PERIGO: Levantamento constata que Timbiras está sob ALTO RISCO de surto de dengue

O medo de voltar a ter dengue em Timbiras está em todos os bairros, principalmente entre famílias como a de seu José Cunha Lopés. Já faz alguns anos, mas ele e a esposa  enfrentaram os sintomas da doença tão desagradáveis e inesquecíveis.

 “Da febre, dá dor de cabeça, corpo doido, todo, aí a gente tem medo…A FAMÍLIA INTEIRA TEM MEDO? Muito medo…POR ISSO É QUE O QUINTAL? Tem que manter limpo (…) é limpo mesmo”, disse-nos

Tem muito quintal limpo, mas também tem muita gente se descuidando, basta ver  exemplos que encontramos no bairro Destino I.

TIMBIRAS SOB ALTO RISCO

Por conta disso, o Levantamento de Índice Rápido Por Amostragem – LIRAa –  constatou que  população e autoridades precisam tomar providências urgentes para não enfrentarem um surto de doenças provocadas pelo Aedes Aegypti.

 Entre os seis  municípios da regional Timbiras foi o que teve maior número de focos do mosquito por imóvel visitado. O índice foi de 4,3%, o que deixa o município em situação de alto risco.

Nós procuramos o secretário de Saúde do município para sabermos das ações já previstas contra esta situação.

O QUE DIZ O SECRETÁRIO

Lesui Mousinho explicou que uma equipe está, primeiro, levantando em que bairros houve maior número de focos. Lembrou que não poderá contar agora com o carro que borrifa inseticida na cidade – o fumacê – porque o Estado só o envia quando há casos confirmados de doença, seja ela Dengue, Zika ou Chicungunya.

Segundo ele, em Timbiras isso ainda não ocorreu. Diante deste obstáculo,  garantiu  o município já pensou noutra forma de combate.

 “Nós temos hoje um equipamento no município que é aquela bomba costal e esse é o suficiente nesse momento pra gente tá entrando com nas localidades onde houverem necessidade, nós vamos tá entrando com essa bomba e creio que com essas ações e com as ações, também, que a população também  possa está no ajudando, que isso não depende só do Poder Público, depende também da sociedade, porque a participação dele é importante nesse processo”

OUÇA A ENTREVISTA COMPLETA DO SECRETÁRIO

A população precisará mesmo seguir exemplos como o de dona Helena Santos com seu quintal.

“ Eu varro, gadanho, o tempo todo limpo…GARRAFAS, O QUE A SENHORA FAZ? Se tiver algum litro seco, alguma lata de manteiga com água, já cuido de limpar logo…POR QUE TODO ESSE CUIDADO? A saúda da gente, né, importante, né”, afirmou

Um comentário sobre “PERIGO: Levantamento constata que Timbiras está sob ALTO RISCO de surto de dengue”

Deixe uma resposta