Eliel dos Santos Lima, nasceu em Codó, no dia 29 de agosto. Filho de Augustinho Lima, e Maria Delzuita dos Santos Lima. Cresceu e se desenvolveu intelectualmente e profissionalmente em Codó. Eliel concluiu seus estudos, se formou e logo se tornou servidor público concursado na função de Assistente Administrativo. Paralelamente se tornou comunicador social, radialista profissional, com registro na DRT Nº 817/MA, atuando nas rádios Eldorado e Mirante de Codó.

Evangélico e com o profundo propósito de ajudar ao próximo, Eliel Lima também se tornou líder comunitário e fundador da Associação das Pessoas com Deficiência de Codó- ASPEDEC. Por quinze anos foi presidente da Associação Pestalozzi de Codó, desenvolvendo um trabalho abnegado e com valorosos resultados para o desenvolvimento da instituição, que atende a tantas crianças e adolescentes no município. Com grande identificação com a instituição, Eliel Lima se tornou membro e foi presidente do Rotary Club de Codó por dois mandatos.

 Rotary Club de Codó e a missão de apoio às comunidades

A trajetória de Eliel Lima no Rotary Club de Codó é marcada pelo compromisso com o serviço, pelo espírito de liderança e pela busca constante por fortalecer o impacto social da instituição. Seu primeiro contato com o Rotary aconteceu ainda na década de 1980, por meio de José Zito, rotariano do clube e seu colega de trabalho. Curioso sobre as ações desenvolvidas, acompanhava de perto as publicações da entidade e buscava conhecer cada vez mais o trabalho realizado em prol da comunidade.

A aproximação definitiva com o Rotary ocorreu a partir de 2009, durante a parceria na Campanha Natal Sem Fome, desenvolvida pela Associação Pestalozzi, Rotary Club, Grupo Águia e Tiro de Guerra. A experiência despertou sua identificação com os ideais rotários e o levou a tornar-se associado efetivo, passando a integrar oficialmente o movimento de serviço voluntário.

Campanhas sociais e uma trajetória atuante

Ao longo de sua caminhada, Eliel exerceu dois mandatos consecutivos como presidente do Rotary Club de Codó, período em que promoveu melhorias estruturais na sede da instituição. Também participou de uma Convenção Internacional do Rotary, realizada em São Paulo, vivência que considera um dos momentos mais marcantes de sua trajetória, ao conhecer lideranças rotárias de diversos países e ampliar sua visão sobre o alcance do trabalho desenvolvido pela organização. Atualmente, exerce a função de Diretor de Protocolo do clube.

Entre as ações que mais marcaram sua atuação estão a Campanha Natal Sem Fome, projeto pelo qual demonstra grande carinho, e a Campanha Hepatite Zero, iniciativa que considera um dos maiores exemplos do impacto social promovido pelo Rotary. Para Eliel, o valor que melhor representa o Rotary é o companheirismo, pois acredita que grandes projetos nascem da confiança entre as pessoas. Destaca ainda a integridade como princípio fundamental e afirma que a Prova Quádrupla do Rotary é uma importante referência ética para todas as decisões e ações da instituição.

Na vida profissional, atuando na área administrativa, procura colocar seus conhecimentos, especialmente na área da informática, a serviço do clube, contribuindo para aprimorar as rotinas e alcançar resultados concretos nas atividades rotárias.

Futuro do Rotary e as novas gerações

Ao falar sobre o futuro do Rotary, Eliel defende uma instituição cada vez mais dinâmica, moderna e presente na comunidade. Para ele, é preciso investir em projetos de impacto visível, aproximar-se da população, utilizar melhor a tecnologia, fortalecer a comunicação nas redes sociais e incentivar a participação de jovens, mulheres e novos profissionais.

Sua mensagem aos futuros associados é um convite ao protagonismo: “O Rotary não é um lugar apenas para assistir reuniões, mas para construir, servir e transformar vidas. Aqui ninguém precisa estar pronto para começar. Aprende-se servindo, cresce-se junto e acerta-se junto. O mundo precisa daquilo que só você pode oferecer.

A organização da 52ª Expocodó segue em ritmo intenso. Durante a Feira Genética, foi realizada uma reunião na Fazenda Igarapé, de propriedade do pecuarista Naum Ryfer, com parceiros do setor agropecuário para alinhar os preparativos do julgamento da raça Nelore e dos leilões de animais de elite, que estarão entre os principais destaques da programação deste ano da feira agropecuária.

Na ocasião, representando o município de Codó, estavam presentes a presidente da ACRIVI, Inalda Béder, e o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó, Iedo Barros, que se reuniram com representantes da Nelore Norte através do Pecuarista André Nogueira à convite do Dr Naum Ryfer.

O julgamento da raça Nelore tem papel fundamental na avaliação da qualidade genética dos animais, identificando os melhores exemplares e incentivando o melhoramento contínuo dos rebanhos. Além de reconhecer o trabalho dos criadores, a competição agrega valor aos animais e fortalece a pecuária regional.

Já os leilões de animais de elite representam uma importante oportunidade para a comercialização de genética superior, permitindo que produtores invistam em rebanhos de alta qualidade. O momento também favorece a troca de experiências, o fortalecimento de parcerias e a realização de novos negócios entre criadores, investidores e representantes do agronegócio.

Com o tema “A Força Jovem no Agro”, a 52ª Expocodó reafirma seu compromisso com o desenvolvimento da pecuária e do agronegócio, reunindo inovação, tecnologia e oportunidades de negócios. O evento deve atrair um público diversificado, impulsionando a economia local e consolidando-se como uma das mais importantes exposições agropecuárias da região.

Um adolescente, do residencial São Pedro, foi apreendido pela PM após apelo da mãe, que teve o nome preservado pela imprensa e pela polícia.

“A gente fez a condução dele, juntamente com a mãe que é a responsável por ele, para que fossem tomadas as providências cabíveis”, disse sargento Medeiros aos jornalistas

O garoto colocou uma faca no pescoço da própria mãe tentando obrigá-la a dar-lhe dinheiro para que consertasse uma moto que voltou a ficar com defeito depois do uso excessivo para a prática do ‘grau’. Sargento Medeiros constatou uma leve escoriação no pescoço da vítima e ela teria revelado que foi a faca usada pelo filho.

 

Vitor MANUEL Costa da Silva foi preso pela PM depois de cortar o braço esquerdo, usando um facão, de seu devedor. A vítima foi parar no HGM, mas está fora de perigo de morte.

Tudo por causa de uma dívida de R$ 70. Vitor contou aos militares que deu um facão para RickChard Cruz Cunha, de 27 anos, vender.

O objeto foi vendido, mas Vitor não viu nem o cheiro da grana e foi cobrar a prestação de contas na travessa Rio Grande de Norte/Manoel Januário, bairro São Sebastião.

“Apenas um golpe no braço esquerdo. Segundo o agressor a vítima estava na frente de sua casa. Esse agressor já tinha cortado outea pessoa no Residencial Santa Rita há 15 dias. Lá na delegacia disse quando sair vai terminar o serviço, foi apreendido o facão na casa do acusado”, contou sargento Fontelene.

Vitor Manoel já tem passagens por agressão à mulher.

Na noite da quinta-feira (25), o prefeito de Codó, Chiquinho FC (PT), reuniu autoridades municipais, lideranças políticas e apoiadores em um encontro realizado em sua residência para apresentar oficialmente os pré-candidatos que contarão com o apoio de seu grupo político nas eleições de 2026.

Durante seu discurso, Chiquinho FC destacou a importância do momento político e ressaltou as ações, investimentos e benefícios destinados a Codó por meio da atuação de cada um dos pré-candidatos apresentados. Segundo o prefeito, o apoio às candidaturas representa uma estratégia para fortalecer a representatividade do município nas esferas estadual e federal.

Foram apresentados como pré-candidatos apoiados pelo grupo:

• Luís Inácio Lula da Silva (PT) – Presidente da República;
• Juscelino Filho (PSDB-MA) – deputado federal;
• André Fufuca (PP-MA) – deputado federal;
• Francisco Nagib (MDB) – deputado estadual;
• Weverton Rocha – senador;
• Orleans Brandão (PDT) – pré-candidato ao Governo do Maranhão.

O encontro também serviu para reforçar o alinhamento entre as lideranças presentes e consolidar a base política que deverá atuar durante o período pré-eleitoral, com foco na ampliação do apoio às candidaturas apresentadas e na defesa de projetos considerados importantes para o desenvolvimento de Codó.

A expectativa do grupo é intensificar as articulações nos próximos meses, promovendo novos encontros e ampliando o diálogo com lideranças comunitárias e a população do município.

Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada na última terça-feira (23), o vereador Nunes do Náutico utilizou a tribuna para destacar ações voltadas ao esporte, à juventude e às obras de infraestrutura que vêm sendo executadas em diferentes regiões do município.

O parlamentar iniciou sua fala ressaltando a importância do esporte como ferramenta de inclusão social e formação cidadã. Nunes parabenizou os organizadores de eventos esportivos realizados recentemente na cidade e reconheceu o apoio da gestão municipal ao desenvolvimento dessas iniciativas. “O esporte transforma vidas, cria oportunidades e afasta nossos jovens de situações de vulnerabilidade. Por isso, sempre levanto essa bandeira e busco apoiar ações que incentivem a participação da juventude”, afirmou.

Revitalização da Praça da Paz: espaço de entretenimento e lazer no Codó Novo

Entre os destaques, o vereador citou a realização do primeiro torneio esportivo na Praça da Paz, localizada no bairro Codó Novo. Segundo ele, o evento reuniu crianças e adolescentes em um ambiente de lazer, integração e incentivo à prática esportiva. Nunes lembrou que a construção da praça foi resultado de uma indicação apresentada por seu mandato e aprovada pelos demais vereadores da Casa. “O nosso objetivo foi proporcionar um espaço onde as crianças pudessem praticar esporte, conviver em comunidade e desenvolver valores importantes para a vida. Ver aquele local cheio de jovens participando foi muito gratificante”, destacou.

O vereador também agradeceu o apoio do prefeito Chiquinho FC e do deputado estadual Francisco Nagib, que estiveram presentes nas atividades e têm contribuído para a realização de projetos voltados à juventude e ao esporte. Outro momento lembrado pelo parlamentar foi a instalação de um telão na Praça da Paz para que moradores acompanhassem a participação da Seleção Brasileira em competição internacional. A iniciativa reuniu famílias e moradores em um momento de confraternização e lazer comunitário.

Ajudando a revelar e impulsionar os talentos de Codó

Nunes do Náutico também destacou a realização de uma seletiva de futebol feminino em Codó, que contou com a participação de um avaliador da equipe da Ferroviária de Araraquara. O evento ofereceu a dezenas de jovens atletas a oportunidade de mostrar seu talento e buscar espaço no futebol profissional. “Foi uma iniciativa muito importante para nossas meninas. Tivemos uma grande participação e, inclusive, uma atleta de nossa cidade já seguiu para uma nova etapa de avaliação, mostrando que Codó possui talentos que merecem oportunidades”, ressaltou.

Reurbanização e revitalização dos bairros

Além das ações esportivas, o vereador destacou o avanço de obras de infraestrutura em diversos bairros do município. Entre elas, citou os serviços realizados na Rua do Puraquê e na Rua São Luís, que incluem melhorias urbanísticas, implantação de canteiros centrais, iluminação pública e intervenções voltadas à segurança da população. Segundo o parlamentar, os investimentos contribuem para a valorização dos bairros e proporcionam mais qualidade de vida aos moradores. “São obras que levam mais segurança, mobilidade e dignidade para a população. Estamos acompanhando de perto essas melhorias e trabalhando para que novos benefícios cheguem a outras comunidades”, concluiu o vereador.

O vereador encerrou seu espaço fazendo uma homenagem ao paratleta Marcelo Macedo, filho de José Maria Carvalho Macedo (Zé Baixinho) e Marieuza Moura Macedo. O parlamentar leu uma pequena parte da biografia de Marcelo, que mesmo após um acidente, construiu uma história de superação através do desporto em Codó.

Uma mulher de 40 anos, identificada como Jaciane dos Anjos Soares, foi assassinada a tiros na noite da última quarta-feira (24), na 3ª Travessa 1º de Maio, localizada no bairro São Francisco, em Codó. O crime ocorreu minutos após a vítima ter fugido de uma tentativa de furto em uma residência na mesma região.

De acordo com informações do capitão Alysson, do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Jaciane foi alvejada com um disparo nas costas. Apesar da gravidade do ferimento, ela permaneceu consciente por alguns momentos e conseguiu relatar detalhes do ocorrido aos policiais militares que atenderam à ocorrência.

“Inclusive, ela deu características de quem teria sido o autor deste homicídio. Ainda viva, passou algumas informações, com dores, mas estava conversando. O SAMU chegou e, no caminho [do hospital], ela chegou a falecer”, explicou o capitão em entrevista à imprensa local.

Tentativa de furto e execução

A investigação preliminar da Polícia Militar aponta que o homicídio pode estar diretamente relacionado a um crime frustrado ocorrido momentos antes. Jaciane e um comparsa teriam tentado invadir uma residência para praticar um crime. No entanto, o proprietário do imóvel e seus familiares reagiram e conseguiram conter a dupla.

O comparsa dela foi imobilizado pelos moradores até a chegada da Polícia Militar, que efetuou a prisão em flagrante. Jaciane conseguiu escapar do cerco da população, mas, enquanto em casa de parentes dela no  bairro São Francisco, foi encontrada  por uma pessoa, ainda não identificada, e alvejada pelas costas.

Ainda segundo o capitão Alysson, a vítima não soube explicar a motivação exata do disparo antes de morrer.

“Ela, que foi vítima de homicídio, também estava contida, conseguiu fugir, aí ela foi encontrada por alguém e foi executada”, concluiu o oficial.

A Polícia Civil deve assumir o caso para identificar o autor dos disparos e esclarecer as circunstâncias da execução.

Em clima de festa e com a energia que só o brasileiro tem, as Óticas AHP lançam uma campanha especial para quem gosta de torcer com estilo, conforto e muita proteção. Afinal, a torcida mais animada do mundo merece enxergar cada momento com qualidade.

Inspirada no espírito da Copa do Mundo, a campanha destaca uma linha de óculos de sol que une design moderno, proteção UV e o atendimento de confiança que já é marca registrada das Óticas AHP.

Além de proteger os olhos, os modelos oferecem conforto para todos os momentos, seja para acompanhar os jogos, curtir eventos ao ar livre ou simplesmente demonstrar o orgulho de ser brasileiro.

Vista-se de Brasil, vista AHP! Porque a emoção do futebol é ainda melhor quando vivida com estilo. Nas Óticas AHP, a paixão pelo esporte e o cuidado com a visão jogam no mesmo time.

Óticas AHP: a escolha de quem torce pelo Brasil com elegância, qualidade e muita personalidade.

Durante a 18ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada na última terça-feira (23), o vereador Hermínio da Farmácia apresentou e teve aprovado o Projeto de Lei Nº 05/2026, que reconhece como de utilidade pública a Associação de Proteção Animal da Codó (APAC), e cobrou melhorias na estrutura utilizada em operações de busca e resgate realizadas pelo Corpo de Bombeiros no município.

O parlamentar iniciou seu pronunciamento comemorando a aprovação da proposta que concede o título de utilidade pública à entidade liderada por Marilene (APAC), reconhecendo a importância do trabalho desenvolvido em defesa dos animais. “Essa é uma conquista importante para a instituição, que realiza um trabalho muito importante, com muita dedicação e faz a diferença para a causa animal em nosso município. Agora o projeto segue para a sanção do prefeito e certamente contribuirá para fortalecer ainda mais as ações da associação e a defesa da causa animal em nosso município”, destacou.

