Anúncio no Topo

Fale com Acélio

Escola da Volta da Palmeira (alunos continuam estudando  em Mocorojó)
Escola da Volta da Palmeira (alunos continuam estudando em Mocorojó)

Desde que  Codó apareceu no programa Fantástico, da TV Globo, no dia 9 de março de 2014, o fantasma da construção de 18 escolas na zona rural, incluindo as três da região da Trizidela que foram foco da reportagem de Eduardo Faustini, persegue o prefeito Zito Rolim e sua secretária de Educação Rosina Benvindo.

Foi elaborado um plano de NUCLEAR (Reunir alunos de vários povoados numa só escola) 31 escolas rurais e construir, em convênio com o Governo do Estado do Maranhão, 18 escolas.

Vale ressaltar também que o secretário de Infraestrutura, Márcio Esmero,  também andou pincelando soluções que, ao final, restariam apenas 12 escolas de barro, cipó e cobertura de palha de babaçu na zona rural. Tudo isso foi explicado e reexplicado na Câmara de Vereadores e na imprensa.

NUCLEAÇÃO

Na última sexta-feira (23), a secretária Rosina Benvindo não parecia mais tão empolgada com a nucleação. Disse que há problemas para sua efetivação no campo. Nas palavras dela “sai mais caro colocar um transporte [ENTRE POVOADOS] que contratar professores”.

Escola do AMPARO continua nestas condições
Escola do AMPARO continua nestas condições

Além do alto preço do transporte, Benvindo também falou na resistência das comunidades que desejam ver seus estudantes numa escola onde moram e não há alguns quilômetros de distância.

Certamente, o prazo de um ano emitido na hora do aperto do Fantástico, não será cumprido. Mas  devo reconhecer que  ainda há tempo e os estudantes rurais, assim como a imprensa crítica, vão continuar esperando sua expiração.

AS 18 ESCOLAS

Já quanto as 18 escolas a serem construídas quem voltou a falar sobre isso na semana passada foi o próprio prefeito José Rolim Filho, em entrevista à TV Codó. Rolim garantiu que no início de junho as construções começarão.

“Já vamos iniciar a execução da obra de 18 escolas, vamos iniciar, possivelmente, no início do mês [possivelmente de junho, mas ele não revelou], ESPERANDO só o prazo de licitação pra que a gente possa iniciar essas obras, mas antes mesmo já estamos adquirindo toda mobília escolar pra que a gente faça uma reforma total não só na área da construção civil, mas também da mobília dentro das escolas pra melhores condições dos alunos”, garantiu o prefeito

Desde a reportagem no Fantástico, já se passaram 2 meses e 18 dias. Até agora nada saiu do papel.

4 Responses

  1. e nem vai sair, governo já não tava nem ai pra saúde e educação, agora mesmo e que não vai mais se esforçar. Simplesmente vai ……

    o dindin publico

  2. OLHA SE SAIR ALGUMA COISA DESSE GOVERNO “CUIDANDO DA EDUCAÇÃO SUB-HUMANA DA NOSSA GENTE” JÁ ESTAREMOS NO LUCRO.
    NÃO PODEMOS ESPERAR MUITA COISA DE UM GOVERNO ELEITO E CASSADO POR COMPRA DE VOTOS. VOCÊS LEMBRAM DOS VÍDEOS OU JÁ ESQUECERAM ?

  3. O USO DA EXPRESSÃO “”POSSIVELMENTE””, USADA PELO PELO PREFEITO ROLIMzito,
    JÁ INDICOU QUE NÃO VAI CONSTRUIR NENHUMA ESCOLA. NÃO CUMPRIRÁ O ACORDO COM O MINISTÉRIO PÚBLICO E NEM RESPEITARÁ O TAL “”TAC”” ASSINADO. TAL ATITUDE É VELHA, MAS TODAS AS VEZES EU CAIO NA GARGALHADA, FAZ A GENTE SOFRER MENOS.

  4. Rapaz, o papel que saiu foi o papel-moeda, pra rumo não sabido e ignorado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADES