O blogdoacelio teve a felicidade de ser agraciado, no último sábado, com o livro O IMAGINÁRIO CODOENSE, obra do acervo artístico do mais famoso escriba codoense, professor João Batista Machado.
O Imaginário faz parte da chamada Coleção Codó, uma série de livros que ele pretende lançar, algo que só ainda não ocorreu por causa da falta de apoio financeiro. Para se ter uma ideia, o escritor teve que fazer um empréstimo consignado para mandar rodar seu projeto na gráfica Nova Expansão Gráfica Editora. Veja, sinta quanta vontade de ver a obra publicada.
Problemas a parte, O IMAGINÁRIO CODOENSE tem Arte Capa feita pelo documentarista e designer gráfico, Cândido Sousa. O prefácio é assinado por ninguém menos que a antropóloga maranhense, Mundicarmo Ferretti, também consta na chamada orelha do livro uma dedicatória do professor Jéffersson Alves, e o conteúdo de narrativas populares é do nosso talentoso João Batista Machado.
DIVISÃO BOA DE LER
O livro é dividido em duas partes. A primeira parte vai de 1 até o número 16, que correspondem às estórias contadas, boa parte passadas na então Vila Codó. Da página 17 até a de número 40 são os classificados de RELATOS.
Para quem gosta da história de Codó, O IMAGINÁRIO CODOENSE é muito bom. Em meio às estórias e relatos de coisas curiosas do passado ( como a existência de um LOBISOMEN que aterrorizava nossa Vila, antes de 1918, quando não tínhamos energia elétrica por toda parte) o autor vai soltando informações valiosas sobre nossa verdadeira História.
O lançamento oficial, com noite de autógrafo, que deve ocorrer no auditório da Associação Comercial, será em breve e nós divulgaremos a data assim que ela nos for fornecida.
Parabéns ao professor João Batista Machado.