
A cidade de Codó viveu uma manhã histórica no último dia 19 com a realização da 1ª Feira Ambiental de Codó, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMAM). O evento, realizado no Parque de Exposições Walter Zaidan, reuniu mais de 600 participantes e consolidou-se como uma das maiores ações de conscientização ambiental já promovidas no município.
Com uma programação diversificada e interativa, a feira ofereceu oficinas e atividades educativas voltadas para temas essenciais da sustentabilidade, como compostagem, hortas urbanas, análise da qualidade da água, direito ambiental, licenciamento e fiscalização ambiental, além de educação ambiental. O objetivo foi aproximar a população das questões ambientais de forma prática, acessível e participativa.

Fortes parcerias para uma cidade sustentável
A iniciativa contou ainda com uma ampla articulação intersetorial. Em parceria com diversas secretarias municipais e instituições parceiras, foram montados espaços de esporte, lazer e convivência, além da distribuição de lanches e a realização de uma animada gincana ecológica, que envolveu estudantes da rede municipal de ensino em desafios educativos e atividades voltadas à preservação ambiental.
O evento foi resultado da união de esforços entre as Secretarias de Meio Ambiente, Agricultura, Juventude, Esportes, Casa Civil, Saúde, Direitos Humanos, o SAAE e a ACRIVI, demonstrando que a construção de uma cidade mais sustentável depende do compromisso coletivo e da integração entre diferentes setores.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Ferdinando Rocha, a feira representa um marco para o município. “Nosso objetivo foi sensibilizar a comunidade para a importância da preservação ambiental e mostrar que cada cidadão tem um papel fundamental na construção de um futuro mais sustentável. O resultado superou todas as expectativas e reforça que Codó está pronta para avançar cada vez mais nas políticas públicas ambientais.”
A expressiva participação popular e o entusiasmo dos estudantes, professores, servidores e parceiros evidenciaram o sucesso da iniciativa, que já nasce como referência em educação ambiental e mobilização social no município. A 1ª Feira Ambiental de Codó deixa um legado importante: a certeza de que educação, participação popular e compromisso institucional são ferramentas fundamentais para transformar a relação da sociedade com o meio ambiente.


Conselho Municipal de Meio Ambiente
Outro destaque importante da 1ª Feira Ambiental de Codó foi a participação ativa do Conselho Municipal de Meio Ambiente, que desempenhou papel fundamental na organização e realização do evento. O conselho levou ao público uma exposição de peças de crochê e artesanato produzidas por artesãs locais, demonstrando como a sustentabilidade também pode gerar renda, inclusão social e valorização da cultura regional. A feira evidenciou que a preservação ambiental vai muito além da proteção dos recursos naturais, envolvendo também o fortalecimento da economia criativa, da educação e da cidadania.

Total apoio da gestão Fé, Trabalho e Futuro e do deputado Nagib
Toda a iniciativa contou com o apoio decisivo da gestão municipal, liderada pelo prefeito Chiquinho FC, que tem fortalecido as políticas públicas voltadas ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável. O evento também recebeu o apoio do deputado estadual Nagib, parceiro das ações que promovem qualidade de vida, conscientização ambiental e desenvolvimento para a população codoense.
O sucesso da 1ª Feira Ambiental de Codó demonstra a força da união entre poder público, instituições parceiras, conselhos, escolas e sociedade civil. Mais do que um evento, a feira tornou-se um marco para o município e um exemplo de como a educação ambiental, quando construída de forma coletiva, pode transformar realidades e inspirar novas gerações.

O fortalecimento da participação feminina no agronegócio foi tema de uma importante reunião das Mulheres do Agro de Codó, que reuniu lideranças estaduais, representantes de entidades do setor e mulheres empreendedoras em um momento de integração, troca de experiências e fortalecimento da categoria.
A programação teve início às 18h30, com a recepção das participantes e abertura oficial do evento. Na ocasião, foram abordados temas sobre a importância da atuação das mulheres no desenvolvimento do agronegócio e a necessidade de ampliar espaços de representatividade e fortalecimento da classe.

Entre as autoridades e representantes convidadas para a abertura estavam Raimundo Coelho, presidente licenciado do Sistema FAEMA/SENAR; Iedo Barros, presidente do SINCODO; Christiane Gedelha, assessora especial da SAGRIMA; Keyssiane Soeiro, vice-presidente da Comissão Estadual das Mulheres do Agro; Inalda Béder, presidente da Comissão de Codó; e Shirley Bruzaca, representante da Ação Pela Cidadania – Natal Sem Fome.

Uma verdadeira transformação no campo
O presidente licenciado do Sistema FAEMA/SENAR, Raimundo Coelho, destacou a trajetória de mobilização que vem sendo construída no estado, a partir da criação de comissões femininas em sindicatos rurais e da articulação promovida pelo Sistema FAEMA/SENAR, em parceria com a CNA. Ele afirmou que o movimento o movimento representa uma verdadeira transformação no campo.
“É um orgulho para mim, toda vez que eu vou em encontros das mulheres do agro. Neste momento, nós estamos aqui nesse encontro das mulheres do agro de Codó. Aí me faz lembrar, enquanto a gente teve a ideia de formar uma comissão das mulheres do agro em cada sindicato do estado do Maranhão. Com isso, nós levamos uma boa amostra das mulheres do agro do estado do Maranhão para uma discussão e boas palestras em São Luís, momento em que foram escolhidas as representantes do Maranhão na organização das mulheres do agro, na comissão das mulheres do agro estadual para Brasília. Então, uma delas está aqui, que é a Keisianne, ao lado das representantes das comissões e da nossa presidente Inalda, aqui de Codó, que estão fazendo uma revolução”, afirmou
A programação contou ainda com apresentações institucionais, espaço para diálogo e um momento especial dedicado à filiação ao SINCODO. Durante essa etapa, foram apresentados os benefícios e as oportunidades oferecidas às novas associadas, além da disponibilização de formulários e orientação para as interessadas em integrar a entidade.

Encontro Regional das Mulheres do Agro durante a 52ª Expocodó – A Força Jovem no Agro
O encontro também apresentou registros fotográficos, produção de vídeos para divulgação do Encontro Regional das Mulheres do Agro durante a 52ª Expocodó – A Força Jovem no Agro e a realização da tradicional foto oficial do grupo Mulheres do Agro de Codó, simbolizando a união e o espírito colaborativo das participantes.
“Hoje aqui reunimos a Comissão das Mulheres do Agro de Codó, um momento importante para que as mulheres possam fazer parte oficialmente do sindicato dos produtores rurais de Codó e nós temos a nossa comissão oficializada pela FAEMA Senar ligada a CNA. Esse foi um momento também de participação das mulheres na construção do nosso encontro regional e é o que acontecerá na 52ª ExpoCodó, este evento que é o Encontro Regional das Mulheres do Agro acontecerá em 5 de agosto, e mostrando que as mulheres estão engajadas, estão participando e se preparando para acolher todas as mulheres que vêm de outras comissões para participar deste evento aqui conosco. É um momento especial, para pensar o futuro da Comissão das Mulheres do Agro de Codó, que cada vez mais avançar”, declarou Inalda Béder, presidente da Comissão das Mulheres do Agro de Codó.
Encerrando a programação, foi servido um lanche de confraternização, proporcionando um ambiente de interação, troca de ideias e fortalecimento dos laços entre as mulheres que contribuem diariamente para o crescimento do agronegócio no município e na região. O evento reafirmou o compromisso das entidades organizadoras com a valorização do protagonismo feminino e com a construção de uma rede cada vez mais forte e participativa no setor agropecuário.

O Brasil inteiro conseguiu respirar mais aliviado depois da vitória por 3X0 do Brasil contra o Haiti, na última sexta-feira, dia 19 de junho. Assim como em todo território nacional e até em comunidades de brasileiros em países estrangeiros, famílias e amigos se reúnem para assistir as partidas e torcer com toda a energia pelo nosso esquadrão canarinho.

Praça da Paz: Torcida pé quente no Codó Novo
No bairro Codó Novo, uma das maiores comunidades do município, os moradores ganharam recentemente um novo espaço de recreação e lazer e que já está se tornando um point pé quente para assistir os jogos da seleção. Na última sexta-feira, os moradores realizaram uma grande festa na Praça da Paz para curtir a vitória da Seleção Brasileira frente ao time do Haiti, mostrando que o espeço é pé quente.

Convite para a próxima quarta, dia 24 de junho
“Assim como no jogo de esteia da Seleção Brasileira, quando inauguramos o espaço junto com o prefeito Chiquinho e os moradores, estamos aqui firmes e fortes, mostrando que somos fãs, somos torcedores natos, somos patriotas, somos seleção brasileira, e aqui já estendendo o convite. Na próxima quarta-feira, a partir de às 19h, aqui na Praça da Paz, telão e muitos brasileiros aqui assistindo e torcendo pelo nosso Brasil. Obrigado, grande abraço!”, convidou o vereador Nunes do Náutico.
A entrega da revitalização da Praça da Paz aconteceu no último dia 13 de junho, primeiro jogo da seleção, com muita festa, Torneio da Travinha e com a presença do prefeito Chiquinho FC, vereador Nunes do Náutico, pequenos atletas, moradores e amigos da comunidade.

