Conheça a biografia do codoense que está na final do concurso da Beija-flor de Nilópolis – RJ

Carlos Quirino

CARLOS QUIRINO DOS SANTOS FILHO, nasceu na cidade de Codó-Ma, onde residiu até o ano de 1979, quando se mudou para São Luis-Ma. Iniciou sua carreira musical em 1983 como percussionista do grupo “Sovaco de Cobra”. No ano de 1985 começou a dar seus primeiros acordes no cavaquinho como autodidata e em 1986 compôs sua primeira música “Coração cheio de paixão”, gravada pela cantora cearense Marilene Sales no ano de 2002. Após a primeira composição se abriu um leque de inspirações e a partir de então passou a concorrer em festivais de músicas realizados em nosso estado. Sua primeira música gravada foi “Samba”,que concorreu no I Festival de Sambas Inéditos, promovido pelo Jornal Pequeno em 1995 , e que foi incluído no CD das música classificadas no referido festival.

Passou por diversos grupos de samba tais como, Divina Luz, Remandiola e Sem Dimensão. Desde junho de 1987 é integrante do grupo Trem das Onze, com o qual gravou em dois CDs: Tributos (1998) e Paixão Nacional (2000).

Artistas maranhenses como Serrinha, Grupo As Brasileirinhas, Grupo Trem das Onze, Grupo Sindicato do Samba, Bloco Tradicional Os Vigaristas, Boi de Fita, Cabeh e a cantora cearense Marilene Sales, gravaram composições de autoria de Quirino.

Como músico de apoio acompanhou em shows, artistas de renome nacional entre eles Délcio Luis, Reinaldo e os saudosos Bezerra da Silva e Noite Ilustrada.

No ano de 2001 gravou o primeiro CD solo com o título Samba Eterna Paixão e atualmente prepara seu segundo CD Estou de Prontidão, onde irá apresentar sambas de sua autoria com destaque para o romantismo e o tradicional partido alto.

No ano de 2004 foi citado no livro Heranças do Samba, dos autores Aldir Blanc, Luiz Fernando Viana e Hugo Sukman, lançado pela Editora Casa da Palavra. A obra reúne vários nomes deste ritmo, correntes e histórias do samba e registra o momento atual do samba e lembra os nomes mais marcantes da sua história através das trajetórias pessoais e impressões dos sambistas sobre seu universo.

Em sua primeira experiência em compor samba-enredo, foi classificado na etapa final em São Luís, para concorrer com os demais sambas cariocas na cidade do Rio de Janeiro, da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis, com o Enredo “São Luís – O Poema encantado do Maranhão”, para o carnaval 2012. O samba classificado , tem como co-autores os compositores Neto Peperi, Carlos Cuíca, Magno Dantas e João Eudes.

4 comentários sobre “Conheça a biografia do codoense que está na final do concurso da Beija-flor de Nilópolis – RJ”

  1. Grande Carlito!merece todo o sucesso do mundo,asim como seus pais,carrim e maria da luz,abraços e muitas vitórias com o samba enredo,se deus quiser,VENCEDOR!!

  2. Sucurino como chamavámos no samba,quem quiser aprender samba na ilha tem que conhecer esse cara ai….entre as minhas maiores saudades esta o Trem das Onze,grupo onde conhecir Quirino dando show ,abraços irmão estamos juntos e torcendo por vc e a turma toda….Mande um abraço ao trem também.(Meus mestres)

Deixe um comentário