Promotora Linda Luz fala sobre propaganda eleitoral antecipada no rádio e na TV

Promotora de Justiça Dra. Linda Luz
Promotora de Justiça Dra. Linda Luz

O blogdoacelio entrevistou a promotora de Justiça, Linda Luz Matos Carvalho. Até julho de 2016 ela responde por uma das duas promotorias eleitorais de Codó, depois passará a função à outra promotora porque seu tempo terá expirado.

O assunto da entrevista foi propaganda eleitoral antecipada no rádio e na TV, como disse já está havendo a Frente Popular, grupo de partidos liderado pelo advogado Francisco Mendes e pelo médico José Francisco.

Ela disse que, neste momento, qualquer ato que caracterize promoção pessoal em detrimento de outros pré-candidatos pode caracterizar uma conduta vedada pela legislação.

“Agora não pode nada com relação à propaganda eleitoral porque a campanha eleitoral ela só inicia a partir de 16 de agosto, então deve-se evitar todo e qualquer campanha e propaganda antecipada porque ainda não estamos no período autorizado para este tipo de atitude”, afirmou

A promotora revelou que mudando de canal flagrou, no horário do meio dia,  uma TV local com um entrevistado que se autopromovia fazendo comparações entre governos.

Diante do que viu se disse surpresa com o fato de que até agora nenhuma representação tenha chegado ao Ministério Público para barrar a conduta, escancaradamente, proibida.  Não soube dizer se alguma denúncia já foi feita diretamente à Justiça Eleitoral, o que também pode ocorrer.

Quando fomos gravar, perguntei sobre como andam as denúncias até agora. Dra Linda Luz disse que elas devem começar a aparecer com a proximidade das eleições uma vez que o calendário deste ano foi todo alterado.

“Ainda não porque como houve uma alteração no calendário eleitoral (…) agora em abril que iniciou a filiação partidária, só em julho vai haver as convenções e o registro das candidaturas que em anos anteriores era bem antes, agora só a partir do dia 15 de agosto, então como todo o processo eleitoral ele passou bem mais pra frente, então, também, as representações, as denúncias, as reclamações em relação às condutas vedadas também vão vir no período mais próximo desses período em que o calendário agora foi alterado”, disse

OUÇA A ENTREVISTA COMPLETA COM A PROMOTORA

18 comentários sobre “Promotora Linda Luz fala sobre propaganda eleitoral antecipada no rádio e na TV”

  1. AVISO AOS NAVEGANTES:
    Uma equipe de Fiscais da Secretaría de Meio Ambiente – SEMA, encontram-se em Codó com ordens rígidas do Secretário, MARCELO,Codoense, e so Secretário Adjunto, JÚNIOR BOCÃO, também Codoense, com a finalidade de fiscalizarem todos os balneários, banhos, sítios, povoados e vai por aí, que se encontram nas margens dos riachos São José, Roncador, Bacabinha, Sucuri, Cassiana, Tiririca e outros, com a finalidade de multar estes proprietários que construiram com muito sacrificio, banhos que são usados principalmente nos finais de semanas e alguns são moradias permanentes.
    Pelo que se soube, alguns já foram multados e a equipe usa o nome do IBAMA para causar terrorismo.
    Fomos informado que este Secretário, o MARCELO, e o seu Adjunto, JÚNIOR BOCÃO, querem ser candidatos a Prefeito em Codó e um irmão do JÚNIOR BOCÃO é candidato a Vereador.
    Queremos saber o que estes dois filhos de Codó, MARCELO E JÚNIOR tem contra Codó. Estas medidas são única e exclusivamente para intimidar e prejudicar os Codoenses que fizeram investimentos nestas regiões e estão ajudando na preservação destes riachos.Com a palavra os ditos cujos.
    EM TEMPO: Porque não punem a empresa QUE PRODUZ ALCOOL e que se encontra nas margens do Rio Itapecuru poluindo o Rio com o vinhoto colocado in natura. Porque não vão fiscalizar o balneário à margens da BR-316 no local Alegre de propriedade do J. Vamos aguardar o que vai acntecer, mas não aceitamos represálias com gente da nossa terra. Os eleitores fiquem de sobreaviso.