A agência do Banco do Brasil de Codó fará uma semana de negociação de dívidas pelo Desenrola Brasil 2.0 dd 22 a 26 de junho – segunda sexta.
Todos os dias, de 9 às 10h da manhã, horário especial de atendimento para quem tem dívida atrasada há pelo menos 90 dias ou mais.
É necessário que sua divida com Cartão de Crédito, Cheque Especial, empréstimos na modalidades de crédito pessoal ou Crédito Direto ao Consumidor (CDC) tenha sido contraída até 31 /01/26.
Haverá descontos de até 90%, os juros da renegociação não poderão passar de 1,99% e você ainda poderá pagar em 48 meses.
Aproveite para se desenrolar esta semana no Banco do Brasil.
Se você está procurando o lugar ideal para morar, seja para alugar ou comprar, o corretor Igor Soares apresenta duas excelentes opções com alto padrão de qualidade e localizações privilegiadas.
1. Apartamentos para Aluguel no Bairro São Sebastião
Para quem busca praticidade, excelente localização e ambientes modernos, estão disponíveis apartamentos para locação na região de São Sebastião.
- Localização: Próximo ao posto Cobel, garantindo fácil acesso a serviços essenciais.
- Estrutura: Imóveis com excelente iluminação natural, acabamento de qualidade, salas integradas e cozinhas prontas para uso.
2. Casa Pronta para Morar à Venda no Bairro Santa Teresinha
Se o seu objetivo é realizar o sonho da casa própria, esta residência oferece todo o conforto, espaço e a segurança que a sua família merece.
- Estrutura Interna: Conta com 2 suítes confortáveis, sala ampla ideal para recepções e cozinha bem estruturada.
- Área Externa: Garagem coberta e um quintal bem amplo para momentos de lazer.
- Diferencial: Imóvel com acabamento refinado, construído todo no porcelanato.
Entre em Contato
Não perca a chance de fechar um excelente negócio e agendar a sua visita informativa.
- Corretor: Igor Soares (CRECI 8777)
- Telefone e WhatsApp: (99) 98810-1045
Cuidar das suas roupas com praticidade e rapidez ficou ainda mais fácil. Se você procura economia de tempo e excelência na lavagem e secagem, nós temos o lugar certo para você.
VENHA PARA A LAVANDERIA 60 MINUTOS
Endereço: Avenida Augusto Teixeira, Codó.
Aqui você conta com:
- Atendimento Normal: Funcionamento 24h para se adequar à sua rotina.
- Lave e Seque: Suas roupas prontas com agilidade e a qualidade que você já conhece.
- Aberta Todos os Dias: Pronta para atender você sempre que precisar.
Agradecemos a preferência e a confiança de todos os nossos clientes.
Esperamos por você.
Teve início neste fim de semana um dos eventos religiosos mais tradicionais da região: o Festejo de São Pedro 2026.
Organizado pela Paróquia São Pedro, pertencente à Diocese de Coroatá e localizada na Av. Castelo Branco, nº 1674, em Codó – MA, as celebrações se estendem do dia 20 a 29 de junho de 2026, trazendo momentos de forte devoção, oração e integração comunitária.
Sob a liderança do pároco Padre Jaime de Oliveira Santos, o festejo deste ano traz como tema central “Nutridos pelo pão edificamos a nossa igreja” e o lema “Tu és Pedro e sobre essa pedra edificarei a minha igreja” (Mt 16,18).
Noite dos Meios de Comunicação
Dentro do cronograma diário de celebrações, a segunda-feira, 22 de junho de 2026, reserva um momento especial dedicado aos profissionais da imprensa e comunicadores locais.
A Paróquia São Pedro e a Comissão Organizadora emitiram um convite oficial direcionado aos veículos de comunicação para participarem da Noite dos Meios de Comunicação.
A noite festiva do dia 22 terá a responsabilidade litúrgica voltada para a Pastoral do Dízimo e a Pascom (Pastoral da Comunicação), contando com a presença de dizimistas, profissionais dos meios de comunicação e fiéis convidados da Paróquia São Sebastião. A celebração será presidida pelo Padre Orlando.
Programação segue Até o Dia 29 de Junho
O folheto oficial do evento, registra detalha que o festejo conta com uma rotina litúrgica diária fixa, iniciando sempre às 18h com o Terço e às 19h com a Missa, além de programações e convidados especiais para cada dia da semana:
- Terça-feira (23/06): Noite voltada para a Ordem Franciscana Secular (OFS) e Legião de Maria, com presidência do Pe. Raimundo Pereira da Silva.
- Quarta-feira (24/06): Dedicada aos MECES, Coroinhas e Leitores, celebrada pelo Padre Justene Mouzinho.
- Quinta-feira (25/06): Participação da Infância e Adolescência Missionária (IAM), Catequese, Acolhida e Coral São Pedro, sob a presidência do Pe. Antônio Carlos.
- Sexta-feira (26/06): Noite com as Irmãs Servas de Maria Reparadoras e Associação Nossa Senhora das Dores, presidida pelo Padre Francineuton.
- Sábado (27/06): Programação especial com a Missa dos Doentes às 9h da manhã. À noite, a celebração recebe forças de segurança e salvamento (Polícia Militar, Polícia Civil, DMTRANS, Corpo de Bombeiros e Tiro-de-Guerra 08-007), presidida pelo Padre Eduardo.
- Domingo (28/06): Noite dedicada à Juventude e empresários codoenses, sob a liderança do bispo Dom Sebastião Bandeira.

- Segunda-feira (29/06) – Encerramento: O grande encerramento no dia de São Pedro reunirá todas as pastorais da paróquia e a comunidade geral de Codó, com missa presidida pelo Padre Edvan Vieira Serra Sena.
Prepare o seu coração e a sua torcida, porque hoje à noite o Bar da Taboca vai tremer.
A Flashnet apresenta um evento imperdível com muita música, energia lá no alto e a grande Escolha da Musa da Copa!
ATRAÇÕES CONFIRMADAS:
- Thierry Sousa
- Francys Jack do Arrocha
- A Japa
QUANDO E ONDE?
- Data: Hoje, 20 de Junho (Sábado)
- Horário: A partir das 21h
- Local: Bar da Taboca
INGRESSOS:
Corra para garantir o seu! Os ingressos antecipados do 1º Lote estão por apenas R$ 25,00 à venda diretamente no Bar da Taboca.
Não fique de fora dessa grande festa. Chame os amigos, vista sua camisa verde e amarela e venha curtir a melhor vibe da região!
Vem aí um grande evento para movimentar o bairro Codó Novo! No próximo sábado, dia 27 de junho, a partir das 19h, será realizado um Super Bingo no tradicional Bar da Telma, localizado na Travessa São Luís.
O evento promete animar a noite dos moradores com ótimos prêmios e muita diversão. As cartelas já estão à venda pelo valor de apenas R$ 5,00.
Confira a premiação:
- 1º Prêmio: Uma sanduicheira
- 2º Prêmio: Uma cesta básica
- 3º Prêmio: Outra cesta básica
- 4º Prêmio: R$ 100,00 no Pix
Serviço:
- O quê: Super Bingo
- Quando: Sábado, 27 de junho, às 19h
- Onde: Bar da Telma (Travessa São Luís, Codó Novo)
- Valor da cartela: R$ 5,00
LOGO APÓS O BINGO, teremos música ao vivo com muito forró e arrocha para você.

