Na escola municipal de Corujão, povoado que pertence ao Projeto de Assentamento CIT NOVO HORIZONTE, 42 carteiras, algumas sem braço, aguardam os estudantes acompanhadas por um silêncio que já consumiu mais da metade do primeiro semestre de um ano letivo que nunca começou.
Os pais que vivem na comunidade de pequenos agricultores afirmam que nenhuma explicação lhes foi dada até agora sobre o NÃO funcionamento da escola e eles não têm como mandar os filhos para estudarem na cidade.
É o caso de dona Maria de Lourdes Pereira com sua filha Laura. Ela reclamou do que chamou de ‘descaso’ com a educação das crianças do povoado que fica a menos de 20 kms da sede do município.
“Já é quase pra entrar de férias, não é isso? Porque junho já é as férias…E NUNCA COMEÇOU? Nunca começou e nem tem previsão de quando vai começar…E A SENHORA NÃO TEM CONDIÇÃO BOTÁ-LA NA CIDADE? Tenho não, eu tenho uma casa lá, mas pra mim ir pra lá e quem é que fica aqui? Que a gente trabalha na lavoura aí não tem condição de ir pra lá”
SENTINDO FALTA
Laura, que faria o terceiro ano do ensino fundamental, tenta não perder o desejo pelos estudos em casa.
“Tudo que a minha mãe pede eu faço, as vezes eu pego o livro leio… MAS PORQUE VOCÊ PEGA O LIVRO SOZINHA E LÊ? É porque eu gosto…ENTÃO TÁ SENTINDO FALTA DA ESCOLA? tÔ”, respondeu
Na casa de dona Maria Raelma Alves da Silva três filhos estão com ano letivo prejudicado. Como não tem muito o que fazer , nem condições de tirá-los de Corujão, apenas aguarda uma solução por parte da prefeitura.
“é ruim as crianças ficar parada já não aprende indo e sem indo é pior (…) só correr, pular e olhar televisão…O DIA TODO? O dia todo…E A ESCOLA? A escola tá parado”, afirmou
8 Responses
ACELIO O DESCASO COM A EDUCAÇÃO É TOTAL NO JARDIM DE INFÂNCIA MARIA LUIZA AQUI NA VILA CAMILO EM CODO AINDA NÃO TEVE AULA EM 2014 POR FALTA DE PROFESSOR E OLHA QUE JÁ ESTAMOS QUASE NO MEIO DO ANO.
Apesar dos pesares, o povo continua sorrindo. Boa “fota”.
ISSO É GERAL EU CREIO, NA COMUNIDADE SÃO RAIMUNDO (RETIRO)AQUELA COM ENTRADA LOGO DEPOIS DA FAZENDA DO ZITO LEMBRA ACELIO???? POIS É LÁ TAMBÉM NUNCA FOI PROFESSOR ESSE ANO DE 2014.
COMENTAR O QUE?
GENTE, TEM UMA EMPREGADA NA SEC. DE EDC. QUE PENSA QUE TÁ NA EMPRESA DELA,QUE ELA VAI PAGAR O POVO COM O DINHEIRO DELA, FICA HUMILHANDO AS PESSOAS QUE ESTÃO LÁ ATRAS DE CONTRATO, FAZENDO-AS DE BESTAS, MAS UMA COISA EU DIGO A ELA, NA SALA DELA NÃO TEM ESCAPA(PRA ELA ARMAR REDE)EU NÃO VI NENHUMA. 8 ANOS DE GOVERNO PASSA….E QUEM APANHA NUNCA ESQUEÇE, LEMBRE-SE DISSO.
Acho que ser processado os órgãos de fiscalização, em especial a Promotoria de Justiça por omissão no se dever.
Me apontem um processo de improbidade pelo descumprimento de leis educacionais pelo prefeito e secretários!!!
Existem varias escolas na mesma situação, sem estrutura, sem professores, e consequentemente com alunos que este ano ainda não tiveram uma aula se quer, sem contar que alguns professores chegam as 9 horas na escola e retornam as 10 horas para suas casas. A educação no Brasil é apenas para ricos, para os pobres e principalmente para trabalhadores rurais é um tremendo faz de conta, cadê o conselho municipal de educação? para que serve, cadê os vereadores para que servem? cadê a equipem técnica da educação para que servem? acorda meu prefeito essa turma da educação querem acabar contigo.
Acelio,
O descaso é total, no Polo Bom Jesus, ainda hoje (05/05/14) as aulas não começaram na Lagoa do Costa, Novo mundo, Cipoal dos Pretos, Mocorongo, Brasília, Eira I e Nova Vila. O que está realmente acontecendo com essa gestão?