IPAM FALIDO: Situação dos aposentados municipais de Timbiras é crítica

O Instituto de Previdência e Assistência Municipal – IPAM – de Timbiras foi criado na década de 1990 para garantir aposentadorias aos servidores. O atual diretor de finanças, Jairo Sales Machado,  garantiu que ele tinha boa saúde financeira até 2011, conforme constatou um grupo de vereadores à época.

“Eles constataram que tinha um saldo a mais e tem documentos comprobatórios…MAIS OU MENOS QUANTO? 1 milhão e quatrocentos, quinhentos mil reais…QUANTO TEMPO ATRÁS? Durante 2009 até 2011, foram convocados os diretores da época a prestar esclarecimentos sobre o que estava acontecendo dos quais foi pedido extrato bancário e comprovado isso”, respondeu  Jairo

REALIDADE ATUAL

Para garantir o pagamento de todos os seus segurados o Instituto precisa de R$ 184.036,10, por mês (valor  que cresce a medida em que novos segurados vão entrando), mas o que tem em caixa na atualidade não chega à 12 mil ( tem exatamente apenas R$ 11.646,84).

“É muitíssimo inferior para  fazer seus pagamentos legais, por esta razão estamos com esta condição financeira de atender nossos aposentados … ENTÃO VAI TER ATRASO? Já está com atraso e todos eles vêm reclamando direto, procurando que dia vai sair o pagamento, e a reivindicação que nós diz pra eles é – esperar, paciência”, reclamou o presidente Ivar Cardoso de Oliveira

SEGURADOS COM MEDO

Paciente a aposentada  Cecília  Feitosa Cardoso disse  estar, mas está  com  muito medo e explicou o porquê.

 “É assustador porque pra gente que é aposentada essa é a nossa única renda e aí atrasando fica difícil né pra gente bancar, pagar as contas, mas se sumir o dinheiro de vez da conta a gente acredita na Justiça”, disse temerosa

Depois que o saldo do IPAM entrou em crise, sem qualquer explicação para seus dependentes, dona Maria de Lourdes Silva deixou de receber seu dinheiro até o vigésimo sexto  dia

do mês. Na atual realidade todos precisam esperar a prefeitura pagar até o dia 10 do mês seguinte para que o recolhimento das contribuições dos servidores ativos constitua caixa suficiente no Instituto.

Em 10 anos, a aposentada  nunca tinha enfrentado tal situação.

“complicado, né, como é que a gente vai pagar as dívidas, pagar o comércio (…) que aí o comerciante não vai mais vender, não tá atrasado o dinheiro de vocês então não vou vender mais (…) agora se fizer uma boa administração nós vamos subir”, revelou

SÓ DIFICULDADES

O novo presidente, que assumiu em janeiro,  diz estar com dificuldades até para estruturar fisicamente o local onde sua equipe vai trabalhar.

“O problema de início é porque não podemos estruturar o IPAM, comprar computador, colocar internet, lá não tem, não encontramos nada disso, armários pra colocar arquivos, pastas de arquivo e tudo mais”, frisou Ivar Cardoso de Oliveira

Além de tentar achar uma solução para acumular dinheiro novamente Jairo Machado diz que o Instituto vai tentar responsabilizar aqueles que o deixaram, praticamente, falido.

“Pretendemos fazer um levantamento e constatada alguma irregularidade nós procurarmos ativar a Justiça para responsabilizarmos aqueles que lesaram o patrimônio do IPAM”, afirmou Jairo Machado

12 comentários sobre “IPAM FALIDO: Situação dos aposentados municipais de Timbiras é crítica”

  1. MEU DEUS! QUE SITUAÇÃO CHEGOU O IPAM, 1 MILHÃO E QUINHENTOS REAIS ESSES FOI SUCATIADO POR PESSOAS INRESPOSSAVEIS OU SEJA BANDOS DE LADRÕES. A CÂMARA NA ÉPOCA, FOI FEITAS VÁRIOS ÓFICIOS AO COMPARECIMENTO DO PRESIDENTE DO IPAM NA ÉPOCA SR. NM FILHO DA PROFESSORA CR E DO NB DAQUÍ DO BAIRRO SÃO SEBASTIÃO, ESSE EX-PRESIDENTE DO IPAM E O EX-PREFEITO E SUAS CORJAS ELES ERAM PRA TAREM É PRESO. É PORISSO QUE ANDA ESBANJANDO O DINHEIRO QUE …. DO IPAM JUNTOS COM SUAS CORJAS, O … TEM UMA MANÇÃO NA RUA DA LAGOA DO ENCANTADO NO BAIRRO SETE CASAS AQUI NO SÃO SEBASTIÃO LÁ ELES É ACUSTUMADO FAZER FARRAS …………….

    ATÉ BANCOU UMA CAMPANHA DE UM CANDIDATO A VEREADOR DAQUÍ DO SÃO SEBASTIÃO UM JOVEM CORTADOR DE CABELOS……………………., CADER A SUSTIÇA DO NOSSO MUNICIPIO TEM VÁRIAS DENUNCIAS CONTRA O EX-PREFEITO E ESSE JUIZ NUNCA JUGOU. ELES DEIXARAM O COFRES DO IPAM FALIDOS ENQUANTO ELES FICAM FARREANDO E …… MENORES, ESSE … NÃO TEVE UM PINGO DE CONCIDERAÇÃO COM A SUA PRÓPRIA MÃE COMO PROFESSORA QUANDO CHEGAR O SEU DIA DE SE APOSENTAR NÃO TEM MAIS COMO O IPAM.

    AGORA O COITADO DE SEU TIO IVAR CARDOSO ACHOU DIFICULDADES PRA TRABALHAR NOI SETOR DO IPAM A ATÉ COMPUTADORES, EMPRESSORAS ETC. ELES ….. ISSO É UMA POUCA VERGONHA… ESSE … SERÁ QUE ELE NÃO TEM VERGONHA DE ESTÁR NOS LUGARES COM A SUA CARA LAMBIDA. AGORA DEIXAREI O RESTANTES COM VOCÊS. AMIGOA?

  2. É MUITO SIMPLES,COMEÇAR INVESTIGAR O ATUAL PRESIDENTE DO IPAM QUE SEGUNDO INFORMAÇÕES SUMIU-SE UM LIVRO DE ATAS DA SUA GESTÃO, DE 2005 A 2008. NA GESTÃO DIRCE MARIA, AI SABEREMOS O QUE FOI FEITO COM OS RECURSOS; INCLUSIVE FORAM FEITOS INVESTIMENTOS BANCÁRIOS NO BB É SÓ PESQUISAR.
    O IVAR CARDOSO SABE BEM DISTO, JÁ FOI PRESIDENTE E AGORA ESTÁ DE NOVO.

    ACREDITAMOS EM INVESTIGAÇÃO DESTA FORMA…

    1. MEU DEUS! QUE ABSURDO, ESSA É DE LASCAR KKKKKKKKK TIMBIRAS TÁ IGUAL A MÚSICA DO ZECA BELEIRO. PURONDE ANDARÁ ESTIFEM FRAY, PURONDE ANDA ESTIFEM, NIGÉM SABE DO SEU PARADEIRO NIGUEM SABE ELE VAI… ESSA É A NOSSA JUSTIÇA DE NOSSO MUNICIPIO.KKKKKKKKKKKKKKKKKK!!!

  3. O N E CHICO ( D MARIA )SÃO TODOS FARINHA DO MESMO SACO- ARROMBARAM O IPAM E AGORA VÃO DE NOVO ARROMBAR TIMBIRAS. NENHUM PODE FALAR DO OUTRO É SUJO FALANDO DE MAL LAVADO, É UMA PENA Q TIMBIRAS NÃO TEM JUSTIÇA, SE TIVESSE TINHA MUITA GENTE NA CADEIA.

  4. QUEM SÃO OS TESOUREIROS, OS GERENTES?????????????????// FURADA TOTAL, COMO A JUSTIÇA NÃO VAI A FUNDO NAS BUSCAS DE CULPADOS, CADA UM FAZ O QUE QUER E QUANDO O ROMBO APARECE ELES DÃO NO PÉ

  5. MEUS CAROS AMIGOS ESSE IPAM ESTÁ TOTALMENTE LIQUIDADO, PELOS COMENTÁRIOS QUE O POVO DE TIMBIRAS COMENTAM NÃO TÁ NO GIBIR. E AGORA APOSENTADOS, COMO VAÍ FICAR NO FUTURO DE VCS É DEUS NOS ACUDA HEIN??????????????????????///

