Médicos, enfermeiros, assistentes sociais, gestores de escolas, secretários de saúde e educação e outros profissionais de áreas afins discutem os rumos da saúde pública destinada a jovens entre 10 a 19 anos.
Ampliar e desburocratizar as ações voltadas para a educação e prevenção da saúde do adolescente, oferecendo maior acesso aos serviços de saúde e assistência, bem como implementar programas e estratégias que melhorem a qualidade da atenção a este público, é o objetivo do I Seminário Saúde Integral do Adolescente, que acontece nesta quarta-feira, dia 28, no auditório da Escola Ananias Murad, no município de Codó/MA.
PÚBLICO
O evento envolverá médicos, enfermeiros, assistentes sociais, gestores de escolas, secretários de saúde e educação e outros profissionais de áreas afins, na discussão dos rumos da saúde pública destinada a jovens com idade entre 10 a 19 anos.
O seminário é uma ação conjunta do Projeto Adolescente Saudável, da ONG Plan, e do Programa Saúde na Escola, desenvolvido pelas secretarias de Educação e de Saúde de Codó, e tem como tema: “Atenção Integral ao Adolescente: Um Desafio Para a Saúde Pública”.
As discussões colocarão em pauta os serviços amigáveis de saúde, as diretrizes nacionais para uma atenção integral à saúde de adolescentes e jovens, a criação e ampliação de políticas públicas, e temas ligados à “Adolescência x Violência: Identificação, Abordagem e Conduta”.
PALESTRAS
As palestras serão ministradas por especialistas do Instituto Promundo (Rio de Janeiro), da Secretaria Estadual de Saúde (MA), do Programa Saúde na Escola de Codó, e da ONG Plan. “Neste momento super importante para gestores e técnicos das secretarias de Saúde e Educação de Codó e Região dos Cocais, e para nós que temos construído ações conjuntas por meio do Projeto Adolescente Saudável, que acontece em Codó, Timbiras e Peritoró; faz-se necessário sensibilizar médicos, enfermeiros, assistentes sociais, educadores e toda a sociedade civil, para as questões que envolvem gênero, equidade e saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens”, esclarece o Assessor de Saúde e Primeira Infância da Plan, Flávio Debique.
Flávio é um dos responsáveis diretos pela implementação das ações do Projeto Adolescente Saudável na Região dos Cocais e também nas cidades de São Luís e São José de Ribamar. Iniciado no segundo semestre do ano passado, o projeto visa promover a saúde integral e a equidade de gênero entre adolescentes, influenciando políticas e empoderando jovens para que tenham maior acesso a informações e serviços de saúde. Atualmente, mais de 200 adolescentes participam das oficinas, seminários e demais atividades do projeto em São Luís, São José do Ribamar, Codó, Peritoró e Timbiras.
METODOLOGIA
Os consultores e facilitadores do “Adolescente Saudável” utilizam a metodologia dos Programas H & M do Instituto Promundo para desenvolver as atividades teóricas e práticas. ONG PlanA Plan é uma organização não-governamental de origem inglesa, ativa há mais de 70 anos. Sem qualquer vinculação política ou religiosa e sem fins lucrativos, está voltada para a defesa dos direitos da infância, conforme expressos na Convenção dos Direitos da Criança, da Organização das Nações Unidas.
Trabalha por sua proteção contra a violência e abusos de todo tipo, contra a pobreza, a desigualdade e a degradação do meio ambiente e por sua boa alimentação, saúde e educação. Saúde na EscolaO Programa Saúde na Escola é dedicado a crianças, adolescentes e jovens matriculados na rede pública de ensino, e tem como objetivo promover ações de saúde e prevenção de doenças através de práticas saudáveis. No município de Codó, o programa foi implantado no ano de 2010, contemplando 37 escolas.
Por Selma Rosa, assessoria de comunicação da Plan/MA