Fale com Acélio

A chamada ‘AÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA DO JUDICIÁRIO Maranhense’ começou em 2016 e este  ano foi reiniciada em julho. Num espaço amplo de cada comarca visitada, um rodízio de serviços de saúde é montado para os servidores. Na passagem por Codó, o Salão do Júri foi utilizado.

 “Aqui é feito exame de glicemia, colesterol e triglicérides”, explicou Guilherme Vieira, estudante de Educação Física da UFMA que ontem atendida numa das mesas.

O trabalho é possível, explicou-nos o professor Flávio Pires,  graças à uma parceria firmada com a Universidade Federal do Maranhão que disponibiliza profissionais de várias áreas – entre as quais, educação física, fisioterapia, psicologia e outras como a cardíaca, pois eletrocardiogramas também são feitos.

“Orientações quanto a dieta dele, diária, orientações da prática de exercícios  físicos, orientações também no que diz respeito a procurar exames médicos mais específicos (…) Então primeiramente é um processo de desconfiança, é um alerta onde a gente traz esse alerta, a necessidade desse servidor público tenha uma iniciativa para procurar outros serviços”, disse o coordenador da equipe.

NUTRICIONISTAS

O final da fila, após pelo menos 4 exames, é sempre com as nutricionistas, claro, com mais orientação, conforme nos adiantou a professora de Nutrição, Priscila Barcelos.

 “Trazer o consumo de frutas, de verduras, mais adequado, a importância do fracionamento das refeições, a importância de evitar os alimentos mais gordurosos, em detrimento daqueles mais saudáveis, das carnes mais magras, então de modo geral pensar junto numa alimentação, claro que a gente sabe que eles têm uma rotina estressante, mas dentro dessa rotina a gente ter um hábito mais saudável de vida”, disse

Os servidores veem de forma positiva a ação. Na opinião do analista judiciário Antonio Manoel Castelo Branco serve de alerta para o estado de saúde de cada servidor.

“Falta tempo pra gente cuidar da saúde então o Tribunal trazendo isso aqui pra gente nos ajuda muito a ver o nosso estado de saúde e ver como a gente pode melhorar, né, ter mais qualidade de vida”, frisou

Em Todo o Estado do Maranhão cerca de dois servidores do Judiciário já passaram por exames de saúde por meio desta ação. Outros dados importantes nos foram repassados pela Juíza de Direito, Dra. Karla Matos.

 ”Codó é a 14ª Comarca do Estado do Maranhão a receber esta ação e uma ação importantíssima porque aqui são prestados vários tipos de atendimento aos servidores, mais de 2 mil servidores já foram beneficiados com esta ação, eles fazem uma média de 4 exames cada um então já foram mais de 6 mil procedimentos de atendimentos pra os servidores”, concluiu

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias