Recadastramento Biométrico é tema de Audiência Pública em Lima Campos

Com um total de 9 mil, oitocentos e oitenta e cinco eleitores, Lima Campos, pertencente a 67ª zona eleitoral de Pedreiras, será o próximo município a passar pela revisão biométrica obrigatória. Com início previsto para o dia 25 de março, o Tribunal Regional Eleitoral realizou nesta segunda, 18 de março, na Câmara Municipal de Lima Campos, audiência pública para tratar acerca do assunto.

A audiência foi presidida pelo desembargador Cleones Cunha (presidente) e pelo juiz Marco Adriano Ramos Fonseca (titular da 67ª zona eleitoral) que foram acompanhados pela juíza Ana Gabriela Costa Ewerton (titular da 9ª zona eleitoral), o prefeito Jaílson Fausto Alves e presidente da Câmara, vereador Jaime Silva de Andrade.

O desembargador Cleones Cunha conclamou todos os eleitores lima-campenses a participarem e divulgarem o recadastramento biométrico, pois o eleitor que não comparecer dentro do prazo terá o seu título cancelado. Para ele, com a biometria, o eleitor terá a certeza de que ninguém votará em seu lugar. A meta da sua gestão é concluir o recadastramento biométrico em todo o estado até dezembro de 2019.

Já o juiz Marco Adriano, parabenizou o Tribunal Regional Eleitoral em definir um cronograma para alcançar toda a população maranhense e ressaltou que a biometria ira assegurar acima de tudo a confiabilidade do sistema eleitoral como todo.

Em seguida, o secretário de Tecnologia da Informação, Gualter Gonçalves, falou tecnicamente do processo de votação eletrônica com utilização de um procedimento preciso e seguro de identificação do eleitor e apresentou dados sobre a implantação da biometria no estado.

Por fim, o servidor Williams Sobreira Soares, chefe de cartório da 67ª zona eleitoral, esclareceu as regras administrativas e toda a logística que será utilizada no município para atingir o objetivo estabelecido pelo Tribunal.

O recadastramento obrigatório iniciará a partir do dia 25 de março e seguirá até o dia 10 de maio, com atendimento de segunda a sábado, das 8h às 17h, na Câmara Municipal. O eleitor deve levar documento oficial com foto e comprovante de residência.

Termo de Cooperação

Na oportunidade, o desembargador Cleones Cunha assinou Termo de Cooperação com a prefeitura e a Câmara Municipal de Lima Campos visando a prestação de serviços de interesse público em apoio ao funcionamento da justiça eleitoral através de cessão de pessoal e local, apoio na divulgação, limpeza e vigilância.

__________________________________________________

TRE-MA – Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão
ASCOM – Assessoria de Imprensa e Comunicação Social

Deixe uma resposta