  2. ACHAMOS AS ELEIÇÕES UMA DISPUTA TOTALMENTE SEM PARÂMETROS. QUEM TEM DINHEIRO GASTA A VONTADE E ELEGE QUEM QUER. O PREFEITO PARTICIPA DA ELEIÇÃO DENTRO DA PREFEITURA, SEM SE AFASTAR. É UMA DISPUTA DESIGUAL E TERMINA POR DEIXAR MUITA GENTE PREPARADA MAS SEM DINHEIRO FORA DO PÁREO E ELEGENDO GENTE COM DINHEIRO E SEM PREPARO NENHUM PARA EXERCER UMA FUNÇÃO LEGISLATIVA E O QUE É PIOR, A EXECUTIVA. AS DISPUTAS SE TORNAM DESIGUAIS.

  3. ATENÇÃO: Por falar novamente sobre a fiscalização da SEMA- SECRETARIA ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE,que tem na sua direção o MARCELO e o JÚNIOR BOCÃO, ambos Codoenses, não conseguimos vislumbrar que crimes foram cometidos por aqueles que usam os riachos do nosso Municipio para edificarem os seus banhos. A impressão que nos dão estes dois cidadãos é que tem uma profunda mágoa com os codoenses e estão querendo se vingar. Ainda mais pelo que soubemos, querem ser candidatos a Prefeito e Vice respectivamente aqui no nosso Municipio. Já começaram mal. Porque não penalizar o cidadão que aterrou a cachoeira do Roncador, usada durante anos pelos cidadãos codoenses? E a empresa que polui as águas do Rio Itapecuru e nada é feito. Os peixes desapareceram em razão disso. Soubemos que o irmão do JÚNIOR BOCÃO é candidato a Vereador e pelo andar da carruagem também começou muito mal. Vamos deixar os Codoenses em paz com os seus banhos, única forma de lazer nos finais de semana. Se ainda existe riacho nestas regiões devemos aqueles que lá fazem a sua preservação. O resto é maldade. SARAVÁ.

  4. A certeza da impunidade é que fazem alguns políticos agirem dessa forma.As coisas estão mudando neste país e essas pessoas precisam ser alcançadas pelo braço da justiça aqui em Codó.

  5. Bom dia Acélio.
    Gostaria que colocasse uma matéria falando sobre a vinda da SEMA (Secretária Estadual de Meio Ambiente),que já estava mais do que na hora de aparecer por Codó.Tem muita gente aqui que levam a leis ambientais como brincadeira procurando se beneficiar e tudo e acabando com nossos recursos naturais.
    OBRIGADO!

  6. TÁ É CERTO MESMO O SECRETARIO MARCELO COELHO,EM CODÓ,TUDO É POLITICA,TEM QUER QUEM ESTAR CERTO MESMO SEC,CODO TEM BANHOS PRA TODOS OS LADOS,TEM Q VER COMO ANDA NASSA BEIRA DO ITAPECURU,MESMO,META A CANETA,E MULTA MESMO,

  7. A MÍDIA DESFOCA O PROBLEMA E COLOCA O FLÁVIO DINO COMO CULPADO POR NÃO VIM! MAIS ESTÁ AI O SEU ZITO COM AS LICITAÇÕES BILIONÁRIAS E NOSSOS CONCURSOS QUE NÃO VEM COM VAGAS E SALÁRIOS DESCENTES… NOSSOS POSTOS DE SAÚDE COM OBRAS INACABADAS… ESCOLAS E CRECHES NAS ANTIGAS… SALÁRIOS DEFASADOS… SECRETÁRIOS QUE FICAM NO SEU BAFO FRIO E NÃO VÃO VER OS PROBLEMAS… A PROMOTORIA DE JUSTIÇA NEM AI.. EU TORÇO E ESPERO QUE CODÓ ELEJA UM PREFEITO QUE REALMENTE SE PREOCUPE.. CHEGUE AOS NECESSITADOS PARA SENTIR E VIVER A SITUAÇÃO DE PERTO… SÓ TEMOS CANDIDATOS COM GRANDES PARTIDOS DOIDO PARA ENTRAR NA VIUVÁ E … RECURSOS AS CARAS DA POPULAÇÃO!!

    #CODÓ PRECISA DE GENTE COM VISÃO DIFERENTE E QUE TIRE DO IDH BAIXO!!

  8. UMA CURIOSIDADE: PORQ QUE ESSA PROMOTORA NUNCA COBROU DO PREFEITO ATUAL UMA EXPLICAÇÃO SOBRE O SUPERFATURAMENTO DO FLOCÃO ? PORQ QUE ELA NÃO DEFENDE AS CRIANÇAS SEM AULA E SEM MERENDA NA ZONA RURAL ? AS FAMÍLIAS SEM MÉDICOS E SEM REMÉDIOS NA SAÚDE DE CODÓ ? OS DIVERSOS PRÉDIOS PÚBLICOS COMO POSTO DE SAÚDE,QUADRAS DE ESPORTES E ETC QUE VIRARAM ELEFANTES E O DINHEIRO JÁ FOI GASTO DOS CONVÊNIOS ? ENTRE OUTROS TANTOS DESMAZELOS. E ELA VEM AGORA INTERFERIR EM POLÍTICA ? ESTRANHO NÃO ?
    FICA A DICA SENHORA LINDAA LUZ.
    SOMOS BURROS,MAIS NEM TANTO ASSIM!

  9. “”ESTA É UMA DAS RESPOSTAS OFERECIDA PELA PROMOTORA, L I N D A L U Z MATOS CARVALHO, AO REPÓRTER INVESTIGATIVO, SENHOR ACÉLIO TRINDADE. LEIAM E OBSERVEM O MEU COMENTÁRIO””:

    “”A promotora revelou que mudando de canal flagrou, no horário do meio dia, uma TV local com um entrevistado que se autopromovia fazendo comparações entre governos.

    Diante do que viu se disse surpresa com o fato de que até agora nenhuma representação tenha chegado ao Ministério Público para barrar a conduta, escancaradamente, proibida. Não soube dizer se alguma denúncia já foi feita diretamente à Justiça Eleitoral, o que também pode ocorrer.

    DIANTE DO QUE VIU, SE DISSE SURPRESA COM O FATO DE QUE, ATÉ AGORA, NENHUMA REPRESENTAÇÃO TENHA CHEGADO AO MINISTÉRIO PÚBLICO PARA BARRAR A CONDUTA, ESCANCARADAMENTE, PROIBIDA.

    ORA, SENHORA PROMOTORA, PESSOA QUE MUITO PREZO, PRINCIPALMENTE DEPOIS DE TER SOLICITADO AO JUIZ, AUTORIZAÇÃO DE “BUSCA E APREENSÃO”, EM NOSSA RESIDÊNCIA, DE SUPOSTOS TÍTULOS FALSOS. É ÓBVIO, FOI CONSTRANGEDOR, MAS, NADA ENCONTRARAM. ENTRETANTO, A PROMOTORA CONSIDEROU A DENÚNCIA SUJEITANDO-SE AO PEDIDO DO PREFEITO. PREFEITO ESSE, QUE TEM VÁRIAS DENÚNCIAS PROTOCOLADAS POR MINHA PESSOA, NO MP EM CODÓ. ATÉ AGORA, NADA SURTIU EFEITO.

    O EX-PREFEITO, BENEDITO FRANCISCO DA SILVEIRA FIGUEIREDO, PODE E TEM O DIREITO DE FAZER COMPARAÇÕES DA SUA GESTÃQO COM O ATUAL E MEDÍOCRE PREFEITO. NÃO TEM NADA DE PROIBIDO. O BENEDITO FIGUEIREDO, NÃO TEM REGISTRO COMO CANDIDATO. ESTÁ FAZENDO O PERMITIDO POR LEIS.

    SENHORA PROMOTORA, “”TENHO ADMIRAÇÃO PELOS SEUS ATOS””. PORTANTO, PERGUNTO A VOSSA EXCELÊNCIA: “”PORQUE NÃO OBRIGAR O PREFEITO A CUMPRIR A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, ART. 31º §3º REGULAMENTADO PELA LEI DE RESPONSABLIDADE FISCAL, ARTIGO 49º??. PORQUE, NÃO OBRIGAR O PREFEITO A IMPLANTAR, COM TODOS OS DADOS, A LEI 12.527/2011, QUE REGULAMENTA O DIREITO CONSTITUCIONAL DE ACSSO À INFORMAÇÃO??. ESSA NORMA ENTROU EM VIGOR EM 16 DE MAIO DE 2012. AGRADEÇO SE, “”PORVENTURA””, FOR ATENDIDO. SE NÃO FOR, TAMBÉM AGRADEÇO. POSSO, ASSIM, TIRAR AS MINHA CONCLUSÕES.

  10. INCONDICIONALMENTE, APROVEITO PARA APOIAR OS COMENTÁRIOS ABAIXO:

    Codoense disse:
    6 de abril de 2016 às 12:41
    A MÍDIA DESFOCA O PROBLEMA E COLOCA O FLÁVIO DINO COMO CULPADO POR NÃO VIR! MAIS ESTÁ AI O SEU ZITO COM AS LICITAÇÕES BILIONÁRIAS E NOSSOS CONCURSOS QUE NÃO VEM COM VAGAS E SALÁRIOS DESCENTES… NOSSOS POSTOS DE SAÚDE COM OBRAS INACABADAS… ESCOLAS E CRECHES NAS ANTIGAS… SALÁRIOS DEFASADOS… SECRETÁRIOS QUE FICAM NO SEU BAFO FRIO E NÃO VÃO VER OS PROBLEMAS… A PROMOTORIA DE JUSTIÇA NEM AI.. EU TORÇO E ESPERO QUE CODÓ ELEJA UM PREFEITO QUE REALMENTE SE PREOCUPE.. CHEGUE AOS NECESSITADOS PARA SENTIR E VIVER A SITUAÇÃO DE PERTO… SÓ TEMOS CANDIDATOS COM GRANDES PARTIDOS DOIDO PARA ENTRAR NA VIUVÁ E … RECURSOS AS CARAS DA POPULAÇÃO!!

    #CODÓ PRECISA DE GENTE COM VISÃO DIFERENTE E QUE TIRE DO IDH BAIXO!! (mas tome cuidado, a águia tem um visão de três km e pega um ratinho sem tocar no chão.)

    Responder
    AMORIM disse:
    6 de abril de 2016 às 14:34
    UMA CURIOSIDADE: PORQ QUE ESSA PROMOTORA NUNCA COBROU DO PREFEITO ATUAL UMA EXPLICAÇÃO SOBRE O SUPERFATURAMENTO DO FLOCÃO ? PORQ QUE ELA NÃO DEFENDE AS CRIANÇAS SEM AULA E SEM MERENDA NA ZONA RURAL ? AS FAMÍLIAS SEM MÉDICOS E SEM REMÉDIOS NA SAÚDE DE CODÓ ? OS DIVERSOS PRÉDIOS PÚBLICOS COMO POSTO DE SAÚDE,QUADRAS DE ESPORTES E ETC QUE VIRARAM ELEFANTES E O DINHEIRO JÁ FOI GASTO DOS CONVÊNIOS ? ENTRE OUTROS TANTOS DESMAZELOS. E ELA VEM AGORA INTERFERIR EM POLÍTICA ? ESTRANHO NÃO ? (não é estranho, aí é o problema).
    FICA A DICA SENHORA LINDAA LUZ.

  11. mas tome cuidado, a águia tem um visão de três km e pega um ratinho sem tocar no chão… Seu José Murilo Duailibe Salem… não entendi sua ironia.. mais Faleialgo bem verdoso…e quando falei em meu comentário é que o seu patrão também fez erros em sua gestão e continua agora também na TV CIDADE de sua propriedade fazendo propaganda antecipada e com aquele informe também que passa na mesma TV… Infelizmente nossa justiça não procura para pegar nos flagrantes.. espera receber a denuncia para representar contra tal ato.. TANTO A TV CIDADE.. FCTC.. TV CODÓ.. TV PALMEIRA DO NORTE TODAS FAZENDO SUAS PROPAGANDAS ANTECIPADAS ALGUMAS DISFARÇADAS OUTRAS NA CARA MESMO.. COMO A DO SEU PATRÃO! POR ISSO DIGO E REPITO QUE VOU TORCER QUE NOSSA CODÓ.. BONITA.. GRANDE DE UM POVO ACOLHEDOR E DE UM POVO QUE NÃO QUER TRABALHAR! TORÇO QUE A MESMA ELEJA ALGUÉM SEM PASSADOS SUJOS.. UM ALGUEM COM UM OLHAR ONDE RESPEITE A MÍDIA.. RESPEITE A POLICIA.. RESPEITE OS DOENTES QUE VÃO NO HGM.. UPA..NAS UBS INACABADAS..EM FIM TORÇO POR AQUELES QUE NA PREMISSA DE GANHAR UMA CASA.. ACABA VENDO OS SEUS ALIADOS GANHANDO… TANTO NOS PASSADOS COMO AGORA! E TORÇO TAMBÉM QUE A CÂMARA DE CODÓ SEJA REALMENTE ATUALIZADA EM SEUS VEREADORES DE SITUAÇÃO E OPOSIÇÃO COM CARAS NOVAS DE PESSOAS QUE REALMENTE DEFENDEM ALGO COMUM! E QUE ESSAS MESMAS NÃO VENHAM SE VENDER POR CARGOS OU POR DINHEIRO.. #TORÇO MESMO DE CORAÇÃO E QUE EM 2017 COMECE A ENGATINHAR PARA FRENTE!!

    ABRAÇOS!

    Escrevi em caixa alta porque isso é revoltante! a justiça que poderia apertar e dar uma punição aos mal feitos é a primeira a virar as costas aos problemas!

  12. A FRENTE POPULAR LIDERADA PELO PARTIDO POPULAR SOCIALISTA-PPS E PELO PARTIDO RENOVADOR TRABALHISTA BRASILEIRO-PRTB ESTÁ DE PARABÉNS.
    AGORA VAMOS VER SE OS PRÉ-CANDIDATOS A PREFEITO DO PDT E PSDB E DO PV (PREFEITO) E A TV CODÓ, TV CIDADE E FC-TV CONTINUARÃO A ABUSAR DO PODER POLITICO E ECONÔMICO E DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO APÓS SEREM AJUIZADAS AS REPRESENTAÇÕES POR PROPAGANDA ANTECIPADA.
    O MINISTÉRIO PÚBLICO JÁ ESTÁ POR DENTRO DO ASSUNTO. FIQUEM SABENDO.

  13. “”CODOENSE””, JOSÉ MURILO DUAILIBE SALEM, TEVE UM PATRÃO. FALECEU NO DIA 15 DE ABRIL DE 1966. O PATRÃO, FOI O MEU PAI, SENHOR NABY SALEM. VOCÊ É DESPREPARADO, NÃO ENTENDE DAS LEIS ELEITORAIS. VOU REPETIR: BINÉ FIGUEIREDO, FAZER COMPARAÇÕES ENTRE O SEU GOVERNO E O DO ATUAL PREFEITO, NÃO ESTÁ FERINDO AS LEIS VIGENTES. SE PORVENTURA, NAS SUAS ENTREVISTAS, ELE FALASSE DE QUE É CANDIDATO, AÍ SIM, ESTARIA COMETENDO AGRESSÕES À JUSTIÇA ELEITORAL. VOCÊ, “”CODOENSE””, COVARDEMENTE ESCONDIDO SOB UM PSEUDÔNIMO, DEVE OBSERVAR ESSA MÁXIMA DE F. NIETZSCHE: “”QUEM DESPREZA A SI MESMO, AINDA SE PREZA, CONTUDO, COMO DESPREZADOR””. ASSIM, “”CODOENSE””, SÃO AS PESSOAS SEM CORAGEM, DESPREZA A SUA DIGNIDADE, O SEU CARÁTER, A SUA PERSONALIDADE. MUDE, AINDA É TEMPO.

    (fora do foco: o maior crime, a tv/codó, de propriedade do município, gastando recursos públicos, jamais poderia ser usada para denegrir os contribuintes. Mas, a Promotora, não sei porque, deixa como está pra ver com fica).

Deixe uma resposta