Caxias promove I Seminário na Inclusão da Pessoa com Deficiência Visual

Depois de três meses de curso, 65 pessoas foram formadas em Braille em Caxias. Destas, 43 eram professores e monitores da rede pública municipal. A capacitação foi uma parceria entre a Prefeitura de Caxias, através da Secretaria de Educação e o Núcleo de Educação Inclusiva, e a Associação de Deficientes Visuais da Região dos Cocais (ADVIRC).

Seminário
Seminário

A culminância do curso aconteceu nesta quarta-feira (7), no I Seminário na Inclusão da Pessoa com Deficiência Visual. O evento teve como objetivo sensibilizar os profissionais das escolas regulares do município de Caxias à inclusão do deficiente visual com o uso do Sistema Braille junto às ferramentas tecnológicas no contexto escolar.

Ainda durante o seminário, foram realizadas entregas de certificados para professores e cuidadores da área da Educação Especial na perspectiva da inclusão que participaram do Curso de Formação em Braille.

Auxílio no ensino

A pedagoga Kelly Nascimento foi uma das palestrantes do evento. Ela tratou da importância de associar o Braille com ferramentas tecnológicas para uma melhor produtividade no ensino-aprendizagem.

Para o presidente da ADVIRC, Antônio José, “o curso foi de suma importância para todo o município de Caxias e região, pois a inclusão é uma necessidade real, básica e elementar que todo cidadão precisa entender, compreender e participar”.

“Primeiro fizemos uma formação para os professores que irão trabalhar com os alunos surdos, com a formação em Libras, e agora a formação em Braille. Com isso, queremos facilitar o trabalho na sala de aula, a compressão de nossos alunos, a interação no processo ensino-aprendizagem e também estamos cumprindo metas do nosso Plano Municipal de Educação”, frisou a secretária de Educação, Maria Lucita.

Deixe uma resposta