Francisco Nagib surpreende, recebe manifestantes e abre gabinete para diálogo

O prefeito de Codó surpreendeu à todos ontem, 18, ao deixar o gabinete e ir receber os professores na porta da prefeitura quando estes gritavam palavras de ordem contra a não explicação do que foi feito com  R$  4.825.963,06 que caiu nos últimos dias do governo de Zito Rolim.

O prefeito abraçou pessoas e convidou à todos para uma conversa que aconteceu com uma comissão em seu gabinete na presença da imprensa: TV Codó, TV Mirante, FCTV, TV Cidade e Rádio Eldorado AM.

Prefeito no Salão Nobre falando com manifestantes

Recebeu uma extensa pauta de reivindicação e finalizou, depois de quase duas horas de debate onde esteve assessorado pela secretária de Administração, Délia Assen, de Educação Deuzimar Serra, pelo controlador-geral do município Artur Veras e pelo vice-prefeito Ricardo Torres, dando seu posicionamento.

DEMOCRACIA

Enalteceu a forma democrática como recebeu os manifestantes e citou questões históricas jogadas sobre seus ombros.

“Nós já recebemos todas as demandas que vocês passaram, entendo a necessidade que vocês querem. Eu acredito que são problemas não atual, são problemas históricos que vocês veem tendo de vários gestores, não foi o Zito, não foi o Biné, não é o Ricardo Archer, é uma coisa histórica que hoje vocês estão descarregando sobre meus ombros com apenas 20 dias de governo, 18 dias de governo pra mim resolver. Eu entendo, sei das necessidades, parabenizo, a forma que eu irei sempre administrar a cidade vai ser essa forma democrática de receber as pessoas lá fora, escutar e ver, realmente, o que vocês querem”

Cobrou atitude dos professores para ajudá-lo na missão de alavancar o IDEB, por exemplo, atualmente de 4.0.

“Eu queria aqui escutar alguém defendendo as crianças que esperam uma educação de qualidade (…) os professores defendendo as classes deles, pedindo as reivindicações, interesses apenas dos professores, que é direito de vocês, agora a gente também, eu espero, eu quero aqui ser o advogado também da população,  eu quero aqui ser defensor da população que espera em mim ações que possam, realmente, melhorar o IDEB que hoje tá 4.0. Eu aqui estou defensor de uma nação de 120 mil pessoas que me elegeram e disse assim – se ele não dé jeito, ninguém dá – então eu tô aqui pra resolver”

8 HORAS DIÁRIAS

As 8 horas de trabalho vão ser mesmo estabelecidas pelo que ficou claro, mas não será para todas as secretarias. De acordo com Francisco Nagib, somente naqueles em que o serviço público prestado exigir.

“A jornada de trabalho é uma lei que já existia, nós colocamos o decreto dizendo que vai haver exceções, tem locais que é preciso trabalhar 8 horas porque a população está esperando o serviço (…) eu acho injusto a pessoa chegar no serviço cedo, trabalhar 6 horas, nem almoçar e tirar direto, eu tô dando direito dele almoçar com sua família, retornar ao seu serviço e contribuir mais com a população. Mas, por exemplo, ah! tem a secretaria de Juventude que não precisa funcionar, ok, esse setor não tem necessidade pra 8 horas, eu não quero que a pessoa fique lá sem ter o que fazer”

FUNCIONÁRIOS FANTASMAS

Tratou do recadastramento dando a entender que o fez para eliminar, entre outras coisas, os famosos funcionários fantasmas.

“Se existe funcionário fantasma ele se encerrou em 31 de 12 de 2016 agora por é a norma que eu tenho colocado. Por que eu tô fazendo recadastramento? porque existem funcionários que passaram em concurso e estão lá em Teresina morando e bota qualquer um aqui pra dar aula, é por isso que nós estamos fazendo o recadastramento”

PROPOSTAS E CONTRAPARTIDA

Voltou a pedir uma contrapartida dos que lhe foram pedir apenas direitos.

“São problemas que eu irei analisar com todo respeito pra gente resolver, se não dá pra resolver dizer como é que tem que se cobrar, mas sem resposta não vão ficar, então a gente encontra uma maneira. Eu quero ver essa cidade crescer, eu quero ver o IDEB dessa cidade desenvolver, é isso que eu quero, a contrapartida dos professores também”

E O DINHEIRO do Fundeb?

Nagib disse que não falaria a respeito porque quem usou os mais de R$ 4 milhões foi o ex-prefeito Zito Rolim.

