
Na útima sexta-feira (4) o promotor de Justiça, Vicente Gildásio Leite, convocou a secretária municipal de Educação, Rosina Benvindo, para uma reunião em seu gabinete.
O membro do Ministério Público tinha a intenção de mostrar a situação que encontrou em povoados da região de Cajazeiras e cobrar soluções do governo, e assim o fez.
Na visita que fez, durante um dia inteiro com sua equipe de trabalho, Dr. Vicente na comunidade de Jatobá, por exemplo, registrou em fotografias merenda escolar armazenada de forma completamente inadequada, em cima de tábuas encostadas na parede, praticamente no chão. A autoridade ficou com medo dos alimentos serem contaminados por ratos.
“O alimento que está ali mal armazenado, tá, além da questão de putrefação natural deles pode dá ensejo em facilitar o acesso de animais tais como ratos e isso pode gerar um dano à saúde daquelas crianças e adolescentes que ali estudam”, criticou
No Distrito de Cajazeiras, a 86 kms da sede do município, o promotor fotografou as condições precárias da escola Machado de Assis que necessita de reforma no piso e nas janelas, de forma mais urgente.
Também fotografou um caminhão pau-de-arara cheio transportando alunos da região que, fato que o deixou bastante preocupado. Na conversa que teve com a secretária contou que lembrou-se de um grave acidente que ocorrera no Ceará onde mais de 20 crianças teriam morrido vindo da escola num caminhão igual ao que viu em Cajazeiras.
A ESCOLA DE MATA VIRGEM
Mas a situação que mais o comoveu foi a de 12 crianças do povoado Mata Virgem que aparecem nas fotos estudando debaixo de uma capela de meia parede ( tipo peitoril) de taipa, com quadro negro pendurado. Não há banheiro para os estudantes que fazem suas necessidades no matagal do povoado, nem estrutura para preparar a merenda quando esta chega ao local improvisado.
A escola da comunidade, construída de alvenaria, rachou as paredes e ameaça desabar, como reforma alguma foi feita até hoje há vários meses as crianças de Mata Virgem enfrentam dura realidade estudantil.
A SOLUÇÃO DO GOVERNO
A Secretária de Educação compareceu acompanhada de dois assessores. Pediu 15 dias para eliminar o caminhão pau-de-arara do transporte escolar em Cajazeiras e um mês para apresentar soluções à todos os demais problemas suscitados pelo promotor o que inclui a reforma da Machado de Assis, a construção da dispensa para armazenar merenda em Jatobá e a reforma da escola de Mata Virgem.
“Nós combinamos que em um mês nós já vamos dá uma resposta pra ele porque tem que se mandar fazer um levantamento de trabalho, das condições reais da escola e o que a gente vai precisar fazer na escola”, disse professora Rosina
O prazo inicial foi aceito, mas tão logo termine Vicente Gildásio pretende firmar com a prefeitura um Termo de Ajustamento de Conduta, se ainda assim nada for feito o Ministério Público acionará o município da Justiça.
“Tão logo tenha a reposta do município, o Ministério Público vai editar um Termo de Ajustamento de Conduta, também conhecido como TAC, dando prazo, dessa vez um prazo fatal, para as irregularidades serem sanadas”, disse o promotor
MAIS 80 ESCOLAS LASCADAS
Na audiência a secretária de Educação revelou que a zona rural tem 170 escolas, pelo menos 80 delas ainda são de taipa. Segundo ela, a prefeitura tem projetos para melhorar esta dura realidade e vai começar construindo 20 novas escolas com recursos que já estariam garantidos pelo prefeito Zito Rolim.
“Nós temos uma média de 80 escolas de taipa que agora já temos um projeto de construção de 20 escolas com recursos que o prefeito foi buscar, recurso próprio digamos assim, e temos agora a pretensão de construirmos mais escolas através do PRONACAMPO que é um programa do Governo Federal que tá investindo em escolas do campo”, garantiu Rosina
2 Respostas
Vamos apertar Senhor Promotor, é muito dinheiro para a educação e muito
descaso do prefeito. E a merenda escolar?
promotor parabéns pelo belicismo trabalho que vem realizando em nosso município, nas suas visitas as comunidades passa na flecheira, cipoal dos pretos, novo mundo, eira 1, da uma olhada também na super lotação do polo santa maria dos moreira.