O blogdoacelio teve o prazer de conversar por cerca de meia hora com o ex-prefeito, Biné Figueiredo. Na ocasião estávamos em um dos corredores do Fórum de Codó, ele aguardava o chamado par ser ouvido como testemunha na ação que discute se em 2005 (primeiro ano de seu 2º governo) houve o seletivo dos agentes de combate às endemias.
Simpaticíssimo, cumprimentou a todos, tocando a mão, que se dirigiram à ele e aqueles que não fizeram o mesmo. Por muitas vezes ouviu “o senhor é nosso” e ele, com seu jeito, respondia com largo sorriso “você mora aqui” batendo no peito com a mão direita.
Sabendo do meu fugaz momento aproveitei o máximo para tratar com ele dos assuntos que mais lhe interessam( e a nós também), todos relacionados à política.
BINÉ FARÁ PESQUISA
Falamos sobre as pesquisas que foram feitas ano passado onde aparecia com larga vantagem em relação aos demais pré-candidatos e ele começou querendo saber do que eu sabia a respeito, dizendo – “ é mesmo? nunca vi nenhuma”. Mas depois foi se abrindo chegando a confessar que também mandou fazer uma ano passado e teria se espantado com o resultado. Biné também garantiu que fará uma nova pesquisa agora em fevereiro.
Perguntei se ele teve conhecimento de uma feita em janeiro de 2012. Respondeu sorrindo “levaram pra eu ver”. Depois contou que o filho, Camilo Figueiredo, deputado estadual, diante dos números que mostrava ao pai num papel sem timbre da empresa que teria realizado a pesquisa, sem data, sem número de entrevistados, teria dito “Essa aqui é brincadeira! Desse jeito aqui eu também faço uma viu pai, o senhor quer ficar com quanto?”.
O RETORNO
Disse que continua andando nas ruas e na zona rural onde tem sentido, como nunca antes, que o povo anda insatisfeito, na carona desta insatisfação popular ele se fortalece a cada dia.
“Eu nunca senti uma força tão grande como agora, viu Acélio. Por onde eu ando é o povo me falando”, disse
PERDA DE ALIADOS
Tocamos na perda de grandes aliados como os vereadores Domingos Reis, Pedro Belo que lhe deu um forte abraço ao passar em meio a nossa conversa (vacilei e não fotografei), o pré-candidato a prefeito, Zé Francisco, e as famílias Procópio e Paz, na Trizidela.
Chamou Zé Francisco de um ‘grande amigo’, mesma expressão usada para Pedro Belo e Domingos Reis. Sobre Dominguinhos tratou de seu temperamento dizendo “é meu amigo, gosto muito dele, mas é uma criança as vezes, tem esses momentos, tá aqui já muda de opinião, mas é uma pessoa excelente” .
Chamou o médico Zé Francisco de “o vice ideal”, referindo-se à ele sempre seguido da frase “foi feito por estas mãos”.
Sobre as tradicionais famílias Paz e Procópio disse algo interessante “Acredito que eles não levarão uma grande fatia dos meus eleitores”. Não frisou nada sobre o retorno deles ao grupo e resumiu a conversa na seguinte frase “ eu só não posso perder é o apoio do povo da minha terra”.
PRÉ-CANDIDATURA DE NAGIB
Quem acompanhou boa parte da conversa, de perto, foi o radialista e ativista social, Eliel Lima, que em determinado momento quis saber o que Biné achava da pré-candidatura de Francisco Nagib. Precisamente perguntou se ele achava que o empresário Chiquinho Oliveira lançaria o filho.
“Acho que sim, o Chiquinho é um empresário de sucesso e eu tiro por mim, quando eu me lanço num desafio eu não mudo o foco”, respondeu à Eliel
ENCANTADOR DE HUMANOS
Em nenhum momento da conversa ele tratou qualquer de seus adversários com desrespeito. Toquei no nome de Zito Rolim , mostrei fotos no celular de alguns de seus algozes e ele não perdeu a classe dizendo “não tenho nada contra ele, são pessoas muito boas, Acélio”.
Já um tanto atrasado para finalizar minhas tarefas matinais, enquanto repórter de TV, resolvi sair antes que eu declarasse meu voto à Biné, o homem é um SENHOR encantador de humanos.