Juiz eleitoral anuncia medidas para melhorar recadastramento biométrico

O blogdoacelio conseguiu entrevistar na tarde de ontem, 19, o novo juiz responsável pela 7ª Zona Eleitoral, Dr. Ailton Gutemberg Carvalho Lima. Ele assume a função após o fim dos dois anos de Dra. Gisele Ribeiro Rondon, o que significa que será ele o magistrado que conduzirá, na cidade, a eleição de 2016 em Codó.

Dr. Ailton Gutemberg - JUIZ Eleitoral 7ª zona/Codó
Dr. Ailton Gutemberg – JUIZ Eleitoral 7ª zona/Codó

Na zona rural (69ª zona Eleitoral) continua sob o comando de Dr. Rogério Rondon.

A entrevista baseou-se nas reclamações sobre o atendimento prestado atualmente no Cartório Eleitoral que faz o recadastramento biométrico, recadastramento que até agora atingiu menos de 15% dos 81 mil eleitores codoenses.

Dr. Ailton explicou que assumiu a zona eleitoral no início deste mês, quando tomou conhecimento das deficiências no recadastramento. Imediatamente enviou ofício ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão demonstrando a situação e pedindo ajuda.

Recebeu como resposta a confirmação de que, ainda nesta semana, técnicos do TRE virão à Codó para viabilizar, entre outras coisas, a ampliação do atendimento com mais servidores e computadores.

Um novo local, com ar-condicionado, já foi pedido à Prefeitura de Codó e funcionará, possivelmente, de forma paralela ao cartório que a partir das próxima segunda-feira, 25, atenderá nos dois turnos, entre 8h da manhã e 18h.

“Eu assumi a zona eleitoral no início deste mês, especial a 7ª zona eleitoral, e ao me reunir como os membros do cartório eles me trouxeram essa demanda que estava além dos limites de atendimento, poucos funcionários, poucas máquinas e diante dessa situação oficiei ao TRE e eles já me confirmaram que esta semana estão vindo técnicos para viabilizar atendimento num local mais amplo, com muito mais funcionários, mais máquinas o que, com certeza, facilitar o atendimento e teremos esse problema resolvido até o final do período disposto em lei, ou seja, todas as pessoas terão oportunidade de fazer sua revisão do título para o método biométrico”, esclareceu

PARA ZONA RURAL

Apesar de saber que a área rural é de responsabilidade de Dr. Rogério Rondon, atualmente de licença médica por conta de uma cirurgia, perguntamos sobre a situação dos lavradores, que são 25.278 eleitores, que também precisam passar pelo recadastramento.

De imediato disse que poderá tomar algumas providências para melhorar o atendimento à esta parte do eleitorado.

Nós queremos deixar disponibilizados pelo menos uma das cabines para as pessoas que venham de fora, inclusive iremos depois divulgarem pra elas só agendarem ou com líderes comunitários, ou mesmo a própria população, agendar dias da semana para que eles possam vir sem filas porque a gente sabe que eles têm que vir e voltar no mesmo dia, as vezes vem no carro de linha, vem no carro de manhã e tem que voltar meio dia e eles não têm a disponibilidade de ficar muito tempo no cartório e para estas pessoas também estamos viabilizando um atendimento mais célere”

“Tudo isso será explicado de forma mais detalhada na próxima semana depois da reunião que nós tivermos com o quadro técnico do T.R.E que irá se dirigir à Comarca de Codó até o final dessa semana, segundo informações do próprio TRE”

TRABALHO PARA RESOLVER

O juiz rebateu a disseminação da ideia de que a Justiça Eleitoral nada está fazendo para eliminar os problemas e garantir que todos os 81 mil eleitores possam fazer seu recadastramento e votar em 2016.

“Exatamente, tentando resolver, como eu disse agora quando eu assumi, tomei conhecimento da situação e já tomamos as providências. Não é que a Justiça Eleitoral esteja sem tomar nenhum providência, é que não depende só da Justiça Eleitoral tem vários outros fatores tipo link da OI (empresa de telefonia) que terá que ser conseguido outro link, que já estamos providenciando, outro local de atendimento que já estamos providenciando junto ao poder público essa disponibilidade dessa local com ar-condicionado, novas cadeiras longarinas virão pra atender a população de Codó, enfim a Justiça Eleitoral fará todo o possível, na minha gestão, para que a população tenha o melhor atendimento possível”, garantiu

3 comentários sobre “Juiz eleitoral anuncia medidas para melhorar recadastramento biométrico”

Deixe um comentário