Fale com Acélio

O codoense Silvan dos Santos, de 30 anos de idade, abriu a reportagem de Mônica Teixeira (Globo Rio) na noite de ontem (18) no JORNAL NACIONAL sobre Segurança Alimentar. A pauta mostrou dados do IBGE sobre brasileiros que ainda enfrentam a fome.

Silvan foi visitado pela equipe da TV Mirante Codó, na rua Nossa Senhora dos Milagres, bairro Codó Novo, na última terça-feira (16). Muito simpático, deixou nossa equipe mostrar sua situação que não é das melhores e vai muito além do que apareceu em rede nacional.

Silvan sustentava a família de cinco filhos (4 meninas) e esposa vendendo lanches numa bicicleta pelas ruas de Codó, mas está acometido de uma úlcera no estômago que levou sua saúde e o tirou das ruas há bastante tempo.

O que ele disse no Jornal Nacional, próximo ao fogareiro da casa, procede. As vezes ele e a esposa deixam de comer para que os filhos não fiquem sem a alimentação conseguida, hoje, na maioria das vezes, dada por parentes.

“Tem dia que eu não almoço, mas eu janto porque eu tenho que dá pra eles….ENTÃO NO ALMOÇO, AS VEZES O SENHOR NÃO COME? Não como…PRA QUÊ? Pra poder dar pros meus filhos”, contou

RENDA FIXA

Na casa só entra o dinheiro do Bolsa Família de três filhas cadastradas.

“PRA ALIMENTAR TANTA GENTE QUANDO DE RENDA FIXA ENTRA AQUI NA SUA CASA? Entra 162 reais…SÓ ISSO? Só isso…PRA PIORAR, O SENHOR NÃO TÁ PODENDO TRABALHAR? Não tô podendo trabalhar por causa de um problema que deu no estômago e eu já tô há dois meses sem poder trabalhar”, respondeu ao jornalista Acélio Trindade e ao repórter cinematográfico Cândido Sousa

A FOME EXISTE EM CODÓ

Codoense Silvan dos Santos - vítima da Insegurança Alimentar
Codoense Silvan dos Santos – vítima da Insegurança Alimentar

Antes de filmarmos na casa de Silvan, batemos em várias outras portas em cima do morro do bairro Nova Jerusalém e ao obtermos permissão entramos até a cozinha de duas outras famílias com fogareiros apagados e dispensa vazia (apesar de nos receberem, estas não aceitaram gravar por razões pessoais, que, claro, respeitamos).

Isso significa dizer que muitos codoenses continuam em situação de INSEGURANÇA ALIMENTAR.

Uma refeição  por dia ou tomando apenas o café sem qualquer mistura (por onde passamos chamado de ‘café escoteiro’).

OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE FOME NO MARANHÃO (FONTE G1 MA)

Foram divulgados nesta quinta-feira (18), os dados do suplemento da Pesquisa Nacional de Amostras de Domicílios (Pnad) 2013 sobre Segurança Alimentar. De acordo com a pesquisa, que abrangeu 65,3 milhões de domicílios do país, o Maranhão foi o Estado que registrou a menor prevalência de segurança alimentar (39,1%), seguido do Piauí (44,4%). Isto significa que ainda é alta no Estado a dificuldade no acesso regular e permanente a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente.

A última Pnad foi realizada em 2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ainda de acordo com o estudo, 50,5 milhões de domicílios (77,4%) estavam em situação de segurança alimentar em 2013. Nessas moradias havia 149,4 milhões de pessoas, equivalente a 72,2% da população residente em habitações particulares.

O Nordeste foi região a que apresentou a maior taxa de domicílios em situação de insegurança alimentar. De acordo com a pesquisa, 38,1% das moradias nordestinas entrevistadas apresentaram algum tipo de restrição alimentar. Norte vem em seguida, com 36,1%. Centro-Oeste registrou 18,2%, Sul, 14,9% e o Sudeste a menor taxa, 14,5%.

O levantamento utiliza a classificação da Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (EBIA) e considera o período de referência dos três últimos meses anteriores à data da entrevista.

7 comentários sobre “Codoense é mostrado no Jornal Nacional em reportagem sobre a fome no Brasil”

  1. Bondade sua falar em “insegurança alimentar”, mas no bom português, essas pessoas tão é passando fome. Lamentável, enquanto assistimos os poderosos de plantão se empanturrando em banquetes com dinheiro público.

  2. Temos tantas secretarias, tantas oportunidades de ajudar ao próximo, mas infelizmente, como já dizia um velho amigo, FARINHA POUCA, PRIMEIRO O MEU PIRÃO. é vergonhoso para a cidade de Codó ser mostrara a nível nacional. Sem merenda…sem escola…compra de voto…sem nada…fico sem palavras para expressar tal situação a minha querida cidade.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias