O silêncio que marca qualquer passagem pelo conjunto habitacional do Minha Casa, Minha Vida (Residencial Zito Rolim) pode acabar a qualquer momento. Desde 4 de agosto, quando foi feito o sorteio, não havia, praticamente, qualquer mobilização por parte do município ou da Caixa Econômica Federal que recentemente sorteou 500 endereços e caminha para a real entrega dos imóveis.
Antes de assinar o contrato o sorteado está sendo chamado para ir ao residencial no intuito de conhecer bem de perto a sua nova casa. Dentro do processo isso se chama vistoria prévia. Um momento especial, para muitos, há tempos aguardado.
SAINDO DO ALUGUEL
Acompanhamos a vistoria de dona Teresa, Pereira de Brito, ela vive de aluguel há 12 anos tendo que dividir o salário da aposentadoria com os remédios, as despesas do lar e o custo para morar numa casa que não é dela.
Dentro, verificou os cômodos, testou a água na torneira. Quando recebê-la, definiticvamente, vai pagar apenas R$ 50,00 por mês durante seis anos, para ela um presente de fim de ano. Mesmo tímida não conseguiu esconder sua felicidade.
“TÁ FELIZ? To…E NÃO TÁ PREOCUPADA COM PAGAMENTO? Não…A CASA É SUA, AGORA…Não to preocupada não porque o pouco que eu tenho sai de lá da Caixa, então eu to tranquila né”, responde ao blog
Quem mostra a residência, representando a construtora, diz que o endereço não pode ser mudado, mas algumas coisas sim.
“verem se tem alguma coisa pra se modificar, antes delas assinarem o contrato, se tem algum defeito pra gente consertar antes que eles venham morar, mostrar o quintal, distância, limite, entre um quintal e outro…pra que eles fiquem satisfeitos, com certeza”, explicou o eletricista Erineuton Costa de Sousa
PRÓXIMA FASE
Dona Tereza e todos os demais que já sabem seus endereços vão para a próxima fase agora, cujo procedimento nos fora explicado pela auxiliar de escritório da empresa Amourim Coutinho, construtora, Francisca Oliveira Cunha.
“eles vão, fazem a vistoria na casa, em seguida eles preenchem o formulário aqui na obra e aguardam pra serem chamados pra fazer o pagamento e contratar a casa”, disse
MAIS CASAS
A coordenação municipal do programa, na pessoa do secretário municipal de Comércio, Marcelo Moebus, informou que outros 500 proprietários deverão ser chamados na próxima semana.
“ a Caixa sorteou 500 endereços, levou estas informações para São Luís e emitiu os contratos, tá rodando os contratos, e eu presumo que na próxima semana a caixa vai está trazendo os outros 500 e fazer novos sorteios e terminar a emissão dos 1.000 contratos”, concluiu Moebus