Ricardo Torres se ofereceu para encampar uma investigação frente aos órgãos de controle interno da prefeitura para mostrar ao SINDSSERM onde foi parar este dinheiro que ele sustenta ter caído na conta da prefeitura dia 27 de dezembro, portanto, 1 dia antes do último pagamento dos professores que ocorrera em 28 de dezembro. Torres argumentou que foi aplicado quase sua totalidade.

“Existe um saldo ainda do FUNDEB boa parte desses recursos foi aplicado nas despesas da educação principalmente em folha de pagamento de professores incluindo aí 13º salário dessa categoria…ELES QUESTIONAR QUE FORAM PAGOS ANTES DO DINHEIRO CAIR? Não, na verdade o dinheiro caiu dia 27 e a folha dos professores foi pro banco dia 28”, disse o vice em entrevista

Vale ressaltar que os educadores sustentam que a verba complementar do FUNDEB caiu 1 dia depois deles terem sido pagos.

15 comentários sobre “Francisco Nagib surpreende, recebe manifestantes e abre gabinete para diálogo”

  1. Ampliar carga horária sim, pois o servidor foi mal acostumado em não atender bem os codoenses . Educação ruim, saúde péssima e falta de compromisso. Francisco Nagib acerta em melhorar essa nossa realidade.

  2. No tempo do ex prefeito os guarda municipal tinha expulsado esse Celso.maioria q receber sem trabalhar.o prefeito já sabe q a turma desviava.nesta hora teve diretora q ficou preocupada. Kkk fora o gás q essa turma tirava da escola. Ok

  3. As palavras do Nagib são sinceras mais quando entra o vice você já percebeu que tem ……. no meio.nagib tu sofreram muito e poderá pagar caro por essa sombra escura do governo passada

  4. Eu apoio prefeito Francisco Nagib vai tirar o costume esse povo preguiçoso se não quiser trabalhar 8 hs pode sair que eu fico na vaga …gente que passou 8 anos mamando na prefeitura não aprendeu fazer nada Tava só esquentando cadeira e agora fica reclamando que ficou desempregado emprego de prefeitura né profissão não …amei a atitude do prefeito em fazer o recadratrasmento. ..sem fantasma….esse cara vai mudar a história de codó e quem não tá apito com uma saúde boa .educação boa e enfraestututa e só se mudar de codó ……

  5. CONCORDO PLENAMENTE COM REINVIDICAÇÕES DOS PROFESSORES MAS O QUE ME PREOCUPA MESMO É A QUALIDADE DE ALGUNS PROFESSORES.
    PRESTEM BEM ATENÇÃO PARA FRASE QUE UMA PROFESSORA FALOU ” N O S S E M P R E FAZ.
    VAMOS DAR TREINAMENTO PARA ALGUNS PROFESSORES.

  6. Gostaria que a categoria de professores tivesse um pouco mais de paciência,com o prefeito ,mostrou se aberto ao diálogo ,logo precisamos distinguir a má conduta dos antigos administradores do que aí está.Quanto ao remover os servidores que são do município e estão prestando serviço aos órgãos do Estado sou à favor ,pois quem quer ser funcionário do estadual preste concurso para esta esfera.Remova mesmo prefeito.

  7. ONDE FOI PARAR 0S 7 MILHOES(7.000,000;00) QUE ENTROU EM CODO DIA 29 DE DEZEMBRO ISTO E O QUE INTERESSA, SE ESTE FATO NAO FOR APURADO COM RIGOR AS MAZELAS CONTINUARÃO.ONDE ESTÁ? COM QUEM FICOU? COM O ATUAL OU COM O EX PREFEITO? NAO PODEMOS PERDER ESTE OPORTUNIDADE DE PASSARMOS CODO A LIMPO.PROFESSORES VAMOS ACIONAR O MINISTERIO PUBLICO.POIS O CACHIMBO E QUEM PÕE A BOCA TORTA.

  8. fico besta, impressionado;o principe;nao era ser ser importunado? nao era pra receber ninguem?essa pessoal que foram ontem a prefeitura na sua maioria eram eleitores do zito e votaram no prefeito;ele nao fez mais que sua obrigaçaõ.receber as pessoas que o colocaram no poder.

  9. Não generalizem ao falar de servidor público. Existem os fantasmas, os descomprometidos, os que se envaidecem com um carguinho, e por isso se acham no direito de tratar mal aqueles que procuram os serviços públicos, mas existem sim os que valorizam seu trabalho e a classe a qual pertencem.
    Acredito que muitos de vocês já foram e são bem atendidos por alguns servidores públicos. E são estes que dão o suporte para que o gestor apareça. Não classifiquem todos de desocupados porque isso não é verdade.
    Muito justo que analisem a questão do horário.

Deixe um comentário