  6. INFELIZMENTE TEMOS QUE CONVIVER COM ESSA SITUAÇÃO, E O QUE É PIOR NINGUEM FAZ NADA, JUSTIÇA? QUE JUSTIÇA? NÃO PAGUE A PENSÃO E O CIDADÃO VAI PRESO, SE NÃO PAGAR O IMPOSTO DE RENDA VAI PRESO, SE ROUBAR O DINHEIRO DO POVO NÃO VAI PRESO….E ESSE MONTE DE IGREJAS ARRECADANDO MUITO DINHEIRO DOS BESTAS E NÃO PAGAM IMPOSTOS POR ISSO TÃO RICOS KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  7. ESSE CANTOR É O ZECA BALEIRO AMIGA MOCINHA, ELE É MARANHENSE A MÚSICA É: PURONDE ANDARÁ ESTIFEN FRAY, PURONDE ANDARÁ ESTIFEN! NINGUÉM SABE DO SEU PARADEIRO, NINGUÉM SABE PURONDE FOI E PURONDE ELE VAI!!! ESSA É REALMENTE UMA SIMULAÇÃO DA JUSTIÇA DE TIMBIRAS, OS SAGUIADORES DE COFRES PÚBLICO DE TIMBIRAS ANDAM SOLTOS POR AI NAS RUAS E, NOS BARES CHURRASCO POR CIMA DE CHURRASCOS COM O NOSSO DINHEIRO PRINCIPALMENTE O IPAM. FALAR EM IPAM QUER DIZER QUE FOI DIRADO DOS COFRES DO IPAM UM MILHAO E QUINHENTOS REAIS MESMO? POIS FICOU LIQUIDADO O FUTORO DOS APOSENTADOS HEIN AMIGOS????????????????

  8. NÃO BASTASSE O PREJUÍZO MORAL DE TER DOIS FICHA SUJA NA ADMINISTRAÇÃO DE TIMBIRAS, HÁ TAMBÉM A POLÍTICA DO TOMA LÁ DÁ CÁ, ONDE OS VEREADORES TROCAM APOIO POLÍTICO POR BENEFÍCIO PRÓPRIO. ENTÃO COMO ESPERAR UM LEGISLATIVO FISCALIZADOR E INDEPENDENTE SE ELE TEM O RABO PRESO COM O EXECUTIVO? E COMO QUERER O EXECUTIVO ATUANTE SE ELE DEVE FAVORES AO LEGISLATIVO?
    ESSE CLIENTELISMO NA POLÍTICA DE TIMBIRAS JÁ OCORRE HÁ DÉCADAS E É MOTIVADO JUSTAMENTE PELA VAIDADE DOS NOSSOS ADMINISTRADORES E MAIS AINDA PELA VAIDADE DO ELEITOR TIMBIRENSE.

    MUITO ME ADMIRO DAS PESSOAS QUE USAM ESTE BLOG PARA FAZER RECLAMAÇÕES E DAR SUAS SUGESTÕES, COMO É QUE UM CIDADÃO REIVINDICA SEUS DIREITOS SEM AO MENOS SE IDENTIFICAR?? POIS QUASE TODOS USAM NOMES FICTÍCIOS EM SEUS COMENTÁRIOS, ISSO SÓ MOSTRA QUE SÃO TODOS PARTIDÁRIOS.

    EM RELAÇÃO AO DINHEIRO DO IPAM, NÃO É NECESSÁRIO SER UM VIDENTE PARA SABER AONDE GASTARAM TODA A GRANA DOS APOSENTADOS. É SÓ LEMBRAR DA CAMPANHA MILIONÁRIA DO 13 EM BUSCA DA REELEIÇÃO E, OS RESPONSÁVEIS POR TUDO ISSO É O PRÓPRIO POVO, QUEM NÃO LEMBRA DAS MILHARES DE PESSOAS QUE ACOMPANHAVAM AS PASSEATAS DO 13 VESTINDO CAMISAS E CARREGANDO BANDEIRAS TODAS COFECCIONADAS COM DINHEIRO PÚBLICO. E AS MOTOS, CARROS ABASTECIDOS DE COMBUSTÍVEL PAGO COM DINHEIRO DO IPAM. INCLUSIVE ESSES APOSENTADOS QUE AGORA ESTÃO AÍ A VER NAVIOS PARTICIPAVAM DAS CAMINHADAS DO 13, NÃO SABENDO ELES QUE ESTAVAM AJUDANDO GASTAR O DINHEIRO QUE SERIA PARA PAGAR SUAS PRÓPRIAS APOSENTADORIAS.

    GOSTARIA QUE VOCÊS ESCUTASSEM A MÚSICA (INÚTIL) DA BANDA ULTRAJE A RIGOR. É UMA ÓTIMA BANDA DE POP ROCK CRIADA NOS ANOS 80.

Deixe uma resposta