Os sintomas da TUBERCULOSE são velhos conhecidos dos profissionais da medicina. Quem falou sobre eles ao blogdoacelio foi o jovem médico codoense Luís Carlos Filho que atende no posto de saúde do Codó Novo onde nos recebeu para esta entrevista.

“Tosse crônica com mais de duas ou três semanas, febre, geralmente, no período da tarde, perda de peso sem nenhuma causa específica bem como sintomas gerais como astenia, no caso, fraqueza no corpo, sonolência e um conjunto de sintomas é o que nos faz suspeitar em último caso”, explicou
TURBERCULOSE EM CODÓ
Um levantamento feito pela Regional de Saúde mostra que a Tuberculose é uma doença ainda bastante presente na vida dos codoenses.
De 2001 até hoje foram registrados 1.048 casos.
O que deixa as autoridades de saúde menos preocupadas é o fato destes números estarem apresentando uma relativa diminuição nos últimos anos.
Em 2015 foram 50 casos registrados no sistema de saúde. Já o ano de 2016 fechou com 46 registros da mesma doença.
O município tem disponibilizado medicamentos gratuitos nos postos e a partir do momento em que o paciente é diagnosticado passa a ser acompanhado pelas equipes do programa Saúde da Família para evitar um outro grande problema – o abandono do tratamento que deve durar, no mínimo, 6 meses.
“Uma vez realizado o cadastro desse paciente na unidade saúde com dados de endereço, dados familiares, fazemos um acompanhamento regular e a primeira suspeita de uma NÃO adesão na tomada de medicações é feita uma busca ativa nessa residência, como sabemos é uma doença que pode trazer complicações maiores e a primeiro caso conseguimos resolver sem demais problemas”, afirmou o médico