CRISE – Carteiros revelam que Correios de Codó possuem 60 mil correspondências para serem entregues

A reclamação contra o serviço dos Correios em Codó é coisa antiga. Há anos correspondências chegam com grande atraso ou sequer são entregues. A pedagoga Sílvia Santos  enfrenta os dois problemas, as vezes atraso, outras tem que ir à agência e ainda assim, dado a desorganização, não consegue receber o que foi buscar.

Sempre tem este atraso e sempre eu fico totalmente alheia à  quem recorrer, quem procurar, quem vai resolver o meu problema? Sempre fica comigo mesmo, o consumidor é quem paga”, disse

No conjunto habitacional onde Gil Martins mora não há carteiro.

“Eu estou, atualmente, morando no residencial Santa Rita…PRA LÁ TEM CARTEIRO? De jeito nenhum, se tem até agora não apareceu…E COMO FICAM AS CORRESPONDÊNCIAS DE LÁ? A Deus dará, realmente esperando que um dia chegue ou o morador se desloque até a agência do correio pra solicitar sua correspondência”, revelou o professor

A CRISE

Na cidade onde moram cerca de 68% dos 120 mil habitantes de Codó, segundo o IBGE,  só existem 9 carteiros. Como têm aqueles que entram de férias, recebem licença médica, 7 ou menos acabam trabalhando por dia. Contra isso, de acordo com informações do próprios carteiros e do sindicato que os representa, chegam em média 9 mil correspondências para serem entregues todos os dias.

O resultado dessa matemática é um acúmulo gigantesco nesta agência que nos dá apenas uma dimensão do problema. Hoje existem cerca de 60 mil correspondências a espera de entrega.

 “Atualmente, na agência de Codó, tem em torno de umas 60 mil correspondência paradas em razão do pouco efetivo que nós temos na cidade…SE NÃO TIVER MAIS CARTEIROS? Não tem condição de tá entregando essas correspondências em dia e quem vai sofrer isso é a população’, revelou Joel Perez

Para tentar explicar a situação à população  e diminuir o peso da culpa que recai, na opinião deles, apenas sobre os carteiros, eles resolveram fazer uma paralisação ontem. Na porta da agência usaram carro de som para explicar a crise e eximirem-se da reprovação popular o quanto acharam necessário.

 Nós não gostamos de fazer paralisação porque também nós somos cobrados (…) o último recurso que nós temos é a paralisação para poder chamar atenção não só da direção aqui da DR do Maranhão, mas como também  de Brasília”, disse Jubemar Oliveira Araújo, do sindicato que defende a categoria.

Os serviços pararam, de vez, apenas por um dia, como forma de protesto dos próprios carteiros contra a falta de estrutura para o trabalho e contra a falta de efetivo num município que precisa de, no mínimo, 15 entregadores de correspondências.

 “Tem distrito que, inclusive o carteiro nem vai lá porque não tem como ele ir, se ele for lá ele vai descobrir outros distritos, então há bairros que não estão nem sendo atendidos”, concluiu Maximiliano Velasques Filho do Sindicato dos Trabalhadores em Correios

8 comentários sobre “CRISE – Carteiros revelam que Correios de Codó possuem 60 mil correspondências para serem entregues”

  1. EM 1996 CODO PARTICIPOU DO CAMPEONATO MARANHENSE DAQUELE ANO, FOI A MAIOR REVOLTA DOS DESPORTISTAS DAQUI, PORQUE DEIXOU DE ACONTECER TODOS OS OUTROS EVENTOS DESPORRTIVOS DE CODO POR FALTA DE RECURSO, POIS, TUDO ERA SO PRA SELECAO. E A OPOSICAO BATIA DIA E NOITE NO PREFEITO DA EPOCA. É MELHOR INVESTIR EM NOSSAS COMPETICOES AMADORAS DO QUE FICAR PAGANDO JOGADOR CARO, QUE VEM PRA REFORCAR O TIME, NAO ADIANTA COLOCAR UM TIME COM SO PRATA DA CASA QUE É TACA TODA HORA. SANTA QUITERIA SO JOGA OS 4 PRIMEIROS MESES DO ANO, O RESTANTE DO ANO, PARA TUDO NEM JOGOS ESCOLARES TEM, NAO TEM COPA RURAL E NEM CAMPEONATO LOCAL. AQUI A BOLA ROLA O ANO TODO. VC ACELIO, NAO VAI NEM NO RENE BAYMA, NAO PODE DIZER QUE É BARRELA. ESSES CARAS QUE JOGAM O CAMPEONATO MARANHENSE E PIAUIENSE FICAM DOIDOS PRA JOGAR O NOSSO CAMPEONATO BARRELA. CAXIAS, TIMON, PEDREIRAS, ETC, TAMBEM NAO FAZ QUESTAO DESSE CAMPEONATO MARANHENSE.

  2. Da última vez tive que deixar um recado por escrito em baixo do teclado do suposto “responsável” pelo setor, só assim consegui descobrir que as correspondências estavam com o carteiro a semanas. Vergonhoso! Sem dizer que não tem ninguém que lhe dê algum tipo de explicação ou informação que preste.

  3. A FALTA DE CARTEIRO É VISÍVEL EM TODO BRASIL, ISSO É CULPA DA ADMINISTRAÇÃO DOS CORREIOS NÃO CONVOCAM PESSOAS PARA TRABALHAR PORQUE NÃO QUEREM, POIS TEM MUITA GENTE NO CADASTRO DE RESERVAS ESPERANDO SER CHAMADOS.

  4. Uma senhora me contou que um funcionários dos correios, (carteiro) lhe disse que este pendenga vai continuar por muito tempo, uma vez que ninguem reclama pra direção dos Correios,portanto pra eles gta tudo bem se não chega até la nenhum alô, vamos procurar o 0800 e encheer de reclamações ai quero ver eles se mecherm

  5. Uma senhora me contou que um funcionários dos correios, (carteiro) lhe disse que este pendenga vai continuar por muito tempo, uma vez que ninguem reclama pra direção dos Correios,portanto pra eles (a direção) ta tudo bem se não chega até la nenhum alô, vamos procurar o 0800 e encheer de reclamações ai quero ver eles se mexerem

Deixe um comentário