Academias ao Ar Livre em Caxias recebem avaliações positivas de educadores físicos e de frequentadores

Cada vez mais, os caxienses têm buscado a melhoria da condição física, qualidade de vida e mais saúde. Entre os serviços oferecidos pelo Município para que esse objetivo seja alcançado, estão as Academias ao Ar Livre.

A Academia ao Ar Livre é uma iniciativa da Prefeitura de Caxias, através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, que teve início em 2013, no primeiro ano da gestão do prefeito Leo Coutinho. De lá para cá, os equipamentos foram implantados em três praças da cidade: Terminal Rodoviário, Ponte e Ipem.

Em Caxias, idosos aproveitam academia ao ar livre
Em Caxias, idosos aproveitam academia ao ar livre

Paralelo à implantação da Academia ao Ar Livre, as praças que receberam os equipamentos foram completamente revitalizados.

Benefício para todos

A Academia ao Ar Livre atende várias categorias de usuários, desde crianças, jovens, adultos e idosos, até pessoas com deficiência. Cada praça esportiva possui cerca de 22 aparelhos de ginástica.

Os equipamentos das Academias ao Ar Livre não têm peso e usam apenas a força do corpo para exercícios de musculação e alongamento. Trata-se de um sistema que se adapta ao usuário utilizando o peso do próprio corpo, criando resistência e gerando benefício personalizado.

Professores de Educação Física avaliam como positiva a utilização das praças esportivas, a exemplo da educadora Rosiléa Cutrim. “As Academias ao Ar Livre são ótimas para início das atividades físicas, inclusive para pessoas da terceira idade. Para o fortalecimento e enrijecimento dos músculos, elas também são importantes, principalmente por conta da dinâmica das atividades dos aparelhos. Caxias está de parabéns por poder oferecer esse serviço de forma gratuita à população”, afirma ela.

Saúde em primeiro lugar

Para o educador físico Pablo Gonçalves, “a Academia ao Ar Livre é uma forma de tirar a população do sedentarismo, além de atingir pessoas com doenças crônicas, hipertensão e diabetes”.

Exercício - saúde em dia
Exercício – saúde em dia

Outro educador físico que aprova o uso dos equipamentos das Academias ao Ar Livre é Nilson Carvalho. Toda semana, o professor faz atividades físicas ao ar livre para aumentar o condicionamento dos idosos assistidos nos Centros de Convivência do Idoso (CCIs).

Apesar dos inúmeros benefícios oferecidos pela praça esportiva, a secretária municipal de Esportes, Aureamelia Soares, “recomenda que cada usuário passe por uma avaliação médica antes de iniciar os exercícios, para saber a intensidade e frequência das atividades”.

Um comentário sobre “Academias ao Ar Livre em Caxias recebem avaliações positivas de educadores físicos e de frequentadores”

Deixe um comentário