
Durante a 18ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada na última terça-feira (23), o vereador Ibrahim Neto utilizou a tribuna para abordar temas de relevância social, como a proteção dos idosos, o combate às drogas e os benefícios da recém-inaugurada Praça São Pedro para a população codoense.
O parlamentar iniciou seu pronunciamento destacando o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho. Ibrahim ressaltou a importância da data como forma de alertar a sociedade sobre casos de abuso, discriminação e maus-tratos enfrentados por muitos idosos. Segundo o vereador, é fundamental que familiares e cuidadores garantam atenção, carinho e acolhimento àqueles que tanto contribuíram para a formação das gerações atuais. “Precisamos cuidar dos nossos idosos para que eles tenham um envelhecimento digno, cercado de amor, respeito e atenção. Eles merecem todo o nosso reconhecimento e cuidado”, afirmou.
Nova Praça do Bairro São Pedro, mais um espaço para as famílias codoenses
Ao relacionar o tema à realidade do município, Ibrahim Neto destacou a inauguração da Praça São Pedro, entregue recentemente pela gestão do prefeito Chiquinho FC. Para o vereador, o novo espaço representa um importante ponto de convivência e lazer para a população, especialmente para os idosos. “Fiquei muito feliz ao ver muitos idosos aproveitando aquele espaço. É um ambiente onde poderão realizar atividades físicas, conversar, interagir com outras pessoas e desfrutar de momentos de lazer. Como morador da região de São Pedro, fico muito satisfeito em ver essa conquista para a comunidade”, declarou.
Poder público e sociedade unidos no combater as drogas
Em outro momento de sua fala, o parlamentar chamou atenção para o Dia Internacional de Combate às Drogas, ressaltando os impactos negativos que a dependência química provoca nas famílias e na sociedade. Ibrahim Neto enfatizou que o enfrentamento ao problema não deve ser responsabilidade apenas do poder público, mas também de toda a sociedade. “As drogas destroem vidas, comprometem a saúde mental, afetam as relações familiares e causam inúmeros prejuízos sociais. Cada cidadão pode contribuir para orientar, acolher e ajudar alguém a sair desse caminho”, destacou.
O vereador também fez referência ao trabalho desenvolvido em Codó por instituições que atuam na recuperação de dependentes químicos, citando o projeto liderado pelo Padre Orlando, que acolhe pessoas que enfrentam problemas relacionados ao uso de drogas lícitas e ilícitas. Para Ibrahim, iniciativas como essa merecem apoio e valorização da população, pois desempenham um papel fundamental na recuperação de vidas e no fortalecimento das famílias. Encerrando seu pronunciamento, o parlamentar desejou um bom trabalho aos colegas vereadores e reforçou a importância de ações coletivas voltadas à promoção da dignidade humana, da saúde e do bem-estar social no município.

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Codó, realizada na última terça-feira (23), o vereador Teonilo do Garra destacou importantes obras executadas pela gestão municipal e chamou a atenção para os problemas enfrentados pela população em decorrência das constantes interrupções causadas pelos trens da Transnordestina na área urbana da cidade.
Importantes obras da Gestão Fé, Trabalho e Futuro
Inicialmente, o parlamentar parabenizou o prefeito Chiquinho FC pelos investimentos em infraestrutura e urbanização de diversos bairros do município. Teonilo ressaltou a inauguração da Praça no Bairro São Pedro, considerada por ele uma importante conquista para os moradores da região. “Depois de muitos anos de espera, hoje a população conta com uma praça bonita e bem estruturada. Além disso, várias ruas estão recebendo bloquetes e melhorias que garantem mais qualidade de vida para os moradores”, destacou.
O vereador também anunciou novas obras previstas para os bairros São Francisco e São Benedito. Segundo ele, diversas ruas do São Francisco receberão pavimentação asfáltica, enquanto no São Benedito serão realizadas intervenções na Avenida São Benedito, na Avenida Dr. José Anselmo e em várias travessas.
População clama por solução aos problemas causados pela manobra do trem no centro de Codó
Ao abordar outro tema, Teonilo do Garra manifestou preocupação com os inúmeros transtornos causados pela operação de manobra e permanência dos trens da Transnordestina parados no centro da cidade, principalmente nos horários de maior movimento. O parlamentar afirmou que tem recebido reclamações frequentes da população devido ao longo tempo em que as composições permanecem paradas, dificultando o deslocamento de motoristas, motociclistas e pedestres.
“O direito de ir e vir é garantido pela Constituição. No entanto, em Codó, muitas pessoas acabam perdendo compromissos ou enfrentando grandes atrasos porque os trens ficam parados por horas, justamente nos horários de pico, quando pais estão buscando seus filhos nas escolas ou trabalhadores estão se deslocando para suas atividades”, ressaltou.
Diante da situação, Teonilo sugeriu que a Câmara Municipal se mobilize para buscar uma solução junto à concessionária responsável pela ferrovia. Entre as propostas defendidas pelo vereador está a definição de horários específicos para a circulação, além de outro local, fora do perímetro urbano, para manobras e paradas dos trens, evitando maiores prejuízos à mobilidade urbana. “Precisamos unir forças e buscar providências. A população não pode continuar sendo prejudicada diariamente por essa situação. É necessário encontrar alternativas que reduzam os transtornos e garantam mais fluidez ao trânsito da nossa cidade”, concluiu o vereador.

Em clima de união, troca de experiências e valorização da força feminina no campo, o Encontro das Mulheres do Agro de Codó reuniu produtoras rurais, empreendedoras e convidadas especiais em um momento marcado pela confraternização, conhecimento e celebração.

Com uma decoração temática acolhedora e uma mesa repleta de comidas típicas, o encontro proporcionou um ambiente de integração entre mulheres que, diariamente, contribuem para o fortalecimento do agronegócio e para o desenvolvimento da região. Além da programação especial, o evento foi uma oportunidade para estreitar laços, compartilhar experiências e reafirmar a importância do protagonismo feminino no setor agropecuário.

Presente no evento, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó, Iedo Barros, destacou o crescimento da Comissão das Mulheres do Agro. “O Sindicato do Produtores Rurais de Codó só tem que agradecer a esse grande trabalho que vem se desenvolvido por essas mulheres, dando destaque para a presidente da Comissão das Mulheres, Inalda Béder, e que vem fazendo um grande trabalho. Hoje referência até a nível de Estado. Hoje o grupo de Mulheres de Codó tem destaque especial em todas essas feiras que vem acontecendo dentro do Estado do Maranhão. Outro ponto muito importante é a filiação das mulheres ao Sindicato, que antes era composto cem por cento por homens e hoje vemos a crescente presença das mulheres junto com a gente. Hoje o quadro de nosso sindicato tem mais mulher que homem. Isso é bom pois estamos vendo o empenho das mulheres dentro das suas disponibilidades, dentro dos seus afazeres, a gente está vendo que elas estão tendo uma dedicação muito especial para o trabalho delas voltados ao desenvolvimento do agro em nossa região”.
A coluna social registra alguns dos melhores momentos dessa edição, que mais uma vez demonstrou a força, a dedicação e a união das mulheres que fazem a diferença no agro codoense. Confira alguns registros do Encontro das Mulheres do Agro de Codó e reviva os momentos que marcaram essa grande celebração!


A tradicional paixão pelo esporte e a solidariedade vão caminhar juntas no próximo mês em Codó. Em entrevista concedida ao jornalista Daniel Sousa, o vereador Hermínio da Farmácia trouxe detalhes sobre a organização da corrida FLA CODÓ 2026, agendada para o dia 26 de julho. Além de promover a saúde e a integração dos participantes, o evento deste ano terá um papel social fundamental: apoiar a causa animal no município.
Segundo o parlamentar, as inscrições já estão abertas e podem ser realizadas de forma simples e rápida pela internet.
“A gente tem um link no Instagram @flacodo. Você se inscreve, custa R$ 75,00, participa, ganha camisa, medalha e ajuda a APAC”, explicou Hermínio da Farmácia.
Apoio à causa animal
O grande diferencial da edição de 2026 é o destino de parte da arrecadação. Parte do valor arrecadado com as inscrições será revertido para a APAC (Associação de Proteção Animal de Codó). O objetivo principal da parceria é garantir recursos para que a entidade dê um passo histórico em sua trajetória no município, ou seja, auxiliar a associação a construir sua sede própria. Melhorar a estrutura de acolhimento, tratamento e proteção de animais abandonados e em situação de vulnerabilidade na cidade.
Kit do participante
Ao confirmar a inscrição no valor de R$ 75,00, cada corredor terá direito a um kit exclusivo do evento, que inclui:
-
Camisa oficial da corrida FLA CODÓ 2026.
-
Medalha de participação (entregue ao final do percurso).
Para quem deseja correr, garantir o manto do evento e ainda abraçar uma causa nobre, as informações completas e o link direto para o formulário de inscrição estão disponíveis na página oficial do evento no Instagram: @flacodo.

A prisão de Jhon Lucas Pestana Verde o ocorreu no bairro São Sebastião, em Codó, na manhã desta terça-feira, 23/06, e foi realizada pela Polícia Militar do 17º BPM, sob o comando do tenente-coronel Senilson Lima.
O nome dele consta em processo judicial e tava com mandado de prisão aberto desde 13 de maio de 2026 como suspeito no caso do ex-vereador de Dom Pedro, Farys Miguel Lima da Silva, mort0 quando chegava em casa por volta das 16h do dia 27 de abril deste ano.
Jhon Lucas, quando entrevistado em Codó, voltou a dizer que o nome dele é Jorge Lucas, algo que ele fez durante muito tempo para enganar a polícia de Dom Pedo e região.
A Polícia descobriu e isso consta do processo judicial que Jorge é o nome do irmão dele que chegou a ter mandado de prisão aberto em seu nome, após a descoberta o Ministério Público pediu a exclusão do nome de Jorge e a inclusão do nome verdadeiro do suspeito – Jhon Lucas Pestana Verde.
Provavelmente, será entregue aos cuidados da Justiça de Dom Pedro ainda esta semana.
Já o outro preso não tem relação com o caso de Dom Pedro, mas Marcos Aurélio, segundo o tenente-coronel Senilson Lima, em entrevista ao jornalista Amarildo Júnior, é suspeito de, pelo menos, 5 homicíd1os e tentativas dentro de Codó.
www.blogdoacelio.com.br
Desde 2011, sua fonte confiável de informação
MANIFESTAÇÃO DE QUEM EXIGE ASFALTO EM ESTRADA ENTRE CODÓ E AFONSO CUNHA
Na manhã de hoje, entre 6h e 8h da manhã, moradores da área rural da Trizidela de Codó fecharam, pacificamente, a passagem, impedindo entrada e saída à área urbana da Trizidela (com vários bairros como São Raimundo, São Vicente Pallotti, São José).
Eles vieram cobrar do governador Carlos Brandão asfalto para a MA-123. São 93 km que ligam Codó a Afonso Cunha.
O mistério em torno do desaparecimento do jovem Wederson Richardson Pereira Guedes, de 17 anos, teve um desfecho trágico. Familiares confirmaram a identidade do adolescente após reconhecerem uma pulseira que ele utilizava no pulso.
Segundo informações de parentes, Wederson foi visto pela última vez na madrugada do último domingo. Ele teria saído, entre 1h e 3h da manhã, da casa de sua avó, localizada às margens do Rio Itapecuru, na região do bairro São Benedito — próximo ao antigo Matadouro Público.
Desde o momento de sua saída, o jovem não havia feito mais nenhum contato e não foi avistado por testemunhas, o que mobilizou a família em buscas pela região.
Recentemente, para ser mais específico, no dia 13/05/26, ocorreu a lamentável sessão no parlamento municipal de São Paulo, a votação do projeto de lei enviado pelo Executivo tratando do reajuste da categoria.

O vereador da extrema direita Lucas Pavanato (PL/SP), que votou contra o reajuste da categoria, de quebra, do alto de sua arrogância, estupidez intelectual e fanfarronice, ainda teve a petulância de querer lacrar mais uma vez nas redes sociais com sua fala truncada, eivada de ódio e desprezo pela categoria e, nesse sentido, expressou todo seu sentimento quanto a ideia que faz do operário da educação:
“De gente burra quero vaia mesmo. É isso que espero! Nós temos uma classe de que supostamente representa trabalhadores. Trabalhadores médio ganham R$ 3.800,00 (três mil e oitocentos reais), e é pra eles que não tem reajuste. Vocês, vocês são covardes… Oh vereadora, fica quieta, fica quieta… cala sua boca… quem faz greve, bate em policial e não trabalha é vagabundo (grifo meu) e se a carapuça serviu o problema é de vocês. Fica na sua, fica na sua…”
Tal frase ecoa muito mal.
Como um representante do povo levanta sua voz para declamar em alto e bom som que o profissional da educação é um vagabundo? (grifo meu) por mais incrível que possa parecer, por mais absurda que se mostre tal postura, para alguns defensores desse discurso maledicente, um profissional da educação jamais poderia receber tal tratamento. Afinal, esse vereador aprendeu a ler e a escrever com quem foi? Ele por acaso, é um autodidata? Autossuficiente? O professor que o ensinou a decifrar os códigos do letramento, códigos matemáticos, os códigos sociais, ao ouvir esse discurso deve estar coberto pela vergonha.
O educador é antes de tudo, um ser humano que sofre as intempéries de uma longa jornada de trabalho. Apesar de tudo, continua sua batalha infinda de formar homens para o exercício da cidadania e para o mercado de trabalho com decência.
O educador é um construtor perfeito de outros humanos, conjuga seu idealismo na mesma proporção daquele sujeito ‘maltrapilho’, ‘arredio’ e, muitas vezes, ‘tímido’ em sala de aula, por conta de sua condição socioeconômica; mas mesmo assim, esse herói anônimo da educação se dedica ao máximo para dar-lhe um mínimo de dignidade; dignidade essa que se traveste da perspectiva de vencer os ‘muros da vida’ por intermédio dos conhecimentos e múltiplos saberes sociais que são ensinados dialética e sistematicamente.
Esse vereador poderia ter ficado em silêncio para não denunciar sua própria ignorância, estupidez e fanfarronice!
Acusar de “vagabundo” aquele que é pura luz, puro saber dialético, puro amor, pura dedicação, é, no mínimo, um apedeuta. Desconhece a verdadeira essência do ato de ensinar e aprender. Não vivencia a prática cotidiana de um educador em escolas ‘abarrotadas’ de alunos, sem uma estrutura adequada, as condições de trabalho indignas do ofício, a falta de livros didáticos, a falta de uma biblioteca, falta de laboratórios de informática e de ciências para desenvolver no educando o espírito da curiosidade etc., etc.
Por fim, tratar com desprezo e desrespeito o mais importante elemento do processo ensino-aprendizagem é de uma insanidade indescritível, só pelo fato da categoria reivindicar uma reposição salarial.
O educador precisa e tem que ser valorizado, não apenas como indivíduo que atua em sala de aula, mas, sobretudo, por se constituir em pedra angular do desenvolvimento da sociedade, pois sem professores não há perspectiva de civilidade; o educador é o instrumento cabal e único que proporciona uma sociedade num caminho civilizatório, fraterno, justo e de oportunidades para todos.
A incultura produz homens como o vereador Lucas Pavanato-PL/SP, e a sociedade tem que repudiar esse tipo de conduta rebaixada.

com Dr. Suelson Sales
Você sabia que tem direito a um acompanhante em consultas e internações? Ir ao médico, fazer um exame ou passar por uma internação hospitalar são momentos que podem trazer ansiedade e muitas dúvidas. Mas você sabia que não precisa passar por isso sozinho?
De acordo com o Estatuto dos Direitos do Paciente (Lei nº 15.378/2026), você tem o direito garantido por lei de ter uma pessoa da sua confiança ao seu lado nesses momentos. Esse direito foi criado para trazer mais segurança, humanidade e tranquilidade para o seu atendimento. Vajamos como funciona este direito:
A lei é muito clara: todo paciente tem o direito de ter um acompanhante tanto em consultas quanto em internações. A escolha de quem estará ali é sua. Ter alguém de confiança por perto ajuda no apoio emocional e facilita a conversa com os médicos e enfermeiros.
Muitas pessoas acham que o acompanhante serve apenas para fazer companhia, mas a lei dá a ele uma função muito importante na sua segurança. O seu acompanhante é um aliado da sua saúde e ele pode (e deve): (i) Fazer perguntas: Questionar a equipe de saúde sobre diagnósticos, tratamentos e remédios que você está recebendo; (ii) Fiscalizar a segurança: Ficar de olho se os procedimentos certos estão sendo seguidos — como checar se o profissional lavou as mãos ou se confirmou o seu nome antes de dar um medicamento.
Mas temos uma exceção! O médico ou profissional responsável pode proibir ou limitar a presença do acompanhante se entender que isso vai colocar em risco a sua saúde, a sua intimidade ou a segurança das outras pessoas. Exemplo: Ambientes de isolamento por risco de infecção ou cirurgias que exijam total privacidade. Nesses casos, a restrição deve ser sempre explicada e justificada pelo profissional.
Em resumo: (i) O Direito ao acompanhante vale para consultas e internações; (ii) Quem está com você pode perguntar e fiscalizar os cuidados; (iii) A Exceção é quando a presença do acompanhante pode causar risco real à saúde ou à segurança.
Conhecer os seus direitos é o primeiro passo para garantir um atendimento médico mais seguro, respeitoso e humano. No seu próximo atendimento, exerça esse direito!
O futebol feminino de Codó viveu um momento especial com a realização de uma avaliação técnica conduzida pelo professor Rondinelli, representante da equipe feminina da Ferroviária de Araraquara, uma das maiores referências da modalidade no Brasil. A iniciativa reuniu jovens atletas codoenses em busca de uma oportunidade de mostrar seu talento e, quem sabe, dar um importante passo rumo ao futebol profissional.
Durante o evento, autoridades, apoiadores e representantes do esporte local destacaram a importância da ação para o fortalecimento do futebol feminino no município. O vereador Nunes do Náutico agradeceu a presença da equipe da Ferroviária e ressaltou o empenho de todos os envolvidos na realização da avaliação. “Quero agradecer ao professor Rondinelli por se mobilizar e vir de Araraquara até Codó para realizar esse trabalho com nossas meninas. Sabemos das dificuldades e da necessidade de ampliar as oportunidades para o futebol feminino. Estamos abrindo portas e criando novas perspectivas para essas atletas”, destacou.

Revelando os talentos codoenses
O professor Rondinelli elogiou a qualidade das jovens atletas avaliadas e reforçou o compromisso da Ferroviária em identificar novos talentos pelo país. Segundo ele, o clube mantém um projeto de observação técnica que busca oportunidades para meninas que sonham em construir uma carreira no esporte. “O que vimos aqui foram atletas de qualidade e um trabalho muito bem desenvolvido. Tudo isso contribui para o crescimento do futebol feminino. Já tivemos a experiência de contar com uma atleta de Codó em nosso clube e esperamos que outras meninas também possam alcançar esse objetivo”, afirmou.
A iniciativa contou ainda com o apoio do prefeito Chiquinho FC e do deputado estadual Francisco Nagib, reconhecidos pelo incentivo às ações esportivas no município. O evento reforça o compromisso de promover o esporte como ferramenta de inclusão, desenvolvimento social e geração de oportunidades para a juventude codoense.
A avaliação representa mais um passo importante para o fortalecimento do futebol feminino em Codó, incentivando novas atletas a acreditarem em seus sonhos e mostrando que, com dedicação e apoio, é possível alcançar grandes conquistas dentro e fora dos gramados.

PUBLICIDADES
A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

CHAPAGAS

LANCHÃO DO TROVÃO
REGIONAL TELECOM

OPTICA AHP

APP RAD MAIS

MATRICULAS ABERTAS

LOTAÇÃO

Marque Consulta

PANIFICADORA ALFA

COMERCIAL AVENIDA E CENTRO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

Venda de Imóveis Codó-MA

Imprima

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Mundo do Real

SEMANA RAD+

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA


CAWEB FIBRA

BRILHO DO SOL


Imprima

Reginaldo


