Os candidatos colocaram a propaganda na rua, mas ainda estão se utilizando, principalmente, dos recursos de carros de som e dos tradicionais ‘bandeiraços’ no centro da cidade.
Estão evitando cavaletes nas avenidas, embora já comece a aparecer, e cartazes em postes, árvores. Também estão mantendo livres da poluição visual bens de uso público, como praças, outrora bem explorados e poluídos. O eleitor está contente com o que tem visto até agora.
A pessoa sabe em quem vai votar, acho que esse papel não adianta nada…NÃO PRECISA SUJAR? É, não precisa sujar”, disse ao blogdoacelio a dona de casa Rosa Queiroz
Já a doméstica Marinete Ferreira firsou “acho que só as pessoas nas ruas trabalhando pra eles, é o suficiente…ENTÃO TÁ GOSTANDO? To gostando”
GUERRA SOB A LEI
Mas nem tudo está tão a contento assim. Na Justiça e no Ministério Público já chegou, exatamente, a 100, o número de representações, que são as ações movidas por interessados em denunciar alguma irregularidade na propaganda eleitoral.
Sobre a mesa do promotor de Justiça, Vlademir Soares de Oliveira, a prova de que o número, realmente, chama a atenção. Só nos primeiros dias de agosto afirma ter analisado cerca de 25 processos, que se somam aos mais de 20 do mês passado.
MUROS E TVs
Boa parte deles denunciando propaganda fora do padrão estabelecido para muros, que é de quatro metros quadrados, e propaganda antecipada no rádio e na TV caracterizada, principalmente, por elogios ou críticas à candidatos. Multas e suspensão de programação já estão sendo aplicadas.
“Quando vem a reincidência, além da multa ser maior ainda existe a questão da suspensão do funcionamento, a TV pode ter seus trabalhos suspensos muitas vezes por períodos de 24hs, até 5 dias e isso causa um prejuízo muito grande à emissora, bem como à rádio”, explicou o promotor eleitoral
REUNIÃO
Para tentar diminuir a incidência desse tipo de problema, antes mesmo de começar o horário eleitoral gratuito, o Ministério Público pretende se reunir com representantes de partidos, coligações e emissoras de radio e TV o mais breve possível. Vlademir ficou de consultar a promotora Linda Luz e marcar a data para esta semana. O plano inicial é que a audiência poderia ser realizada amanhã, quarta-feira.
“Se tudo der certo na semana que vem nós vamos aí fazer uma reunião com os partidos políticos e com as coligações, com a imprensa de uma maneira geral para tratarmos desses assuntos e até, de forma também, dá ciência à população”, disse