Os dados do setor de tributação da prefeitura mostram que o codoense não costuma pagar o IPTU. Nas ruas encontramos muitas justificativas para este hábito.
A maioria das pessoas quer ver obras como o asfaltamento da rua. Onde a pavimentação já existe, pedem qualquer outra coisa e engavetam o imposto.
“O SENHOR JÁ PAGOU IPTU ALGUMA VEZ? Não, não…NUNCA? nunca paguei (…) IPTU nós num paga só paga mesmo se arrumar água fria, tudo bonitinho aí tem como a gente pagar”, respondeu o estivador Domingos Sousa
INADIMPLÊNCIA
Mas de 70% nunca pagaram o IPTU de 2012 e muito mais ainda devem o deste ano.
Por conta disso, dia 23 de outubro o prefeito sancionou uma lei concedendo descontos de até 50% para quem deseja quitar a dívida com o fisco referente à 2012 e 30% para o exercício de 2013, mas até agora a rejeição à esta obrigação continua.
“Tem que ver alguma coisa de vantagem, mas só pra mim pagar e não voltar é o que eu falo não tem condição não”, justificou o lavrador José Rodrigues, no bairro Codó Novo, entrevistado na rua São Miguel onde já existe asfalto
Explicando sobre tais descontos, Marcelo Moebus, ex-diretor do SAAE e ex-secretário de Indústria e Comercio, há um mês novo diretor de Receitas da Prefeitura disse.
“O município está isentando de toda multa, juros e correção monetária aquele que quer atualizar seu IPTU, bem como conceder um desconto de 50% no valor do principal até a conta de 2012, para o ano de 2013 o desconto é de 30%, além tudo isenção de juros e correção monetária”
AS MUDANÇAS DE 2014
A prefeitura também fará mudanças estruturais nas formas de cálculo e cobrança do imposto a partir de 2014 e vai começar, este ano, fazendo um recadastramento de todos os imóveis da cidade, algo que não era feito desde 1999. O último prefeito a realizá-lo foi Ricardo Antonio Archer.
O diretor de Receitas do município explicou que uma equipe de 40 pessoas, devidamente identificada com crachá e fardamento, deve começar o recadastramento esta semana, trabalho que pode durar até 4 meses.
60% ISENTOS
A atualização cadastral trará também um benefício que poderá atingir cerca de 60% dos domicílios que hoje recebem cobrança do IPTU, mas não pagam.
De 2014 em diante, enquadrando-se no perfil definido pelo Código Tributário Municipal, muita gente vai receber apenas o comunicado de que não deve nada à prefeitura.
“O Código Tributário do município de Codó que foi aprovado na Câmara Municipal em 2001, é o que tá vigente hoje, prevê uma isenção para imóveis no valor venal até R$ 15.000,00, portanto a gente tá estimando que entre 60%, talvez um pouquinho mais, sejam isentados deste imposto”, explicou Moebus
3 Responses
Pagar IPTU com Quer? se não Tem Dinheiro para Comer vão ter para Pagar Impostos Municipais em Codó.o Nosso Municipio é Muito Pobre a Nossa Gente Pior Ainda.
INCOMPETENTES os gestores. COMO QUEREM que A CIDADE CRESÇA?
O dinheiro de posso ir pra festa e bares tomar uma, vou pagar IPTU? Ora, va me comprar um bode la no pau do kinka.