSO

No dia 17 de julho de 2013 a juíza eleitoral da 7ª Zona de Codó, Gisele Ribeiro Rondon, achou razão suficiente na denúncia do Ministério Público Eleitoral, de Biné Figueiredo e Coligação União por Codó,  para condenar Zito e Guilherme. Ambos foram acusados, formalmente, de USAREM INDEVIDAMENTE A TV CODÓ, que é pública, com fins eleitorais.

Cinco programas “Cidade da Gente e Boca no Trombone”, exibidos entre maio e junho de 2012 foram gravados e levados ao conhecimento da magistrada, que escreveu em sua sentença:

“É inquestionável que a conduta dos investigados em fazer uso dos programas televisivos ‘Cidade da Gente” e ‘Boca no Trombone’ mantiveram uma linha editorial claramente vinculada à reeleição de José Rolim Filho, repercutindo e divulgando os principais feitos por realizado sem que igual tratamento tenha sido dado a qualquer outro pretenso candidato a disputa eleitoral”

(…) Observa-se que nos programas retromencionados, o foco da emissora era, de um lado enaltecer as ações do prefeito José Rolim Filho e ressaltar a necessidade de continuidade das políticas públicas que o elegeram ‘estar melhorando a situação do município de Codó’e, ao mesmo tempo, desqualificar os seus opositores ou possíveis  candidatos ao executivo municipal”

PARTICIPAÇÃO DIRETA DE ZITO

Dra. Gisele Rondon também registrou em sua sentença a participação direta de Zito Rolim nos atos ilícitos, ancorada nas provas carreadas aos autos.

“Ainda, ouvindo-se os áudios, verifica-se que nos programas retromencionados, consta também uma ‘entrevista’ concedida por José Rolim Filho, à época prefeito de Codó-MA. Tudo isso a demonstrar que esse investigado, além de tirar proveito político do uso indevido da emissora pública de televisão, também teve participação ativa na conduta ilícita”, descreveu

CONDENADOS

Por conta do que viu no processo, a juíza eleitoral, fundamentadamente,  assim posicionou-se em julho do ano passado:

CASSO os diplomas de José Rolim Filho e Guilherme Ceppas Archer e DECLARO  a inelegibilidade de ambos para as eleições a se realizarem nos 8 anos subsequentes ao pleito de 2012, via de consequência ANULO os votos dados aos mesmos na eleição municipal de 2012”, sentenciou

3 comunicadores da TV CODÓ também tornaram-se inelegíveis por 8 anos no mesmo processo.

34 comentários sobre “Julgamento da cassação de Zito e Guilherme foi suspenso quando já perdiam por 2 a ZERO”

  1. As provas são contundentes, está tudo gravado: O Jonas fazendo uma festa em canal público desafiando o povo, promotores e a justiça.
    Biné pode comprar o terno e preparar a posse.

    1. Infelizmente é mais fácil um jumento voar todo cagado e com uma asa quebrada, do que prefeito perder o mandato.

    2. Que nada rapaz o meu Zitão e família nunca fizeram nada errado. É tudo montagem. É o mais honesto que Codó já teve.
      Nunca tivemos uma saúde, educação, ação social de qualidade, como temos com o Zitão.

      1. Caro Sergio nunca passamos por tempos tão difíceis, acho que vc não mora em Codó ou é mais um dos agregados do Zito, pra tá dizendo que tudo está Ótimo isso está acontecendo só pra vc…

  2. Exú Tranca Rua Das Almas
    Umbanda
    O sino da igrejinha faz: “belém”, “blém”, “blom”
    O sino da igrejinha faz: “belém”, “blém’, ‘blom”
    Deu meia noite e o galo já cantou
    Seu Tranca Ruas é o dono da gira
    Oi, corre gira que Ogum mandou

    O sino da igrejinha faz: “belém”, “blém”, ‘blom”
    O sino da igrejinha faz: “belém”, “blém”, “blom”
    Deu meia noite e o galo já cantou
    Seu Tranca Ruas é o dono da gira
    Oi, corre gira que Ogum mandou. Agora é só esperar um …..
    MORRER,pois os serviços foram feitos e TRACA Ruas,espera SÓ a HORA pra atacar. Cuidado ,Acélio….

  3. Deu Meia-noite
    Umbanda
    Deu meia-noite:
    A lua se escondeu.
    Lá na encruzilhada,
    Dando a sua gargalhada
    Tranca-Rua apareceu.
    É laroiê! É laroiê! É laroiê!
    É mojubá! É mojubá! É mojubá.
    Ele é odara e quem tem fé nesse exu
    É so pedir que ele dá.

  4. acelio e não corre o risco desses que ja votaro decidirem por se arrepender e pedirem pra votar novamente? rapaz e esse juiz que pediu mais esse tempinho é muito de um desencompetente passou esse tempao e ainda quer mais tempo pra rever o processo, mais a justica de Deus sempre prevalece . . .

  5. por que será que nada funciona corretamente no maranhão? se duvidar, esse processo vai se arrastar até no fim do mandato desses políticos.

    Essa “justiça” é uma droga, onde só privilegia os que têm recursos finnaceiros na mão!

  6. Vcs esquecerão o que aconteceu com o Dep. Camilo, q estava cassado e um desembargador pediu vista no processo dele e o homem conseguiu manter o caso dele…

    1. O Analfabeto Político – poema de Berthold Brecht

      O pior analfabeto

      É o analfabeto político,

      Ele não ouve, não fala,

      nem participa dos acontecimentos políticos.

      Ele não sabe que o custo de vida,

      o preço do feijão, do peixe, da farinha,

      do aluguel, do sapato e do remédio

      dependem das decisões políticas.

      O analfabeto político

      é tão burro que se orgulha

      e estufa o peito dizendo

      que odeia a política.

      Não sabe o imbecil que,

      da sua ignorância política

      nasce a prostituta, o menor abandonado,

      e o pior de todos os bandidos,

      que é o político vigarista,

      pilantra, corrupto e o lacaio

      das empresas nacionais e multinacionais.

      (Berthold Brecht)

      Vc é mais uma dessa turma. LIBERTA-TE MULHER.

  7. Rosilda, depois não reclame que falta as coisas minima em Codó: Segurança,empregos,boas escolas públicas( ou vc acha que os vereadores estão preocupados com a falta de tudo isso ? Quanto mais A N A L F A B E T O, melhor.)

    1. Verdade Joaquim qto mais Analfabeto Melhor… Assim tudo cont como sempre esteve…E codó parado no tempo e povo contentando com tão pouco já diz o velho ditado o POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE…

  8. qual verdadeiro motivo que parou o julgamento ja que tava de 2×0 era pra finalizar logo e ser de goleada pra ele aprender ser honesto , porque o unico honesto. ja ta embaixo do chão seu Reinaldo zaidan

  9. VCS NAO APRENDEM… QUANTO MAIS VCS BATEM …. MAIS ZITO ROLIM SE TORNA VITIMA E MAIS O POVO DE CODO SE APAIXONA POR ELE. SE ZITO FOR CASSADO, BINE NAO ASSUMIRA. TERA NOVA ELEICAO E ZITO, OU MELHOR, O INDICADO POR ZITO, GANHARA NOVAMENTE.

  10. AVISO AOS NAVEGANTES DO BARCO QUE SE APORTOU NA PREFEITURA DE CODÓ-MA: QUEM TIVER SEUS CARGOS EM COMISSÃO E SEUS CARROS E CASAS ALUGADAS NO GOVERNO CUIDANDO DA “GENTE E DOS INTERESSES DELLE”. PODEM SE PREPARAR PARA O PIOR;
    É SOMENTE UM QUESTÃO DE TEMPO. O PLACAR JÁ ESTÁ EM 2 X 0, E SOMENTE FALTAM 02(DOIS)VOTOS PARA CONFIRMAR A CASSAÇÃO.
    COISAS MENOS PIORES ACONTECERAM NO MARANHÃO E OCORREU A CASSAÇÃO. IMAGINEM UM CASO COMO ESTE DE CODO-MA. AINDA BEM QUE EXISTE A JUSTIÇA.

    1. O Candidato do Zito que concorrerá com sua cassação ? RICARDO TORRES. Ou tem outro que ele confia ? E o resto,chiquim… vai VTNC

  11. Será se isso, vai acontecer, pessoal apartir do dia 30 de junho, o TRE, logo, teremos uma campanha pesda porque Sarney já vai se aposentar, Roseana, não está candidata, então Zito se prepare pq tua bolacha ta ficndo quente….

  12. com josé sarney e roseana sarney fora do poder zito viu que ficaria dificil pra ele continuar no poder da prefeitura de codó-ma ai entao ele pra não perde a vaca leitera, a pata dos ovos de ouro resolveu passar uma rasteira nos candidatos ha deputado estaduais Dr. Claudio Paz e Cesar Pires em apoiar o filho do desembargador pra deputado assim entao o papai do pre-candito do seu zito segura a peteca do homi rapa . . .

  13. A Titulo de INFORMAÇÃO aos CODOENSES.Este Candidato GLAUBER CUTRIM,Não É Filho de Desembargador É PRIMO. do Desembargador Ribamar Froes Sobrinho,e FILHO do CONSELHEIRO Edmar Cutrim,PRESIDENTE do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão,e IRMÃO do GIL CUTRIM Prefeito de São José de Ribamar – MA.

  14. Estou só esperando pra ver o que vai acontecer.Duas eleições no mesmo semestre, só existe quando tem segundo turno, caso contrario, estou esperando pra ver.

  15. Eu só sei que lá tá todo mundo no CHÁ do olho da goiabeira.

    Pode até terminar 2 x 4, mas este 2 x 0 já VALEU!!!!!!!!

    Já tem até Veread…comemorando “dentro” das “ÁGUAS”, já foi ao alfaiate!!!!

  16. Meu povo acorda, pq a partir do dia 30, já tudo sobre a eleição do país, e não irá mais mexer mais nesse caso….
    vão se conformando, pois se não queriam zito, e pq votaram nele, agora aguenta o restante do mandato dele…
    Só mais 2 anos de trabalho ou …………, não importa, o q importa q o codó sempre será a mesma cidade, vista no FANTASTICO.

    1. Deveria ser em 10 dias, Leidiane. Mas, nem tudo é como a gente aprende na faculdade.

      A prática do Direito é um mundo distante onde pouca coisa é como deveria ser. Obrigado pelas visitas, de toda forma aguardemos.

Deixe uma resposta