Em entrevista concedida hoje, 19, ao programa Cidade Notícias, da rádio FC FM, conduzido pelo jornalista Alberto Barros, o deputado estadual Francisco Nagib anunciou a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 2,9 milhões. O recurso será integralmente aplicado nas obras de reforma da MA-123, rodovia estadual que conecta os municípios de Codó e Afonso Cunha, no leste do Maranhão.
Durante a conversa, o parlamentar detalhou os bastidores da articulação política e o diálogo com lideranças locais que cobravam melhorias na via. Segundo Nagib, a intervenção inicial contou com o apoio de um grupo de moradores e amigos que planejava realizar manifestações públicas dentro da cidade de Codó.
“Eu destinei R$ 2,9 milhões de minha emenda parlamentar para essa estrada. Não era suficiente para deixar ela perfeita, [então] um grupo de amigos quis se manifestar, eu os convenci e foi muito bom esse diálogo. Disse – ‘Gente, vamos conversar, se vocês querem ser ouvidos, vamos que eu consigo que eles nos escutem'”, relatou o deputado.
Parceria com o Governo do Estado
O deputado explicou que a cobrança foi levada diretamente ao Poder Executivo Estadual durante uma passagem da comitiva de Carlos Brandão pelo aeroporto FC.
A partir disso, uma equipe técnica da Secretaria de Estado da Infraestrutura (SINFRA) foi enviada à região para mapear as condições da rodovia, que possui cerca de 70 quilômetros de extensão. O levantamento identificou mais de 40 pontos críticos que necessitam de intervenção imediata.
Para viabilizar a execução dos reparos emergenciais, o orçamento total foi ampliado. O governo estadual deve aportar uma contrapartida, totalizando um investimento que gira entre R$ 5 milhões e R$ 6 milhões.
Meta de Asfaltamento
Embora o objetivo de longo prazo seja a pavimentação asfáltica completa da MA-123 — obra estimada em mais de R$ 120 milhões —, Nagib esclareceu que o foco atual é garantir a trafegabilidade da estrada por meio da estruturação da base.
-
Custo total estimado para asfalto completo: R$ 120 milhões
-
Investimento liberado para a fase inicial: R$ 5 a R$ 6 milhões (Emenda + Governo)
-
Objetivo imediato: Execução da base estrutural para posterior aplicação de asfalto.
“O governador disponibilizou um montante pra gente começar a fazer a base, pra depois vir o asfalto. Então nós vamos executar isso, essa estrada vai ficar boa”, garantiu.
De acordo com o cronograma estipulado pelo deputado, o empenho da emenda parlamentar deve ser concluído impreterivelmente até o dia 3 de julho, prazo limite que antecede o período de vedações da legislação eleitoral deste ano.
PUBLICIDADES
A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

CHAPAGAS

LANCHÃO DO TROVÃO
REGIONAL TELECOM

OPTICA AHP

APP RAD MAIS

MATRICULAS ABERTAS

LOTAÇÃO

Marque Consulta

PANIFICADORA ALFA

COMERCIAL AVENIDA E CENTRO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

Venda de Imóveis Codó-MA

Imprima

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Mundo do Real

SEMANA RAD+

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA


CAWEB FIBRA

BRILHO DO SOL


Imprima

Reginaldo


