O Vereador Max Tony (PT do B) levou a tribuna da câmara municipal um assunto muito importante, mas que quase ninguém se preocupa em olhar com mais atenção: as entidades e tratamentos para pessoas portadoras de sofrimento psíquico.
O parlamentar lembrou sobre o Dia Nacional de Luta Antimanicomial e ressaltou a necessidade de mais discussões e ações sobre as questões sociais, políticas, culturais e da saúde das pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas.
“Esse debate é importantíssimo e deve ser bastante discutido em nosso município visando a melhoria das condições de tratamento das pessoas portadoras de sofrimento psíquico e de usuários de drogas. É necessário fugir do senso comum e dos preconceitos que se sustentam na falta de informação, temos que fomentar o conhecimento ilustrado neste assunto”, alertou.
Max propôs mais investimentos em caráter de urgência para Rede de Atenção especializadas em Saúde Mental, como o caso do CAPS e CAPS AD III. “Precisamos buscar imediatamente outros componentes como o CAPS AD III, infantil e álcool e drogas como forma de melhorar o atendimento psiquiátrico em nosso município, evitando assim o uso de manicômios ou de hospitais psiquiátricos que trazem maior sofrimento ao paciente, pois é palpável a magnitude epidemiológica de pessoas com transtornos mentais em Codó, principalmente daquelas decorrentes do uso de drogas”.
Melhoras para a educação
O Edil também levou a câmara a proposta para a descentralização do ensino médio para a zona rural e apresentou a o Projeto de Lei nº 06/2014 – Que Dispõe sobre a proibição do uso de paus-de-arara como transporte escolar no município de Codó. A justificativa do edil ao elaborar o Projeto foi O Código de Trânsito Brasileiro, especificamente no seu Artigo 136, CAPÍTULO XIII, que trata DA CONDUÇÃO DE ESCOLARES e obriga os veículos destinados à condução escolar a ter cintos de segurança para todos os passageiros, o que não ocorre nos paus-de-arara, bem como a se submeterem a inspeção semestral para verificação dos itens de segurança.
“A nossa preocupação prende-se ao fato de que o uso inadequado do famigerado pau-de-arara no transporte de alunos tem provocado várias denúncias e debates por conta da enorme insegurança que causa aos seus usuários, colocando em risco a vida e a integridade de crianças e adolescentes. Mesmo reconhecendo que o Governo Municipal já tenha abolido o pau-de-arara no transporte escolar, investindo maciçamente na aquisição de ônibus para atender a demanda de estudantes da nossa zona rural, o objetivo do presente projeto é garantir a segurança, a vida e a integridade dos nossos alunos em futuras gestões, impedindo que a utilização desses veículos volte a acontecer no município de Codó”, finalizou.
Ascom/Vereador Max Tony
3 Responses
Preocupadíssimo esse rapaz. só conversa.
Eu podia estar matando, roubando… Mas a ……….. chegou primeiro
criar Lei municipal pra repetir o que já existe em várias leis?
ta parecendo uma lei municipal que foi publicada e aprovada e sancionada por prefeito de município revogando artigo da constituição federal.
vamos estudar a bíblia msm pq lei n é p LEIgos.
antes de criar lei q ja existe lei federal… e encher linguiça. …
q tal cumprir a lei e os critérios de suas próprias leis da casa por exemplo ao conceder titulos de cidadania codoense? era congresso de pastores ou reunião familiar? ou tentativa de comemorar 118 de Codó?
pq n cumpriram a lei de exigia requisito p assumir cargo de pgm e mudaram a lei no curso de uma ação q pedia o cumprimento da lei?
lei municipal de Codó é publicada em diário oficial a lápis? pra poder apagar e mudar qdo quiser sem justificativa?
pq n cria lei municipal q proíba o nepotismo no município????
albert Einstein teve jm insight e teve a idéia de criar lei municipal para garantir o direito a vida ou q proíba o ser humano de completar idade do voto facultativo? pq é muito importante estar vivo e poder votar a cada 2 anos. Não é msm?
agua. comida. emprego formal. educação e saúde nada pode. …
copa do mundo pode q saiu a preço de banana.. poucos bilhões “sei lá talvez entende”. patropi.