Corrida FLACODÓ em benefício da APAC

O vereador também anunciou que a atividade desportiva ‘Corrida da FLACODÓ’, que acontecerá no dia 26 de julho, terá a renda revertida para a APAC e ajudar nas atividades da causa dos animais em Codó

Mais estrutura para operações de busca e resgate em rios e áreas alagadas

Em seguida, o vereador Hermínio abordou um tema que classificou como de extrema importância: a necessidade de melhor estrutura para operações de busca e resgate em rios e áreas alagadas da região. O edil citou dois casos recentes que resultaram em mortes e chamou atenção para as dificuldades enfrentadas durante as buscas pelas vítimas. Segundo ele, nas duas ocorrências foi observada a ausência de recursos adequados para a atuação das equipes responsáveis pelos resgates.

De acordo com o parlamentar, em uma das situações foi necessária a disponibilização de uma embarcação particular para auxiliar nos trabalhos. Ele também relatou que, em outro caso recente, uma embarcação já abastecida e autorizada para uso teria sido colocada à disposição para apoiar as buscas. Hermínio afirmou que o município precisa discutir formas de fortalecer a capacidade operacional dos órgãos responsáveis por esse tipo de ocorrência, garantindo mais agilidade e eficiência nas ações de resgate. “O que vimos foi o sofrimento das famílias em busca de respostas. Precisamos garantir que as equipes tenham condições adequadas para atuar nesses momentos tão delicados”, ressaltou.

Vereador reforça a disposição de sua estrutura particular para ajudar nas operações e treinamentos

O vereador também reforçou que a estrutura do Rancho da Pesca permanece disponível para colaborar com as operações quando necessário. Segundo ele, embarcações, apoio mecânico e suporte técnico podem auxiliar no fortalecimento desse trabalho. “Colocamos à disposição toda a estrutura necessária para colaborar, seja com embarcações, manutenção ou apoio operacional. O objetivo é contribuir para que os serviços sejam realizados da melhor forma possível e que a população tenha o atendimento que merece”, afirmou.

Ao encerrar sua fala, Hermínio da Farmácia reforçou a importância da união entre instituições, poder público e sociedade para enfrentar desafios relacionados à segurança, ao resgate de vítimas e à proteção da vida dos codoenses.

O cenário eleitoral em Codó passou por atualizações importantes, tanto na estrutura dos locais de votação quanto no número total de cidadãos aptos a votar.

Em entrevista ao jornalista Daniel Sousa, para os programas de rádio A Conversa é com Acélio e para o Cidade Notícias, o chefe do cartório da 7ª Zona Eleitoral, Ivo Pinheiro Bento, trouxe detalhes sobre as recentes alterações logísticas e o impacto dos cancelamentos de títulos no município.

Mudanças nos locais de votação

Para garantir a fluidez do processo democrático, o cartório eleitoral precisou remanejar seções devido a reformas estruturais. As alterações divulgadas por Ivo Pinheiro Bento são:

  • Supletivo Lúcia Bayma: Os eleitores que votavam nesta unidade (localizada no final da Rua Afonso Pena) foram transferidos para a Escola Cívico-Militar 2 de julho Nagib Buzar.

  • Povoado KM 17: Quem exercia o voto na Escola Raimundo Pinheiro Pires agora deverá se dirigir ao CMEI Francelena Alves Magalhães, situado no mesmo povoado.

A Justiça Eleitoral orienta que os eleitores dessas seções fiquem atentos às mudanças para evitar contratempos no dia do pleito.

Mais de 23 mil Títulos Cancelados

Outro ponto de destaque na entrevista foi o encolhimento significativo do eleitorado codoense. Pelas projeções iniciais, o município deveria contar com um contingente de 105.937 eleitores.

No entanto, um expressivo contingente de 23.342 cidadãos teve o título cancelado por ausência injustificada às urnas por três eleições consecutivas.

Raio-X do Eleitorado em Codó:

  • Potencial inicial: 105.937 eleitores

  • Títulos cancelados: 23.342

  • Total de eleitores aptos: 82.595

Com a limpeza dos dados e a aplicação das regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), restaram exatamente 82.595 eleitores aptos a exercer o direito do voto nas próximas eleições em Codó.