Na tarde de ontem (9) um pequeno número de senhoras da Igreja de São Francisco fez algo que há muito não se via, sobretudo na cidade, quando o período de chuvas não está com o nível de pluviosidade esperada.
Presenciamos várias senhoras com pedras na cabeça e galhos de mato verde na mão rezando em círculo ao redor da igreja. A pequena procissão tem o único objetivo pedir chuvas à Deus por meio da interseção de São Pedro.
Elas passaram alguns minutos repetindo as preces e andando com muita fé e dedicação.
TRADIÇÃO RURAL
Este tipo de procissão é tradição na zona rural. No caso, mulheres, homens e crianças saem de um povoado ao outro com ramos e pedras na cabeça rezando por chuva.
Quando consideram que já peregrinaram o suficiente escolhem um povoado que tenha um açude para jogar os galhos verdes e as pedras dentro encerrando tudo, depois voltam para suas casas na esperança de serem atendidas.
FURTANDO SANTO
Outra tradição em tempos de falta de chuva é a de furtar santo. Neste caso, alguém entra furtivamente numa residência rural que tenha altar, furta o santo mais adorado pela dona, embrulha-o completamente com pano longo e só o devolve quando chover.
É o nosso povo, com sua fé
3 comentários sobre “Devotas de São Francisco fazem procissão pedindo chuva para os codoenses”
NÓS CODOENSES PRECISAMOS DE GENTE HONESTA E NÃO DE SANTO.
Ô Amargo,deixa de ser idiota,o FC manda chover,é só falar com ele que a coisa acontece!!!!
Ô AMARGO, VC SÓ PODE É SER AMARGO MESMO, SABEMOS QUE O SANTO NÃO FAZ MILAGRES, POREM ELE É UM INTERMEDIÁRIO DE DEUS, O MILAGRE É A FÉ E ESSA VC NÃO TEM. POR ISSO NÃO BRINQUE COM COISA SÉRIA.
E VC AURÉLIO, DESDE QUANDO O FC FAZ MILAGRES? VC NÃO SABE O QUE DIZ.
NÃO BRINQUE COM DEUS, POIS A COISA TÁ É SERIA.