Sebrae apresenta soluções para negócios rurais em Peritoró

Com intuito de fortalecer os pequenos negócios rurais por meio do conhecimento, com orientações técnicas, consultorias e capacitações especificas para quem atua na agricultura familiar, horticultura, piscicultura e outras áreas do agronegócio, o Sebrae reuniu-se com produtores rurais de Peritoró, na última sexta-feira (25), em encontro organizado pela Prefeitura Municipal.

A ação contou com a participação do presidente do Conselho Deliberativo da instituição no Maranhão (CDE), Raimundo Coelho – que também preside o Sistema Faema/Senar; do diretor técnico da instituição, Mauro Borralho e de analistas técnicos da regional de Bacabal, responsável pela região do Médio Mearim.

Peritoró é um município com forte vocação para o agronegócio, evidenciado por meio da pecuária leiteira e de corte, assim como a produção agrícola. “Nesta nova gestão, estamos firmes em fortalecer as vocações produtivas de cada região do Estado e queremos apresentar o que temos a oferecer em nosso portfólio que pode ajudar o pequeno produtor a transformarem sua propriedade em um negócio rural, com produção, lucro e sustentabilidade”, apontou o presidente do CDE, Raimundo Coelho.

No encontro com os produtores de Peritoró, o diretor técnico do Sebrae, Mauro Borralho expôs os desafios para o setor produtivo na região, possibilidades de parcerias, portfólio com produtos e soluções voltadas para a realidade local, a fim de melhorar o trabalho no campo. O município é atendido pela regional da instituição em Bacabal.

Além do portfólio de ações que podem ser realizadas no município, com vistas a desenvolver o setor produtivo, o presidente Raimundo Coelho destacou os produtos do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) da instituição, que busca difundir o empreendedorismo no ensino fundamental, médio e superior. “A decisão de despertar a cultura empreendedora desde a mais tenra idade, é uma decisão de gestão relevante e muito pode contribuir com o desenvolvimento econômico dos municípios maranhenses, afastando a cultura do empreguismo e tornando o Maranhão um estado mais empreendedor”, acredita.

Em Peritoró, a Prefeitura Municipal vai adotar este ano a metodologia do Sebrae denominada Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). Segundo o vereador Constantino Costa, líder do governo e um dos articuladores do encontro com o Sebrae, tudo está encaminhado para assinatura do convênio, visando a capacitação dos professores que deverão repassar o programa em sala de aula.

“A reunião foi extremamente positiva. O Sebrae realmente é um parceiro importante, que virá a somar bastante com o trabalho que pretendemos desenvolver este ano em Peritoró, tanto nas escolas por meio do JEPP, quanto junto aos empreendedores rurais. Uma das demandas previstas é a capacitação dos produtores que atendem aos Programas Nacionais de Alimentação Escolar (PNAE) e deAquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), que precisam receber mais orientação para fazer as negociações. Vamos ter essa necessidade suprida por meio da parceria com o Sebrae que, sabemos, deverá render bons frutos”, destacou o líder do governo na Câmara Municipal.

Assumindo a presidência do Conselho Deliberativo do Sebrae este ano, juntamente com a nova Diretoria Executiva da casa, Raimundo Coelho é o primeiro representante do setor agropecuário a presidir a instituição e se comprometeu em atuar para fortalecer o empreendedorismo rural, que tanto contribui com o desenvolvimento do Maranhão.

A reunião em Peritoró contou ainda com representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), associações e sindicatos Rurais, Banco do Nordeste, Câmara de Vereadores, Prefeitura Municipal, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) e Secretária Municipal de Agricultura.

Por Gilciléa Marques / Unidade de Marketing e Comunicação

Regional do SEBRAE em Santa Inês – Ma

Deixe uma resposta