TSE – Saiba onde ocorrerão novas eleições nos próximos dias e o motivo

Os eleitores dos municípios de Meruoca, no Ceará, e Rodeio Bonito e São José das Missões, no Rio Grande do Sul, voltarão às urnas no dia 5 de maio, de acordo com o calendário eleitoral das novas eleições de 2013. Nos três municípios serão eleitos novos prefeitos e vice-prefeitos. Até que sejam eleitos os novos representantes, tais cidades estão sendo governadas pelos respectivos presidentes das câmaras municipais.

Em todas essas cidades, as eleições foram anuladas porque os candidatos que concorreram com registro de candidatura rejeitado obtiveram mais de 50% dos votos válidos. Assim, os votos recebidos por eles foram anulados pela Justiça Eleitoral, ficando o candidato impedido de ser diplomado e empossado.

A Resolução nº 224/2013 do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) estabelece as normas para as novas eleições, e está publicada no Diário Eletrônico da Justiça Eleitoral do RS. Já a resolução nº 514/2013, do TRE-CE, fixa a data do pleito e aprova as instruções para a realização da nova eleição no município cearense.

Próximas eleições

No dia 7 de abril, ocorrem eleições em Triunfo-RS, Fortaleza dos Valos-RS, Sobradinho-RS, Tucunduva-RS, Caiçara do Rio do Vento-RN, Fernão-SP, Coronel Macedo-SP, Eldorado-SP, Muquém do São Francisco-BA, Serra do Mel-RN, Diamantina-MG, Joaquim Távora-PR, Cachoeira Dourada-MG, São João do Paraíso-MG, Biquinhas-MG e Pedra Branca do Amapari-AP.

Já ocorreram novas eleições este ano em dez municípios. No dia 3 de fevereiro, os eleitores de Guarapari-ES elegeram prefeito e vice. No dia 3 de março foi a vez dos eleitores de nove cidades voltarem às urnas para eleger seus novos representantes: Eugênio de Castro e Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul; Sidrolândia e Bonito, no Mato Grosso do Sul; Camamu, na Bahia; e Balneário Rincão, Campo Erê, Criciúma e Tangará, em Santa Catarina.

Cabe aos TREs determinar as novas eleições em seus respectivos Estados. Resolução do TSE recomenda que essas eleições sejam feitas no primeiro domingo de cada mês.

CL/LC

4 comentários sobre “TSE – Saiba onde ocorrerão novas eleições nos próximos dias e o motivo”

  1. Não sei não mais eu acho que o grupo do zito rolim, vai passar por várias situação, cada dia mais complicadas em todos os setores da sua administração entre choque de opiniões interna e falta de maturidade com a coisa pública, mais eu não acredito em novas eleições em codó, na minha humilde avaliação do atual panorama politico deste município, que ele irá até o final do mandato. Eu não estou fazendo nenhuma previsão, pode ser que mude a versão da história, ai meu povo só deus em sua estrema sabedoria divina e que vai dizer sim ou não.

Deixe uma resposta