O Hospital Geral Municipal, segundo relatório de PRODUÇÃO AMBULATORIAL, produzido pela Secretaria de Saúde, enviado ao blog, ofereceu muitos serviços à população, dentre os quais destacam-se no ano de 2013:
- 13.238 Curativos
- 17.879 Coletas de materiais para exames
- 65.711 exames laboratoriais
- 39.394 Radiografias (Raio X)
- 8.681 ultrassonografias
- 5.012 vacinas aplicadas
- 713 cirurgias gerais
- 1.245 cirurgias pediátricas
- 15.045 atendimentos de Ortopedia
- 824 atendimentos por cardiologista
Porém, outras áreas se destacam por estarem completamente zeradas, ou quase completamente, no relatório do governo Cuidando de Nossa Gente, provando, entre outras coisas, a completa ausência do serviço na rede pública de saúde municipal.
A primeira delas sem nenhum atendimento registrado é a de FISIOTERAPIA (não há registro). Seguidos de:
- TERAPEUTA Ocupacional (Zero)
- NEUROLOGISTA (zero atendimento) – este é um dos profissionais que mais Codó necessita na atualidade dado ao grande número de acidentes de trânsito registrados no município. Muitas vezes noticiamos em 2013, cidadãos que chegaram a fazer o exame de tomografia, em Codó ou em cidades vizinhas como Coroatá, mas que de nada serviram, pois não havia Neurologista para avaliar o resultado.
- GINECOLOGISTA (zero atendimento) - o próprio secretário de saúde é ginecologista, por especialidade médica, e não precisamos aqui defender a importância deste profissional no HGM para atender pacientes do sexo feminino. Cláudio Paz sabe melhor que todos nós.
- ENDOSCOPIA (Zero atendimento em 2013) – O Único hospital da cidade não registrou 1 atendimento sequer de endoscopia ano passado.
O RELATÓRIO com especialidades zeradas evidencia um descompromisso da Secretaria de Saúde com os cidadãos que não podem pagar por uma consulta em clínicas particulares.
Só até novembro do ano passado, data da última atualização do Portal da Transparência do Governo Federal, o município de Codó recebeu para a saúde R$ 20.988.601,17.
A média mensal varia, mas houve meses, como em outubro por exemplo, em que a Secretaria comandada pelo ginecologista, Cláudio Paz, recebeu quase 3 milhões de reais (outubro fechou em R$ 2.898.300,68)
Como nunca explicam para onde vai tanto dinheiro, me dou ao luxo de questionar: será que não daria para a população de Codó ter serviços gratuitos de endoscopia no HGM, Ginecologista, neurologista?
7 Responses
Só um BURRO, muito BURRO, conhecido popularmente como JUMENTO; segundo um repórter classificou, não enxergaria que ha uma grande ….., popularmente conhecida como …… nesses números do HGM!
Que pobre é esse que não vai dormir na fila do hospital pra conseguir fazer o exame da borracha? Ou que mulher deixaria de dar uma conferida na perseguida de graça pelo conceituado ginecologista-perito-secretario-de-saúde-de-codo-dono-de-clinica?
AI TEM!
ACORDA POVO DE CODÓ!
Do jeito que ta, ate dizer bom dia na hora que chega é computado. Vou diminuir esses números altos!kkkkk
O NOSSO QUERIDO ACÉLIO, MERECEDOR DE MUITOS ELOGIOS POR FAZER REPORTAGENS DE INTERESSES DA COMUNIDADE, DIVULGANDO ATÉ OS “”RELATÓRIOS ….”” DO GOVERNO QUE CUIDA “”EXCLUSIVAMENTE DA SUA GENTE””, AS VEZES FAZ INDAGAÇÕES QUE CONSIDERO SUPER INOCENTES OU ATÉ MALICIOSAS, ESPERANDO OS SEUS LEITORES EMITIREM AS SUAS OPINIÕES.
EU VOU SER O PRIMEIRO A COMENTAR A REPORTAGEM SOBRE O “”RELATÓRIO “”. MAS, PORQUE DENOMINO DE F…?? MUITO SIMPLES. VEJAMOS: OBSERVEM, TODOS OS PROCEDIMENTOS, CITADOS NO “”RELATÓRIO …””, INCLUEM O USO DE MATERIAIS HOSPITALARES, MEDICAMENTOS E OUTROS PRODUTOS.
QUANTO AOS NÃO RELATADOS E QUE CHAMARAM A ATENÇÃO DO ACÉLIO, NÃO CARECEM O USO DE MATERIAIS POR TRATAR-SE DE ATENDIMENTOS CLÍNICOS.
PORTANTO, O TAL “”RELATÓRIO …..”” ATENDE A NECESSIDADE DE JUSTIFICAR AS VOLUMOSAS COMPRAS DE MATERIAIS HOSPITALARES, MEDICAMENTOS E OUTROS PRODUTOS INERENTES AO USO DOS PROCEDIMENTOS “”I…..””.
FINALIZANDO, SE FOSSE POSSÍVEL A VERIFICAÇÃO DOS PRONTUÁRIOS PARA VERMOS OS NOMES E ENDEREÇOS DOS PACIENTES, TENHO CERTEZA, MUITOS SÃO F……..
OU Melhor Medicina Especializada Falta á Muito Tempo em Codó,e vai Continuar Faltando,Somente por FALTA de Vontade dos Gestores Municipal (Prefeito)e Secretario de Saúde de Codó.Até Quando Codó?
em timbiras menina e sequestrada hoje 16/01/14 rua agege thome
Outro dia estive na UPA pra consultar de minha garganta e tive que esperar 20 minutos pra depois ir embora. fui embora porque não fui atendido, veja bem, eu fui “consultado”, o médico não me examinou, falei que tava com a garganta inflamada e de pronto ja passou os medicamentos e fui para a sala pra toma-los, quando chego, fico esperando, após 20 min.,com a chegada de outra enfermeira, ou auxiliar,a mesma pergunta? quem é o próximo? no que a auxiliar que ali se encontrava diz:atende aquele rapaz que ele ja está com duas horas esperando, no que ouvi isso, preferi ir embora, pois sabe-se la que horas eu ia ser atendido.
Posso relatar o seguinte, o local que deveria ser para pronto atendimentos, estava lotado de gente tomando soro, tinha um que parecia está há mais de um dia, ou seja, a UPA virou Hospital, o HGM pelo que vi na UPA parece-me que não funciona mais, e agora vejo esses numeros. Os vereadores devem investigar isso. parece que esses dados são emprenhados, como dizem na linguagem popular.
É SIMPLES É SÓ DEMITIR O SECRETÁRIO QUE TUDO FICA MELHOR, EITA SECRETÁRIO…………..