Fale com Acélio

Com o intuito de suprir a demanda de bolsas de sangue para cirurgias, o Hospital Regional de Caxias Dr. Everaldo Ferreira Aragão e a Hemomar, ambos administrados pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), do Governo do Estado, realizam nesta quarta-feira (6), uma extensa campanha de doação de sangue.

De acordo com Jefferson Coutinho, diretor administrativo do Hospital Regional de Caxias, a ação foi uma forma de abastecer o Hemocentro de Caxias e incentivar pessoas que não tem conhecimento sobre a doação de sangue em relação à importância deste ato.

“Nossa campanha surgiu da necessidade de conscientizar a população, principalmente de outros municípios, sobre a importância de doação de sangue. Em Caxias, já temos um bom número de doares voluntários. Mas nos municípios vizinhos ainda não há essa cultura de doar sangue. Então, fizemos essa parceria com a Hemomar e com as secretarias de saúde dos municípios para trazer voluntários para abastecer o banco de sangue da regional”, explicou.

A campanha envolverá 11 municípios da região que levarão caravanas para realizarem as doações no Hospital Regional de Caxias. Os doadores também receberão orientações para tornarem-se doadores voluntários. “A Hemomar vai fazer também essa ação de conscientização para que essas pessoas entendam que a doação é algo que deve sempre acontecer, porque você ajuda a salvar vidas. Será feita essa conscientização, principalmente, com as cidades menores, onde há pouca informação sobre o assunto”, afirmou o diretor.

De acordo com a supervisora de leitos do Hospital Regional de Caxias, Cláudia Coutinho, o intuito é que, além das caravanas, a ação sensibilize outras pessoas a também fazerem a doação durante a campanha. “Fizemos essa mobilização com os municípios, mas pensamos que quanto mais bolsas conseguirmos, melhor será para todos nós. Por isso, a campanha será aberta. Quem tiver interesse de participar, é só se direcionar ao Hospital Regional de Caxias e fazer sua doação”, explicou.

A expectativa é que cerca de 200 doadores dos municípios atendidos participem da campanha. As principais demandas da região são para as cirurgias eletivas de grande porte, como as ortopédicas e urológicas.  A Campanha de Doação de Sangue do Hospital Regional de Caxias acontece das 7h30 às 15h30, no prédio do hospital que está localizado na BR-316, s/n°, Bairro Baixa Funda, Caxias (MA).

Quem pode doar sangue?

Além de estarem saudáveis, os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos – sendo que menores de idade precisam de consentimento formal do responsável legal –, ter peso acima de 50kg, não ter evidência clínica ou laboratorial de doenças transmissíveis pelo sangue como hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas, e não fazer uso de drogas ilícitas injetáveis.

Há, ainda, impedimentos temporários, como gripe ou resfriado, febre, gravidez e pós-parto. No dia da doação, é necessária apresentação de documento com foto, expedido por órgão oficial. Após a doação, o intervalo para próxima coleta é de 90 dias para mulheres e 60 dias para homens.

Em média, o corpo humano possui cerca de cinco litros de sangue. Na doação, a quantidade coletada é de 450 ml de sangue. O sangue doado é resposto pelo organismo em 24h (parte líquida).

SECOM por Flávia Batista

Deixe um comentário

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

FACULDADE IPEDE

Medicina Integrada – Pedro Augusto

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

FC MOTOS

LOJA PARAISO

PREPARATÓRIO PARA CONCURSO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AGAPE

SUPERLAR

PHARMAJOY

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

 

 

SEMANA RAD+

 

 

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias