Fale com Acélio

Fossa de palha em quintal do bairro São Sebastião/Timbiras
Fossa de palha em quintal do bairro São Sebastião/Timbiras

De acordo com o IBGE, só 6,5% das cidades maranhenses possuem rede de esgoto sanitário para a maioria de seus moradores. Algumas são como Codó onde o alcance  não chega à 13% da população urbana e a maior parte é como Timbiras.

 A realidade de Timbiras é crítica em relação à esgotamento sanitário. De acordo com informações colhidas por nossa equipe no escritório local da CAEMA  não existe sequer  1 metro de rede de esgoto disponível à população. Por conta disso, cada cidadão se vira como pode.

NO BURACO

Fossas de palha (buraco no chão, paredes de palha de babaçu) estão por toda a cidade, sobretudo na periferia. A medida  em  que a condição financeira vai mudando vão surgindo melhorias como a que encontramos no quintal de seu Francisco  da Silva Bento,  no bairro Anjo da Guarda.

Nos mostrou onde fica a caixa coletora do esgoto  da casa e o banheiro já construído, mas  sem vaso sanitário. Só a boca de um cano fica disponível no local.

 “LOTOU, E AÍ? A obrigação é fazer outro buraco, cavar outro buraco…SE TIVESSE ESGOTO? A situação era outra, mas não tem…QUANTO TEMPO O SENHOR MORAR AQUI? Aqui eu moro aqui de 2005”, respondeu

CRIANÇAS SOFREM

Dados do sistema de saúde brasileiro mostram que cerca de 65% das internações hospitalares de crianças menores de 10 anos estão relacionadas à falta de saneamento básico.

Em Timbiras a família inteira de Divina e Ribamar está exposta aos riscos. Um caminho é percorrido por eles todos os dias porque  ainda não tiveram condições de construir nem uma fossa séptica, embora já haja um certo esforço.

 “É no mato…E AS CRIANÇAS? As crianças quando elas falam, ela vai, a gente leva, quando não elas faz na fralda mesmo…DEPOIS JOGA ONDE? Joga no mato…AGORA A FAMÍLIA TÁ PLANEJANDO DÁ UMA MELHORADA AQUI, QUE VÃO FAZER? A gente vai fazer uma privada, é o jeito”, respondeu a jovem dona de casa

Não há projetos de abertura de rede de esgoto para a cidade de Timbiras, nem na CAEMA, nem na Prefeitura.

Um comentário sobre “NO BURACO: Timbirenses vivem em cidade sem sequer 1 metro de rede de esgoto sanitário”

  1. timbiras em si ja é catastrófico,imagina com essas chuvas e esse de nada não faz nada,hô fulano faça alguma coisa,peça alguma coisa,use a criatividade,faça hitória,vc tem td,toda oportunidade q nimguem nunca teve,um hospital de primeira qualidade,pra vc investir so em educação e melhorar a cara de nosso cidade,e vc ñ faz nada!!!!!!!!!!!!
    se vc ler isso e mesmo assim ñ ter interesse em fazer alguma coisa vai pastar pq é isso q vc merece,pq o vem vem de forma errada ñ é da vontade de DEUS…

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

PUBLICIDADES

A CONVERSA É COM ACÉLIO TRINDADE

APP RAD MAIS

Dra. Nábia, PEDIATRA

JÉSSICA COUTINHO

CLÍNICA AMA

IMPULSO CRED

REGIONAL TELECOM

Marque Consulta

XICO PAIVA – PREPARATÓRIO

LOJA PARAISO

FARMÁCIA DO TRABALHADOR

PANIFICADORA ALFA

OPTICA AHP

SUPERLAR

COMERCIAL AVENIDA E CENTRO

BRILHO DO SOL

 

CAWEB FIBRA

PARAÍBA A MODA DA SUA VIDA

Venda de Imóveis Codó-MA

HOSPITAL SÃO PEDRO (HSP)

Óticas HP

CARTÃO NOROESTE

SEMANA RAD+

GABRIELA CONSTRUÇÕES

Imprima

Lojas Tropical

Mundo do Real

Reginaldo

Baronesa Janaína

RÁDIOS NET

EAD – Grátis

Categorias