Fale com Acélio

Porofessor e escritor Carlos Gomes
Porofessor e escritor Carlos Gomes

Dom José Carlos Melo, nasceu nesta cidade de Codó, no dia 04 de julho de 1930, filho de José Carmelita de Melo e Ângela da Cunha Melo.

Estudou o curso primário na terra berço. Ingressou no Seminário Arquidiocesano da São Luis – MA, em 14 de fevereiro de 1943 e ordenado Sacerdote a 31 de julho de 1955, em Petrópolis – RJ. Foi nomeado Bispo Auxiliar do Cardeal Dom Lucas Moreira Neves, Arcebispo de Salvador e em junho de 1999, nomeado Arcebispo Auxiliar de Salvador – Bahia.

A 03 de setembro de 2002, assim como Arcebispo, a Arquidiocese de Maceió, a qual dirigiu até fevereiro de 2007, quando foi sucedido por Dom Antonio Muniz Fernandes, mas continua como Arcebispo Emérito de Maceió.

Em suas vindas a Codó, celebrou a Missa Gratulatória pelos 70 anos de idade do saudoso Reinaldo Zaidan, no dia 19 de setembro de 2000

REITORES CODOENSES

  • Cônego Jose de Ribamar Carvalho, nasceu a 06 de agosto de 1923. Foram seus pais Benedito e Maria José Carvalho. Dedicou-se as letras e ao magistério. Cursou o jornalismo. Considerado um grande orador sacro, poeta e escritor. Antes de várias poesias publicadas em diversos jornais do país.

Sócio da Associação Brasileira de Imprensa. Secretário Estadual de Educação ( 1963). Reitor da Fundação Universidade do Maranhão (1965-1968). Este ilustre codoense faleceu em São Luis, no dia 27 de setembro de 1972.

  • César Henrique Santos Pires, codoense, filho de Raimundo Pinheiro Pires e de Maria de Lourdes Santos Pires. Nasceu em 13 de outubro de 1956, estudou o antigo 1º grau em Codó e o 2º grau concluiu em Belém – PA. Médico veterinário pela Universidade Estadual do Ceará, em 1981. Exerceu várias atividades no universo da medicina veterinária, inclusive a de professor. Foi presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, membro do Conselho Universitário da UEMA, assumiu a Pró-Reitoria (1990-1992) e finalmente Reitor, (1995-1998 e 1999 a 2002).

Codó-MA, 23 de março de 2015.

Professor Carlos Gomes.

Um comentário sobre “Compartilhe Apreendendo – O Arcebispo Codoense”

  1. Nobre e estimado professor Carlos Gomes:
    Sinto – me honrado ao ler seus textos, deixam – cheios de orgulho por conhecer tantas biografias de meus conterrâneos ilustres.
    Aguardo ansiosamente por sua breve biografia neste blog, a qual é riquíssima.
    Um forte abraço!
    Evannildo Rodrigues

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias