NOVAS REGRAS – 70% dos codoenses nunca pagaram IPTU de 2012 e muito mais ainda devem 2013

Os dados do setor de tributação da prefeitura mostram que o codoense não costuma pagar o IPTU. Nas ruas encontramos muitas justificativas para este hábito.

A maioria das   pessoas  quer ver obras como o  asfaltamento da rua. Onde a pavimentação  já existe,  pedem qualquer outra coisa e  engavetam o imposto.

O SENHOR JÁ PAGOU IPTU ALGUMA VEZ? Não, não…NUNCA? nunca paguei (…) IPTU nós num paga só paga mesmo se arrumar água fria, tudo bonitinho aí tem como a gente pagar”, respondeu o estivador Domingos Sousa

INADIMPLÊNCIA

Mas de 70% nunca pagaram o IPTU de 2012 e muito mais ainda devem o deste ano.

Por conta disso, dia 23 de outubro o prefeito  sancionou uma lei concedendo descontos de até 50% para quem deseja quitar  a dívida com o fisco referente à 2012 e 30% para o exercício de 2013, mas até agora a  rejeição à esta obrigação continua.

 “Tem que ver alguma coisa de vantagem, mas só pra mim pagar e não voltar é o que eu falo não tem condição não”, justificou o lavrador José Rodrigues, no bairro Codó Novo, entrevistado na rua São Miguel onde já existe asfalto

Explicando sobre tais descontos, Marcelo Moebus, ex-diretor do SAAE e ex-secretário de Indústria e Comercio, há um mês novo diretor de Receitas da Prefeitura disse.

 “O município está isentando de toda multa, juros e correção monetária aquele que quer atualizar seu IPTU, bem como conceder um desconto de 50% no valor do principal até a conta de 2012, para o ano de 2013 o desconto é de 30%, além tudo isenção de juros e correção monetária”

AS MUDANÇAS DE 2014

A prefeitura também fará mudanças estruturais nas formas de cálculo e cobrança do imposto a partir de 2014 e vai começar, este ano, fazendo um recadastramento de todos os imóveis da cidade, algo que não era feito desde 1999. O último prefeito a realizá-lo foi Ricardo Antonio Archer.

O diretor de Receitas do município explicou que  uma equipe de 40 pessoas, devidamente identificada com crachá e fardamento, deve começar o recadastramento  esta semana, trabalho que pode durar até 4 meses.

60% ISENTOS

A atualização cadastral trará também um benefício que poderá atingir cerca de 60% dos domicílios que hoje recebem cobrança do IPTU, mas não pagam.

De 2014 em diante, enquadrando-se no perfil definido pelo Código Tributário Municipal, muita gente vai receber apenas o comunicado de que não deve nada à prefeitura.

 “O Código Tributário do município de Codó que foi aprovado na Câmara Municipal em 2001, é o que tá vigente hoje, prevê uma isenção para imóveis no valor venal até R$ 15.000,00, portanto a gente tá estimando que entre 60%, talvez um pouquinho mais, sejam isentados deste imposto”, explicou Moebus

3 comentários sobre “NOVAS REGRAS – 70% dos codoenses nunca pagaram IPTU de 2012 e muito mais ainda devem 2013”

  1. Pagar IPTU com Quer? se não Tem Dinheiro para Comer vão ter para Pagar Impostos Municipais em Codó.o Nosso Municipio é Muito Pobre a Nossa Gente Pior Ainda.

Deixe um comentário