PALMEIRA DO NORTE: Presidente do Rotary e Mário Braga criticam estado da Saúde de Codó

O presidente do Rotary Club, advogado Herbeth Junior, e o médico Mário Braga, estiveram ontem, 7, no Programa do Povo Especial Entrevistas, da TV Palmeira do Norte.

Ao jornalista Veridiano Sousa falaram sobre um curso de traumatologia que será ministrado pelo médico na sede do Rotary, dia 11, mas também enveredaram pela discussão política-administrativa do município de Codó atendo-se, principalmente, ao tema SAÚDE.

TV Palmeira do Norte

O presidente fez um apelo ao prefeito, Francisco Nagib, ao ex-secretário de Estado, Márcio Jerry, e ao governador Flávio Dino para que tragam para Codó um hospital de alta complexidade com UTI. Herbeth Junior criticou o fato dos codoenses estarem nascendo e morrendo noutras cidades porque Codó deixou de ser um centro de saúde como outrora já fora.

“E nós aqui na quinta cidade não temos um hospital de alta complexidade, então eu faço um apelo ao nosso governador Flávio Dino, do qual eu fui contemporâneo dele, da época, fiz campanha pra ele, Márcio Jerry eu conheço, fiz campanha pra ele, nós temos um social a cumprir, por favor tragam um hospital pra Codó de alta complexidade, tragam um hospItal com UTI (…)

(…) Eu faço um apelo aqui porque vamos parar de tá empacotando na UPA ali porque a função da UPA é empacotar e levar pra cidade mais próxima  ou pra levar pra uma UTI mais próxima pra ser tratado ou então pra Teresina, cidade mais próxima, ou seja, a população de Codó não tem mais certidão de nascimento e não tem atestado de óbito, o que eu quero dizer com isso? Porque a população de Codó está morrendo fora

“É bom trazer o asfalto? é bom, mas o asfalto, quanto é que tá gastando no asfalto? tá certo? será se não era melhor calçamento?. Nós temos uma fábrica de cimento aqui, praticamente, fechou, faço um apelo ao Flávio Dino, ao nosso secretário, ao nosso prefeito, vá até na fábrica de cimento, será se é o Rotary que tem que ir lá? as famílias aqui estão desempregadas, tá entendendo? tem que brigar, nós estamos perdendo uma das maiores fábricas de cimento aqui da região”

Dr. Mário Braga disse que faltou vontade e coragem política para angariar um hospital de alta complexidade para Codó e também disse compartilhar das mesmas preocupações do seu colega de entrevista.

“Eu também me questiono por que Codó, uma cidade com 120 mil habitantes, uma cidade que é polo, uma cidade que é importante, uma cidade que, querendo ou não como Dr. Herbeth falou, tem em torno de 80 mil eleitores, Codó é uma cidade politicamente, é uma cidade que faz uma diferença numa eleição, principalmente numa eleição pra governador, por que que Codó não teve?”

O médico lamentou o fato de continuarmos tendo que recorrer à outros centros para não morrermos (quando escapamos da viagem dentro de ambulâncias).

“Eu vejo com bastante preocupação de Codó ter que buscar, na realidade, recursos fora do município, entendeu? eu vejo com bastante preocupação o fato dos pacientes mais graves terem que ir, por exemplo, pra outros municípios que isso já é um problema, infelizmente, de longa data. Nós observamos que muitos pacientes traumatizados precisam ir para Presidente Dutra, pra São Luís e isso é a grande questão, entendeu?. Hoje nós temos um município que, infelizmente, não tem uma UTI”

OUÇA

6 comentários sobre “PALMEIRA DO NORTE: Presidente do Rotary e Mário Braga criticam estado da Saúde de Codó”

  1. descobriram o fogo, a roda e a lei da gravidade do agora?
    presidente do Rotary acabou c a imagem da OAB é m ada contribuiu e nem contribui por la e agora em ano de eleição se preocupa c o povo?
    Me compre um jumento papai!

  2. Esse Médico é muito engraçado, fala daqui, mas sempre trabalha na saúde aqui em Codó porque ele não recusa à trabalhar aqui,já que ela acha o que ele falou?

Deixe uma resposta